Chris Bosh considera corte salarial e crava: “Não quero ir a lugar nenhum”

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=IFpPuqd5-Lw]

Os times interessados em contratar Chris Bosh nesta offseason não devem se empolgar muito com suas chances. Em entrevista a ESPN Radio, o ala-pivô afirmou incisivamente algo que já vinha dando a entender com várias declarações ao longo da temporada: ele não quer deixar o Miami Heat.

“Eu não quero ir a lugar nenhum. Adoro jogar aqui. É Miami! Todos querem vir para cá”, disse o astro, que tem a opção de rescindir os dois últimos anos de seu contrato para testar o mercado como agente livre irrestrito em julho. Ele abriria mão de US$42 milhões em salários garantidos para isso, mas poderia assinar um vínculo mais longo e lucrativo.

Para atuar ao lado de LeBron James e Dwyane Wade, Bosh concordou em assinar com o Heat por um valor menor do que poderia conseguir de outros interessados em 2010. Se a situação se repetir neste ano, ele está disposto a deixar “dinheiro na mesa” novamente. “Se isso for necessário [receber menos], aceitaria”, assegurou.

Um dos motivos apontados pela imprensa norte-americana para que o ala-pivô se interesse em deixar Miami seria a vontade de ter novamente o protagonismo em um time da NBA – como no início de carreira, com o Toronto Raptors. No entanto, mais uma vez, o oito vezes all star afirmou estar satisfeito com a forma como atua na equipe comandada por Erik Spoelstra.

“Eu entendo que, para ajudar o time, não preciso ficar recebendo a bola e atraindo marcações duplas no garrafão. LeBron e Wade fazem isso. Eu não preciso fazê-lo e estou bem com meu papel aqui”, cravou o jogador de 30 anos, que seria suposto alvo de Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers no próximo período de agência livre.

Quarta escolha do draft de 2003, Bosh será elegível para um contrato de cinco anos e mais de US$100 milhões caso decida testar o mercado. LeBron e Wade também possuem termos de rescisão prévia em seus vínculos a serem exercidos ao término da temporada. Em quase 800 jogos disputados na carreira, o ala-pivô registra médias de 19.2 pontos e 8.7 rebotes.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • É bem legal ver alguns jogadores abrindo mão de salários maiores para ficarem no times e, principalmente, para que os times possam contratar outros jogadores.
    Se for verdade, gostei da atitude do Bosh…

    • Daniel

      Abrindo mão de dinheiro entre aspas, pois em um time campeão, os contratos de publicidade devem ser bem maiores que nos demais time… ele pode até perder dinheiro, mas é bem menos que todos pensam…

  • Carlos Eduardo

    Um jogador do nível dele se prendendo a isso é um baita desperdício para o basquete. Principalmente quando ele deixa priorizar o perímetro (que tinha que ser o trunfo, não a regra…), ele é um dos melhores atletas de garrafão atualmente.

    • Penso da mesma forma!

      O cara já é campeão, e tem a possibilidade de tentar conseguir algo “dele” digamos assim, mas não, prefere continuar na sombra de Wade e LeBron, e ser o eterno numero 3 do Big 3.

      Pra franquia é ótimo ele continuar, ter um time consistente, mas a nivel de carreira, ele poderia ser muito mais notável e fundamental.

      • Matt Barnes

        Cara, pensa se fosse uma declaração do Pierce na época do Celtics. Ele seria considerado mais rei ainda. Esse tipo de atitude é muito nice porque mostra o quanto ele gosta do Heat e o quanto ele tá disposto a continuar na franquia. E acho que isso não tem nada a ver em ‘jogar no melhor time’ pq, pelo que entendi, mesmo que Lebron saia ele continuará, independente da função que tenha que exercer.

        Pra mim, Bosh tá de parabéns.

        All-star ele será em qualquer franquia, sendo franchise player ou não.

      • pedrokadf

        Estou com vc Matt Barnes ..
        Ele vai assinar com um time que paga mais, mas não tem pretensão nenhum de títulos ? ele vai ser o cara do time, mas não vai ganhar nada além de insatisfação ..
        Se ele assinar com outras franquias já consagradas que vão entrar pra disputar já pra títulos ele vai continuar sendo coadjuvante, um All-star mas coadjuvante de luxo, por exemplo, assinando com lakers = kobe, dallas = dirk knicks = melo etc !!
        Então pq sair do Heat ? Somente se for por $ ..
        Não tem essa de que já é campeão, Allen já era campeão no celtics, mas preferiu assinar com o Heat para ganhar mais títulos ..
        Ele tá de parabéns, acaba de conquistar mais ainda os torcedores do Heat..
        Acho q pelo menos D-wade e CB já estão garantidos

      • Gente, como eu disse, PARA A FRANQUIA É EXCELENTE QUE ELE FIQUE, inclusive a torcida o amara mais (se é que é possível, já que ele participou de 2 títulos). É o tipo do cara que se saísse, não teria problemas algum de antipatia da torcida como D12 por exemplo, então esse motivo que vocês deram é meio que “bobo”. O Pierce saiu e continua REI, nada mudou, e todos os querem de volta, pois ele deixou um legado enorme no Celtics.

        E novamente repito, a nível de carreira acho um desperdício! Isso não é bom para a própria liga, que perde uma entrega maior de um talento, que muitas vezes fica encostado, não mostrando 100% do seu basquete. Perde mais algum time “mediano”, podendo ter um All Star pra brigar por Offs ou até mesmo titulo.

        E pedrokadf, quem disse que ele não ganharia nenhum titulo saindo?
        isso é uma teoria SUA, lembre-se! Fora que a questão do Ray Allen envolvia outras coisas que implicaram na saída dele. Não foi simplesmente “Quero mais um Anel”.

        E na boa, se qualquer um de nós tem o talento que o Bosh tem, ninguém pensaria da forma que estão dizendo. Pois pra uns é uma forma de “humildade”, mas para mim isso é se apequenar diante de uma situação maior. Pq não novos desafios?

        Enfim…

        Abraço!

    • Acho uma baita atitude do Bosh. Numa liga onde a maioria dos jogadores se acham o melhor de todos os tempos e sempre exigem contratos máximo, é de se orgulhar que um jogador aceite um salário menor e menor protagonismo para favorecer o grupo todo. Humildade do Bosh, ganhou ainda mais meu respeito.

  • PacersWin

    Bosh não quer desgrudar dessa teta gorda

  • Olavo

    Pra mim , nenhum dos três saem de Miami . Quero dizer , arriscar pra que ? Wade , Lebron e Bosh já “aprenderam” a jogar juntos , formam um baita trio ….

    Bosh não tem motivo nenhum pra sair . Acho esse negócio de ele querer ser protagonista em outro time não vale a pena pra ele … Talvez em termos de dinheiro , sim . Mas em questão de disputar títulos , a melhor opção é ficar em South Beach …

    Mesma coisa pro Lebron . Essa chance dele voltar pro Cavs é muiiiiiito baixa…. James já meio que “sofreu” com a incompetência do Cavs em montar um bom time por várias temporadas…. Pra que ele iria querer isso de novo ??? Torcedores queimaram sua camisa , o GM do Cavs fez a caveira dele lá em Cleveland e agora o querem de volta ??? Estranho…

    Wade é o dono do time … Provavelmente se aposentará no Heat . Li a um tempo atrás que o Bulls iria atrás dele novamente ( como fez em 2010 ) , tentar mexer no lado sentimental dele , por ter crescido em Chicago , ter sido torcedor do Bulls….
    Mas Wade não irá fazer isso … Mesmo que James e Bosh não fiquem….

    • Acho muito difícil eles saírem também. Lebron trocou de time porque queria anéis ( conseguiu 2 e todo ano é o time favorito a conquistar a nba) Bosh mesma coisa. Wade é o maior idolo do heat 0% de chance de ele sair. Problema é o mario chalmers pouca gente sabe, mas ele também é free agent. Mesmo ele fazendo várias cagadas durante os jogos. é um jogador que aprendeu a disputar finais de nba. Se eu fosse os outros times iria atras do carmelo anthony. Maior chance dele trocar de time.

  • RafaelRox

    Olha o que eu pensei… O Cavs dar a first pick.. por Lebron James, tem espaço na folha pra isso.

    • Olavo

      Dá a first pick e mais quem ? Kyrie , Waiters , Varejão , Thompson … rsrsrsrsrsrsrsrs

      Mas falando sério , acho que o Heat nem considera fazer uma troca pelo Lebron…

  • Caseh

    Tá certo o Bosh.

  • É o trio que está colocando Miami num ótimo patamar de competidor, os três jogam bem juntos, moram numa cidade turística e praiana, não tem motivos para Lebron, Wade e Bosh saírem do time (especialmente Wade, que é “cobra criada” do time), o Heat sabe que eles não saem nem por muita grana, mas o time terá que buscar alguns reforços para a próxima temporada para suprir a aposentadoria tanto de Battier como de Allen, além de ir atrás de um bom pivô, pois a cada temporada, fica nítida a ausência de um Center para proteger o garrafão do Heat.

    • jk

      Falou tudo.

  • Nao acho que o Bosh e nenhum deles ira sair de Miami. Bosh e Wade vao assinar com salarios mais baixos , aumentar o salario do Lebron, que reclama bastante disso. e ter um espaço para trazer jogadores para compor o banco. Vejo sefolosha e kaman bons reforços pra proxima temporada. um defensor de perimetro e um pivo de oficio

    • MGunter

      É isso aí que deve acontecer. Os tres juntos já somam um cap de 66 milhoes para a próxima temporada, mais que todo o time de San Antonio Junto. Ou o Lebron sai para ganhar o max em outro lugar, ou Wade e Bosh aceitam receber muito menos.
      O dono do Heat tinha dito que o Mike Miller não ia pra lugar nenhum, mas acabou rodando pra aliviar o cap.

  • elber2014

    Se você trabalha em uma empresa onde o ambiente é bom, trabalha com amigos, sua família gosta da cidade, ganha muito bem e sinceramente não precisa de mais dinheiro pra viver porque esta feliz, vc sairá dessa empresa somente se seu ego falar mais alto, o que não é o caso do Bosh. Já se fosse o Kobe…

  • maia-bucks

    Sair pra que? Tem titulos, respeito e dinheiro em Miami. Posicao mt confortavel.

  • Boa Bosh,apesar de muitas vezes criticarmos ele,é peça fundamental pro Heat,se hoje fosse embora,seria dificil recompor a posição.

  • Harley

    Só não achei a melhor postura enquanto negociador. Assumindo de antemão que pode cortar salário, quando chegar a hora de renovar já vão querer derrubar o salário dele para alocar os dos outros.

  • marquin

    Quero ver se o LeBron resolver voltar pra Cleveland… Será que o Bosh manterá a mesma opinião? Pq ele sabe: sem LeBron, sem títulos. Fim da farra.

  • elber2014

    Posso estar enganado mas James voltar pro Cavs acho a maior viagem/furada da mídia e dos fãs. Se bobear esse trio aposenta em Miami.

    • dougmallmann88

      Não digo aposentadoria, mas vão continuar ai por um bom tempo!

    • Acho o mesmo. O time do Heat é um grande time. Vai sair pra que? Há vários jovens no elenco do Cavs, a inexperiência pesa contra. Tanto o time quanto o LeBron teriam que se adaptar ao estilo de jogo, se entrosar, e isso leva muito tempo. Além do que, o que a torcida e a diretoria que o Cavs fez não merecia a volta do LeBron. Se tem alguém culpado pela saída do LeBron é a diretoria do Cavs.

  • dougmallmann88

    Vamos analisar de uma outra forma agora. Se você está prestes a ir pra uma final, você não dirá que irá sair do time. Independentemente do que aconteça irá declarar que ficará no time, mas por baixo dos panos as atitudes são outras, talvez um ligação aqui, uma conversa com algum dirigente ali, mas ao ir na frente das câmeras falará categoricamente que continuará ali. Imagina se fizesse o contrário, o que vocês acham que aconteceria com a estabilidade do time, seria como arranjar dor de cabeça para o time.
    Não estou falando que o Bosh está fazendo isto, me entendam, até mesmo porque acredito que o mesmo ficará no Miami. Mas não se iludam com o cara só por causa de uma declaração às câmeras. Não sabemos o que ele está pensando.