O pivô Jonas Valanciunas poderia ser hoje jogador do o Cleveland Cavaliers. De acordo com Zach Lowe, da ESPN, a franquia de Ohio só não o escolheu no draft de 2011 porque não sabia quando o jogador ficaria disponível para atuar na NBA. Caso o lituano tivesse determinado um prazo para deixar o basquete europeu, muito provavelmente teria sido o escolhido.

Assim, Valanciunas foi preterido e o também pivô Tristan Thompson acabou sendo selecionado na quarta escolha da primeira rodada. O Cavs detinha ainda a primeira escolha geral daquele ano e acabou selecionando o armador Kyrie Irving.

Ainda de acordo com Lowe, o Cavs também considerou escolher o pivô turco Enes Kanter, que acabou indo antes para o Utah Jazz, na terceira escolha, e hoje defende o Oklahoma City Thunder.

No final das contas, Jonas Valanciunas foi para o Canadá defender a equipe do Toronto Raptors, único time que defendeu até hoje na NBA. O lituano possui médias de 11,5 pontos, 8,5 rebotes e 1,1 tocos por partida, ao longo de cinco temporadas na NBA.

  • Claudio R.

    O time seria pior com valqnciunas

  • Um belo time, Irving, Valanciunas, Waiters, Bennett e Wiggins. Sorte do Cavaliers que o LeBron nasceu em Ohio, caso contrário hoje estariam chorando a saída do Irving, e já temendo a saída do Wiggins em 2018.

    • Jefferson Pires

      Time com 3 picks 1 e 2 picks 4

    • Vitor Martins

      Mas se tivessem feito escolhas mais óbvias (de acordo os mocks da época) teriam um time com Irving, Wiggins, Harrison Barnes, Nerlens Noel e Valanciunas. Nada que levasse ao título, mas bem treinado poderia ser um time de Playoff. Claro, bem melhor ter o LeBron hahahaha

  • TRUETHIAGO

    Pois é, todos os principais mocks da época colocavam ele nessa pick #4 dos Cavs. Mas tinha essa questão do prazo e, embora já chamasse atenção pelo desempenho nos torneios de base sub-16 e 18 da Europa, fosse um prospecto consolidado e tal, o grande “breakthrough” veio justamente duas semanas depois daquele Draft, no Mundial sub-19, onde ele destruiu: 23 PPG / 12 RBT / 3 BLKS, MVP do torneio e campeão comandando a Lituânia.

    Foi absurdo o que ele jogou nesse campeonato, sobretudo a partir das quartas de final.

    QF VS POLONIA > 26pts/24rbt

    SF VS RUSSIA > 21pts/13rbt

    F VS SERBIA > 36pts/8rbts

    https://www.youtube.com/watch?v=6ZCMf7jm1ig

  • Vitor Soares Pereira

    Na época foi uma surpresa gigantesca o Valanciunas caindo até a quinta escolha. Irving e Willians eram unanimidades nas duas primeiras escolhas, na terceira a dúvida era Knight ou Valanciunas, Kanter acabou selecionado após o GM do Jazz se espantar com seu arsenal ofensivo. A seleção do Thompson na quarta escolha surpreendeu mta gente, já que ele era cotado pra ser uma escolha de meio de primeiro round, o mundo inteiro, menos os Cavs, achava que a seleção de Valanciunas naquela altura era óbvia. Bom pros Raptors, que com a disponibilidade do Valanciunas, se livraram de selecionar o Knight ou o Vasely.

    • Vitor Martins

      A verdade é que o Cavs só fez besteira depois que perdeu o LeBron. Fez tudo errado, selecionou errado. E teve escolhas altas sempre (3 pick #1). Só acertou com Irving, mas teve muita sorte. Mesmo tendo sido um absurdo precisando na época de jogador de garrafão e deixar o Valanciunas passar pra escolher o Thompson, deram sorte mesmo assim. Claro que o lituano é mais jogador (apesar dos seus defeitos e evolução tímida ao longo dos anos), mas nesse time do Cavs um pivô que faça o trabalho sujo é muito mais útil que um cara mais técnico, ele não teria a bola nas mãos mesmo com LeBron e Irving. Fizeram errado e deu certo. As vezes tu faz tudo certo e dá errado. É bem difícil ganhar na NBA.

      • O OKC também no final da década passada. A franquia queria o Oden em 2007 mas se contentou com o Durant, em 2008 tentaram trocar sua escolha por uma mais alta para selecionar o Michael Beasley, mas o Heat não aceitou a troca, e eles ficaram com o Westbrook. Em 2009 o objetivo era o Hasheem Thabeet, tentaram trocar sua escolha por uma mais alta, mas de novo não deu certo, cogitaram selecionar o o Ricky Rubio, no fim foram de Harden. OKC sempre selecionou com base em seu plano B, nesses 3 drafts não conseguiram quem eles queriam, e deu certo.

        • Vitor Martins

          Sim! Muito louco isso! E mesmo quando vc acerta nada é garantia. Aquele Portland do do Brandon Roy era bem promissor e ruiu. Por isso que ficou com um pé atrás dessas projeções que apontam os Wolves e os Sixers como campeões no futuro.

          • Wolves é até uma projeção mais segura. Já o Sixers é complicado porque seu futuro depende de dois jovens atletas que já perderam temporadas inteiras por lesões, se assemelha ao Portland do Brandon Roy. Acredito que o Embiid possa ser o pivô mais dominante da liga e guiar uma franquia ao título, a duvida é se ele estará saudável para fazer isso.

      • Anderson Tomás

        Exatamente isso Vinicius. Escolheram errado e deu certo. Pra este time de hoje um “lixeiro” (no bom sentido antes que comece o mimimi) que faz o trabalho sujo como TT é fundamental e TT faz muito bem.

        Mas o Cavs fez de tudo pra errar…

  • Albert Medeiros

    Ainda bem que temos o TT….

  • Marcelo Desoxi

    Valanciunas >>>>>> TT

    • Eduardo Rebelatto

      Só se for r em técnica, pq no resto perde feio

      • vinícius martins

        Principalmente no fisico como diria o ninja huuuuuuuuuuuuum o negão é um animal

  • Real LAL !

    Se livrou dessa peneira ai ein Cavs. haha
    e do outro soft também kkkkkk

    • Paulo Victor

      Rafael como está?

  • Danilo

    Cavs se deu muito bem nessa, apesar de achar o Valanciunas melhor tecnicamente q o TT pra enfrentar esse time do Warriors com as trocas de marcação o Thompson é o pivô perfeito, sorte de Cleveland q surpreendeu todo mundo e selecionou o TT com essa quarta escolha.

  • Diego Elias

    Eu não concordo com que muitos disseram aí sobre ter se dado melhor com TT do que daria com Valanciunas. Na minha opinião o Valanciunas é bem melhor do que o TT e acho que se ele tivesse sido draftado pelo Cavs ele se adaptaria ao jogo e faria mais bem feito e com mais recursos do que TT. Mas tudo é probabilidade e se Isso tivesse acontecido talvez o Cavs não teria a pick do Wiggins então não teria o Love dai tudo poderia ser diferente.

    • vinícius martins

      o Cavs Precisa De Defensores Protetores De Aro

      • Diego Elias

        O Valanciunas também protege, lógico que bem menos mas a vantagem ofensiva faz com que ele seja melhor.