Central do Draft: Conheça o armador italiano Nico Mannion

Por Lucas Torres, da Central do Draft

Nico Mannion

Posição: armador
Universidade: Arizona
Nacionalidade: italiana
Projeção no Draft de 2020: escolha de loteria
Medidas: 1,91m de altura e envergadura de 1,90m
Status pré-NCAA: recrutado 5 estrelas no ranking da ESPN americana

Nico Mannion é um armador completo que une um estilo versátil e contemporâneo a instintos clássicos da posição.

Sua habilidade de criar para os companheiros e para si mesmo com um controle de bola acima da média e muita agilidade em suas infiltrações, além de avançado trabalho de pés em seus pullups, se soma à capacidade de atuar fora da bola conectando arremessos de três pontos em situações de catch and shoot.

Nos quatro jogos em que atuou durante na atual temporada universitária, o italiano tem explorado o sistema do treinador Sean Miller para demonstrar seu ‘encaixe’ na NBA atual.

Isso porque, diferente da maioria dos treinadores da NCAA, o ataque desenhado por Miller utiliza um alto volume de pick and rolls, cenário no qual Mannion exibe sua habilidade de executar leituras de diferentes estratégias defensivas na mais utilizada na NBA atual – seja punindo defensores que optam por ir ‘para baixo’ dos bloqueios com seu arremesso longo (50% do perímetro, com média de 3.5 tentativas por partida até aqui) ou mantendo o drible vivo contra marcações pressionadas a fim de criar superioridade numérica (média de 4.5 assistências e 2.8 turnovers).

Outra característica do italiano que tem feito scouters da NBA salivarem com a possibilidade de seleciona-lo no draft de 2020, é sua capacidade de ‘puxar o ritmo’ de sua equipe, constantemente buscando criar oportunidades em situações de transição.

Apesar de estar longe de ser um atleta explosivo, Mannion exibe excelente agilidade com a bola nas mãos e ótimo ‘timing‘ para avançar a bola, encorajando seus alas e pivôs a correrem a quadra ao melhor estilo Trae Young.

A mencionada falta de atleticismo, somada à estatura e envergadura apenas medianas – bem como o fato de possuir um biotipo franzino, com apenas 86kg, porém, são razões justificáveis de preocupação quanto a seu encaixe defensivo no próximo nível, bem como sobre seu impacto como finalizador ao redor do aro.

Acompanhe a Central do Draft diariamente:

no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft

no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft

e no site: www.centraldodraft.com.br