“Celtics não pode estar confortável com quinta posição do Leste”, alerta Kyrie Irving

Previsões e realidade permanecem distantes quando se comenta a temporada do Boston Celtics. Considerado favorito ao título do Leste, o time chega à metade da campanha com menos de 60% de aproveitamento e apenas na quinta posição da conferência. Kyrie Irving sabe que a NBA decide-se só nos playoffs, mas crê ser necessário – pelo bem da equipe, em longo prazo – que resultados positivos também sejam cobrados imediatamente.

“Não tínhamos nada a perder no ano passado. Não havia expectativas. Agora, tudo isso é real. Estamos buscando o troféu, as coisas não são fáceis. O que precisamos fazer para chegar a uma final da NBA? Quando planejo o futuro, eu sou obrigado a pensar em como alcançar minhas metas com atos no presente. A nossa prioridade, hoje, deveria ser jogar por uma ótima posição nos playoffs. Nós não podemos estar confortáveis na quinta colocação”, alertou o astro, em entrevista à rede NBC.

O Celtics vive uma sequência de três derrotas seguidas para adversários que estão abaixo dele na tabela do Leste. A inesperada série de resultados ruins, vinda depois de quatro vitórias consecutivas, fez com que o time de Massachussets ficasse a 2.5 jogos do atual quarto colocado da conferência, o Philadelphia 76ers, e largos sete jogos atrás do Toronto Raptors, que, no momento, lidera a classificação e tem a melhor campanha da NBA.

“Nós não podemos ficar culpando uns aos outros. Não é momento para isso. Temos que seguir dispostos a ajudar-se mutuamente. Só vamos nos isolar cada vez mais, se não tivermos uma postura mais agregadora. Não é hora de ficarmos apontando dedos, mas de continuarmos buscando o basquete que podemos apresentar. Esse tipo de conduta tem que partir de dentro do elenco para o resto da organização”, afirmou o jovem Jaylen Brown.

A situação do Celtics, por mais incrível que possa parecer, ainda poderia estar pior. As 25 vitórias em 43 jogos são uma melhora em relação às primeiras 20 partidas da campanha, quando os comandados de Brad Stevens só tinham 10 triunfos. As oscilações são naturais em uma competição longa, mas o ala Marcus Morris não esconde a preocupação. “É duro sair de quatro vitórias para três derrotas seguidas. Estaria mentindo se dissesse que sei qual é a nossa identidade”, admitiu.

A equipe de Boston tem uma condição favorável para mostrar reação até o Jogo das Estrelas, disputando 11 dos próximos 15 jogos como mandante. Além disso, onze dessas partidas também serão contra oponentes que, atualmente, possuem recordes inferiores ao Celtics. Irving, no entanto, reconhece que o problema atual do time não está no local onde joga ou nos rivais que enfrenta.

“Eu não estou confortável com nossa situação. E, por isso, já venho repensando a forma como tento abordar cada dia de trabalho. A frustração das derrotas ainda está dentro de mim, pois cada um dos adversários mereceu vencer e lutou pela bola mais do que nós. No fim das contas, podemos ser melhores em coisas que podemos controlamos dentro de quadra”, desabafou o craque.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Limitado Arrascaeta

    É a decepção da temporada até aqui,até com folga.Até o Jazz,que vinha decepcionando, tem dado indícios de recuperação.
    Celtics parece que não.

    • Guilherme Petros

      pra minha expectativa pessoal, o Jazz ainda segue como maior decepção. Mas to achando q até o ASG eu mudo de ideia, viu… rs

  • Guilherme Petros

    ou seja, sentiu a pressão, né?

  • Nicolas Dias

    É a maior decepção do leste, e forte candidato a decepção da temporada, acho que todos esperavam esse time brigando pela ponta da tabela.

    • Paulo Henrique

      Ainda coloco o Wizards na frente q colocado como contender

      • Vitor Martins

        Eu não coloco. Hype no Wizards era absolutamente desproporcional, os caras contrataram Howard e Green e galera colocou como favorito. Coisa absurda, dois jogadores que só fazem números, mas que despencaram todas as franquias que foram. Desde o princípio havia um asterisco gigantesco neles

        • Paulo Henrique

          Mesmo assim, no mínimo playoffs era certeza e olha onde eles estão. E a lesão do Wall não influenciou nada pq com ele tava ainda pior

        • Nicolas Dias

          Eu também não, esperava o Wizards indo aos playoffs mas não brigando por mando de quadra, já as expectativas no Celtics eram muito maiores.

      • Igor Neves

        Hype no Wizards? Com Howard, Green e Wall + Beal quebrando o vestiário? Como ter mais hype do que Hayward + Irving + Brown é Tatum?

        • Paulo Henrique

          Da uma pesquisada nas previsões da temporada e onde colocavam o Wizards, o Celtics por pior q esteja ainda é um time capaz de se acertar e ficar entre os 3 primeiros

          • Igor Neves

            Pelo que vi aqui nos coments da galera não era esperado mt coisa. E os especialistas não falam por ninguém além deles mesmos, eu esperava Play-Offs pra eles, nada mais que isso. Colocar essa bomba chamada Wizards em algo fora um sexto/sétimo lugar já é muito. Celtics era esperado ser o grande rival dos Warriors, mal estão sendo dos times do Leste…

  • Rdrigo Cruz

    Verdade, precisam melhorar , e muito…

  • Bruno Da Silva Francisco

    Será que ainge abandona o conservadorismo pragmatico e vai para trocas?? Pode ser um tiro no pé ou ser o necessário para arrancada para os playoffs…

  • FP de Cleveland ㋡ Thiagº

    Não foi só isso que o Irving disse, ele criticou os mais novos do time também

    • Doug

      Acho que ele precisa se autocriticar melhor tb…

  • FP de Cleveland ㋡ Thiagº

    Só ver pela declaração do Brown, foi depois da declaração do Irving.

  • Renato

    Vamos listar o motivo para esse mau desempenho do Celtics:
    1 – Vaidade – Alguns jovens valores foram alçados como estrela e estao com dificuldade de aceitar seu novo papel como carregador de piano ( Brown e Rozier)
    2 – Hayward – Seu desempenho esta muito abaixo do que se espera para um contrato maximo, mas ainda assim esta tendo muitos minutos na rotaçao.
    3 – Horford – Nitidamente nao esta 100%, acredito que se o Baynes nao estivesse lesionado, ele nao estaria jogando.
    4 – Mudança de esquema – Ano passado o Horford jogava na 4 e o Baynes na 5, isso dava uma força defensiva enorme para equipe, esse ano Morris vem na 4 e Horford na 5, e fica nitido que o Horford nao tem capacidade fisica para aguentar essa funçao de center principal em todos os jogos.
    5 – Brad Stevens – Tem passado demais a mao na cabeça de alguns jogadores que estao muito mal, inclusive dando uma certa proteçao ao fraco desempenho do Hayward. Fora isso tem montado umas rotaçoes no minimo questionaveis, por exemplo deixando a segunda unidade sem Tatum ou Irving em quadra que sao os scores mais confiaveis.
    6 – Ainge – Esta em um dilema entre fazer trades ou guardar ativos no sonho pelo Davis, nessa demora tem que tomar cuidado para nao deixar a temporada desandar e perder o Irving na FA

    • Doug

      Faltou colocar o próprio Irving nessa lista aí…apesar de eu curtir muito o jogo dele, ele não tem tido a atitude que deveria como FP de Boston…joga bem em um jogo e em 10 fica omisso…de fato, isso não se encaixa com o perfil aguerrido de Boston…e veja, se ele tem 22 ptos de média isso não resolve nada…já fazia isso em CLE…era p estar jogando com a fome de vencer do Harden, pq ele tem muito mais time e, se assim fizesse, teria por volta de 27/30 pts de média e contagiaria a equipe…sabemos que ele não tem espírito de liderança, mas, apesar disso, poderia ter uma atitude de se envolver mais no jogo costumeiramente, de se entregar mais e não em apenas um outro…até parece que apenas quer fazer os seus pontinhos e boas…eu não sinto essa gana vindo dele, infelizmente…

      • Gabriel De Oliveira Meira

        Concordo. No caso há dois erros , os Celtics quererem que ele seja o que ele não é , tipo Lakers querendo que o Zonzo fosse líder e , o Irving querer ser o que não é, o cara que carrega a franquia. Sempre soube que ele sentia isto por pegar por osmose do LeBron, tipo vc estar do lado do rei e se achar rei também, agora seria a hora dele cair na real, mas prefere botar a culpa nos outros … Tipo “eu sou o cara sim a equipe que está me atrapalhando de ser”…

  • LeBeautiful

    Irving não encaixa na cultura Celta, é craque mas não tem nada a ver com a franquia e a filosofia de jogo, ele no Knicks sempre fez + sentido, lá ele teria muito + liberdade e respaldo pra incorporar o tio drew como nos tempos de Cavs. A troca Irving e Thomas pode ter sido um dos maiores FAILS recentes… Dito isso, acho que Bucks e principalmente Craptors são as duas únicas equipes com reais chances de tira-los. 76 é filho eterno, e Pacers n teria culhões

    • Doug

      Concordo com a questão do Irving não se encaixar nos verdes. Já a troca eu não julgo da mesma maneira, sobretudo, porque acredito que os Celtas tinham uma boa noção da lesão do IT e que ele provavelmente não repetiria o sucesso daquela temporada…e acredito que qq time naquela mesma situação faria a troca…

    • Gabriel De Oliveira Meira

      Verdade, não combina com a cultura! Bem colocado .

  • Celso Cachali Jr

    Irving nunca sera um lider. 4 anos ao lado de Lebron e não aprendeu nada.
    Lebron nunca queimou seus companheiros na midia, Irving fez exatamente a mesma coisa que o Butler e o Wade fizeram em Chicago tirando de si a culpa e jogando para cima dos mais jovens.
    E brown mesmo nao sendo o nosso melhor jogador respondeu com a maturidade e como um lider deve dizer. Ficando feio para o Irving.
    Irving é indicutivelmente ums dos maiores de jogadores da nba em quesito Habilidade, porem o que ele esta fazendo hoje é muito pouco e até o Thominhas entregava muito mais que o proprio Irving, foi mais lider que Irving quando comandava.

    Stevens: Rotações ridiculas e este pensamento de dar tempo para todo mundo jogar é ridiculo ele deixa um mesmo time em quadra por mais de 7 minutos mesmo tomando Run de 15-0

    Hayward: Vai demorar para encaixar se é que vai encaixar é um jogador a menos.

    Horfor: É uma mula, esta em completo declinio em sua carreira.

    Hoje nao pensaria duas vezes de envolver estes tres por um davis ou Griffin

    • Vinícius Maia

      Para você afirmar que lebron nunca criticou seus companheiros publicamente, deve ser a primeira vez que você acompanha uma temporada da nba.

      • Zazi10

        Nunca criticou é demais, mas dps de Miami ele realmente se tornou um líder pacificador em público, o que é correto. O pau de pode quebrar no vestiário, mas em público, nunca.

        • Vinícius Maia

          Na segunda passagem pelo Cavs ele chegou a fazer críticas públicas sim, inclusive no inicio reclamou de algo que Kyrie Irving reclamou agora: a postura passiva dos jovens.

          LeBron é o melhor da atualidade, o maior da história do Cavs e, como você disse, um baita líder, mas as vezes ele também vacila.

          • Zazi10

            Claro que vacila, o cara não é perfeito. Eu acompanhei a volta dele a Cleveland mas parece que perdi essa.
            Mas o cara ainda é um dos melhores jogadores líderes que existem na NBA, a postura que ele teve na última temporada com o Cavs foi primorosa.

          • Vinícius Maia

            Sim, eu concordo contigo

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Cara, real é o seguinte. Irving joga muito, mas tem alguma treta na cabeça. Ele pode até ser um FP no futuro, mas ainda não consegue ser, não tem postura para isto… Problema é ele aceitar ser secundário novamente, Davis é um lider, será que Irving vai aceitar ele como padrasto? Pois o papai ele já tem…

  • Alex Alves

    Tem que afastar o Hayward e fazer um reforço físico e técnico com ele de 1 mês pelo menos para voltar bem fisicamente.

    • Diego Costa

      Com certeza já fizeram isso… os caras são profissionais, tem a melhor estrutura e os melhores profissionais em volta. Hayward nunca foi um primor físico, agora então piorou mais ainda.

      Infelizmente, já começo a pensar que a lesão pode ter marcado o fim em alto nível dele. E ai o celtics terá um problema enorme pra resolver.

      • Zazi10

        Hayward na melhor das hipóteses pode ser como o PG que passou um tempo apagado após a lesão e dps voltou.
        Talvez o cara precise de tempo, mas não tem como ficar dando tempo e competir pelo título ao mesmo tempo.

    • Marcelo Desoxi

      Hayward nunca foi um jogador ativo em quadra. Ativo no sentido de buscar jogo, mesmo no fraco esquadrão ofensivo de Utah, e inclusive cobrava-se dele ser mais fominha. Agora no Celtics, onde você tem um jogo coletivo maior, mais opções ofensivas – inclusive mais requisitadas que ele, a tendência é ficar cada vez mais recluso no seu canto. Se você fizer uma análise rasa dos números, desde que virou FP de Utah – meio de sua terceira temporada, ele tem em média 14 tentativas por jogo, no ano que mais chutou na vida ele tentava 15 vezes. E isso em uma equipe que a segunda alternativa de ataque era Rodney Hood, Joe Ingles & companhia. Algo totalmente abaixo do que o Celtics tem disponível.

      Soma-se isso o fato dele estar voltando de uma lesão terrível.

      • Rogério Rodrigues

        Concordo com vc e isso pra mim e culpa da mentalidade coletiva ate demais do Stevens nos arremessos e na rotação do time.
        Nao da pro hayward chutas 4 bolas só como no jogo de ontem.
        Horford tem que ser mais requisitado tbm, sao 2 jogadores q juntos recebem 60M, os caras tem q chamar o jogo pra si.
        A rotação tem q limitar a quantidade de jogadores, alem disso stevens segue um plano de minutos que nao respeita quem esta bem ou mal no jogo. Ele segue sua tabela a risca… o time precisa fazer ajustes que assim creio que ainda pode subir na tabela e voltar a ser um dos favoritos no leste

    • Brockbell

      Acho que físico e técnico ele já tem, pode ser melhorado claro, mas o X da questão é quesito psicológico já.

  • Tiago

    Não tenho assistido aos jogos recentemente, mas realmente tá complicado. Parece que o Rozier já era, quer ser o herói toda hora. Pelo menos temos o ponto positivo do Smart, que nessa temporada tá se transformando num chutador razoável da linha de 3.

  • Marcelo Desoxi

    Ser rosto de uma franquia, de fato, não é para qualquer um. Independente de quão bom tecnicamente o jogador é.

  • Diego Costa

    Kyrie simplesmente não se encaixa no estilo celta. Ele sempre joga bem, mas dificilmente consegue ser espetacular como nos tempos de Cleveland. O jogo coletivo acaba minando ele.

    Ainge tem que ser agressivo, AD acho difícil. Mas griffin/Beal/Drummond tem que estar no radar celta. Horford é um dos jogadores mais overrateds dessa liga, um Center que não pega rebote não merece ser levado a sério. Fora esse contrato de FP que ele recebe.

    • Celso Cachali Jr

      O que me anima é que este contrato é so ate a proxima temporada…. e ano que vem pode ser mais facil ainda envolver ele em uma trade por ser expirante

    • Zazi10

      Horford é bom, mas se jogar na 4, na 5 ele nunca vai render por não ser bom reboteiro.

  • Celso Cachali Jr

    Eu deixava o Hayward fora da rotação.
    Como pode o cara faz dois jogos de 30 pontos e depois nao acertar mais nada… totalmente fora de sintonia.

    Ou se nao Ainge troca uma ideia com ele, para onde ele quer ir e fazer um negocio por ele. é um jogador a menos mesmo, que venha qualquer um com salario menor.

    • Vinícius Maia

      Como se trocar Hayward com esse rendimento e salário fosse a tarefa mais fácil do mundo.

  • DNT – KnickTankMode

    O Brad Stevens parece não ter implantado uma hierarquia na equipe, ou seja, o time não possui referências, dá impressão de cada um por sí, nem mesmo um líder parece possuir.

    O Celtics ficou em uma situação estranha, não se sabe o que esperar dessa equipe, peças muito importantes não estão redendo o esperado, como Brown, Rozier, Horford, Hayward e seu salário astronômico.

    Irving é uma incógnita para o Celtics, pois dá demonstrações que está insatisfeito, não sei até onde ele está disposto a renovar.

    • Celso Cachali Jr

      A o Irving ja estou começando a achar que o melhor para ele e ate para nos seja bem longe de Boston

      • Finn

        Vai confiando que o melhor pro Celtics é ele longe, ou que o maior problema é ele… Se ele se lesiona hoje esse time vai é afundar de vez

        • Paulo Henrique

          Igual temporada passada?

          • Finn

            Definitivamente os jogadores não estão com o mesmo desempenho, bem longe disso

          • Finn

            Inclusive o time foi MUITO bem até o Irving lesionar na temporada passada, no início da temporada foram 17 vitórias seguidas

      • DNT – KnickTankMode

        Ele é muito bom, não é um jogador para se descartar, penso que Stevens está tendo dificuldades para achar o melhor estilo de jogo para ele.

      • MVPayne

        Aceita o DeRozan pelo Irving?

        • Celso Cachali Jr

          DeRozan? Jamais…. Talvez um Aldrige ja é mais negocio.

        • god

          o Irving não se encaixaria no esquema do Popovich.

  • Marcos Gordinho

    Se a tradução está correta Irving sabe o que fazer quando coloca “- Quando penso no futuro, eu sou obrigado a pensar em como alcançar as MINHAS METAS com atos no presente”. Individulista KI estaria feliz se seus números o fizer ser candidato a MVP, independente do destino final dos celtas nos offs, para tanto em seu discurso TODOS devem fazer mais. E é esse o garoto que por hora ainda é lembrado como um eternamente carregado pelo pai para chegar em algum lugar. Brad deixa de ter uma equipe de alunos obedientes por serem novatos ou precisarem se encaixar e trata com estrelas em queda e ascensão. De repente o jogo coletivo universitário não é mais a melhor opção para os jogadores que querem valorizar seus passes. Hora de realmente sabermos quão bom é Brad Stevens, quão líder é Irving e quão inteligente é o Ainge para lidar com toda essa nova situação.

  • MDias

    Irving está pagando pela arrogância e falta de cérebro ao virar as costas para James.. Não tem perfil algum de líder, não adianta. Ou a pessoa tem ou não tem.
    Ainda sim, espero algo grande na carreira desse garoto.

  • Daniel

    Problema dos celtics pra mim é liderança, naturalmente parece que smart é mais vocal mas como lhe falta talento e bagagem ele não tem respaldo no elenco, seria a hora pra stevens botar o irving nessa função e ver ele se tornar um líder mesmo até forçando mais jogadas e com domínio na quadra, acho que muito tempo jogando com lbj o fez dar um passo para trás nesse quesito.

  • Lourival Santos de Sena Louro

    O Kyrie Irving é nitidamente um cara com distúrbios mentais, não tão graves, mas suficiente para achar que é tão grande como o Lebron, ou para ser capaz de afirmar que a terra é plana. É a vida dando uma lição para a arrogância dele e a forma como virou as costas para a franquia que o projetou. Espero que o Celtics continue na fila por mais 10 anos, Papai Lebrão garantiu isso por um bom tempo e agora passou o bastão para K. Lenon.

    • Rapha Celtic

      K. Lenon é irmão do John Lennon?

      • Lourival Santos de Sena Louro

        É irmão da sua mãe.

  • Eduardo Vinicius

    Pra mim o Celtics tem apenas 1 problema; o garrafão é uma mãe…

  • god

    Kyrie Irving é um grande jogador, porem, muito individualista e egoísta. Libera pros Knicks, e investe no Leonard ou no Durant, esses caras sim são grandes estrelas e sabem compor elenco.