Bruno Caboclo fecha contrato de exibição para pré-temporada do Rockets

Bruno Caboclo vai ter mais uma chance de emplacar a carreira na NBA na próxima pré-temporada. Segundo Chris Haynes, da ESPN, o Houston Rockets fechou um contrato de exibição com o ala brasileiro na tarde desta sexta-feira. Por regras da liga, obrigatoriamente, esse acerto renderá o salário mínimo ao jogador (cerca de US$1 milhão) até junho do ano que vem.

O mecanismo de exibição é um novo adendo possível de ser incluído em acordos. Ele estipula, basicamente, a possibilidade da franquia converter o atleta em um contratado two-way (ou seja, aquele que pode transitar ao longo da temporada entre a G-League e a NBA) se o mesmo conseguir permanecer no elenco até o término do período de preparação do time.

Caboclo era agente livre desde o início da offseason, quando o Sacramento Kings resolveu não estender a oferta qualificatória ao jovem brasileiro e deixou-o testar o mercado sem restrições. A decisão colocou ponto final na curtíssima passagem do atleta de 22 anos pela equipe californiana, que envolveu só dez partidas e cerca de 100 minutos disputados em quadra.

O Toronto Raptors deixou a NBA – e até o Brasil – em choque ao selecionar o ala com a 20ª escolha do draft de 2014. Era uma enorme aposta no potencial do então garoto, que chegou a ser comparado com Kevin Durant antes do recrutamento. No entanto, a aposta não deu certo: mais do que nunca ter conseguido espaço na NBA, ele ainda teve vários episódios de problemas de conduta no período.

Para viabilizar a contratação de Caboclo, o Rockets abriu uma vaga no elenco para contrato two-way com a dispensa do ala-armador R.J. Hunter. O jogador brasileiro passou a maior parte dos últimos quatro anos atuando na G-League e, no total do período, disputou só 35 jogos na NBA. Ele teve (pífias) médias de 1.5 ponto e 1.0 rebote nessa breve participação.