Cinco atletas que decidiram causar impacto na reta final

Há alguns meses a NBA já tem um quadro definido daqueles times que estão garantidos nos playoffs, outros que seguem brigando por uma vaga e o restante do grupo que ficará fora da fase decisiva. Nestes últimos meses, foi possível detectar alguns atletas que começaram a somar atuações diferenciadas em busca dos objetivos. A seis dias do encerramento da fase regular da liga, este artigo traz os cinco principais jogadores que não estavam jogando o melhor no princípio da temporada, mas que vêm fazendo a diferença na reta final.

É importante ressaltar que os cinco nomes listados não se referem aos melhores da NBA nestes cerca de dois meses que se passaram, mas sim àqueles que decidiram se destacar apenas a partir deste período. Outros nomes que poderiam ter entrado na relação são George Hill, que após lesão retornou ao seu habitual nível no Indiana Pacers, e Rudy Gobert, pivô francês que vem atuando incrivelmente bem na defesa do Utah Jazz.

Vamos aos cinco nomes que decidiram causar impacto na parte final da temporada:

Maddie Meyer/Getty Images

Foto: Maddie Meyer/Getty Images

Evan Turner: Se o Boston Celtics conseguir o que ninguém esperava, ou seja, uma vaga nos playoffs, Evan Turner será um dos principais responsáveis por isso. O ala do time de Massachusetts tem três triplos-duplos em sua carreira, sendo que todos eles foram cravados nos últimos 42 dias. Isso porque recentemente o jogador de 26 anos vem sendo o que mais permanece em quadra pela equipe verde e tem se sentido bastante confortável para guiar o time com a bola nas mãos. Brad Stevens, em entrevista reproduzida pelo jornal “Boston Herald”, admitiu que Turner tem tido a bola em suas mãos por muito tempo, algo que não estava acostumado anteriormente. Apesar de não ser o armador do time, Turner é quem tem recebido a bola para pensar as jogadas do Celtics. Não é um grande pontuador, mas tem facilitado as coisas para o time. Seu último triplo-duplo, anotado no início deste mês, foi especial, pois veio diante do Indiana Pacers, justamente a franquia pela qual não somou boas atuações na temporada passada. Bom para sua confiança. Bom para o Celtics.

Foto: Debby Wong

Foto: Debby Wong

Brook Lopez: Após um início de temporada ruim, pois vinha de um ano perdido após uma cirurgia realizada no pé, Brook Lopez está comandando a reação do Brooklyn Nets rumo aos playoffs – franquia, antes fora da zona classificatória, está em oitavo atualmente. Nos últimos 16 jogos, foram 11 vitórias e 22,6 pontos, 9,5 rebotes e 2,1 tocos por partida para Brook Lopez. Recentemente, somou  boas atuações contra times fortes como Atlanta Hawks, Cleveland Cavaliers, Toronto Raptors e Golden State Warriors. O pivô da franquia nova-iorquina parece estar de volta à sua melhor forma, que há muito não se via, e está se apresentando melhor na defesa, conhecida como sua maior deficiência. Como foi abordado neste mesmo espaço na semana passada, deve movimentar o mercado na próxima offseason.

Getty Images

Foto: Getty Images

DeMar DeRozan: Teve uma lesão na perna em meados da temporada, esteve afastado e retornou às quadras em janeiro. Do mês de março para cá, está acumulando uma regularidade incrível de boas atuações e sempre atuando por pelo menos 35 minutos. A última vez que jogou por menos de 30 minutos uma partida foi em 27 de fevereiro. Está pontundo, buscando rebotes e distribuindo passes decisivos a favor do já classificado Toronto Raptors. Nos últimos dez jogos, médias de 24 pontos, seis rebotes e quatro assistências para o camisa 10, com direito a 42 pontos e 11 rebotes, sua melhor marca da carreira nos dois quesitos, diante do poderoso Houston Rockets. Por ser o jogador mais talentoso e com maior poder de decisão no elenco do Toronto Raptors, sua boa sequência é importante para os planos de avançar nos playoffs.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nikola Mirotic: Depois de um início de temporada com pouca regularidade, o jovem do Chicago Bulls cravou médias de 20,6 pontos e 7,7 rebotes em março. Não bastassem os bons números, o ex-atleta do Real Madrid mostrou que consegue pontuar em momentos decisivos, pois foi o jogador da liga com maor número de pontos durante o último quarto dos jogos do mês de março. O ala-pivô não é titular, pois o Bulls tem ninguém mais ninguém menos que Pau Gasol na equipe, mas tem jogado mais de 20 minutos todas as noites, o que faz de seus números algo ainda mais impactante. Foi eleito o calouro do mês de março e pode brigar para ser o melhor calouro do ano. Mantento o nível, o montenegrino será uma arma importante na pós-temporada.

Foto: USA Today Sports

Foto: USA Today Sports

Nerlens Noel: O único da lista que certamente não vai se apresentar nos playoffs. Por estar jogando o fino da bola recentemente, Nerlens Noel, do Philadelphia 76’ers, merece ser citado. Em março, Noel obteve números inéditos para um calouro. As médias do jogador do Sixers no mês foram de 14,3 pontos, 11,2 rebotes, 1,8 assistência, 2,1 tocos, e 2,4 roubadas de bola. É o único rookie que conseguiu manter essas marcas durante um mês. Com as atuações recentes, ainda se tornou o primeiro debutante desde David Robinson (1989-1990) a obter 100 tocos, 100 roubadas de bola e 100 assistências combinados. Pena que não vai aos playoffs. Como consolação, briga pelo prêmio de melhor calouro da temporada com o ala Andrew Wiggins.

 

 

*Escrevo neste espaço às quintas-feiras. Contato: jvrpires@gmail.com

  • rubem

    Esse e meu garoto Noel…infelismente nesse de Abril botaram ele pra jogar de PF ele nao rende bem nessa posicao…acho q vai ser complicado Embiid e Noel juntos em quadra so o futuro dira.

    • MVBEARD

      o Embiid, é melhor que o Noel em potencial? não conheço muito desse jogador, não acompanhei a NCAA na epoca em que ele tava jogando.

      • rubem

        os 2 sao muito bons…o Embiid e mais completo ataque e defesa…Noel e mais defensor mais pode melhorar bastante….todos 2 tem um baita potencial.

  • rubem

    Quando vejo o Turner….penso porque o meu Sixers nao draftou o Cousins ou P.George…

  • Michel Moral

    Poderia colocar algum jogador do Spurs tambem, talvez o Leonard. Mas parece que a lista envolve apenas jogadores de times com vaga não garantida nos playoffs.

    SAS jogou pro gasto o tempo todo, mas esse sprint final está sendo espetacular. Tanto que de um time que lutaria para manter sua vaga na pós temporada, tornou-se um forte candidato ao título. Se tivesse mais umas 10 partidas ficaria em segundo.

    • Michel Moral

      Alias, a lista parece apenas de jogadores do leste, corrigindo.

  • Vlad-BH

    DeMar DeRozan tem tudo pra ser um cara diferenciado na liga. Muito habilidoso.

  • Vinícius_nba

    A ascensão do DeRozan se explica muito em razão da ausência do Kyle Lowry.

  • Jota

    Como Celta, acho que o Isaiah Thomas teve muito mais importância para nós que o próprio Turner. Admito que o Turner tem mostrado uma certa regularidade e vem jogando bem, principalmente com os TD, mas o Thomas tem sido muito mais importante para os nossos resultados positivos.

    19pts, 5ast e 2rbts
    Com 41% fg 2pts, 33% fg 3pts e 86% FT

    Ele já jogou 18 jogos com o Celtics e vem jogando bem desde o começo, no dia da sua estreia. Fez no mínimo 19 pontos, em quase todos (Menos quando voltou de lesão). Pra mim ele é o principal responsável pela nossa reação, que aconteceu justamente quando ele se juntou ao time na última deadline.

    É claro que o Turner tem sua parcela, tem sido regular, mas essa reação se deve MUITO mais ao fator Thomas.

    Boa matéria, mesmo assim.

    • Verdade Jota, também acredito que o Thomas teve uma parcela BEM maior do que o Turner na nossa reação, porém acho que a matéria tem por objetivo os jogadores que se destacaram nesta reta final, onde o Thomas estava machucado, voltando ao seu nível anterior apenas nesta última partida contra o Pistons, e o Turner foi o nosso destaque durante sua recuperação.

      Excelente matéria, destaque para o Lopez se destacando na defesa (ampliar valor de mercado? Será?) e para o Noel, imagina esse garoto em um time ajeitadinho.

    • tiago

      Concordo com vc man, pra min o Isaiah Thomas teve muito mais importância nessa arrancada do Celtics em busca dos Offs. Burro foi o Suns de ter trocado ele, mlk joga fácil.

  • luiz Henrique

    Grupo da nba no whatssap
    se alguem quer participar deixa o número e o ddd

    • 018 98187 7907

      Hehe.

      • joaospurs

        018 997658823

        • Gustavo

          +6478625669. O numero e estranho mesmo eh do Canada.magradeco se add tem q notas o +

    • Adriano Sato

      018 997972663

  • Fernando

    Evan Turner: Boa fase, jogador importante e regular ultimamente, mas nada demais.

    Brook Lopez: Joga muito, mas o que aparenta é que, agora que está próximo do fim do contrato, resolveu jogar para se valorizar.

    DeMar DeRozan: Este sim é fera! All-Star no ano passado, voltando a jogar bem nos momentos decisivos. Mas concordo com o Vinicius: a ascensão do DeRozan se explica muito em razão da ausência do Kyle Lowry.

    Nikola Mirotic: O “calouro” de 24 anos dos Bulls ficou o tempo ideal e necessário no basquete europeu para amadurecer para a NBA. Parece que deu certo!

    Nerlens Noel: Clubismos à parte, pois sou torcedor fanático dos Sixers, Noel nos enche de esperança! Forte na defesa, evoluindo no ataque. Tem muito potencial. Também acho difícil Noel e Embiid no mesmo time, mas vamos esperar pra ver… E esperar também as escolhas do draft!

    • Vinícius Maia

      Ainda é cedo para afirmar que Noel e Embiid não darão certo juntos man. Apesar de nunca ter visto um jogo da época, pelo que ouço falar, tim Duncan e David Robinson deram muito certo. Não estou dizendo que noel sera um novo tim Duncan nem que embiid sera um novo Robinson, só estou dizendo que dois jogadores bons de garrafão podem dar certos juntos

  • Eric Andrade

    Como torcedor do celtao sei como o Turner vem sendo importante na reta final, eh o líder do time, quando time ta ganhando pega a bola e cadencia o jogo, quando ta perdendo bate pra dentro e tenta a cesta, eh frio e decisivo, eh um bom jogador e importante no rebuild.

  • 55marcoac

    Não sei como está o estado de saúde do Embiid, mas acredito que o sixers vá trocar o Noel, talvez até na noite do draft. Noel não rende tanto como poderia de PF, e o sixers ainda tem os direitos Dario Saric, que joga na posição e deve ir pra NBA na próxima season. Se manter Embiid e Noel, um atrapalharia o crescimento do outro. Acho que o sixers vai reforçar o perímetro, pelo draft e trocando o Noel também. Sixers já tem uma base montada e tem muita pick esse ano. Esse time vai fazer barulho no futuro, to botando muita fé.

  • Galvão – EL HEAT

    Esse mês que passou vi umas 3 partidas dos 76ers, e o Noel me impressionou muito! Me lembrou do DH12 no primeiro ano de liga dele, até o porte físico lembra, é bem parecido com o do Howard quando ele começou na liga. Mas uma coisa é certa, ele não joga de PF.

    • rubem

      pois e como disse acima…no mes de Marco de C …ele teve otimos numeros…agora de PF fica muito perdido.

  • rubem

    Eu penso igual voce…so que eu nao queria a troca do Noel …Mas o draft que vai dizer tudo…vai que a gente pega a 1 escolha…poderia selecionar o Towns que eu acho q se adaptaria melhor de PF e poderia trocar o Noel pelo Mudiay…ou ficar com o 2 mesmo e ver no que da…so o draft e o futuro dira o que vai acontecer. Eu so sei que eu quero Mudiay no Sixers so isso kkkk

    • Galvão – EL HEAT

      Os Mocks estão dizendo que se os 76ers ficarem em primeiro vão pegar o Twons e em 2º o Mudiay tá difícil de escolher em kkk

  • Igor

    Tony Wroten é o melhor jogador do 76´s

  • Raphael Mascarenhas

    Não acho que o DeMar só fez diferença agora. Eu preferia muito mais ele que o Korver no ASG… Agora, ele só melhorou.

  • Andre Fagundes

    Evan Turner sempre quis ele no Wolves até na F.A (2014) teve perto de acontecer uma pena. Apesar de não cumprir o patamar de superestrela que tinha em Ohio State – É um craque de bola.

    Ele é um facilitador sólido que o Tyreke Evans em mesma situação na carreira está começando a ser pro Pelicans.

  • NOEL PARA MIM MERECE O NOVATO O ANO

  • Cara, eu sou fã do Nicola Mirotic… joga demais esse cara

  • Não sei se o Jumper vai dar espaço para expor nossas opnioes sobre os premios então vou dar a minha:

    MVP: Harden, gosto mto + do Curry mas o Barba ta carregando um elenco mais fraco que o GSW a 2º/3º posição do Oeste.

    DPOY: Draymond Green, o que esse carinha defende é um absurdo (tbm forte candidato ao MIP)

    ROY: Payton, o mlk vem jogando bem desde dezembro melhor PG do draft distribui assistências, pega rebotes e melhorou mto o seu arremesso, Wiggins tem mtos minutos desde o inicio da temp. e por isso esperava pontuação maior e reb.tbm (Martin não ajuda),Mirota e Clarkson ficam de fora da briga mas com certeza estão no time de novatos.

    COY: Mike Budenholzer, recorde de vitorias na historia da franquia, teve o quinteto eleito o melhor do mês, e o time vem mostrando um basquete coletivo sensacional tanto o titular quanto os reservas.

    • Esqueci do MIP: Jimmy Butler, é um bom defensor e melhorou mto ofensivamente

    • Não consigo achar um time com Dwight Howard, Ariza Donatas que jogou maioria da temporada, Berveley fraco.
      Se o Golden State está em primeiro, pode ter certeza que é graças ao Curry.
      Até em pontuação, Rambulls.
      O Curry tem 23.6 pontos por jogo Harden 27.7 com 4 minutos de jogo a mais.

      • Me referi mais fraco em relação ao Warriors com ou sem Curry.
        Howad ficou fora praticamente de toda a temp. o Ariza ta oscilando mto nessa temp.Baverley bom defensor e o Donatas surpreendeu essa temp. Como eu disse gosto mto do Curry mas infelizmente eu daria o MVP pro Harden (Sou Hater do Barba porem admito que o fdm joga mto)

      • Arthur Ribeiro

        Matheus, não é que o Houston seja fraco em relação a todos, mas em relação a GSW é. Beverley mete uma ou duas bolas de 3 e marca bem , porém quando enfrentou bons PGs foi muito abaixo do esperado. Harden sem comentarios, joga D+. Ariza poderia estar nessa lista, pq só demonstrou seu basquete nos ultimos jogos. Motiejunas é um bom jogador, ao meu ver poderia até ser MIP, mas é fraco defensivamente. Howard ficou muito tempo fora e tem as piores médias da carreira. Jason Terry n tem muito oq falar, mas gosto dele, msm estando com um percentual baixo de 3pts. Brewer ao meu ver é 6th man of the year, sempre vem bem do banco. Josh Smith é um bom jogador, porém as vezes da umas loca nele e acaba fazendo muita besteira repetidamente. Terrence Jones é um exelente jogador, mas com muitas lesões. Prigioni é meia boca. Nick Johnson é um ótimo rookie e merecia mais tempo em quadra. KJ McDaniels me surpreende por jogar incrivelmente pouco tempo, então n ha oq falar. Dorsey pega bons rebotes porem n é bom nos FTs e tem hack-a-dorsey todo jogo. Papanikolau teve uma feia lesão e ficou fora por bom tempo, mas é outro bom calouro. E por fim Clint Capela, q manja das dunk, mas só manja disso mesmo.

        Já GSW, tem: Curry, baita jogador, sem palavras. Klay Thompson q é um bom scorer. Barnes q pra mim é um exelente jogador. Green q é uma maquina de defender e faz seus pontinhos. Bogut q é um bom pivo. Lee e Iguodala são ótimos 6th mans. Leandrinho faz o básico mas faz bem. Shaun Livingston mostra potencial e fez otima temporada no Nets e é um bom banco. Speights é outro bom jogador e tem um bom arsenal ofensivo. Justin Holiday é um bom pontuador vindo do banco (em relaçao a jogadores do banco). Festus Ezeli, Ognjen Kuzmic, James McAdoo e Brandon Rush n sei oq falar pois n acompanho o time.

        Enfim, se for comparar, o elenco de Golden State é melhor como um todo, mas n disparadamente. Harden para mim é MVP pq levou o time a 2o no oeste mesmo com o time com vários jogadores no DM, n tirando o mérito do Curry, mas Harden fez uma melhor temporada.

  • Arthur Ribeiro

    Não vai ter mais o post do Corrida pelo MVP???

  • pois é

  • sei la

    acho que sim.

  • acho que sim

  • 15 997875969

  • Thiago Salles

    21 964745753