#BrazilianWeek – 7ª semana de NBA

Seja bem-vindo ao #BrazilianWeek. Aqui, analisaremos as atuações dos cinco representantes brasileiros na NBA semanalmente, com atualizações às quartas-feiras. Os jogadores estão em uma ordem definida de acordo com o desempenho na atual temporada.

Segue abaixo o retrato dos últimos sete dias (22 a 28 de novembro) dos brasileiros da NBA. Deixe nos comentários sua sugestão de como podemos melhorar este artigo.

#1 Nenê Hilário (pivô, Houston Rockets)

Médias na semana: 11.5 pontos, 3.5 rebotes, 2.5 assistências e um toco com 82% de aproveitamento nos arremessos em dois jogos
Médias na temporada: 8.4 pontos, 3.1 rebotes e 1.1 assistências com 67% de aproveitamento nos arremessos em 14 jogos

Nenê teve mais uma semana consistente pelo Houston Rockets. Nos dois jogos que entrou em quadra, contra o Denver Nuggets e o New York Knicks, bateu a marca dos dez pontos (23, no total), feito que alcançou mais quatro vezes nessa temporada. Também há de se destacar as cinco assistências distribuídas no embate contra o Nuggets, além de ter atuado bons 33 minutos somados nesses dois jogos. Devido a uma lesão leve no ombro, ele não atuou no jogo de segunda-feira contra o Brooklyn Nets e é dúvida para o confronto desta quarta-feira contra o Indiana Pacers.

#2 Raul Neto (armador, Utah Jazz)

Médias na semana: 5.3 pontos, duas assistências e 2.3 rebotes com 54% de aproveitamento nos arremessos de três pontos em três jogos
Médias na temporada: 5.2 pontos, duas assistências e 1.4 rebotes com 43% de aproveitamento nos arremessos de três pontos em 13 jogos

Depois de ter aproveitado a chance de ganhar minutos com a lesão de Ricky Rubio, Raulzinho firmou-se como reserva imediato do espanhol. Desde o ocorrido, ele aumentou em 8 minutos sua média de tempo em quadra. Contudo, não fugiu às suas médias habituais na última semana, com 16 pontos e seis assistências totais em três jogos.

#3 Lucas Nogueira (pivô, Toronto Raptors)

Médias na semana: um ponto e 0.3 rebotes em três jogos
Médias na temporada: 3.9 pontos, 2.8 rebotes e 1.3 tocos com 61% de aproveitamento nos arremessos em 16 jogos

Semana para esquecer de Lucas. Com pouco mais de cinco minutos de média nos três jogos da semana, o brasileiro conseguiu apenas três pontos, em um arremesso do perímetro convertido contra o Atlanta Hawks. No mesmo confronto, pegou seu único rebote na semana. Enquanto isso, o também pivô Jakob Poeltl tem aumentado seus minutos, passando dos dez nos três embates.

#4 Cristiano Felício (pivô, Chicago Bulls)

Médias na semana: dois pontos e 1.3 rebotes em três jogos
Médias na temporada: 3.6 pontos e 3.2 rebotes com 59% de aproveitamento nos arremessos em 18 jogos

Felício também teve uma semana apagada. Apesar dos quase 13 minutos de média, o pivô do Bulls não teve bons números em quadra. Foram apenas seis pontos, quatro rebotes e duas assistências em 38 minutos totais. Além do mais, foi deixado de fora da rotação contra o Miami Heat e nos três jogos em que atuou saiu derrotado. Que venham dias melhores…

#5 Bruno Caboclo (ala, Toronto Raptors)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 0.5 rebotes, 0.5 assistências e 0.5 roubadas de bola em dois jogos

Como já era esperado, Caboclo não tem ficado nem no banco do Raptors. Em breve, deve voltar ao Raptors 905, da G-League (liga de desenvolvimento da NBA).

  • Muito decepcionante essa temporada dos brasileiros, talvez a mais fraca desde 2003…