Cinco anos depois, Dwight Howard agradece a Kobe por tê-lo chamado de “soft”

Apr 10, 2016; Houston, TX, USA; Houston Rockets center Dwight Howard (12) and Los Angeles Lakers forward Kobe Bryant (24) meet at center court before the game at the Toyota Center. Mandatory Credit: Jerome Miron-USA TODAY Sports

A curtíssima passagem de Dwight Howard pelo Los Angeles Lakers não deixou saudades para Kobe Bryant. Tanto que, em um dos primeiros duelos entre ambos após a “parceria”, eles discutiram em quadra e o ídolo chamou o então jogador do Houston Rockets de soft. Cinco anos depois do episódio, o amadurecido pivô consegue ver o real significado por trás da ofensa – e admite até concordar.   

“Eu odiei Kobe ao longo dos anos por ter dito aquilo, pois sempre entendi de forma errada. Ele não estava falando de não usar o físico e da minha postura em quadra, mas sobre a minha mentalidade e motivação na carreira. Nunca consegui perceber isso por conta dos comentários das pessoas, das piadas, mas posso ver o sentido hoje”, reconheceu o jogador de 33 anos, em entrevista à rede FOX Sports.

Howard disputou uma temporada ao lado de Kobe, em um estrelado time do Lakers que ainda contava com Steve Nash e Pau Gasol. Apesar do alto talento envolvido, a equipe teve uma campanha extremamente decepcionante e acabou eliminada na primeira rodada dos playoffs. A maior parte das discussões e declarações trocadas aconteceram entre o pivô recém-chegado e a referência da franquia.

“Não deu certo simplesmente porque acho que, do ponto de vista de mentalidade, nós estávamos em dois pontos completamente diferentes. Kobe nunca tinha visto uma pessoa como eu, que adorava jogar basquete sem ser tão sério, profissional. Esse tipo de cara superfocado não era eu. Eu era uma criança e, ele, um adulto”, recordou o veterano, admitindo que não era centrado o bastante.

Hoje, olhando para trás, Howard entende que ainda não estava à altura do desafio mental que representava atuar com um dos maiores alas-armadores da história. “Cada pessoa alcança diferentes níveis de maturidade em momentos diferentes. Acho que não estava no nível mental de Kobe naquele momento, era ignorante. Então, hoje, agradeço. Obrigado por ter dito que eu era soft!”, concluiu.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Adrian Oliveira

    Alguém querendo uma boquinha no Lakers ou só eu que estou sentindo esse cheiro kkkkkk.
    Blá Blá Blá agora que está desvalorizado fica com frescuras

    • Wellington F. Dekaminavicius

      Que essa praga apodreça e fique eternamente sem anel (literalmente, pq é um viadão). Depois do que esse FDP fez com o Lakers, tem mais é que se ferrar mesmo. Mau caráter e oportunista.

      • Wagner

        E você é bom caráter com esse comentário? Vamos odiar menos…o basquete agradece se ele voltar a jogar um pouco do que jogava.

        • Wellington F. Dekaminavicius

          Ficou com dó, leve-o pra sua casa, então. Só tome cuidado pra ele não dar em cima de vc. Essa tiriça tá colhendo o que plantou.

          Eu não fui sacana e ingrato com nenhum time que acabou tankando por 5 anos (sem elenco e sem picks) por conta de frescura em jogar numa cidade grande. Se não queria mais jogar em LA, poderia ter feito uma sign and trade, por exemplo, mas preferiu deixar o time a ver navios. Então, tem mais é que se ferrar mesmo.

          Engraçado que, quando é com o Lakers (pq é o time de maior torcida e, ao mesmo tempo, o mais odiado, queiram ou não), todo mundo relativiza, aposto que se fosse com o time de qualquer um, estariam putos do mesmo jeito.

          • Gustavo

            Ter raiva de jogadores é totalmente normal, eu msm n gosto do Irving e do KD por exemplo. Mas ai desejar q coisas ruins aconteçam com o cara é outros 500, seja la qual franquia que ele ferrou.

      • Marcio

        Que fique longe dos Lakers esse infeliz. FDP

        • Rubentuga

          Não sei o que ganha em tratar mal o jogador

  • Lockdown defense
  • David Ribeiro

    Não tem como saber ao certo a intenção por trás desses comentários, mas espero que sejam sinceros. Erros todo mundo comete, mas poucos aprendem com eles.

    • Thunder Rebuild

      São num momento oportuno, jogador em baixa, com pouco mercado, desvalorizado, dificil saber se são sinceros.

  • Neto Lakers

    Em nome do pai, do filho, do espirito santo, AMÉM… Que Deus proteja todos nós!!!
    Alguém precisa enfiarrrr um sapato, um extintorrrrr, um vibradorrrrr na boca desse zé ruela, merrrrmão!!!
    Um absurrrrdo o tanto de groselha que saí da boca desse indivíduo, diga-se de passagem!!!
    Isso tudo é culpa do Andrés Sanchez, que fica passando a mão na cabeça dessa tiriça, desse zé ruela desgranhento!!!
    Essa tiriça querrrr uma boquinha no Lakers, é ou não é?? Eu dou na guéla, mermrrrmão!!!!
    Não é Velloso?? Seu mão de maionese!!!
    Maria Eugênia, parabéns pelo seu trabalho, garotinha!!! Você é uma monstra sagrada aqui no programa… Depois de mim, você é a melhorrrr, diga-se de passagem!!!
    Toca o hino do Lakers aí Cascão, até porrrrque, esse ano não tem pra ninguém, xaráá!!!
    Nós vamos chegar no 17º título, DOA A QUEM DOER!!!!

  • raphael henrique

    se realmente tiver focado em ajudar a equipe, com minimas condições fisicas e se aceitar a receber o valor minimo, seria uma boa alternativa pros Celtics, pra revezar minutos com o Kanter.

  • João Víctor Matos

    Ta doido para voltar para o Lakers ikkkk. O cara está tentando limpar a sua imagem. Disse esses dias numa entrevista que a história com aquela escritora era mentira e que nunca tinha a visto. Se é verdade não sei, cabe a justiça de la decidir ja que esta havendo um processo. Depois disse que o ego dele morreu e agora quer jogar para a equipr. Agora agradece ao kobe, um antigo desafeto. Se tiver mudado sua postura mesmo acho que vale uma aposta.

    • raphael henrique

      acho que o garrafão do lakers já está completo, tem Cousins e McGee e ainda tem o AD que pode jogar min na 5.

      • João Víctor Matos

        Quis dizer uma aposta para times que precisam de jogador no garrafao como o Mavs ou Heat ou Hawks por exemplo pelo minimo.

    • RodrigoBrBa

      Ele tá doido pra voltar pro lakers (não necessariamente o Lakers e sim um time de LA) mas acho que até mesmo essa front office batata composta pela Jeanie buss, pelinka e o kurt rambis aconselhando seriam capazes de perceber que esse sujeito não volta pro lakers nem pintado de ouro. Eu não traria ele em hipótese nenhuma, antes eu até ficava na dúvida, se o Lakers não poderia trazer ele novamente por causa dos times ruins que o Lakers tinha, mas agora que já tem Davis, cousins e McGee?

      • victor

        Podia ter Varejão e Nenê no fim de carreira, não vale a pena contratar esse cara, quebrou os Lakers por muitos anos. Mas ainda tem vaga em muitas franquias.

      • João Víctor Matos

        Também acho que não tem porque o Lakers o contratar ja que ja tem o Cousins, Mcgge o irmão do grego e até o davis para essa posição. Mas ele cabe pelo minimo no Clippers, Mavs, Heat ou Hawks por exemplo.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Se estiver cavando uma vaguinha na rotação do Lakers e meio complicado, pois contando com AD que apesar de jogar de FP nesta temporada, deve ser usado em algumas formações durante a partida como Center, fora Mac Gee e Cousins que vem com fome de bola nesta temporada para se valorizar e tentar um salário digno na temporada seguinte, ficaria bem complicado para DH12 ter espaço.. o time hj com mais carência de um Center e o Boston.

    • Everton Santos

      Acho que ele ta tentando é uma vaga em qualquer time msm.

      • Cavs&KingJamesaondeestiver

        pela postura que ele esta tendo em suas declarações acho que vale muito a pena para qualquer equipe o contratar pelo minimo…ele jogando de sacanagem pega entre 10 e 12 rebotes fácil, e ter um DH12 para quem tem um Garrafão frágil é muito interessante,pois iremos ter equipes com garrafões bem fortes na liga nesta temporada…Lakers, 76, Indiana, Jazz, Toronto entre outros

    • Guilherme

      Pelo mínimo eu fico tentado a aceitar.

      • Celtics pride

        Pelo mínimo com essa mentalidade cairia como uma luva no Celtics, essa é nossa principal deficiência

    • Netto Santos

      Problema é que o Celtics não parece tá fazendo esforço nenhum pra melhorar esse garrafão.

  • Jefferson Cavalcanti

    Mais uma do Sr. Howard. Ele está sendo duro consigo mesmo. É um sinal claro de maturidade.

    Este é um tipo de coisa que a gente vê muito nos esportes americanos e pouco no futebol, mas que em geral, ajuda muito o jogador. Uma pena que Howard tenha se tornado um adulto tão tarde. Tinha um talento absurdo.

    Enfim, se ele realmente se enxerga como um role player, tem vaga na liga. Boston precisa de um reboteiro como ele.

    • Tulio Machado

      Spurs tambem precisa de um Center, acho que pelo minimo, o Greg poderia tentar dar um jeito nele

  • Thomazbrasil

    Interessante que DW somente é maduro quando quer arrumar uma franquia…..

  • Toni von Mises
  • JVRave

    Ele se arrepende igual ao Deyverson do Palmeiras. Todo meio de semana diz que tá mudado e aprendeu a lição. Chega no final de semana cara tudo de novo.

    • JVRave

      Caga*

  • Marcelo

    Gostaria que fosse p TWolves. Teague, Culver, Wiggins, Kat, DW12

  • Rafael Victor

    Grande Kobe!

    Certas lições levam tempo pra ser aprendidas!

    • Claudio R.

      ainda bem que aprendeu, porem já tarde na carreira!!!

  • Claudio R.

    Pelo que o mercado está se apresentando, a vaga do Lakers deve ser preenchida com cuidado, pq pode ter o iggy de buyout, pode ter algum PF do Knicks no mercado no meio da temporada, então, ainda vai ter opção, eu suponho. Porem não seria uma adição ruim se ele estiver saudavel msm, pq o problema das costas e do Gluteo dele parece ser recorrente. Ainda cabe em varios time, Heat, Mavs, Celtics. e etc…

  • Allan Lopes Soledade

    Bom,nunca é tarde para se ouvir um conselho.Kobe mitou,só que o Howard demorou pra ouvir.

  • Diego Costa

    Dwight merece o perdão. Tem jogo pra ser muito importante em um contender ainda….

    O auge dele foi impressionante. Dominância absurda. Acho melhor que a maioria dos Centers atuais dessa liga por exemplo. Talvez menos que o Embiid apenas

  • MarcoLakers

    Se tivesse ouvido o Kobe a tempos poderia ter sido um dos mais dominantes pivôs da liga, mas acabou flopando.

    Enfim, agora já era.

  • Rapaz!!! Tô quase dando um contrato máximo ao DH12 só pela atual narrativa dele. Relações trans as vezes faz bem.

  • Marcos Pastich

    Odiar o cara só porque ele decidiu ir para outro time via Free Agency?! Se for assim quase não sobram jogadores pra se gostar! Só nessa Off Season tiveram Kawhi, Durant, Irving,Kemba, Deandre Jordan, Rozier, Ariza, entre outros… Lebron já fez isso quantas vezes?! Kkkkkk. A galera as vezes pira com umas besteiras… É justamente pra isso que existe a Free Agency…

    • Wellington F. Dekaminavicius

      Vc está desconsiderando completamente todas as condições que aconteceram no caso em questão.

      Ele saiu de LA pq não aguentou a pressão, foi frouxo e covarde e nunca se comprometia em fazer o melhor pela equipe. O time deu vários ativos e picks por ele, na free agency era o time que podia pagar o melhor salário (ou seja, dinheiro não era problema) e, mesmo assim, mandou uma banana pro Lakers.

      Desses que vc falou, me aponte um que fez exatamente o mesmo que ele e aí, sim, irei te dar razão.

      • Claudio R.

        Kawhi Leonard fez a msm coisa kkkk

        • Wellington F. Dekaminavicius

          Não fez, não. Nem de longe. O cara deu um título pra uma franquia que não era porcaria nenhuma até ontem. Não fez corpo mole. Quais foram os ativos ou picks que perderam? Toronto só perdeu DeRozan, que não ia levar a franquia a lugar nenhum. Não têm o que reclamar. Bem diferentes as situações, hein, meu chapa?

        • Eric Basilio

          Na vdd Kawhi nao prometeu nada pra eles, eles fizeram a movimentação sabendo dos riscos…

      • Marcos Pastich

        Respeito a sua opinião de torcedor, mas na minha. Kawhi fez isso pelos Spurs, Irving fez isso pelo Celtics (e até pior pelo Cleveland). Durant fez pelo OKC (não na mesma intensidade, mas fez). Sei que o amor de torcedor não leva em consideração que isso é um negócio! Ojogador quer o melhor pra si e a franquia também quer o melhor pra ela. Como não torcemos pelos jogadores e sim pelas franquias tendemos a dar sempre razão à elas…

        • Wellington F. Dekaminavicius

          Novamente, três casos diferentes.

          – Kawhi não deixou o Spurs a ver navios (receberam 2 jogadores e uma pick em troca), sem falar que também já havia ajudado a dar um título pra equipe (chegou a ser MVP das finais).

          – Irving ajudou (junto com LeBron) a dar o único título da cidade até hoje (quem não se lembra da bola de 3 na cara do Curry naquele memorável jogo 7?). Cleveland recebeu 3 jogadores e uma pick em troca.

          Em relação ao Celtics (na minha opinião, de todos que vc citou, o caso que se aproxima um pouco com o de D12 no Lakers), o estrago que Irving causou não foi grande (conseguiram Kemba Walker para o lugar). Além de que o time não parecia ter muito interesse em continuar com ele (cogitou-se que ele poderia ser negociado na época em que a franquia estava a fim de contratar o Anthony Davis – pra poder acomodar o salário deste último).

          – OKC não perdeu ativos nem picks com a saída de Durant. OKC é uma zona, time muito antiprofissional (Harden, Durant, George, Westbrook – 4 FP que a franquia não conseguiu segurar ao longo desses anos). Quando vários craques saem (não apenas um caso isolado), o problema está mais na equipe do que no jogador, é o que penso.

          • Marcos Pastich

            É como eu falei antes, pra você é diferente porque prejudicou o time que você provavelmente torce! Aposto que o torcedor do Spurs acha que a saída de Leonard doeu muito mais ( até porque os jogadores que foram em troca segundo você mesmo, não levariam a franquia a lugar nenhum). Além do mais, ele passou meia temporada sem querer jogar mesmo depois de curado da lesão.

            Irving pediu para ser trocado no fim da janela. Quando várias franquias já haviam feio suas trocas. E só o fato de ter pedido a troca imediatamente o desvalorizou bastante!

            Irving no Celtics foi exatamente o mesmo caso de DW! você não concorda porque foi com outro time e isso não mexeu com o seu emocional.

            OKC não perdeu ativos para contratar Durant, e por isso eu coloquei os parenteses no meu comentário anterior, Mas a equipe acabara de ser finalista da temporada, e contava com a renovação de sua principal estrela, que deixou o time e foi justamente para o seu maior rival na corrida para o título. Colocar a culpa na franquia me parece um pouco inocente. se for assim quem sabe a culpa de DW ter saído dos Lakers não foi da franquia? às vezes as franquias tratam um jogador de uma maneia e outro de outra maneira. Não tem como saber!

            Eu não estou julgando nenhum desses jogadores! eles fizeram o que lhes parecia melhor para suas carreiras. Alguns acertaram e outros erraram, assim como as franquias acertam e erram tb. Faz parte do jogo.

          • Eric Basilio

            Amigo acho que você nao entendeu, ele saiu e deixou o time com uma mao na frente e outra atrás, nao aceitou nem um Sign and Trade, a intenção dele era claramente ferrar com to time, ele prometeu ceus e terra pro lakers e lakers enviou todos os ativos possiveis pra obte-lo porém o mesmo saiu, e o time ficou sem ativos pra uma reconstrução mais rapida…

            Basicamente Lakers deu tudo que tinha esperando por anos de DH12 e obteve apenas por uma temporada, pode acontecer novamente com AD, porem espero que não, sao dois pesos duas medidas as situações os times receberam ativos para o Rebuild nesse caso, Spurs terminou com 1 Star, um Jovem e pick

          • Marcos Pastich

            Eu entendo.. e acompanhei o processo. Eu não acho que ele fez isso de propósito para ferrar a franquia! Ele fez por que achava ser o melhor pra sua carreira! Estou dizendo que vários jogadores fizeram a mesma coisa com times diferentes. Eu acho que o caso é extremamente parecido como de Irving no Celtics. Prometeu e jurou lealdade ao time e depois foi embora sem deixar nada. Poderia ter afundado a franquia se não fosse uma Free Agency tão recheada de talentos! A questão é que alguma coisa o fez mudar de idéia e ele fez o que achava ser melhor pra si. É egoísta?! Sim, é! Mas não é pessoal pra ferrar nenhuma franquia específica.

            Assim como várias franquias fizeram com vários jogadores por exemplo, o próprio Celtics fez com Thomaz, O Toronto fez com De Rozeam. Também não acho que nenhum deles ferrou carreira de ninguém como dizem os mimimis de plantão. Acho que as franquias optaram por fazer o que é melhor pra seu futuro e pronto! a NBA é um negócio! Faz parte! aceitar isso é uma coisa que nem todos conseguem…

          • Eric Basilio

            Cara ele poderia ir para o Houston Ganhando mais e com uma Sign and Trade, na boa foi má fé sim, nao tem como passar pano, sobre o Irving, bom todos sabemos que irving nao foi o jogador que o Celtics queria, ambos sabiam eles tiveram uma segunda temporada boa poderiam buscar uma trade, porem a opção deles foi disputar os Offs…

            Alem disso Celtics trocou Crowder e Thomas(Lesionado) furou o olho do Cavs, nao perderam nada, o Lakers arriscou na epoca enviou Byum, e diversas escolhas de primwira rodada o que lhe custou 6 anos tankando…

            (Mas eu entendo o que você quis dizer, porem o fato de nao aceitar uma sign and trade simplesmente mostrou que tava cagando pra gente porem, so nao quero aqui, que seja feliz onde estiver e provavelmente vai aposentar sem um anel, porque no meu Lakers, provavelmente nao tem mais chance…

  • laun

    Aí está a diferença pra um MVP.
    Giannis com 23 anos já tem mentalidade de um veterano de 40…

  • Pau no Cu do Kawhi

    Esse cara é um dos responsaveis por esse limbo que o Lakers passou… Quem planta colhe, foi cuzão, não foi profissional, agora ta aí choromingando por uma vaga na NBA