Cansado de lesões, Derrick Rose decide se afastar do Cavs para repensar carreira

O MVP mais jovem da história da NBA pode estar a caminho da aposentadoria das quadras. O armador Derrick Rose, eleito o jogador mais valioso da temporada 2010/11, quando tinha apenas 22 anos, decidiu se afastar do Cleveland Cavaliers para repensar o seu futuro no basquete. A informação foi divulgada pelos repórteres Adrian Wojnarowski e Dave McMenamin, da ESPN.

De acordo com a publicação, Rose está muito frustrado com as seguidas lesões e não sabe se quer continuar jogando. “Ele está cansado de ficar lesionado e isso o está afetando mentalmente”, disse uma fonte aos jornalistas da ESPN.

O jogador, de 29 anos, se recupera de um problema no tornozelo esquerdo e não disputa uma partida desde o dia 7 de novembro, quando o Cavs derrotou o Milwaukee Bucks e ele atuou por 25 minutos.

Primeira escolha geral no draft de 2008, o armador defendeu o Chicago Bulls por sete anos. Durante a sua temporada de MVP, Rose foi o principal nome do Bulls. Na ocasião, ele obteve médias de 25.0 pontos, 4.1 rebotes e 7.7 assistências, e ajudou o time de Chicago a fazer a melhor campanha da temporada regular, com 62 vitórias e 20 derrotas.

Mas Rose teve a carreira comprometida por uma série de lesões desde que ganhou o prêmio. Nos playoffs de 2012, ele rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e ficou afastado das quadras por mais de um ano. Em novembro de 2013, pouco tempo depois de voltar a atuar, o armador lesionou o menisco do joelho direito e desfalcou o Bulls no restante da temporada. No ano seguinte, Rose perdeu 30 jogos da temporada regular por causa de variadas lesões, incluindo mais um rompimento de menisco do joelho direito.

A trajetória do armador em Chicago se encerrou em junho de 2016, quando ele foi negociado com o New York Knicks. Pela equipe novaiorquina, Rose disputou 64 partidas. Em abril deste ano, ele sofreu uma lesão no menisco esquerdo, que o forçou a se submeter à quarta cirurgia de joelho em nove anos de carreira.

Na última offseason, Rose aceitou ganhar o salário mínimo para veteranos (US$2.1 milhões) para assinar contrato com os atuais tricampeões da conferência Leste e voltar a competir por títulos. Em sete jogos disputados com a camisa do Cavs, o armador angariou médias de 14.3 pontos, 2.6 rebotes e 1.7 assistência, seus piores números na carreira.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.