Central do Draft: Jaden McDaniels é um projeto de médio e longo prazo

Por Lucas Torres, da Central do Draft

Jaden McDaniels

Posição: ala
Universidade: Washington
Nacionalidade: Estados Unidos
Projeção no Draft de 2020: escolha de primeira rodada
Medidas: 2,09m de altura e envergadura de 2,13m
Status pré-NCAA: recrutado 5 estrelas no ranking da ESPN americana

Muito coordenado para seus 2,09m, McDaniels é – apesar da altura – muito mais um jogador de perímetro do que alguém que vá atuar no garrafão.

Sua habilidade de controlar a bola como um armador, somada ao controle corporal e à habilidade de arremessar pullups de qualquer lugar da quadra o permite – ao menos no nível universitário – arremessar por cima de defensores menores ‘ao estilo Kevin Durant’.

A facilidade de ‘tirar o próprio chute’, porém, não tem se traduzido em bom aproveitamento nos arremessos de quadra. Inconsistente, McDaniels tem sido um problema para o espaçamento de sua equipe na atual temporada da NCAA (34% de aproveitamento, com média de 4.0 tentativas por jogo).

Além da falta de um arremesso confiável, o freshman de 19 anos de idade tem sofrido com as dificuldades para finalizar ao redor do aro – muito por conta da incapacidade de se manter equilibrado após receber contato físico, graças a seu físico ectomorfo e franzino de 91 kg.

A magnitude de suas dificuldades ofensivas (40.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra) fizeram com que o treinador Mike Hopkins mandasse McDaniels para o banco de reservas – algo impensável no início da temporada, quando o freshman chegou com status de estrela do programa ao lado do pivô Isaiah Stewart.

Embora as atuações do ala não estejam ajudando em nada seu status para o draft deste ano, suas performances defensivas certamente serão motivo de consideração por parte das equipes da NBA.

Apesar da falta de força física limitar sua capacidade de defender alas-pivôs individualmente com consistência, seu nível de competitividade e a inteligência natural para usar seus braços longos para ser disruptivo ao redor do aro (1.4 toco por jogo) e no perímetro (média de 0.8 roubo de bola) indicam que McDaniels poderá se tornar um defensor capaz de defender as posições 2, 3 e 4 quando atingir o seu auge físico.

Acompanhe a Central do Draft diariamente:

no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft

no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft

e no site: www.centraldodraft.com.br