#BrazilianWeek – Edição 7

SALT LAKE CITY, UT - NOVEMBER 29: Nene Hilario #42 of the Houston Rockets looks to pass around Rudy Gobert #27 of the Utah Jazz during their game at Vivint Smart Home Arena on November 29, 2016 in Salt Lake City, Utah. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Gene Sweeney Jr/Getty Images)

Todas às segundas-feiras, Jumper Brasil dedica uma coluna especificamente aos jogadores brasileiros na NBA. Nosso articulista Gabriel Farias vai trazer as estatísticas da semana, analisar desempenhos e ranquear os jogadores ao longo da temporada. Este é o nosso ponto de encontro para discutir os nove representantes do país na maior liga de basquete do planeta.

Enriqueçam a discussão e deixem suas sugestões nos comentários para que possamos melhorar cada vez mais esse novo espaço do site. Então, segue nosso sétimo #BrazilianWeek da temporada 2016-17:

#1 Nenê Hilário (Ala-pivô, Houston Rockets)

https://www.youtube.com/watch?v=pJRQw4JxzqU

Médias na semana: 5.3 pontos, 3.3 rebotes, 1.8 roubos de bola e 42% de aproveitamento nos arremessos em quatro jogos
Médias na temporada
: 7.1 pontos, 3.6 rebotes, 0.8 assistências e 55% de aproveitamento nos arremessos em 23 jogos

Com o Houston Rockets focado em tentar o maior número possível de arremessos para três pontos, Nenê Hilário teve uma pequena queda em seus números na semana. Além de atuar por 15.3 minutos – 17. 1 até a última semana – Nenê arremessou menos e conseguiu um número inferior de rebotes. A mudança positiva aconteceu nos roubos de bola. Contra o Minnesota Timberwolves, o brasileiro registrou sua melhor marca da temporada com três.

#2 Lucas Nogueira (Pivô, Toronto Raptors)

https://www.youtube.com/watch?v=XjVpbaATl9k

Médias na semana: 4.7 pontos, cinco rebotes, um toco e 54% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada
: 4.8 pontos, 4.7 rebotes, 1.7 tocos e 74 % de aproveitamento nos arremessos em 20 jogos

As boas atuações do lituano Jonas Valanciunas reduziram as oportunidades de Lucas Bebê nesta semana. Além disso, a partida contra o Atlanta Hawks encerrou uma sequência de sete jogos com pelo menos 50% de aproveitamento nos arremessos. Ainda assim, Nogueira aumentou sua marca de pelo menos um toco por partida para 14 jogos.

#3 Leandro Barbosa (Ala-armador, Phoenix Suns)

https://www.youtube.com/watch?v=SB1wuoJ_o5M

Médias na semana: 5.3 pontos, dois rebotes e 42% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada
: 6.5 pontos, 1.5 rebotes, 1.1 assistências e 47% de aproveitamento nos arremessos em 26 jogos

Mais uma vez, o tempo de quadra de Leandrinho foi definido por seu aproveitamento nos arremessos. Analisando apenas os dois primeiros jogos da semana, o brasileiro registrou 50% de conversão nos arremessos, com mais de 17 minutos de média. Na última partida, Barbosa acertou apenas um de seus cinco arremessos, ficando em quadra por menos de dez minutos. O retorno do ala T.J. Warren deve diminuir os minutos de Leandrinho na equipe.

#4 Cristiano Felício (Ala-pivô, Chicago Bulls)

Médias na semana: Quatro pontos, 5.3 rebotes e 50% de aproveitamento nos arremessos em três jogos
Médias na temporada: 3.2 pontos, 4.2 rebotes e 44% de aproveitamento nos arremessos em dezoito jogos

Cristiano Felício manteve uma alta média de 18 minutos por partida nesta semana, atuando nas três derrotas da equipe. Com o oitavo pior ataque da NBA, Fred Hoiberg está a procura de jogadores que pontuem, e enquanto Felício for mais consistente que Bobby Portis e Nikola Mirotic, seus minutos em quadra devem se manter na casa dos 20 por partida.

#5 Marcelinho Huertas (Armador, Los Angeles Lakers)

Médias na semana: Zero pontos, zero rebotes e zero assistências em um jogo
Médias na temporada: 2.8 pontos, 1.1 rebotes, 2.8 assistências e 39% de aproveitamento nos arremessos em 13 jogos

Marcelinho Huertas teve alta queda de rendimento na última semana. Com o retorno de D’Angelo Russell e as ótimas atuações de Nick Young, Jordan Clarkson e Lou Williams, Huertas atuou apenas por dois minutos nos quatro compromissos da equipe.

#6 Anderson Varejão (Pivô, Golden State Warriors)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada: 1.6 pontos, 2.3 rebotes, uma assistência e 28% de aproveitamento nos arremessos em sete jogos

Após ser titular uma vez na semana passada, Varejão completou quatro jogos sem sequer sair do banco de reservas. Atrás de Zaza Pachulia, David West, JaVale McGee e Kevon Looney, o brasileiro precisará esperar uma contusão ou uma sequência de jogos em noite consecutivas para retornar às quadras.

#7 Raul Neto (Armador, Utah Jazz)

Médias na semana: Zero pontos, zero rebotes e zero assistências em um jogo Médias na temporada: 2.2 pontos, 0.7 rebotes, 0.5 assistências e 52% de aproveitamento nos arremessos em 12 jogos

Após registrar a melhor semana da temporada, Raulzinho voltou a ser a última opção do técnico Quin Snyder. O brasileiro atuou em apenas uma das três partidas da equipe e por apenas um minuto e meio. Tudo isso com o titular George Hill ausente por mais uma semana.

#8 Bruno Caboclo (Ala, Toronto Raptors)

Médias na semana: Zero pontos, zero rebotes e zero assistências em um jogo
Médias na temporada: 0.8 pontos, um rebote, 0.8 assistências e 25% de aproveitamento nos arremessos em quatro jogos

Recuperado de uma lesão no joelho, Bruno Caboclo participou da larga vitória do Toronto Raptors sobre o Orlando Magic. Porém, o brasileiro não foi efetivo durante os quatro minutos que atuou, terminando o jogo sem qualquer estatística registrada. Caboclo também participou de uma partida com o Toronto 905, da D-League, alcançando marcas de 13 pontos, dois rebotes, um roubo de bola, uma assistência e 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra em 19 minutos.

#9 Tiago Splitter (Ala-pivô, Atlanta Hawks)

Médias na semana: Não atuou
Médias na temporada
: Não atuou

Tiago Splitter continua sua recuperação por conta de uma contusão na panturrilha. De acordo com as expectativas do Atlanta Hawks, o brasileiro deve ser liberado em três semanas.

  • Vinícius Maia

    Já perdi as esperanças com Cabocclo e Varejão, na minha opinião, deveria optar pela aposentadoria ao final dessa temporada. Já deu o que tinha que dar.

    • Bruno Macedo

      Caboclo é novo po kkkk

      • Vinícius Maia

        Escrevo errado, quem tem que se aposentar é só o Vareja.

    • Rastaman

      Caboclo aposentar? eu diria tentar algo na euro liga ou encher os bolsos na china, o cara ta num limbo do carai.

      • Vinícius Maia

        Isso é o que a falta de pontuação na escrita faz kkkk. Me referia apenas ao Varejão na questão de aposentadoria kkk.

  • jj

    Na boa o futuro da seleção é obscuro demais.

    Não falo nem pelos jogadores apenas, mas pela base não ter grana alguma, a galera alta e atlética ta indo toda pro vôlei onde tem moeda..

    Aliás, vamos supor que esses jogadores da NBA formem a nossa seleção, já que seria o mais lógico (apesar de eu preferir que os jovens passem pela euroliga antes, pra pegar mais inteligencia de jogo)

    1-Raulzinho
    2-Lucas Dias (??)
    3-Caboclo
    4-Felicio
    5-Nogueira

    Na boa, esse time pode até defender bem potencialmente, mas não faz mais que 50 pts por jogo no FIBA

    • William Felton

      Verdade, quem tem potencial físico pra ser um grande basquetebolista está indo treinar vôlei. Numa quadra de basquete ao ar livre, numa praça próxima aqui de casa, só tem baixinho mirrado jogando bola ao cesto.

  • Uma pena ver o Brasil tão mal…