Brazilian Week – 11ª semana de NBA

Seja bem-vindo ao Brazilian Week. Aqui, analisaremos as atuações dos cinco representantes brasileiros na NBA semanalmente, com atualizações às quartas-feiras. Os jogadores estão em uma ordem definida de acordo com o desempenho na atual temporada.

Segue abaixo o retrato dos últimos sete dias (20 a 26 de dezembro) dos brasileiros da NBA. Deixe nos comentários sua sugestão de como podemos melhorar este artigo.

#1 Nenê Hilário (pivô, Houston Rockets)

Médias na semana: 4.3 pontos e 3.7 rebotes em três jogos
Médias na temporada: 7.2 pontos, 3.3 rebotes e uma assistência com 60% de aproveitamento nos arremessos em 24 jogos

A semana ruim do Houston Rockets, com três derrotas em três jogos e as lesões de Chris Paul e Clint Capela, também influenciou nos números do brasileiro Nenê. Apesar de ter iniciado um jogo pela primeira vez na temporada, contra o Los Angeles Lakers, o pivô teve um aproveitamento atípico nos arremessos de quadra. Com apenas quatro arremessos convertidos em 15 tentados, sua porcentagem de acerto caiu consideravelmente, tirando-o do pódio da temporada no quesito.

#2 Raul Neto (armador, Utah Jazz)

Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 4.9 pontos, 1.9 assistências e 1.4 rebotes com 46% de aproveitamento nos arremessos de três pontos em 16 jogos

Ainda se recuperando da concussão sofrida no dia 9 de dezembro, Raul não atuou na semana. Sua volta às quadras continua como incógnita.

#3 Lucas Nogueira (pivô, Toronto Raptors)

Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 3.9 pontos, 2.7 rebotes e 1.2 tocos com 60% de aproveitamento nos arremessos em 17 jogos

Apesar de ter sido liberado ontem pelo departamento médico do Toronto Raptors, Lucas não atuou no confronto contra o Dallas Mavericks, por opção do técnico. O pivô não atua desde 29 de novembro, devido a uma lesão na panturrilha.

#4 Cristiano Felício (pivô, Chicago Bulls)

Médias na semana: 1.5 pontos e 0.5 rebotes em dois jogos
Médias na temporada: 3.8 pontos e 2.7 rebotes com 62% de aproveitamento nos arremessos em 23 jogos

A atual função de Felício no elenco do Chicago Bulls é de jogador de reposição. Desde a volta de Nikola Mirotic, o brasileiro só tem atuado no período do “garbage time”, isto é, os minutos finais de um jogo com grande diferença no placar. Assim, entrou em quadra em dois dos quatro jogos da franquia na semana, com três pontos e um rebotes em quase 12 minutos somados.

#5 Bruno Caboclo (ala, Toronto Raptors)

Médias na semana: não atuou
Médias na temporada: 0.5 rebotes, 0.5 assistências e 0.5 roubadas de bola em dois jogos

Com apenas um jogo na semana pelo Raptors 905, da G-League (liga de desenvolvimento da NBA), Caboclo ficou abaixo das suas médias. O ala terminou o confronto com nove pontos (25% de aproveitamento), cinco rebotes, duas roubadas de bola e um toco, em 36 minutos totais. Para acompanhar as atuações do brasileiro, a página da G-League no Facebook disponibiliza a maioria dos jogos ao vivo.

  • Bacana essa informação sobre os links para assistir os jogos da G-League.