Caem últimos invictos da segunda fase da EuroCup

Por Vinicius Fernandes Batista

A terceira rodada (última do turno) da segunda fase da EuroCup 2019-20 chegou ao fim e teve como destaque a queda dos últimos dois clubes invictos: Partizan (grupo E) e Tofas Bursa (grupo H). Assim, pela primeira vez na história da competição, não há equipe invicta após três rodadas do Top 16.

GRUPO E
O Darussafaka venceu o Partizan por 65 a 63 e agora dividem o primeiro lugar com o Virtus Bologna, todos com dois triunfos e um revés. Berk Demir acertou, do time da casa, e Rade Zagorac, Marcus Paige e James McAdoo, dos visitantes, foram os cestinhas, com 13 pontos. O Bologna ganhou o duelo italiano contra o Trento, fora de casa, por 73 a 67, num jogo cheio de reviravoltas. Os anfitriões chegaram a ficar 16 pontos atrás, viraram para 57 a 54 no último quarto, mas uma parcial final de 16 a 4 deu o triunfo aos visitantes, que contaram com 23 pontos de Milos Teodosic, mas Toto Forray, com 24, foi o cestinha para os mandantes.

GRUPO F
O Veneza registrou sua primeira vitória fora ao derrotar o Promitheas Patras por 70 a 68, com 17 pontos de Mitchell Watt, porém o cestinha foi Octavius ​​Ellis, com 21. Os visitantes lideravam até que os gregos conseguiram uma parcial de 16 a 0 para empatar o placar: 58 x 58. Na sequência, os italianos voltaram a ficar em vantagem e tinham 69 a 68 a 15,2 segundos do final. Stefano Tonut acertou um dos dois lances livres, porém Chris Babb perdeu para os anfitriões cesta do centro da quadra quase no estouro da campainha. Em casa, o Brescia bateu o Oldenburg por 70 a 67, para se juntar ao Veneza no primeiro lugar, com duas vitórias e uma derrota. Destaque para os 17 pontos do cestinha Kenneth Horton, que teve como coadjuvante Tyler Cain, com 13 rebotes.

GRUPO G
Os mandantes se deram bem. O UNICS Kazan registrou sua maior vitória na temporada: 94 x 69 sobre o Galatasaray. Os russos logo abriram 15 a 3 e depois de marcarem 13 pontos seguidos, nunca ficaram menos de 14 à frente. Errick McCollum, maior pontuador da competição até o momento, foi o destaque, ao anotar 17 pontos contra sua ex-equipe, mas o cestinha foi Tai Webster, que marcou 22 pontos para o time perdedor. O Rytas Vilnius conseguiu uma vitória por 80 a 75 sobre o Monaco. O placar ficou empatado em 73 a 73 com três minutos restantes, mas a defesa da equipe da casa apareceu e garantiu a liderança dos lituanos, ao lado do UNICS Kazan, ambos com dois triunfos e uma derrota. JJ O’Brien foi o cestinha, pelo time monegasco, com 23 pontos.

GRUPO H
O Málaga derrotou o anfitrião Andorra por 92 a 88, com 22 pontos de Josh Adams e complicou a vida do time andorrano, que ainda não venceu. O Joventut Badalona obteve uma emocionante vitória por 88 a 84 sobre o então invicto Tofas Bursa, deixando ambas as equipes na liderança com o Málaga, com dois triunfos e uma derrota. O jogo foi realizado no ginásio do FC Barcelona, o Palau Blaugrana, devido a danos climáticos na arena do Joventut. Destaque para Klemen Prepelic, autor de 37 pontos. Sua classificação de 45 índices de desempenho na eficiência foi a melhor da EuroCup desde 2017 e manteve invicto ao time de badalonês nos jogos como mandante nesta temporada (sete vitórias).

Estatísticas

Mais pontos em um jogo: 108 = Oldenburg e Málaga
Menos pontos em um jogo: 35 = Brescia
Maior diferença de pontos: 40 = Málaga 108 x 68 Oldenburg
Cestinha por pontos: Errick McCollum (UNICS Kazan) = 220
Cestinha por média de pontos: Klemen Prepelic (Joventut Badalona) = 17,9
Maior pontuador em um só jogo: 37 = Alessandro Gentile (Trento) e Klemen Prepelic (Joventut Badalona)
Mais rebotes: Devin Williams (Tofas Bursa) = 108
Mais assistências: Aaron Craft (Trento) = 86

Na segunda fase, os 16 clubes estão divididos em quatro grupos e jogam entre si, em seis rodadas, até 4 de março de 2020. Os dois melhores de cada avançam para as quartas de final.

Próxima rodada

28/01- Veneza x Promitheas Patras e Tofas Bursa x Andorra
29/01 -Bologna x Trento, Partizan x Darussafaka, Oldenburg x Brescia, Galatasaray x UNICS Kazan, Monaco x Rytas Vilnius e Málaga x Andorra