Chaveamento: mais importante do que nunca

É chover no molhado dizer que, num sistema de mata-mata, todos os times querem garantir os melhores cruzamentos possíveis. No entanto, essa máxima parece ser mais importante do que nunca nos playoffs deste ano na NBA.

No Leste, após a lesão de Victor Oladipo e todos os movimentos da trade deadline, convencionou-se listar Milwaukee Bucks, Toronto Raptors, Boston Celtics e Philadelphia 76ers como “os 4 grandes”, as equipes onde haveria muito pouca diferença entre si e, a partir do segundo round, qualquer um deles poderia chegar na Final da NBA.

Apesar disso, o Sixers não parece muito contente com a atual situação. Com o Indiana Pacers se recusando a diminuir o ritmo sem Oladipo e mantendo o terceiro lugar na conferência, atualmente a equipe da Philadelphia ocupa o quarto lugar, e isso lhe colocaria em confronto com o Boston Celtics já no primeiro round. Se há discussão sobre se Sixers ou Celtics seriam páreo para os líderes Bucks e Raptors, com certeza não há debate sobre quem é o favorito numa série entre eles. O Celtics tem dominado os confrontos diretos contra o Sixers, incluindo os playoffs do ano passado, onde a desfalcada equipe de Boston bateu o rival com facilidade, em apenas cinco jogos.

Em partida recente, Al Horford mostrou mais uma vez porque é o pesadelo do matchup ao dominar Joel Embiid nos dois lados da quadra, e deixar evidente que o Sixers ainda não tem respostas para um pivô como ele. Para ajudar, o astro do Sixers está lesionado e deve perder mais alguns jogos, prejudicando ainda mais a luta para tirar o terceiro lugar do Pacers. Caso a equipe alcance este objetivo e o Celtics permaneça na quinta colocação, só enfrentaria o rival de Boston caso ambos chegassem até a final da conferência, onde provavelmente enfrentariam Bucks e Raptors pelo caminho. A jogada do Sixers, portanto, seria empurrar o Celtics para outro rival eliminar pelo caminho, e chegar até a final da conferência contra um oponente que seu jogo case melhor.

O próprio Pacers, permanecendo em terceiro, provavelmente enfrentaria o Brooklyn Nets, numa série que teria potencial para ser a melhor da rodada de abertura dos playoffs. Dois times extremamente bem treinados, jovens e coletivos. O Pacers mais focado na defesa, e o Nets com maior poderio ofensivo. A NBA merece um confronto assim.

No topo, Bucks e Raptors também têm pretensões quanto a esta briga do terceiro ao quinto lugar. Caso o Pacers se mantenha em terceiro, o vencedor de sua série enfrenta o vencedor da série do segundo colocado, atualmente o Raptors, com o sétimo. É um adversário, em tese, mais fraco que se Celtics ou Sixers subirem para o terceiro lugar, e por isso o Raptors torce pela manutenção do Pacers na corrida. Já o Bucks, pelos mesmos motivos, torce para o Pacers cair para o quarto lugar e dar uma série dura a Celtics ou Sixers como quinto colocado, que lhe encontraria no segundo round. É necessário dizer, ainda, que mantendo o atual ritmo, que lhe garante mando de quadra, a bem treinada equipe do Pacers, com sua forte defesa, é candidatíssima a estragar a planejada festa dos “4 grandes” no segundo round do Leste, eliminando um deles ou forçando um confronto entre eles já no primeiro round.

Com o Brooklyn Nets parecendo firme em busca da sexta vaga, as duas últimas posições devem ser disputadas por Detroit Pistons, Charlotte Hornets, Orlando Magic e Miami Heat. Nenhum deles deve oferecer muita resistência a Bucks e Raptors, que também caminham tranquilos para as duas primeiras vagas, então não há controvérsia aqui.

Do outro lado dos EUA, a conferência Oeste pega fogo, como previsto. A briga por mando de quadra é a mais empolgante no momento, com Oklahoma City Thunder, Portland Trail Blazers, Houston Rockets e Utah Jazz prometendo fortes emoções na disputa do terceiro e do quarto lugar, que garante o direito de disputar mais jogos em casa já na rodada de abertura. É bastante provável que, independente de quem se classifique antes, estas quatro equipes sejam as classificadas do terceiro ao sexto lugar, e portanto devem jogar entre si.

É difícil escolher adversário entre times tão parelhos, mas é de se imaginar que todos os times prefiram ficar no lado da chave que não tem o Golden State Warriors, provável primeiro colocado, pelo caminho. Para isso, o confronto entre terceiro e sexto colocado é a posição mais desejável. Ali, o time vencedor enfrentaria o vencedor do confronto entre o segundo colocado, que hoje é o Denver Nuggets, e o sétimo. O Nuggets é um time sem experiência em playoffs que, de maneira justa ou não, vem sendo visto como adversário em tese mais fácil por times com maior experiência no mata-mata. Já a sétima vaga está em disputa por San Antonio Spurs, Los Angeles Clippers, Sacramento Kings, Los Angeles Lakers e Minnesota Timberwolves. Ao que parece, as duas últimas vagas serão ocupadas por dois destes times, e é seguro dizer que os dois primeiros devem preferir que não seja o Lakers de LeBron James e nem o Spurs.

Por mais disfuncional que a temporada do Lakers tenha sido, ninguém quer enfrentar LeBron nos playoffs, e o veterano time do Spurs, comandado por Gregg Popovich, sempre é um matchup mais difícil do que os times favoritos gostariam de enfrentar no primeiro round. O próprio Nuggets olha para esta situação com ansiedade, torcendo para enfrentar um time menos experiente no torneio eliminatório, como Clippers e Kings.

O líder Warriors olha para o primeiro round com tranquilidade, mas torce para que a segunda rodada lhe traga um confronto favorável. Portland Trail Blazers e Utah Jazz, por exemplo, seriam em tese adversários com estilo mais fácil para o time de Steve Kerr, inclusive tendo sido eliminados pela equipe nas últimas edições de playoffs. O Houston Rockets levou o atual campeão a sete jogos na final do Oeste no ano passado, e a defesa de elite do Thunder já ganhou uma partida da equipe de Oakland nesta temporada, segurando o potente ataque abaixo de 100 pontos. Para o Warriors, o cenário perfeito seria que Thunder e Rockets se enfrentassem antes, tendo que lidar com apenas um deles na final da conferência. Caso ambos não se cruzem, inclusive, o Warriors corre o risco de enfrentar um deles no segundo round e outro na final do Oeste, tornando o caminho para sua quinta final seguida muito mais trabalhoso.

É claro que as especulações aqui contidas levam em conta apenas os favoritos hipotéticos em cada confronto e matchups e encaixes mais ou menos favoráveis para cada um, e as previsões estão longe de ser absolutas. Mas é justamente isso que faz os playoffs da NBA serem tão empolgantes. Com um cenário de disputa aberta para as vagas nos rounds decisivos do torneio, os pouco mais de vinte jogos que as equipes ainda têm nesta temporada ganham ar de maior importância que o usual, com a definição do chaveamento sendo um fator decisivo para o andamento dos playoffs deste ano. Este final de temporada promete muitas emoções.

Por Ricardo Romanelli

  • Dudu Ferrero

    O Chaveamento ese ano no Oeste ta uma coisa louca a diferença entre o 5 colocado e o 10 que é o Lakers é de apenas 5 derrotas, e tem 23 jogos ainda, a coisa vai ficar mt frenetica nos meses de março e abril

  • Diego Costa

    Creio que os confrontos do leste já estão quase certos, Raptors com Kawhi sendo poupado toda hora dificilmente vai tomar o 1 lugar do Bucks. Pacers jogando dessa maneira e tendo uma moleza de tabela, é bem capaz de manter esse 3. Celtics e Sixers devem se enfrentar logo no 1round, e aí vamos ver quem tem mando.

    Nets não deve sair do 6, e as outras 2 vagas tão abertas. Mas qualquer um que entrar deve ser varrido sem do no 1round.

    No oeste sem dúvidas teremos ótimos confrontos logo no 1round. Eu falei outras vezes e repito, não confio no Nuggets enfrentando um Spurs da vida no 1round, por mais que a diferença seja clara hoje. Por isso o ideal é tentar tomar o 1 lugar do Warriors, já que a diferença é só 1 jogo. Thunder e Blazers devem obter o mando e ambos terao pedreiras tbm. Rockets e Jazz vão complicar pra qualquer um.

    • KlayMVP

      Spurs é um time muito mediano hoje, pop é um monstro, mas DeRozan n é confiável nos offs..na minha opinião, nuggets e bem mais time q SAS, n acho q eles iriam se complicar assim nos offs…

  • Adriano Goveia

    Numa visão mais pragmática, acho que a segunda rodada dos Playoffs já seria satisfatória. Primeira não seria um absurdo, até porque este time era o terceiro mais novo meses atrás (não sei como está hoje), mas ficaria estigmatizado com a esta visão que a maioria tem que nos Playoffs o Denver amarela, talvez pelo time ter tido 3 gerações com “vocação” de títulos que pouco mostraram nos playoffs na história da NBA, ou por ser dos times mais novos. Mas eu particularmente, que vi 90% dos jogos e talvez seja um pouco passional rs, não vejo como improvável chegar na final de confererência, e, dependendo de eventuais lesões do GSW (não sou uma pessoa baixa para torcer por isto haha) sabe-se lá se não passa…

    No garrafão para mim não vejo este problema de “desconfiança”. Millsap tava precisando só de descanso, tá jogando demais nestes ultimos 3 jogos, é dos mais experientes. Pumlee é meio afobado mas tem uma qualidade superior do que se espera de um reserva, e Jokic não tem experiencia, mas quantos jogadores conseguem parar ele? O Davis que eu lembre que frustrou o Jokic num jogo, e o GSW que conseguiu dobrar nele sem dar espaço para os outros, mas era o Green, Thompson…

    No perimetro há o problema do time ser baixo, mas Harris depois que voltou já fez o time voltar a estar entre as 10 melhores defesas. Nem preciso falar de Murray, Morris, Beasley, Barton… e o baixinho voltou bem, não dá pra falar que não é experiente… Craig pode entrar marcar alguém mais alto, dependendo do momento do jogo.

    Com o time completo, todos estão jogando entre 20-30 minutos, o que diminui risco de lesões (Mas é Denver, nunca se sabe)… Se perder de 4×0 pro Spurs vão falar “eu te falei” e vou ter que falar que estava errado, mas no minimo acho que é estratégia errada preferir enfrentar o Denver do que os outros.

    Fora a altitude, somos a Bolivia da NBA haha

  • Escanor do basquete

    Será que okc consegue manter essa seed 3? A tabela de Thunder tá muito difícil, o piorzinho que vai enfrentar é o Memphis.

    • #PG CLUTCH MASTER#

      Mas pode gerar um seed 2 dependendo do nosso desempenho, unica coisa que bota medo são esses b2b, que castigam bastante da gente.

      • Adriano Goveia

        É incrivel o que o PG esta fazendo com o OKC… OKC tem dois jogos contra o Denver, um em casa contra o Denver vindo de um b2b, que dificilmente o OKC vai perder… Mas o jogo mais importante para o OKC na minha opinião (referente a disputa do segundo lugar) é o de terça feira, se OKC perder vai dificultar muito conseguir a segunda colocação. Eu acho que vai ser 1×1 rs

      • Meu nome é Chamberlein

        Thunder não ganha do Denver!
        E vai cair na primeira rodada, vão ficar entre 3-4 e vão pegar Jazz ou Blazers, Thunder não aguenta esses times, podem ate ganhar 2 jogos se o west carregar, pq pg é horrivel ta mais pra pgalinha so corre.

        • KlayMVP

          Péssimo ano pra ser hater do PG em colega?

          Tenta ano q vem, blz? rs

    • I’m Back to be FP 🏀 TgO

      Cavs ganhou do Memphis, pare.

  • LeBeautiful

    Matéria bem interessante, na 2ª divisão da liga acho que os falastrões da Filadélfia vão conseguir fugir do Celtics sim, Indiana tem uma tabela fudida pela frente, acabou a molezinha de pegar as babas da conferência, vão ter que lidar com os garotos grandes do oeste na estrada e outros jogos chatos, e devem perder a seed 3.
    Na 1ª divisão Boy George vai ter que continuar vindo pra 40 pontos ou então vão perder a vaga pro Blazers, e ter que lidar com o Rockets na primeira rodada é algo que ninguém quer.
    Na costa oeste não tem pra onde correr, é corvo comendo corvo. O melhor matchup possível pro Blazers era com o SAS o que não deve ocorrer, vai vir Rockets, Jazz ou 0kc. É uma merda, Portland n tem sossego nunca. Maldito Oeste!
    Nuggets só precisa segurar essa seed 2 e torcer pro Lebron n mitar a ponto de botar o Lakers na seed 7. Se isso n acontecer o que vier dali ta bom pra eles.
    GSW vai passar o carro em qualquer um, mas entre Clippers, SAC e Lebron eles vão de LAC sem dúvida, nunca é agradável encarar o GOAT e os fedelhos de Sac não tem medo de ser feliz, e tiram eles da zona de conforto todo jogo.

    • #PG CLUTCH MASTER#

      Portland no Leste seria finalista? Parece ser a criponita de todos os times de lá.

      • LeBeautiful

        Não sei, mas ia passar da first round todo ano sem dúvida alguma, até pq ia ficar entre a seed 3, 2 e 1 todo ano. O oeste é a nossa eterna maldição.

        • Lucas Henrique

          Acho Portland pior que Bucks, Toronto, Boston, 76ers hoje, pra mim o Fail Blazzers seria 5º no Leste

          • LeBeautiful

            Tu é um piadista, todos esses aí não aguentam jogar no Oregon, Raptors é o que + me assusta, Celtics é sempre jogo de igual pra igual, Bucks e 76 são exatamente do mesmo nível, como eu sempre digo, a diferença é que eles pegam Knicks, Hawks, Cavs e etc toda semana, enquanto o Blazers ta na divisão + díficil da liga.

          • Lucas Henrique

            Bucks tá 14×6 contra os times do oeste, Toronto tá 17×6, 76ers tá 16×7… Enquanto poderoso Fail Blazzers tá 20×19, então vamos deixar de falar besteira né Amigon

          • LeBeautiful

            Blazers ta 16-4 contra os poderosos do leste, tu acha que ia ficar em quinto?? kkk Jogando no oeste a gente tem praticamente a mesma campanha de times como Celtics e 76, tu n pode fazer esse tipo de comparação aí que tu fez, até pq o calendário do Blazers é mil vezes mais díficil, eles pegam times como Nuggets, GSW e OKC 2x, o Blazers pega 4. E sem falar os outros, como Jazz, SAS e etc.

          • GoMavss

            pow, lele. mas do que adianta fica bem na tabela pra tomar uma escovada do davis e do jrue

          • LeBeautiful

            Dallinha ta indo pro terceiro ano com campanha pífia. Tu n ta com muita moral não, pior doq perder pro Pelicans foi perder 2 pro Dallas esse ano.

          • samuel pereira

            Oeste também ta cheio de “Baba do boi” Menfhis,suns,wolves,mavs,pelicans e até os spurs ,estão apanhando a reveria de times do leste,da uma seguradinha aí, o unico time do Oeste que é superior aos do leste é o Warriors , o resto se chega numa final contra os 5 melhores do leste é pau a pau num playof e celtics,Bucks e sixers seriam favoritos conta qualquer outro do oeste em uma eventual final,tirando o GWS.

          • LeBeautiful

            O leste é tão fraco que times com campanha negativa vão pros offs, o sexto colocado que é o Nets, seria com sorte o 12 do oeste… Eu nem posso levar isso que tu flw a sério. 9 dos 15 times do oeste estão com campanha positiva contra o leste. Nos últimos 15 anos simplesmente não da pra comparar o nível das conferências oeste ganha de lavada os confrontos todo ano, essa temporada vai pra conta tbm. Heat que ta brigando por offs, acabou de perder pro Suns, inclusive até o Bucks perdeu em casa pro Suns…

      • Paulo Henrique

        Exceto de q não é varrido pelo Pelicans

        • LeBeautiful

          Aquele Pelicans certamente varreria o Pacers tbm, torcedores de times do leste não tem moral pra falar do Blazers, vcs apanham de chicote e relho todo ano.

          • Paulo Henrique

            Aquele Pelicans q vc tanto desmereceu de repente virou um super time q varreria todo mundo agora? Kkkk Aceite amigo, seu Blazers deu vexame, e tem menos moral que todos os 5 primeiros do Leste. Adianta nada ganhar um jogo de regular em casa se nos offs é doutrinado por Davis e Holiday

          • LeBeautiful

            Blazers contra o Pação 55 vitórias 34 derrotas kkk não preciso falar + nada. Agradeça por estar nessa conferência medíocre teu 40-20 n me engana e vcs vão apanhar no Oregon como sempre…Já ganhamos na ida, com Zach Collins e Caleb Swanigan de destaques kkk

          • Paulo Henrique

            E ainda assim vamos vai longe q vcs nos playoffs, isso é um fato

          • LeBeautiful

            kkkkk esse pessoal do jumper adora fala abobrinha dps eu que sou o personagem, amigão, dos últimos 10 jogos contra o Blazers o teu Pacers perdeu 8, vcs são um dos maiores filhos históricos da gente, tu quer zoar gozando com o pau dos outros e acha que tem moral, ontem eu tive que bota um torcedor do Heat no lugarzinho dele, aí hj me aparece outro freguês kkk. Em uma série com o Blazers vcs iam apanhar mais que tapete em dia de faxina, vcs só vão mais longe pq jogam no leste e tu sabe muito bem disso.

          • Paulo Henrique

            São enrrabados pelo “pior FP da historia” e acha q iriam fazer alguma coisa contra Lebron no Leste

          • LeBeautiful

            O cara torce pro Pacers e só fala do Pelicans kkk, ta igual o do Heat ontem, vcs querem zoar um time que é claramente melhor que o de vcs, pena que o Oladipo ta machucado, ia ser muito bom ver o Nurkic zoando com a cara dele igual temporada passada kkk freguesês

    • Lucas Henrique

      Lakers nem offs vai pegar

  • Paulo Henrique

    Finalmente alguém lembrou do Pacers, óbvio q não temos um elenco como os outros 4, sequer temos um all star no momento rs, mas vejo muita gente simplesmente esquecendo da existência do time de Indiana e automaticamente colocando fora da disputa.

    Não será fácil manter essa 3 seed, ainda mais com o Sixers querendo de todo jeito fugir do Celtics. O calendário vai complicar bastante, Pacers vai enfrentar os 4 melhores do Oeste ainda, duas vezes Thunder e Denver, e ainda Warriors em Oakland e Blazers em Portland, difícil esperar mais q duas vitórias nesses jogos e tbm tem confrontos diretos com os concorrentes

    Um confronto com o Nets seria realmente muito agradável de assistir, mas acho q levamos vantagem, Pacers vem levando ampla vantagem sobre o Nets desde q o Atkinson assumiu

    • Maurilei Teodoro

      Bem lúcido o comentário. É bem por aí mesmo!

    • Rogério Rodrigues

      Se o Celtics engrenar um pouquinho mais vai ser ele que fica em terceiro no leste.
      O time tem oscilado demais, mas ainda acredito ficarmos em terceiro

  • Paulo Henrique

    E só pra complementar quem fala q o Pacers só ganha de time fraco, em partes é vdd, mas Sixers e Celtics não estão lá essas coisas tbm https://uploads.disquscdn.com/images/0df06253affdbadfae40a5ebcff60fc8481c214727934d80a63bc8909b9407fa.jpg

    • #PG CLUTCH MASTER#

      Pacers é o Portland do Leste

      • KlayMVP

        Blazers tbm perderia pro pacers em uma série de offs, já q indiana tem holiday no time rs….

        • LeBeautiful
          • KlayMVP

            Chora bb, blazers tem cap inflado e n passa nem do 1 round!

          • LeBeautiful

            Tijoklay thompson deixou um segundoanista chama ele de putinha e n fez nada hahaha, esse é teu ídolo. Lembrando que o Zach leva vantagem no confronto direto, logo ele tem razão Klay é sua putinha…E o GSW pode ter essa super panela mas segue sendo fregues histórico, é o nosso Pacers do Oeste hahaha

          • KlayMVP

            Seu ídolo nunca nem jogou no teu time, vc some em toda derrota do blazers, vc só comemora temporada regular irmão, nos offs vc some, igualzinho seu time que leva varrida de geral….Klay Thompson tem mais título que sua franquia, dorme com essa…

          • LeBeautiful

            Blazers 126 vitórias GSW 113. Tu como todo freguês tem razão…

          • KlayMVP

            Quanto foi a última série entre os dois?? Nos offs seu time peida!

    • Gustavo

      McMillan faz um trabalho muito bom, segurar esse time do Pacers sem nenhuma “estrela” no terceiro lugar do Leste é um feito e tanto.

    • João Víctor Matos

      Oxente. Saiu uma tabela no jogo contra o Blazzers que o 76ers era um dos que tinha mais vitoria contra winning teams. Tinha umas 23 vitorias. Na hora nem reparei que eles erraram. Que onda rs.

  • Bruno Da Silva Francisco

    Spurs, time fraco, velho , só jogadores ruins… Mas que para alguns times seria um problema rsrsrs

    Olhando para os possíveis adversários de primeira rodada ( Warriors, Thunder, Denver e Houston) , acredito que somente contra o Denver haveria alguma chance de ganhar a série, mas ainda que pequena.. coisa de 20% de chance…
    Contra Houston apostaria ser possível ganhar 2 jogos… Contra o Thunder ganharia no máximo 1 e contra o Warriors é varrida fácil a não ser que os Warriors desconcentrem

  • Adoro o Portland e não vou criar raiva (birra) pq um torcedor mirim fica desmerecendo as franquias como se o Portland fosse “relevante”.
    LeBeautiful aceite o fato de sua franquia ter uma péssima administração, saia desse seu mundo paralelo onde somente sua opinião importa e lembre-se que vc foi falar do Miami sendo que sua franquia foi enrabada esse temporada pelo ” lixo que ta o Miami”. Aprende a debater de forma inteligente pq ta ficando ridiculo.
    Deixo aqui meu salve ao Parceiro SOS que pelo menos debate de forma honesta.
    Pra não esquecer o Miami Heat tem mais títulos que o Blazzers kkkk.

  • Will

    Corrijam-me se eu estiver errado, mas, salvo me engano, esses são os jogos dos Lakers até o fim da temporada:

    Memphis (Visitante)
    Pelicans (Casa)
    Bucks (Casa)
    Suns (Visitante, B2B)
    Clippers (Casa)
    Nuggets (Casa)
    Celtics (Casa)
    Bulls (Visitante)
    Raptors (Visitante)
    Detroit (Visitante, B2B)
    Knicks (Visitante)
    Bucks (Visitante)
    Nets (Casa)
    Sacramento (Casa)
    Wizards (Casa)
    Jazz (Visitante, B2B)
    Honets (Casa)
    Pelicans (Visitante)
    OKC (Visitante)
    Warriors (Casa)
    Clippers (Visitante, B2B)
    Jazz (Casa)
    Portland (Casa, B2B)

    Será que LBJ, em modo playoffs, vai conseguir conduzir os Lakers aos offs?

  • pedro777flu

    Impressionante como aqui a discussão é sempre a mesma, torcedores de times medíocres do leste gozando com o pau do holiday pra tentar zuar o Portland, bando de fregueses patoladores de pelicanos, continuem ai iludidos com suas campanhas na série B da nba.

  • JD JS

    Diria que se Lakers perde hj ..as chances vão diminuir muito para classificação……..tem muitos jogos mas hj é aquele jogo que se perde a confiança cai muito

  • Thunder Nation

    Eu vejo cenários parecidos nas duas conferências, pra mim do primeiro ao sexto, tanto do leste, quanto do oeste já estão com a vaga nos playoffs. O que fica indefinido e a ordem de colocação de cada equipe.

    No Oeste vejo 2 vagas, pra 4 times disputando: Spurs, Clippers, Kings, Wolves e Lakers

    No Leste a mesma coisa só que pra quatro times disputando: Pistons, Hornets, Magic e Heat.

    Nos dois casos não vejo nenhum destes times surpreendendo numa primeira rodada.