Celtics oficializa contratação de Kemba Walker, Hornets recebe Terry Rozier em troca

Agora é oficial: Kemba Walker é o novo reforço do Boston Celtics e o substituto do astro no Charlotte Hornets será Terry Rozier. As duas franquias oficializaram as contratações por meio de uma negociação de sign-and-trade, anunciada na noite desse sábado. Além dos jogadores, cada um dos times receberá uma futura escolha de segunda rodada de draft no negócio.

Walker acertou-se com os dirigentes de Boston já nos primeiros minutos de agência livre e, agora, assina vínculo de US$141 milhões por quatro temporadas. A decisão encerra uma marcante passagem de oito anos do armador pelo Hornets, onde virou ídolo e maior pontuador da história da franquia. Los Angeles Lakers e Dallas Mavericks eram alguns dos outros interessados em seus serviços.

“Kemba destacou-se nessa liga por muitos anos, consistentemente figurando entre os jogadores de elite que temos aqui. Sua evolução técnica e consistência vão ser um encaixe natural com o que estamos tentando atingir internamente”, exaltou o presidente de operações de Boston, Danny Ainge, por meio de nota oficial. O reforço entra na vaga de Kyrie Irving, que foi para o Brooklyn Nets.

Rozier também chegou a um acordo rapidamente com os executivos de Charlotte, uma vez que não planejava mais permanecer na reserva do Celtics. Ele assinou contrato de três temporadas e receberá US$58 milhões totalmente garantidos em salários no período. Phoenix Suns e New York Knicks também eram indicados como possíveis destinos para o atleta de 25 anos.

“Nós estamos empolgados por termos adquirido Terry nessa transação. Ele é uma estrela em ascensão que mostrou contínua capacidade de aprimoramento técnico ao longo de suas quatro temporadas na NBA e acreditamos que possa alcançar o próximo nível: ser um armador titular. Estamos agradecidos por tê-lo conosco a partir de agora”, declarou o gerente-geral Mitch Kupchak.

É provável que Walker seja o maior atleta da história do Hornets, sem importar a decisão de sair da franquia. Nas últimas três temporadas, ele consolidou-se como um dos grandes nomes da NBA com eleições para todos os Jogos das Estrelas e o terceiro quinteto ideal da liga nesse ano. Em 650 partidas disputadas na NBA, o craque registra médias de 19.8 pontos, 3.8 rebotes e 5.5 assistências.

Rozier, por sua vez, vem de uma temporada decepcionante e não escondeu clara frustração com o status de reserva de Irving. O jovem substituiu o astro no time titular na campanha anterior, quando o Celtics ficou a uma vitória de chegar nas finais da NBA. Naquele ano, ele anotou 11.3 pontos, 4.7 rebotes e 2.9 assistências, além de sua já conhecida tenacidade defensiva.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.