Chris Bosh está aberto a voltar às quadras nesta temporada: “Não parei ainda”

Chris Bosh está considerando novamente um retorno ao basquete profissional – e mais cedo do que poderíamos imaginar. Em participação no programa “First Take”, da ESPN, o ala-pivô de 33 anos anunciou ter retomado os treinamentos específicos em quadra nos últimos meses. Seu plano seria voltado para uma possível volta à NBA ainda em 2018.

“Eu estou dentro do ginásio de novo e ainda posso jogar basquete. Então, não parei de jogar ainda. Sim, estou tentando retornar. Fico assistindo a esses jogadores que só arremessam para três pontos e não defendem nada e penso comigo: ‘preciso de um pouco disso’. Acho que posso fazer isso, sim”, brincou o bicampeão da NBA pelo Miami Heat.

E, quando Bosh fala em 2018, não se refere exclusivamente ao segundo semestre do ano. Se uma oferta surgir nas próximas semanas, ele ouviria com entusiasmo. “Meus planos de retorno à NBA giram em torno da temporada que vem, mas nem todas as vagas nos elencos estão preenchidas agora, né? Então, sempre há uma possibilidade”, cogitou.

O veterano foi obrigado a “abandonar” a carreira por conta de duas incidências de coágulos sanguíneos. O primeiro foi diagnosticado no pulmão, em fevereiro de 2015, em quadro considerado grave pelos médicos do Heat. No ano seguinte, o problema apareceu na panturrilha do jogador e a franquia resolveu afastá-lo de forma definitiva.

“Eu descobri que a medicina é como o direito: alguns médicos dizem sim e outros dizem não. Geralmente, o veredito é a opinião da maioria. Não vou colocar minha vida em risco pelo basquete, então, se retornar às quadras, podem ter certeza de que não será uma situação que arrisque minha saúde”, assegurou o ala-pivô, dizendo estar clinicamente liberado para jogar.

Bosh está recebendo integralmente os US$52.1 milhões a que teria direito por seu antigo contrato com o Heat, até junho de 2019, em parcelas mensais. Por isso, ele não poderia assinar com o time da Flórida. O astro, que terá camisa aposentada pela franquia, acumula médias de 19.2 pontos, 8.5 rebotes e 2.0 assistências em 893 partidas na NBA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.