O Cleveland Cavaliers fechou, provavelmente, a troca mais chocante da reta final da janela de transferências da temporada. De acordo com Kevin O’Connor, do site The Ringer, a equipe de Ohio adquiriu o pivô Andre Drummond junto ao Detroit Pistons. O time do Michigan, em contrapartida, vai receber o pivô John Henson, o armador Brandon Knight e uma futura escolha de segunda rodada de draft.

O pivô de 26 anos estava disponível para negociações desde a offseason passada, mas a sua situação contratual afastava possíveis interessados: ele é dono de uma opção de extensão automática de quase US$29 milhões para a próxima temporada. Também não ajudava o alto retorno exigido pela alta cúpula de Detroit, que queria jovens jogadores e escolhas de primeira rodada de draft para liberá-lo.

Segundo Vincent Ellis, do jornal Detroit Free Press, o “medo” em relação à extensão de Drummond acabou por atingir o próprio Pistons e a decisão de trocá-lo já estava tomada há dias. A equipe, inclusive, aceitou reduzir drasticamente sua pedida para poder sacramentar uma transação ainda nessa quinta. Henson e Knight são donos de contratos expirantes que somam cerca de US$25.5 milhões.

Ainda não se sabe o real nível de interesse do Cavaliers em seu novo pivô a longo prazo, mas uma coisa parece ser certa: ele chega para ser titular nos dois meses de vínculo garantido que ainda possui. Tristan Thompson está descontente em Ohio, pediu para ser negociado nos últimos dias e não se descarta a possibilidade de que ele seja dispensado antes do fim do mês.

A escolha de segunda rodada que o Pistons adquire na negociação será a pior entre as seleções do Cavaliers e do Golden State Warriors no recrutamento de 2023. Enquanto Henson e Knight são partes esporádicas da rotação de John Beilein em Cleveland, Drummond era um titular absoluto com quase 600 jogos disputados em Detroit. O duas vezes all-star acumula médias de 17.8 pontos, 15.8 rebotes, 1.7 tocos e 2.0 roubos de bola na atual campanha.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.