Brasil joga mal, é atropelado pela República Tcheca e se complica na Copa do Mundo

O Brasil não repetiu as boas atuações da primeira fase da Copa do Mundo, no duelo deste sábado contra a República Tcheca. Dominado desde o início da partida, a seleção brasileira foi derrotada por 93 a 71 e se complicou por uma vaga nas quartas de final da competição. 

A defesa brasileira sofreu o tempo todo com a movimentação constante dos tchecos e não criou muita coisa no setor ofensivo diante da marcação por zona dos europeus. Perdido, o técnico Aleksandar Petrovic não conseguiu encontrar a formação ideal para pelo menos fazer um jogo mais equilibrado contra a inspirada República Tcheca.

Maestro de sua seleção, o armador Tomáš Satoranský foi o grande nome do duelo, com 20 pontos, nove assistências e sete rebotes. Outro jogador tcheco que chamou a atenção foi o pivô Ondřej Balvín, que alcançou um  duplo-duplo: 15 pontos e 11 rebotes.

Pelo Brasil, que teve uma atuação coletiva ruim, o cestinha foi o ala-armador Vítor Benite, com 12 pontos. O aproveitamento da seleção brasileira no perímetro foi sofrível (30%), com apenas oito acertos em 27 arremessos. 

Caso tivesse vencido os tchecos, o Brasil teria garantido a classificação antecipada para as quartas de final da Copa do Mundo, já que, no jogo de fundo, os EUA bateram a Grécia por 69 a 53. Com os resultados deste sábado, as quatro seleções do grupo seguem com possibilidades de classificação.

Para chegar às quartas, a seleção brasileira vai precisar, de qualquer maneira, vencer os Estados Unidos, que ainda não perderam no torneio. Na última rodada, em caso de triunfo da Grécia sobre os tchecos, uma vitória por qualquer placar contra os norte-americanos bastará para o Brasil se classificar. Mas em caso de vitória da República Tcheca, a seleção canarinho teria que vencer os EUA por pelo menos 22 pontos de vantagem. Se perder, o Brasil estará eliminado da Copa e sem a vaga olímpica (haverá uma segunda chance no pré-olímpico mundial do ano que vem). 

As quatro seleções voltam à quadra nesta segunda-feira para a rodada decisiva. Às 5h30 (horário de Brasília), a Grécia enfrenta a República Tcheca e, às 9h30, o Brasil tem um jogo de vida ou morte contra os Estados Unidos. Ambas as partidas terão a transmissão do SporTV 2.

 

Brasil (71)
Vítor Benite: 12 pontos; 23 minutos
Marcelinho Huertas: 11 pontos e seis assistências; 17 minutos
Leandrinho Barbosa: 11 pontos; 18 minutos

República Tcheca (93)
Tomáš Satoranský: 20 pontos, sete rebotes, nove assistências, três roubos de bola, dois tocos e 7-10 nos arremessos de quadra
Ondřej Balvín: 15 pontos, 11 rebotes e 7-9 nos arremessos de quadra
Patrik Auda: 14 pontos e quatro rebotes
Jaromír Bohačík: 12 pontos e quatro rebotes

Resultados da sexta-feira

Grupo I: Polônia 79 x 74 Rússia / Argentina 87 x 67 Venezuela (Polônia e Argentina classificadas) 
Grupo J: Sérvia 90 x 47 Porto Rico / Espanha 67 x 60 Itália (Sérvia e Espanha classificadas)

Outros jogos deste sábado

Grupo K: Estados Unidos 69 x 53 Grécia
Grupo L: Austrália 82 x 76 República Dominicana / França 78 x 75 Lituânia (Austrália e França classificadas)

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Vitor Martins

    Sejamos francos, Brasil foi além das expectativas. Durante o jogo fiquei muito puto, mas galera, nossos principais jogadores hoje tem mais de 36 anos de idade e não conseguiram dominar a temporada passada no NBB! Leandrinho piorou o time do Minas. Alex se machucou seriamente e fez provavelmente a pior temporada dele no NBB. Marquinhos ainda jogou em alto nível, mas abaixo do que apresentava. Varejão foi bem, mas um jogador do calibre dele se espera bem mais, os dois tiveram temporadas no Flamengo abaixo do Balbi. Armador argentino que nem tem vaga na seleção dele…

    Mas eu não to cornetando não. Só tô apresentando fatos. Nossos jovens claramente ainda não estão prontos, nossos veteranos são muito veteranos, e perdemos várias gerações no caminho. Eu sei que bate uma frustração tremenda, mas devemos olhar pro futuro. Essa geração foi fantástica sim, mas tremendamente decepcionante enquanto time. Tremendamente instável. Ainda temos uma remota chance dependendo de combinação de resultado e de uma vitória gigantesca contra os EUA. Não é prudente acreditar, criar expectativa, mas vou torcer sim. Esses caras têm que ser aplaudidos. Foram brilhantes. Nosso grupo era dificílimo, até uma derrota contra a Nova Zelândia não seria uma grande zebra. Há muito equilíbrio ali. Faltou, como sempre faltou pra esse time. Espero que consigamos renovar a seleção pro pré-olímpico, já visando a construção de uma identidade (muito impossível a classificação por lá, ainda mais com convites a Croácia, Letônia, Finlândia e Eslovênia, sem contar a participação de grandes forças dessa Mundial). Se é pra perder, eu prefiro perder com um time jovem em quadra, pra começar a formar uma equipe para as próximas competições (ainda que seja um time pior que esse). Espero ver a continuidade de Yago, Caboclo, Rafa Luz, Didi, Felício e Benite, uma tentativa de recuperação de Lucas Bêbe, Georginho, Lucas Dias e Leo Meindl, e espaço para Túlio da Silva, Lucas Siewert, Felipe dos Anjos, Leonardo Demétrio e Danilo Fuzaro já de cara. Não é um sonho, já cornetei esses jogadores muito mais do os nossos veteranos, mas é aquilo que nós temos.

    • Rozier Peladeiro e Dame GOAT

      Raulzinho…

    • lisa tere

      Isso ai, resumiu bem o que penso tambem. O ponto fora da curva foi o Varejao da NBB meter 20 pontos na Grecia. Alias da pra explicar pq eles jogam com o Bourosis que ja ta na idade de aposentar tambem.

      Eh um mundial bastante positivo. O que preocupa eh o futuro, a formacao do nosso pais pecou bastante nesses ultimos 15 anos. Caboclo, Felicio, tem pouquissima nocao de jogo. Andam, ficam nervosos debaixo da cesta. O Caboclo pelo menos compensa na defesa.

      Alias como q o felicio conseguiu um contrato de 32 milhoes eh um misterio da humanidade.

      O Didi ja vejo um jogaodr bem mais inteligente, arremessa bem e eh atletico. Deveriamos focar em formar mais jogadores assim.

      • Igor Neves

        Bulls fez caridade com o Felício kkkkk

  • arruda91 arruda

    Foi um pouco brochante pelo fato da boa campanha na primeira fase, meio que deu um pouco de esperança, o que ferrou foi o sorteio, a Argentina se classificou para as Quartas sem dificuldades
    Acho que a Grécia se classifica ainda! !

  • Elinho

    Foi um bom campeonato pro Brasil. Já perdeu p EUA. Mas no geral foi mt bem. Vinha de campanhas graças e agora eu focar no futuro. Desses jovens aí o único q acho q Jajá desaparece da seleção é o Felício. Vamos torcer pelo desenvolvimento do caboclo esse sim tem talento.

  • arruda91 arruda

    Com relação ao pre olímpico vai ser quase impossível passar, se for imaginar um cenário onde se classicaram EUA e Argentina (Américas ) Servia e Espanha (Europa )e Austrália (Oceania ) ,
    Tem muito time a frente para o pré olímpico :França, Itália, Turquia, a propia República Tcheca, Grécia, Lituânia, Canadá, República Dominicana com Che Garcia surpreendeu nessa copa!

  • LeBrOSMAN⚔️ DAWG POUND

    Acordar 5:30 EM UM SÁBADO, com boas expectativas, no jogo mais importante dessa fase, para ver o Brasil ser dominado desde o início do jogo pela República Tcheca! República Tcheca!.Q está em sua 1º Copa do Mundo. Agora só um milagre, pq além de perder, perderam feio, e saldo de pontos importa como critério de desempate. Não se pode criar expectativa com o basquete brasileiro, pq quando se tem a pancada é forte, e eu falhei nisso outra vez.
    https://media.giphy.com/media/l46CbAuxFk2Cz0s2A/giphy.gif

    • Toni von Mises

      No final do segundo quarto e, em especial, no terceiro, a tática já não estava dando muito certo e o time se perdendo em quadra. Uma formação baixa seria a melhor solução para apertar o perímetro tcheco naquele período, com Louzada na cola do Satoransky. Depois não teve como reverter, se “entregaram”.

      • LeBrOSMAN⚔️ DAWG POUND

        Quando o Felício entrou e começou a fazer merda atrás de merda, eu pensei logo em um garrafão com Caboclo e Marquinhos. Os Tchecos fizeram mt bem a marcação zona, impedindo o Varejão de jogar no post, ñ fazia sentido manter ele em quadra com a velocidade e movimentação dos Tchecos. Caboclo tem envergadura para atrapalhar o Balvin, e essa rotação mais baixa poderia ajudar nas dobras. Dizem q o Marquinhos ñ joga bem na posição 4, mas ele é um arremessador. O Caboclo tbem sabe arremessar, e inclusive faltou mais jogadas para ele na minha opinião. Eu acho q valeria a pena testar, pq a rotação realmente ñ dava certo, e com a zona, ñ fazia sentido manter os pivôs. Chegou-se ao cúmulo do Varejão arremessar de 3 pts, e continuar em quadra.

    • Dudu Ferrero

      eu acordei 5:10 e pensei sera q espero a partida?pensei n da o sono ta forte. kkkkk fiz a melhor escolha

  • Toni von Mises

    “Vamos torcer pela vitória dos americanos e pronto, vamos estar dentro” SQN. Não contávamos do elemento surpresa: Republica Tcheca. O técnico croata deveria ter deixado Huertas(4-5 2P e 1-2 3P) mais tempo em quadra, assim como Leandrinho, errou em limitá-los em 17 min ambos. O nosso Alex hj tava querendo entortar o aro de qualquer jeito, ainda teve essa.

    Insistiria na permanência de Huertas e Leandrinho com mais tempo de quadra, com Louzada, Alex e Caboclo revezando e monitorando mais a defesa(nas posições 3 e 4). O time tcheco começou a abrir o placar, já no fim do primeiro quarto, com uma formação baixa; acho q era o momento de ter tentado uma também(Caboclo na 5, com Louzada – jogou só 8min – Alex, Leandro e Huertas por alguns momentos pra ver). Enfim, a estratégia utilizada hj não deu certo e iremos pagar essa conta.

    Agora todos devem estar tontos uma hora dessas com o atropelo do caminhão tcheco. Jogaram fora à classificação.

  • LeBrOSMAN⚔️ DAWG POUND

    Pela expectativa e bons jogos feitos, tomar uma lavada da Rep. Tcheca, q está em seu 1º mundial, ñ é nem uma seleção de ponta, é decepcionante. O q o Petrovic fez de bom nos jogos anteriores,cagou tudo nesse jogo de hoje, principalmente com o Felício. Felício ñ tinha condições de estar em quadra nesse jogo, mt lento, parecia estar sempre 1s depois da jogada dos Tchecos, e foi dominado pelo Balvin. E o Petrovic ainda o deixou em cara por mt tempo. Brasil apanhou feio com backdoors tbem, PLMDDS! Garrafão foi uma festa justamente por causa dessa lentidão.
    A entrada do Yago eu ñ culpo, pq ali era momento de desespero msmo, e eu entendi a situação quando o Yago sempre tentou puxar o ritmo de jogo. Brasil ñ estava acertando arremessos de 3 pts, estava apavorado e forçando bolas quando trabalhava em meia quadra, a alternativa era forçar contra ataques com o Yago e Leandrinho.
    Petrovic ficou estudando meses o Giannis, para montar uma defesa para pará-lo. Pois bem, pelo jeito faltou isso para o Tomas Satoransky, quase um Triplo duplo, e acabou com o jogo. Impressionante o domínio dele.
    Não acabou ainda, mas tá quase lá, as chances são remotas. E no Pré-Olímpico, vai ter outras seleções fortes como Canadá, Croácia, Letônia, Montenegro, Eslovênia com Dragíc e Doncic, além de Itália e Grécia eu acho, para poucas vagas. Mt provavelmente a chance de Olimpíadas para o Brasil era esse jogo de hoje, e foi desperdiçada.

  • Millo

    Brasil sendo Brasil!

  • Dudu Ferrero

    Ja era pro Brasil,, o Brasil so se classifica se vencer os EUA por mais de 21 pontos kkk ou se vencer e a Grecia vencer a Rep Checa, resumindo
    o Brasil pode terminar o mundial com apenas uma derrota, e vitorias epicas e mesmo assim ser eliminado

    • Toni von Mises

      https://www.youtube.com/watch?v=O4xg8AD2-SU

      Já pensou Brasil fazendo jogo duro como em 2010? Ganhar iria ser épico!! Histórico! Só se os veteranos brilhassem e Caboclo fazendo o jogo da vida dele. Mas não apostaria..rs

    • Ricardo Olivera

      bye Tokio

  • Pablo Leite

    A cara da seleção de basquete: consegue um resultado expressivo e depois relaxa.

  • Só pelo fato de ter que ganhar dos EUA já deixa a missão praticamente impossível, bom eu não espero a classificação do Brasil e estou sendo bem realista… nós ganhamos da Grécia fazendo um belo jogo, só que com 1 ponto de vantagem e o EUA ganhou por 16 pontos

    • lisa tere

      O “bom” eh que o brasil joga depois da grecia x tcheca. Se a grecia ganhar, os EUA ja estao classificados. Dai poderia rolar uma malinha preta pros caras deixarem a gente ganhar =)

      • Toni von Mises

        Malinha? Foi a maior dificuldade da CBB pagar uma taxa(para a FIFA) no valor de um pouco mais de US$ 1 milhão e quase ficamos fora das olimpíadas por isso. Tiveram q parcelar em “trocentas” vzs..rs. Qual seria o valor dessa mala para uma delegação milionária como a da americana? rsrs
        PS: sei q foi zoa.

        • Júlia

          A FIFA é foda, tá atravessando e levando um trocado até no basquete.

          • Toni von Mises

            “FIBA” Hahaha.

      • EUA tá nem ai pro resto, se puderem ganhar todas partidas, eles vão ganhar… isso por que todo mundo lá está dizendo que o time do EUA é fraco, isso e aquilo… eles querem provar a todos que estão errados, e isso acontece ganhando todas partidas que puderem

      • João Víctor Matos

        Porra de malinha preta cara. Tem que ganhar é na bola.

  • JoaoBrasil

    Msm problema da seleção nos torneios nas duas últimas décadas. Não consegue manter um padrão de jogo. Alterna jogos incríveis com partidas pífias , errando bolas bobas. Nesse jogo nossa marcação foi terrível.

  • Marcelo Desoxi

    França ganhou um jogo embaçadíssimo contra a Lituânia.
    De Colo e Fournier tão pegando fogo nessa copa do mundo.

  • lisa tere

    Eu sabia q teriamos muitas dificuldades com esse estilo de defesa q o Petrovic prega, de dobrar em todos os picks e depois tentar voltar. Se um time souber passar bem a bola essa defesa toma vareio. Como foi contra o Canada uns meses atras.

    Alias, tomando um chocolate, nao entendo pq nao tentamos trocar tudo pelo menos uma vez. Faz os caras improvisarem. Com um time versatil tipo Leandrinho, Didi, Caboclo, Marquinhos, Felicio eu tentaria trocar tudo. Mas nao entendo muito de basquete.

  • Daniel Nogueira

    E eu que sequei a Turquia pro Brasil pegar um adversário mais fraco…

  • Sheela

    Defesa muito ruim

  • Cavs nas Europas¨¨ TH

    Tanto alarde e olha aí… R. Tcheca

  • Julio Zago

    Não vou ser oportunista para novamente ressaltar os problemas que todos sabem.
    Brasil sofreu um duro golpe, tudo deu errado hoje, a defesa não se acertava e o ataque não manteve o Brasil no confronto.
    Perdíamos e eu não via chance de reação, até o Petrovic, outrora decisivo nas vitórias, tomou decisões bem questionáveis, desde a rotação até o sistema defensivo.
    Enfim, nesses momentos um fora de série faz diferença, Satoransky foi esse diferencial hoje.
    Uma pena.

  • KGCeltics

    O time do Brasil é sempre assim, pipoqueiro.

  • João Víctor Matos

    Off: Antonio Brown no Patriots. WtF. Conseguiram desequilibrar até a NFL. Triste.

  • Raizen

    Cria oba oba com qualquer modalidade do brasil sempre acaba em tragédia. Agora é esperar um milagre

    • Carlos Eduardo

      É o famoso “tão deixando a gente sonhar”.

      • Felipe Silva

        Sonharam tanto que entraram em quadra dormindo.

  • Alan Ribeiro

    O Brasil só tem que vencer os EUA, este time americano é um dos piores da história recente, temos chances sim é só cada jogador brasileiro dar a sua alma em quadra que podemos vencer.

    • Ricardo Olivera

      Game Over

  • Toni von Mises

    https://www.youtube.com/watch?v=WKvMfPXo26Y

    Pra quem achava a Espanha morta: 81×69 na Sérvia…

    • Vitor Martins

      Pior que eu tava achando! rs

      E muito horrível essa derrota do Brasil, acho muito difícil a Argentina passar da Sérvia, era passar de fase e jogar a vida contra Austrália ou França e partir pras olimpíadas. Não sei se teremos outra boa oportunidade como essa pra voltar aos jogos.

      • Ricardo Olivera

        Argentina va para Tokio 2020! bye Brasil mejor suerte la próxima….

  • Lucas Henrique

    OFF: Quiz muito maneiro para quem gosta de NBA…

    https://www.sporcle.com/games/Feely/nba2010stopscorers

    YOU GOT
    78%(156/200)
    The altitude of your aptitude is astounding!
    (Hide)
    AVG SCORE
    50%

  • João Víctor Matos

    Bora Giannis. Bora Grécia.

    • Vitor Martins

      Agora só falta a parte fácil, vencer os EUA! rsrsrs

      • João Víctor Matos

        Prof Petrovic terá um plano mirabolante. Contra a Rep. Tcheca ele deve ter utilizado o plano feito para a Turquia rs.

  • Carlos Eduardo

    Felicio com esse óculos, achando a era o jabbar, foi o jantar kkkkk