Candidato único, Pekovic será eleito presidente do Partizan Belgrado

O pivô Nikola Pekovic vai ser o novo presidente do basquete do Partizan Belgrado. De acordo com o portal sérvio Mondo, o atleta do Minnesota Timberwolves é o único candidato oficial ao cargo e deve assumir o posto após votação – a esta altura, uma mera formalidade – marcada para os próximos dias. Ele vai suceder Sasha Danilovic no comando da modalidade no clube.

Ídolo do Partizan, o jogador montenegrino chegou à equipe mais vitoriosa do basquete sérvio com 19 anos e conquistou sete títulos em três temporadas. Pekovic deixaria o time em 2008 e, desde então, uma gravíssima crise acometeu os cofres da franquia. Os problemas financeiros, inclusive, foram o principal motivador da renúncia de Danilovic.

De longe, o pivô acompanhava a situação do Partizan e – em uma prova de gratidão pelo clube que lançou-o no cenário internacional – fez uma doação de mais de US$100 mil em janeiro. É esperado que ele nomeie um representante para comandar as operações do time in loco e, na maior parte do ano, seja um presidente de honra com maior poder decisório.

Pekovic, de 29 anos, ganhou três ligas da Sérvia em sua passagem por Belgrado e liderou o clube em sua última aparição nas quartas-de-final da Euroliga (2008). No mesmo ano, ele foi selecionado no início da segunda rodada do draft da NBA. Em 259 jogos disputados na liga norte-americana, o veterano tem médias de 12.9 pontos e 6.5 rebotes por partida.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.