Campeões de divisão não terão mais vaga garantida nos playoffs

O comitê competitivo da NBA aprovou uma mudança importante no sistema de classificação para os playoffs nesta terça-feira. A partir da próxima temporada, os oito melhores times de cada conferência passarão a ser ranqueados única e exclusivamente por suas campanhas. Assim, os campeões de divisão perdem o direito a vaga automática na fase de mata-mata.

Até o primeiro semestre deste ano, as seis franquias que conquistavam os títulos de divisão – independente de seus recordes – eram premiadas com uma das quatro primeiras posições de suas conferências. O ranqueamento não assegurava mando de quadra, mas garantia mínimo de um time de cada divisão nos playoffs. Agora, essa garantia não existe mais.

A redução dos privilégios dos campeões de divisão não parou por aí. O comitê competitivo da liga também aprovou por unanimidade a mudança na ordem dos critérios de desempate para definição do mando de quadra nos playoffs. Agora, o confronto direto “ultrapassou” o título de divisão como primeiro critério na resolução de empates.

O sistema anterior foi extensamente criticado na temporada passada, quando o Portland Trail Blazers ficou com a quarta posição do Oeste por ter vencido a divisão Noroeste. San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, que venceram quatro jogos a mais do que o time do Oregon na campanha, foram prejudicados pela regra e acabaram com as quinta e sexta colocações. Entre outras consequências, o ajuste na classificação forçou o encontro entre Spurs e Los Angeles Clippers na primeira rodada dos playoffs.

As mudanças votadas pelo comitê aumentam os rumores sobre a extinção das divisões em um futuro próximo. Criadas por questões de logística na formulação dos calendários das equipes e para aproveitar as rivalidades regionais, as divisões são consideradas um recurso ultrapassado e de pouco fundamento por vários analistas e dirigentes da liga.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Rodrigo Santos

    Só falta acabar com as conferencias. Pelo menos um teste de duas temporadas sem as conferencias. Penso que seria justo.

    • Luiz Tavares

      Ah cara é uma coisa histórica, seria difícil acabar com isso.

      • Rodrigo Santos

        Eu sei, existe pouca possibilidade disso acontecer…

    • Gustavo Freitas

      Não funciona de forma alguma.

      Quantos quilômetros a mais os times teriam de jogar? Porque se vão acabar as conferências, os times podem jogar mais uns contra os outros ao invés de duas vezes de outra conferência e três ou quatro na mesma.

      Não teria sentido algum. Todo mundo jogando três vezes contra todo mundo para chegarmos no número próximo de 82 partidas. Aí teria que fazer o Orlando jogar contra o Blazers uma vez fora de casa nessa temporada e duas na outra, pra compensar.

      Se for pra deixar o número de partidas igual ao de hoje, com a mesma separação de jogos na mesma conferência, que deixe como está.

      Nunca gostei da ideia de mudar as conferências. Vez ou outra eu vejo alguém dando essa sugestão, mas teria de ser justificado isso.

      A única possibilidade que poderia funcionar é a seguinte:

      Fim das e conferências para separação de classificação. O número de jogos cai de 82 para 58, com ida e volta. Os 16 mais vitoriosos vão aos playoffs e os últimos dez vão para a loteria.

      Bom: temporada mais curta, jogadores menos cansados e por consequência, menor número de lesões.

      Ruim: a NBA é um negócio. Você tira jogos, tira renda. Contratos com a TV teriam de ser revistos, com jogadores, idem.

      Resultado final: deixa do jeito que está. haha

      • Rodrigo Santos

        Eu me expressei mal. Nao quiz dizer que deveriam acabar com as conferências no CALENDARIO, e sim mo sistema de classificaçao nos Offs. Foi chato ver Heat varrer o Bobcats em 14 certo?
        É muito ruim para a liga ter times horriveis como Nets, Celtics e outros chegarem na pos-temporada tendo elencos fracos…
        É muito facil se a favor do tradicional sistema de classificaçao para o Mata-Mata torcendo para um time do Leste.
        Seria mais justo as 16 melhores campanhas nao?
        Suns já foi prejudicado duas temporadas seguidas, especialmente em 13-14 que tiveram uma otima temporada e foram para a loteria… Agora pensando emtudo que eu escrevi vc percebe que nao precisa mudar o calendario.

      • Thiago Pinto

        Sou a favor de 72 partidas. 3 vezes contra os times da mesma conferencia e 2 vezes contra times da outra conferencia. Acho que seria mais justo.

  • tiago

    Acaba com essas divisões logo então, não vale mais bosta nenhuma mesmo.

  • Gustavo Santos

    tinha que passar os 16 primeiros e pronto.

    • Kaio Hetkowski

      seria o mais certo !

    • Nicolas Dias

      Teria pelo menos 10 do Oeste mas seria justo

  • Marcelo Correia

    Só não pode acabar com a segunda divisão: lugar do Vasco!

    • Alysson Alberto Elias

      Ótimo comentário, contribuiu demais cara…. A notícia é sobre BASQUETE, não se esqueça.

      • Marcelo Correia

        Alysson, não me esqueci que a notícia é basquete. Foi uma brincadeira mano! Mas relaxa. Abraço

        • Alysson Alberto Elias

          Clube né cara, a gente acaba tomando partido, mas de boa, tranquilo…

  • Claudio Pereira

    deveria fazer tb o seguinte: a conferencia que vencer o jogo das estrelas, teria o mando de quadra garantido em mais um jogo no melhor de 7 da decisão da NBA

    • Pedro

      Não parece nada justo, mas nesse formato, o ASG ficaria muito louco, de um jogo festivo para uma guerra…

    • Kaio Hetkowski

      nada a ver kkkk

    • Gustavo Freitas

      A MLB já faz isso. Não chega a ser ruim e valorizaria o ASG.

    • Olavo #RipCity #Emerging

      ASG é um momento de descontração, e não competição séria. Não acho legal.

    • Nicolas Dias

      Daria emoção para aquele jogo de comadres

  • Renato

    Acho essa mudança correta, mas sou totalmente contra acabar com as conferências.

  • King Cuban

    O caso mais absurdo aconteceu em 2006 quando os Dallas Mavericks venceram 60 jogos da temporada regular ficando atrás apenas dos San Antonio Spurs (63) em numero de vitorias na conferência mas foi relegado ao quarto lugar por causa da antiga regra que fez com que os Phoenix Suns com 53 vitorias e Denver Nuggets 44 ficassem com o segundo e terceiro lugar da conferência. E para quem olha para os aproveitamentos das equipas naquele ano vê que os Suns deveriam ter ficado em terceiro e os Nuggets em sétimo, como consequência da regra as duas melhores equipas da conferência enfrentaram-se no 2nd round dos playoffs…

    • Neste mesmo ano seu time chegou nas finais Adérito, deveria ficar feliz.

      • King Cuban

        Não deixa de ser um absurdo… E tambem eu gosto de esquecer que o mavs estiveram naquela infeliz final que foram roubados o titulo…

  • King Cuban

    Os mais beneficiados por enquanto

  • Rafael Victor

    Boa, assim que tem que ser!

  • Guilherme Ferreira

    Eu não concordo com a medida tomada. Acredito que só não poderia ter o mando de quadra assegurado ficando de acordo com sua campanha. Mas cada campeão de divisão deveria estar nos playoffs. Tirou a importância dos clássicos de divisão

  • Aí você vê a diferença que uma vitória tem, se o Spurs tivesse vencido o NOP no último jogo e classificado em 2º lugar. Thunder teria entrado no 8º lugar e mudaria toda história dos playoffs provavelmente a partir do novo chaveamento.

    Talvez até evitaria a proporção deste debate, apesar que é um critério pra ser revisto a bastante tempo. Porque pensando apenas pela regra imagina-se que não vai haver disparidade entre as divisões (e tem MUITA), um titulo de divisão é importante agora a equipe ter uma estratégica na tabela e não ter o mando de quadra, pra que qualificar o título da divisão? (Quando se aprofunda nas regras o regulamento nacional para classificação na Copa “Sulamiranda” até parece democrático).

  • gabrielnba

    Justo, a melhor decisão

  • THE BULLS23

    Senhor, ilumine os detentores da caneta e extingam as conferência e divisões. Do jeito que é Kobe vai se aposentar sem ter feito uma série contra Lebron. Só isso!

  • Uedson Campos

    gostaria de saber se algum 8o classificado em sua conferência já foi campeão da nba ou chegou as finais