Cavaliers surpreende e contrata treinador da Universidade de Michigan

O Cleveland Cavaliers terá um dos mais respeitados treinadores universitários em seu banco a partir da próxima temporada. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a equipe fechou contrato de cinco anos com John Beilein para ser seu novo técnico na manhã dessa segunda-feira. O profissional comandava o programa da Universidade de Michigan há pouco mais de uma década.

A notícia foi recebida com surpresa nos bastidores da NBA, uma vez que a diretoria de Ohio havia focado sua procura por um sucessor para Larry Drew em assistentes de franquias da liga. O gerente-geral Koby Altman, nesse meio tempo, manteve as conversas com o (agora) ex-treinador de Michigan em sigilo e o interesse mútuo não era sequer cogitado até as últimas horas.

Segundo Wojnarowski, a contratação de Beilein é descrita internamente como um “condutor de cultura” do Cavaliers no atual processo de reconstrução de elenco. O técnico de 66 anos é conhecido na NCAA como um estrategista que prioriza o lado defensivo da quadra e a mentoria de jovens atletas. Ele deverá estar presente na loteria do draft, nessa terça, como membro da franquia.

Não se sabia que, após mais de quatro décadas de carreira, o veterano ainda tinha interesse em trabalhar na NBA. Wojnarowski apurou, porém, que as instabilidades criadas na NCAA pela regra do one and done – jogadores deixando a universidade depois de só um ano para profissionalizar-se – motivou sua inesperada decisão. O treinador já deverá estar presente com o time na loteria do draft, nessa terça.

Beilein chegará à NBA já como o terceiro técnico mais velho em atividade, só atrás de Gregg Popovich (70) e Mike D’Antoni (68). O respeitado técnico possui uma carreira de 44 anos à beira das quadras, atravessando o círculo colegial e as três divisões do basquete universitário. Ele vinha marcando época em Michigan, com quatro títulos da conferência Big Ten e duas finais do Torneio da NCAA na última década.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Dudu Ferrero

    Boa aposta, se nao me engano o Brad Stevens veio desses colleges, pode ser que de certo

    • RAMON DA SILVA RODRIGUES DE SO

      Mas o Stevens veio com menos de 40 anos, já esse tem quase 70

  • dirct

    Será o novo comandante durante o Tank

  • LeBrOSMAN⚔️1 dia pra Loteria

    QUE?! WOW! Eu realmente ñ esperava isto. rs
    Dito isto, Beilein é um dos melhores treinadores da NCAA, q comanda um programa bastante sólido em Michigan e chegou a final da NCAA na temporada passada, e foi uma das favoritas este ano. É um cara muito respeitado!
    EU ñ esperava pq foi dito q o Cavs focava bastante em treinadores mais jovens, e de preferência, assistentes. Mas é uma contratação mt boa, ñ só pq é um dos melhores da NCAA, mas q tbem é um cara q desenvolve mt bem seus jogadores. Michigan ñ tem um recrutamento mt forte, mas dá resultados, o q é sinal de q o treinador é mt bom.
    Difícil tbem, ñ imaginar uma conexão com o Dan Gilbert nisto, rs. Mas eu já vi nesse momento, q o assistente do Koby Altman tbem tem forte relações com o o Beilein.

  • Essa foi uma surpresa muito positiva. O Cavs mandou bem demais nessa, um dos melhores e mais estáveis treinadores da NCAA.

  • Thunder Nation

    Pra um time em reconstrução como o Cavs foi uma ótima escolha.

  • LeBrOSMAN⚔️1 dia pra Loteria

    Isso se chama desenvolver jogadores. Todos estes, ñ estavam sequer no Top 100 de melhores jogadores saindo do High School.
    https://twitter.com/Ross_homan1/status/1098389713357074434

  • LeBrOSMAN⚔️1 dia pra Loteria
  • Jurandir Pedrosa

    Até então não temos o até então dele na NBA, então, esperar pra ver….

  • Gustavo

    Eita, n conheço muito bem o trabalho dele então n da pra falar muita coisa. Pessoal ta elogiando a contratação então pra mim esta ok. Boa sorte ao novo Coach do Cavs e que ele possa desenvolver nossos jovens com excelência.

  • Paulo Assis

    Excelente, é isso. Tem que sair da caixinha para melhorar. Ótimo exemplo para o kings.

  • Ênio Samir

    Bom, não conheço muito bem o trabalho dele. Mas pelo que já li sobre ele, ele é muito elogiado. Um treinador que sabe desenvolver jovens, que arma bons e versáteis ataques mas que, preferencialmente, começa o seu esquema por uma defesa forte. Vamos torcer pra que de certo e que ele possa extrair o melhor dos jovens jogadores do Cavs. Eu preferia o Jordi Fernandez mas pelo que eu já pude ver, é uma escolha fora da caixinha, pode ser uma sacada muito boa do Altman.

  • Albert Santos

    É mt bom ver a franquia que vc torce se reconstruindo da forma correta !

  • Franchise 🏀 !! – ThiaGO

    Surpreendente. Que atitudes no mínimo maduras continuem nessa franquia.

  • Alex Alves

    Acredito que de certo o projeto, mas é aquela coisa precisa de calma (se ele tiver espaço pode criar uma nova mentalidade na franquia).

  • Diego Costa

    Não dará certo.

    • RodrigoBrBa

      Novo billy donovan? hahaha

      • Diego Costa

        Sim. Eu iria falar isso kkkk

  • Gustavo

    Uma boa aposta do Cavs, precisa desenvolver jovens jogadores e pegou um cara que sabe fazer isso como poucos. Se vai dar certo ou não, só o tempo vai dizer, mas a princípio gosto do conceito por trás da escolha, passa a impressão que de fato existe um projeto.

  • Rogério Rodrigues

    Que o Beilein é ótimo pra desenvolver jovens jogadores ninguem duvida.
    O x da questão é a idade e a falta de experiencia no basquete profissional dele, pois trabalhou apenas no basquete universitario.

  • Pablo Leite

    Como já é um treinador idoso, talvez não ligue se vai ser demitido em uma ou duas temporadas pelos Cavs, na pior das hipóteses, e estaria realizando um sonho. Só assim para explicar o porquê de ter saído dos Wolverines para se arriscar tanto em Ohio.

    • LeBrOSMAN⚔️É HOJE! ⚪⚪🤞

      Ele já demonstrou querer treinar uma equipe de NBA, recentemente, e estava descontente com os rumos do College Basketball,o crescente numero de one and done, e as saídas precoces dos jogadores. Só para a próxima temporada ele já havia perdido 3 jogadores titulares, q saíram antes de completar os 4 anos. E ele nunca foi um cara forte nos recrutamentos, ele realmente desenvolve os jogadores.
      Dizem q além disto, a familiaridade q ele tem com um homem forte do staff do Koby Altman, a flexibilidade q a equipe terá após esta próxima temporada, uma provável escolha alta de Draft neste ano (já tendo uma base com Sexton e Love), tendo um contrato de 5 anos para implementar seu sistema, ajudaram bastante.
      E se ele for demitido antes do tempo, ele ainda terá muito mercado na NCAA, pq seu currículo é excelente, traz resultados sem ter sequer um All American na equipe e fazia isso em uma das conferências mais fortes da NCAA, a BIG10. Desde 2013, ninguém venceu mais jogos de pós temporada (March Madness + Final Tour + Final) do q ele.

  • Bill Volk

    Poderá ser uma boa para o Cavs, sinceramente acompanho mto pouco o college para julgar se ele seia o melhor nome (acompanhei até recentemente uns jogos do college, mais basket msm meu negócio é NBA desde criança),para o Cavs faz sentido trazer 1 técnico que está acostumado a lidar com jogadores jovens, pensar no futuro, o Cavs terá pick alta, se der sorte de ser a 1, vem Zion, se for a 2 vem Barret, se for a 3 poiderão descer e ganhar alguma pick extra de 1 round para o ano q vem, já se alguém irá querer ir atrás do Morant e o Cavs não precisa dele, se o Cavs trocar Thompson e Love, poderá acumular picks e se reestruturar bem rápido, com 1 técnico acostumado a lidar com jogadores jovens.

  • Eduardo Rebelatto

    Se evoluir o sexton e nossa futura pick, mais Osman e zizic terá cumprido seu papel. Espero tbm que possamos ter uma defesa organizada novamente, depois de muito tempo. Tenho minhas restrições por já ser bem velho, mas o mercado não oferecia nenhuma grande novidade assim. Além do que, é uma franquia que não terá grande pressão no primeiro ano de trabalho. Acho que pode ser bom para ambas as partes

  • Claudio R.

    Pq raios ninguém ao menos entrevista o coach k ?…

    • Zorg

      Pq coach K (está desde 1980 em Duke), ganha uma caminhão de dinheiro e já deixou claro não sei quantas vez que não tem interesse na NBA.

      • Diego Costa

        Tem medo de sair da zona de conforto. Simples. Medo de perder a imagem

        • Zorg

          Desculpe, mas acho que não é esse o motivo. Treinador de college é um professor é quem vai ensinar, formar um jogador e consequentemente um time. Se será campeão é outra coisa, muitos fatores passam por ai. Na NBA não tem isso, muito é administrar egos e assessores. Tem pessoas que não gostam, não querem isso como dia-a-dia. Tem um documentário na ESpn que o Calipari (quando aceitou treinar o Nets) fala para seus jogadores se empenharem, jogarem em quadra para pegar as bolas perdidas desde o começo. Acho que é o Sam Cassel, falando que ele não ia se jogar em quadra no primeiro quarto. Isso no college não existe. São essas diferenças que muitas vezes não atraem, pq grana não há muita diferença não.

  • Zorg

    Ótima escolha. Cavs fazendo um trabalho buscando valorizar os jovens talentos

  • Tulio Machado

    Já vejo o Cavs selecionando o Ignas Brazdeikis na segunda escolha se primeira rodada…

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Cavs tem ainda uma uma escolha de primeirona tirando a sua super pick de primeira

      • Tulio Machado

        To falando dessa mesmo, a super pick fica impossivel não escolher um prospecto super hypado como RJ ou Zion

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Com um time cheio de jovens que ainda tera a chegada de Zion ou Barrett no draft e ainda outra escolha de primeira que podera ser um steal, pois para mim neste draft tirando Zion, Barrett e Morant,todos estão no mesmo nivel no draft da pimeira rodada, e teremos um dos 3 e outro de primeirona, que irão se juntar a Sexton, Osman, Lance e o maluco do Clarkson, tendo Love que é um cara tranquilo e de grupo como FP, ou seja um grupo muito jovem com um FP tranquilão de grupo, tudo que este Coach precisa…Cavs ainda pode contratar um bom jogador experiente para ala nesta ofss, quem sabe o Ariza e tentar negociar o T.T que passa a ser expirante para proxima temporada…vamos vir fortes brigar entre 6 e 8 vaga nos offs e surpreender na próxima temporada.

  • Dan #Chicago trust the process

    Cavs pós-lebron se acertando.

  • felipe fernando Oliveira

    Cavs ajudando Thunder. Billy DoNovan principal nome pra ir pro lugar de Beilein.

  • TRUETHIAGO

    Bacana, ele já vinha sendo cortejado há algum tempo por franquias da NBA, era um dos nomes preferidos em Detroit, por exemplo, depois da saída do Van Gundy.

    Faz bastante sentido, considerando que os Cavs passam por um momento de reconstrução e desenvolvimento de jovens. Se tiverem paciência, podem colher bons frutos no médio ou longo prazo. Claro, não necessariamente um bom head coach de College vai conseguir replicar os seus métodos na NBA, é uma outra realidade, porém vale a aposta, nesse atual contexto. Tentar algo novo, sair da mesmice.