New York Knicks vs Philadelphia 76ers at Madison Square Garden: New York Knicks small forward Carmelo Anthony #7 reacts during the second quarter. January 22nd, 2014. Credit Anthony J. Causi

Ainda nos primeiros dias de treinamento da nova temporada da NBA, o ala do New York Knicks, Carmelo Anthony, acredita que deverá atuar uma boa parte do tempo como ala-pivô aproveitando a tendência das equipes apostaram em jogadores mais versáteis.

Anthony acredita que em alguns confrontos deve ser utilizado na posição quatro para dificultar as defesas adversárias a marcá-lo, mas que durante o geral da temporada deve flutuar entre ala e ala-pivô.

“Eu tenho certeza que vou jogar na quatro. Especialmente como está sendo montado esse time, eu estou certo que estarei lá. Do jeito que o jogo está sendo praticado atualmente são praticamente a mesma posição. Não importa muito no ponto atual”, explicou.

As palavras de Melo reiteram o que Phil Jackson já tinha afirmado, que o técnico Derek Fisher deve utilizá-lo como ala-pivô, principalmente quando Robin Lopez estiver em quadra.

Vale a pena ressaltar que na temporada passada o Knicks foi melhor com Melo atuando de ala-pivô. A diferença foi de quase 13 pontos dele nessa posição para a sua posição original, se contarmos a produção por 48 minutos, duração de um jogo.

O jogador, que voltou aos treinamentos nessa semana após uma lesão que o tirou de boa parte da temporada passada, explicou a felicidade de voltar aos trabalhos e também comentou sua nova função em quadra.

“Foi tudo bem, passei por todo o treino. Estou excitado para passar pelos exercícios, estar apto para voltar à quadra”

Anthony atuando como ala-pivô deve depender bastante do desempenho do calouro Kristaps Porzingis, mas o jogador não quis estabelecer um objetivo para o Knicks na temporada.

“Para ser honesto, eu realmente não tenho expectativas no momento. É muito cedo para botar objetivos, especialmente quando esse grupo foi unido agora. Nós ainda nem começamos”, afirmou Melo.

  • Renan Ronchi

    O ideal para manter Melo como PF seria ter um bom defensor de pivô. Não sei se Robin Lopez e o Porzingis dão conta do recado.

  • Uma formação baixa no sistema de trângulos, o pivô vai ter que desdobrar na defesa e quero ver quem será o small forward deste time…

  • nandocavs

    qual sera o quinteto titular do knicks?

    • Renan Ronchi

      Calderon – Affalo – Derrick Williams – Melo – Lopez, talvez.

      • Michel Moral

        RoLo tem que jogar. Isso é fato.

        Com Seraphin e Derrick Williams no elenco, tenho medo que o Fisher (com os pitacos do Dr. Phill), acabe não utilizando muito o Porzingis.

        Ao meu ver essa temporada servirá de amadurecimento para o garoto. Afinal, não temos escolhas no próximo draft.

        Esse elenco é, no mínimo, 50% mais forte do que o Knicks tinha na temporada passada (no mínimo). Considerando que a grande maioria dos times do leste não se reforçou tanto, ou apenas mantiveramseus próprios jogadores, dá pra sonhar com uma vaga nos playoffs sim.

      • Lucas

        Acho que o Porzingis deveria ter tempo ilimitado de quadra ,só que como C e o Robin Lopez de PF .Assim teria o melhor desenvolvimento possível.

      • Leonardo Augusto N. Dos Santos

        nossa, Calderon, melo e Lopes ( O Outro)… quem vai marcar neste time? (Affllallo bom marcador, quando quer ou não está lesionado…)

  • Olavo #RipCity #Emerging

    Esse é o futuro da liga. Cada vez mais vão aparecer caras como Melo, Parker, George, que são jogadores que podem desempenhar em bom nível atuando de PF quando na verdade possuem um físico de SF.

    • Michel Moral

      Eu acho que dá pra fazer, mas vai depender do jogo e da circunstância dentro da partida.

      A defesa é um ponto a ser considerado. O Draymond Green joga de PF, em razão do small ball praticado pelo Warriors. Só que o cara é um monstro fisicamente e consegue marcar até mesmo um Center com tranquilidade.

      Melo e Paul George não têm um físico privilegiado, apesar da boa envergadura e altura. No ataque eles se dariam bem, mas na defesa tenho muitas dúvidas. Não consigo vê-los marcando um LaMarcus Aldridge, por exemplo.

      Portanto, eu acho que vai depender da partida. Jogar com Melo na 4 contra o Spurs eu acho furada. Agora, jogar contra equipes como o Rockets, que usa o Terrence Jones, acho que pode dar certo.

      • Olavo #RipCity #Emerging

        Eu também não vejo muito problema nisso. Carmelo já jogou várias vezes nessa posição, então não vai haver muito problema na parte de adaptação, por exemplo, como o George pode sofrer nos primeiros meses. E, diferentemente do PG, Melo tem um físico bem avantajado pro tamanho dele, ele consegue brigar com alguns PF’s tranquilamente.

        É claro que na parte defensiva, dependendo do Matchup, ele pode acabar sofrendo, como contra do Spurs como você citou. Mas mesmo contra alguns times que possuam PF’s com bom jogo de costas pra cesta, da pro Melo continuar jogando na quatro e, na parte defensiva, deslocar o RoLo pra defender esse cara, por exemplo. Mas ai tudo depende do companheiro de garrafão do adversário. Com o Spurs, por exemplo, não dá pra fazer isso pois os dois jogadores de garrafão (LMA e Duncan) são ótimos no Post, o que dificulta.

        • Alisson-Bulls

          Muitas vezes em vários times da liga, os jogadores trocam de posição no garrafão em relação a marcação pela facilidade que alguns tem é outros não, assim tentando esconder o ponto fraco do seu time e explorar o do adversário, na maioria das vezes o PF é mais pontuador que o Center, exceto Rockets, Kings e talvez Memphis, por exemplo em um duelo Bulls x Knicks, o Noah marcaria o Melo e o Gasol marcaria o Lopez, assim como no outro lado.

          • Nilton Junior

            Caralho Alisson!! Quando vc quer vc fala coisas boas!! hahahahahaha
            Zueria man!!
            Bora torcer pro Rose recuperar e pro Noah ser menos Noah!! hahahahahaha

    • Lucas Ramos

      Um Duncan quebraria facilmente eles, sem contar se karl malone jogasse, isso me parece mais uma tendência pq o Warriors venceu do q o futuro, assim quando o Spurs venceu muita gente fala que o futuro era um time que rodasse a bola

      • Olavo #RipCity #Emerging

        Não vai ser necessariamente esses caras que vão marcar sempre os PF’s. Dependendo do Matchup, o C faz esse papel na defesa.

  • paulo

    se o melo jogar de PF, quem vai ser o SF do time?

    • Michel Moral

      Derrick Williams, que coincidentemente joga de PF também

      • paulo

        po, acho que seria melhor deixar o williams de pf, e jogar com o melo de sf mesmo

        • DamonHeat

          Fazer o certo para que? se você é o knicks.

        • Lucas

          Concordo

  • Uncle Drew

    Acho q ele vai jogar de PF só no início da temporada. Assim q o Porzingis se firmar, ele volta para a posição 3 e Porzingis e Lopez ficam na posição 4 e 5 respectivamente. Ñ vejo como possibilidade jogar Melo de PF e Porzingis de Center por mt tempo, a defesa ficaria mt vulnerável. Se fosse para montar um quinteto ideal pro Knicks seria: Jerian Grant-Afflalo-Melo-Porzingis-Lopez com Derrick Williams como Sixth Man. Mas creio q no início da temporada deve ser: Calderon-Afflalo (Galloway) -Early(Afflalo)-Melo-Lopez, com Porzingis vindo do banco como principal reserva.

  • George Raposo

    O Melo nunca defendeu bem, mas vocês não acham que é “mais fácil” pra ele defender alguns PF do que SF por conta da velocidade?

    • RennanLAL

      Ele não precisa defender o PF adversário, vai depender de quem vai ser o SF ou C.

      • George Raposo

        O problema é que não vejo nenhum grande defensor nesse elenco do Knicks. O RoLo é o “menos pior” tirando os jovens, que a gente tem que esperar pra ver.

    • Lucas

      Com certeza SF. A diferença de tamanho é muita ,a velocidade dos PF`s é quase a mesma .Basta ver Anthony Davis/Durant .

  • King Cuban
    • AlysonEGomes #HeatNation

      Vai dizer que a defesa dele nesse lance foi ruim? Me diga um jogador que marca o fadeaway do Nowitzki. pelo amor de Deus né, povo exagera!! Não tem como defender muito melhor do que o Melo fez nesse lance.

    • não achei que ele marcou mal nessa jogada não, pois ele teve cuidado pra não fazer a falta e tentou roubar a bola na boa, considerando a diferença de altura entre ele e o Dirk tbm…

      • King Cuban

        Ele poderá viver situações semelhantes com o Aldridge e outros…

        • Pode sim, mas eu acho que o Fisher vai usá-lo de PF só no ataque, na defesa se o outro ala do Knicks for o Williams por exemplo e contra alas-pivôs como Gasol, Duncan, Nowitzki…talvez coloque até o Seraphin ou algum outro jogador de garrafão pra marcar senão ele pode ter problemas realmente pra marcar jogadores mais altos…

        • Michel Moral

          Esse arremesso do Dirk de fora do garrafão não tem marcação não. Ao não ser que ele dê muita bobeira.

          Pode ver que o arremesso saiu desorganizado. O mérito é total do alemão.

          Pode colocar um pivô de 2,16 que não bloqueia o arremesso, ou então seria facilmente cortado no início da jogada e Dirk faria a bandeja livre.

          Essa é a grande vantagem de Dirk, Executa a jogada pulando para trás. Sem contar que a parábola formada nos arremessos dele é impressionante. A bola quase bate no teto do ginásio rs rs rs.

      • Marcelo Fitzgerald

        na verdade é so ver a envergadura que é brutal o Melo nao conseguiria chegar nem pulando, la ele vai pegar caras muito mais altos e fortes , não rola

    • Rodrigo Santos

      Agora mostra o Melo a atacar os PF’s rsrs. Ele não defendeu tão mal nessa jogada. Teve cuidado para não fazer a falta e pressionou bem o Dirk que deu um baita sorte.

      • Diego

        Muiita sorte

    • Olavo #RipCity #Emerging

      Sem querer puxar o saco do Melo, mas não tinha como ele ter defendido melhor esse lance do que ele fez. O que pode criticar ai foi ele não ter tentado bloquear o arremesso, mas teria um grande risco do Dirk cavar uma falta caso ele tivesse feito isso.

      • Michel Moral

        Melo não teve culpa alguma mesmo.

        Dirk tem 2,13 e uma mecânica de arremesso que dificulta o block. Saltando para trás como ele fez fica quase impossível. A única opção seria se Melo saltasse antes do alemão começar a mecânica de arremesso e, portanto, teria que adivinhar o momento certo. Só que se o fizesse a falta aconteceria inevitavelmente, ou então, Dirk teria o corredor livre para buscar espaço para o arremesso.

        Pode ver que Dirk tenta fazer a finta, mas ele viu que o caminho estava fechado por baixo. A única alternativa que ele tinha era arremessar desequilibrado.

    • Júlio César Giosele Zonta

      Cara, sua comparação não foi a ideal. Melo defendeu bem. A questão é que do outro lado estava dirk com um arremesso quase que impossível de marcar.

    • Vicente Machado

      Ele não tinha o que fazer ne.

  • Nilton Junior

    Moçada ele vai jogar de PF alguns momentos não é que ele vai ser PF!! Vão ter várias formações dele como PF quando estiver só ele e RoLo e dele como SF Quando KP estiver em quadra tbm!!