Cansado de lesões, Derrick Rose decide se afastar do Cavs para repensar carreira

O MVP mais jovem da história da NBA pode estar a caminho da aposentadoria das quadras. O armador Derrick Rose, eleito o jogador mais valioso da temporada 2010/11, quando tinha apenas 22 anos, decidiu se afastar do Cleveland Cavaliers para repensar o seu futuro no basquete. A informação foi divulgada pelos repórteres Adrian Wojnarowski e Dave McMenamin, da ESPN.

De acordo com a publicação, Rose está muito frustrado com as seguidas lesões e não sabe se quer continuar jogando. “Ele está cansado de ficar lesionado e isso o está afetando mentalmente”, disse uma fonte aos jornalistas da ESPN.

O jogador, de 29 anos, se recupera de um problema no tornozelo esquerdo e não disputa uma partida desde o dia 7 de novembro, quando o Cavs derrotou o Milwaukee Bucks e ele atuou por 25 minutos.

Primeira escolha geral no draft de 2008, o armador defendeu o Chicago Bulls por sete anos. Durante a sua temporada de MVP, Rose foi o principal nome do Bulls. Na ocasião, ele obteve médias de 25.0 pontos, 4.1 rebotes e 7.7 assistências, e ajudou o time de Chicago a fazer a melhor campanha da temporada regular, com 62 vitórias e 20 derrotas.

Mas Rose teve a carreira comprometida por uma série de lesões desde que ganhou o prêmio. Nos playoffs de 2012, ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou afastado das quadras por mais de um ano. Em novembro de 2013, pouco tempo depois de voltar a atuar, o armador lesionou o menisco do joelho direito e desfalcou o Bulls no restante da temporada. No ano seguinte, Rose perdeu 30 jogos da temporada regular por causa de variadas lesões, incluindo mais um rompimento de menisco do joelho direito.

A trajetória do armador em Chicago se encerrou em junho de 2016, quando ele foi negociado com o New York Knicks. Pela equipe novaiorquina, Rose disputou 64 partidas. Em abril deste ano, ele sofreu uma lesão no menisco esquerdo, que o forçou a se submeter à quarta cirurgia de joelho em nove anos de carreira.

Na última offseason, Rose aceitou ganhar o salário mínimo para veteranos (US$2.1 milhões) para assinar contrato com os atuais tricampeões da conferência Leste e voltar a competir por títulos. Em sete jogos disputados com a camisa do Cavs, o armador angariou médias de 14.3 pontos, 2.6 rebotes e 1.7 assistência, seus piores números na carreira.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • xmaah

    Se parar de infiltrar igual maluco nem deve se machucar tanto.

    • Claudio R.

      e sobra o que no jogo dele?…. infiltração é o ganha pão dele na NBA, ou era

      • xmaah

        só ele fazer igual o D-Wil leva a bola até o ataque e passa pro Lebrão rs

        • Harper

          Kkkkk mitou

    • Dudu Ferrero

      se ele nao infiltrar ele nao pontua quaase.. pq sabemos que o arremesso dele de longe não é bon

      • xmaah

        pq é um fominha safado, ao invés de ficar se quebrando/pontuando podia ser um bom passador o que não falta ali é gente pra pontuar, se tudo der certo no fim ganha seu anel e fica de boas.

    • 76

      É só o que ele tem

    • Danilo Celtics #Banner18

      mais é tijoleiro entao n tem
      jeito

  • Brad

    Futuro HOF, má sorte da porra com as lesões, deixa aquele “e se nao tivesse se lesionado”. Uma pena, no auge era absurdo.

    • #StrenghtinNumbers-GO WARRIORS

      Acho que nem chegamos a ver o que seria o auge dele, 22 anos não seria o auge nunca

  • Lucas SEP

    Faça que nem o Brandon Roy e se aposente logo Rose. Não vai conseguir ser nem 20% daquele jogador que foi MVP em 2011. Ficar sofrendo pra que ? Já deve ter uma estabilidade financeira, vai curtir a vida.

  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    Aí é foda, pode entrar num grupo melancólico de carreiras encerradas por lesões (Brandon Roy, Greg Oden, e etc.). O único jeito do Rose contribuir é infiltrando. Ele ñ consegue se reinventar! Sua mecânica de arremesso é ruim, ele ñ conseguia armar a equipe nesses jogos q teve nesta temporada, tbem é ruim defensivamente. O q sobrou foi as infiltrações.
    Como esse Cavs é um grupo experiente, eu acho q tem boas chances do Rose voltar ao elenco. LeBron, Frye, Love, Wade certamente vão ajudar o Rose nisso. Pq, eu ñ queria ter q dizer isso, mas o Rose se aposentando nesse estágio da carreira pode até virar um sintoma de depressão num futuro próximo. É foda pq essa quantidade de lesões devem afetar o psicológico dele msmo, e ele ainda é jovem.
    Melhoras ao Rose.

    • Lucas SEP

      Ele pode cair em depressão mesmo se continuar insistindo em jogar, e em acreditar que ainda possa jogar como já jogou um dia, pq aí sempre se decepcionará, a cada tentativa de se recuperar e não conseguir. É bem complicado.

      • “KOBE” -Thank You Kyrie.

        Seria melhor ao meu ver ele ao menos tentar terminar esta temporada. Aí poderia planejar melhor o futuro. Mas, fazer tudo isto agora.. seria brusco demais. Ele msmo na pré-temporada tava dizendo q queria provar q todos estavam errados, q iria superar esse momento ruim da carreira. Aí agora tá pensando em se aposentar?!
        Seria bom ao menos ele terminar a temporada.

        • Lucas SEP

          Isso, eu concordo. Termina a temporada e depois vê o que é melhor para ele.

    • Vinícius Maia

      Naquela vez no Knicks que ele sumiu repentinamente e depois disse que foi ficar com a família, eu já vi aqui como um princípio de depressão. Estou falando como alguém que já enfrentou essa doença. A frustração é visível no olhar do rose. É só comparar a energia que ele tinha quando era MVP com a forma como ele se comporta em quadra hoje. Não estou falando de agressividade jogando, estou falando de postura. Antes o cara tinha paixão pelo jogo e hoje a desmotivação é visível no olhar dele.

    • Celtics pride

      Entendo o lado humano mais Depressão vive o brasileiro que vai aposentar apenas com 65 anos e pobre, já ele deve ter bastante Trumps no cofrinho kkkk

  • 76

    Se esse cara não tivesse se machucado, Chicago seria o grande rival do Heat no Leste. O cara desbancou o LeBron do trono de MVP

  • Pedro Henrique

    Garath Bale vive uma situação parecida no Real Madrid. Nesses caso me parece mais a falta de um DM de qualidade do que qualquer coisa

    • Rafael Vieira

      Isso nao e coisa de Dm, o cara simplesmente e de vidro. Eu tenho 2 cirurgias de ligamento e menisco nos dois joelhos. Meus ligamentos são fracos. Tem pessoas que tem esse problema, e coisa genética

    • Carlos Eduardo

      Tenho a impressão que é por aí. Será que, devido à temporada desgastante e muitas viagens e jogos em sequencia, não sobraria muito pouco tempo para treinos de recuperação e fortalecimento?

      Porque, no futebol, com menos jogos e temporadas mais alongadas, você jogadores com lesões tão absurdas quanto a do Rose retornarem à atividade em alto nível.

      Se bem que, no basquete, com tiros curtos de corrida, muitas freadas bruscas e mudanças de direção, a rotação do joelho deve ser mais exigida. Então, não sei se poderia fazer essa comparação.

      De repente, se a temporada durasse uns meses a mais, com mais pausas para descanso, o número de lesões cairia.

      • Pedro Henrique

        Sim, é uma coisa lógica, bem mais do que falar que o cara é de vidro. Apesar de ser esportes diferentes, uma coisa não muda o jogador quem tem que ter um preparo físico, fortalecimento e etc.

    • Abel M

      Depsrtamento médico só leva a culpa quando possui vários acamados
      Rose k é de vidro

      • Pedro Henrique

        Qtos jogos o Rose fez na temporada passada? Isso é falta de acompanhamento médico sim. Não sei pra que essa necessidade de diminuir o cara.

        • Rogério Rodrigues

          Isso não é culpa de DM não, tem pessoas que são mais propensas a lesões que outras. Rose, Davis, Irving, Embiid são exemplos disso

          • Pedro Henrique

            Então, se o cara é propenso a lesão, ninguém faz nada? Não tem ngm pra ter um cuidado especial? É só botar o cara pra jogar um dia sim e outro não, se machucar machucou??

  • Igor Dourado

    É o tipo de notícia que te faz ver o lado do ser humano de cada atleta. Não conseguimos compreender os pormenores que estão por trás de temporadas desgastantes física e mentalmente! Quem se destaca no jogo e consegue construir uma carreira longeva e de sucesso é raridade e merece toda a admiração! Quando uma pessoa, neste caso atleta, se torna uma caricatura do que um dia já foi.. redimensiona o significado de toda uma vida.

  • Danilo Celtics #Banner18

    é ex jogador , falei isso aqui qdo cumeçou a temporada e logo veio um retardado xingar , o cara perdeu pras lesoes

  • Rose era um jogador muito divertido de assistir, extremamente clutch, os números dele nesse aspecto são surreais, inclusive foram as performance milagrosas no clutch time que determinaram sua vitória na corrida pelo MVP. É uma pena ele parar assim, mas as lesões não apenas roubaram boa parte de sua explosão (seu maior trunfo) como também não o deixam ocupar nem um papel de coadjuvante.

  • JOSE MARINHO

    Jogava demais, era dono da primeira passada mais explosiva da NBA na época, era muito técnico, tinha um step Back com um jump shot queé o mais lindo que eu já vi, tenho muita tristeza por ele não ter atingido seu total potencial, apesar de ter sido mvp, creio que podia ter dado muito mais, triste, espero que volte, pois ainda faz boas médias.

  • Renan Guilherme

    É difícil ver um talento desse perdendo a batalha para as lesões.

  • Thomazbrasil

    Triste hein? Sofreu demais com as lesões….

  • Marcinho Mueller

    Eu ia falar “EU AVISEI”, mas acho que não preciso né? Fico com pena que ele é um Ronaldinho Gaúcho do basquete…

    • JAMnba

      Cagou pelos dedos, Ronaldinho atingiu o ápice e decaiu pelas farras e noites, Rose decaiu por sua saúde. apaga que dá tempo…

  • Pablo Leite

    Rose tinha muito talento, pena que o corpo ddele parece não o suportar. Se é para ficar se arrastando, é melhor parar, não o ajuda em nada e nem à franquia as cconstantes lesões. É uma pena, mas não é uma surpresa, dado o histórico. O que atrapalhou ele também foi que com essa lesão do Thomas, ele, que deveria ser só uma opção vindo do banco e se jogasse seus 15 minutos e conseguisse seus 10 pontinhos por noite já estaria bom, foi ter que ser a opção principal para a armação já vindo de um período de inatividade.

  • JAMnba

    Força craque, voce e fera, vai sair dessa…

  • Rafael Victor

    Ainda não é uma decisão definitiva, tomara que decida não se aposentar, pois vinha jogando bem nos poucos jogos que fez pelo Cavaliers!

  • djwhites

    acho que depois dessa acabou……ninguem vai mais apostar nele depois disso……….

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Acho bom toda informação sobre o Rose, mas ficar sempre lembrando da história de lesões dele é cansativo. Pode encurtar e dizer o que ele está passando no presente e somente comentar que ele tem um histórico de lesões que começou no ano tal. Tenho certeza de que quem entra nesta noticia para ler, sabe muito bem quem é o Rose…

  • Tássio Pacers DIPOMVP!!!

    Pena de ver um cara que sabidamente tem talento, sucumbindo às lesões. Triste mesmo. Me lembra o caso do Brandon Roy.