Cavaliers fecha acordo com o Clippers para adquirir Sam Dekker

O ala Sam Dekker é o novo reforço do Cleveland Cavaliers. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a franquia acertou a aquisição do jogador de 24 anos junto ao Los Angeles Clippers em negociação que também deverá envolver os direitos de atletas estrangeiros na NBA. O time de Ohio vai “absorver” o vínculo expirante de US$2.8 milhões do novo contratado em sua folha salarial.

A equipe angelina realizou a troca essencialmente para abrir espaço em seu elenco, que tinha 16 atletas com contratos garantidos e o vínculo não-garantido do titular Patrick Beverley. Cada plantel da liga só pode iniciar uma temporada com até 15 jogadores. Por ter negociado o jovem ala sem receber nenhuma contrapartida, a franquia ganhou uma exceção salarial para trocas.

Pouco utilizado pelo Clippers, espera-se que Dekker possa ter um maior espaço na rotação de Cleveland. Ele é capaz de atuar como ala e ala-pivô, projetando disputar a preferência do técnico Tyronn Lue com jogadores como Kyle Korver, Channing FryeLarry Nance Jr. Esse último, pelo twitter, já até deu as boas-vindas ao novo reforço.

Selecionado pelo Houston Rockets com a 18ª escolha do recrutamento de 2015, Dekker não teve muitas oportunidades de atuar pelos texanos e com a franquia angelina. Em 153 partidas disputadas na carreira profissional, o ex-estudante da Universidade de Wisconsin acumulou médias de 5.3 pontos e 3.0 rebotes em pouco mais de 15 minutos de ação por noite.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Gabriel De Oliveira Meira

    Com toda certeza ele é ótimo em alguma coisa na vida…

  • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

    Gosto do jeito que joga. Tomara que tenha espaço mesmo

  • Joabe#VamoSpurs

    Só não faça isso nos Cavs🙈😬
    https://youtu.be/KbHPe6PdKhA

    • lebronx

      kkkk Joga muito!!!

  • LeBrOSMAN #YoungBull

    Gostei das duas movimentações, e elas se encaixam mt bem numa equipe em rebuild.
    Nwaba é um jogador jovem, atlético, com características defensivas, e esforçado. Se tem característica de jogador q faltou no Cavs na maioria dos jogos, é esforço! Principalmente na defesa. Jogou como titular por boa parte da temporada pelo Bulls, e a ñ renovação de contrato dele foi surpreendente. Acho q o interesse no Jabari Parker, e na renovação do LaVine, devem ter influenciado.
    Bizarro ainda ñ ter sido informado os valores, apesar do acordo já tendo acontecido a alguns dias, acredito q tenha relação com a negociação ainda em andamento com o Hood (e os dois jogam na mesma posição.). Do ponto de vista defensivo, Nwaba e Sexton certamente vão trazer mt vontade neste aspecto.
    O Dekker, eu lembro dele desde a época de Wisconsin, com o Kaminsky e etc, rs. Realmente é um pouco difícil de analisar o q ele fez até aqui na NBA, pq, tirando Garbage Time, ele ñ jogou tantos minutos produtivos. Mas ele tem característica de ser um pontuador, além de um jogador versátil. É aquilo tipo de jogador q sabe fazer um pouco de tudo, mas ñ é realmente consistente em nada. Ainda é mt novo, então é uma boa aposta, e preenche algo q faltava no elenco, levando em consideração q o Cavs ñ tem um SF/PF para ajudar na pontuação.

    • Michel Moral

      Na minha visão, o Cavs não definiu que está em rebuild.

      Claro que um pós LeBron traz uma outra conotação, mas não acho que tenham definido essa estratégia.

      A renovação de Love, o interesse de renovar com Nance deixam as coisas um pouco sem nexo para uma reconstrução.

      Vejo como uma situação bem similar à do Heat, por exemplo. Um time que caminhava claramente para um rebuild com a saída de LeBron, mas acabou investindo em Dragic e formando um elenco competitivo visando playoffs. É assim está até hoje, olhando muito mais pra cima do que para baixo.

      Acho que se o Cavs pensa em reconstrução, deveria despachar Love, TT e caras como Korver, Hill, JR..

      • LeBrOSMAN #YoungBull

        O Koby Altman disse q a equipe irá partir para uma ideia de desenvolver jogadores jovens, a partir da próxima temporada.
        Realmente é parecido com a ideia do Heat, tentar apostar nessa história de “cultura vencedora” (algo q o Altman tbem já mencionou bastante), continuar a tentar ganhar jogos, colocar os jovens para jogar e esperar uma oportunidade.
        E é algo q realmente faz sentido, tankar ñ é mais uma garantia de q vc vai conseguir uma excelente escolha. A pior campanha pode cair até para a 5ª escolha! No pior caso, é uma queda mt grande em busca de talento, ñ é todo Draft q surge 4, 5, 6 jogadores com projeção de estrela na NBA, ainda mais no Draft do próximo ano, em q, até aqui, somente o R.J. Barrett parece ser uma escolha segura.
        De acordo com as novas probabilidades, e com o q já aconteceu anteriormente nas loterias, eu diria q até a 10ª ou 11ª pior campanha, dá para ter chances razoáveis de conseguir um Top 3 no Draft, a partir desta próxima temporada.
        Sobre os jogadores. A situação do Love, é para já garantir um jogador de qualidade no rebuild (ter um jogador com a qualidade do Love ñ garante q a equipe irá para os Playoffs, vide Porzingis, Kemba Walker, Blake Griffin em suas franquias.), sobre o Korver há rumores de q o Cavs pede uma escolha de 1ª rodada por ele, e acredito q ele fique até a metade da temporada para ajudar os jovens (ajudou mt o Osman a melhorar seu arremesso, tanto q os 2 estão com uma mecânica de arremesso idêntica.) e depois seja negociado, o Hill idem. São jogadores q devem atrair interesse de equipes contenders, para um ajuste final para a temporada, q podem ser expirantes, e uma troca neste cenário geralmente ocorre na Deadline, ou perto dela. O contrato do TT é algo q eu acho q ninguém irá querer, de uma forma q beneficie o Cavs. E o J.R. o melhor seria deixar ele lá, e dispensar ao final da temporada, ou então trocar por um expirante (o q deve ser difícil.).
        http://www.tankathon.com/pick_odds

        • Michel Moral

          Cara, eu não sei. Acho que esse time do Cavs, desde que saudável, ainda pode render alguma coisa. Leia-se: uma vaga nos playoffs. Ainda mais com um Leste tão frágil como está.

          A maior barreira, na minha opinião, é o técnico.

          Mas é um time que tem um desenho coletivo interessante. Inclusive jogadores que sempre renderam muito mais quando atuaram em equipes coletivas, como Hill e Korver, por exemplo.

          Fora que tem uma molecada que pode surpreender, tipo o Sexton, o Nwaba e o Zizic.

          Eu estou pagando para ver o desempenho de JR Smith e Kevin Love nessa temporada. Acho que o formato de jogo de LeBron colocava muita pressão sobre eles. Não é todo jogador que se adapta a esse sistema e nunca achei que Love tivesse esse perfil. Apesar de James ser um jogador que dá oportunidade para os companheiros, os seus times sempre dependem excessivamente da individualidade.

          Pode acontecer com Love, o que aconteceu com o Oladipo em Indiana.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Gostei das duas, principalmente do Nwaba para esta base jovem…achei ele uma excelente oportunidade de mercado

  • Scary Terry

    Ele é muito bom, tomara que tenha espaço pra jogar

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Puts!! Muito bom?? Fico imaginando seus critérios para julgar um jogador como este com pouquíssimos minutos e muito pouco utilizado de muito bom!!…rs..se este e muito bom um.Jr Smith e uma lenda, Shumpert excelente, Mozgov ótimo, Lavine Lenda..rs

      • Scary Terry

        Acompanhei Sam Dekker durante toda sua carreira no college, e posso te afirmar que ele é muito bom jogador. Ala com bom físico para a posição, inteligente, e que infelizmente, como vc falou, não teve oportunidade para tentar traduzir seu jogo para a NBA. rs

  • LeBrOSMAN #YoungBull

    Dizem q lhe faltou maturidade e foco nesses últimos anos. O q ajuda a explicar os poucos minutos dele, desde q foi draftado. Ainda é novo, para mudar isto.
    https://twitter.com/Schultz_Report/status/1026189207369334784

  • Michel Moral

    Acho que nessa temporada o Cavs deve retomar o esquema com TT na 5 e Love volta para a posição de origem, na 4.

    Primeiro por questões de investimento. TT tem um alto custo para ser retirado da rotação.

    Segundo que foi bem nos playoffs, sendo um jogador com bom desempenho defensivo, o que devolve equilíbrio dos dois lados da quadra.

    Vale lembrar que Love é o Franchise Player agora e será o grande nome ofensivo do time, não podendo mais se desgastar e se sacrificar fazendo o que não sabe: defender.

    Talvez Larry Nance entre na 5, mas eu daria mais uma oportunidade ao TT.

    • Vinícius Maia

      Eu acharia melhor que Lue desse mais espaço para o Larry Nance e até para o Zizic. Nas poucas vezes que vi o Zizic em quadra, achei que ele foi bem. O problema é que o Lue nunca dava espaço para o garoto.

      • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

        Tbm acho

      • Ênio Samir

        O problema é que pro Cavs conseguir trocar o TT, ele precisa estar em seus melhores momentos até a Tradeline, então teremos que dar jogo aí TT pra ver se ele consegue algum retorno pra gente.

        • Michel Moral

          Tem isso também. Se o Cavs quer agregar algum valor aos contratos que possui, como JR e TT, precisam aproveitar agora para fazer os caras renderem em quadra.

          Mas eu ainda acredito no potencial do TT. Dentre esses pivôs que a liga tem hoje, que fazem um trabalho sujo, acredito que ele não esteja tão distante assim. Ele só precisa encontrar um time mais voltado para o coletivo do que para o individual.

      • Michel Moral

        Eu começaria com TT mesmo. Não acho que ele seja esse peso morto que as pessoas pintam.

        A questão é que ele é um jogador muito mais tático do que individual. E o Cavs muda de figura com a saída de James, que tinha exigia muito individualmente dos companheiros.

        E o Cavs não vem para um tank. Na briga pelos playoffs, o time precisa escalar o que tem de melhor.

        Nance Jr é um jogador sem muita provação ainda. Tem o atleticismo e tal, mas está muito longe de ser uma referência dentro do garrafão.

        O Zizic pode e deve ser experimentado. Caso entre bem e evolua demais, assim como Nwaba, Dekker e o próprio Sexton, tem que continuar jogando. Mas eu ainda acredito que a formação do Cavs seja Hill, Korver, Hood ou JR, Love e TT.

        Os garotos começarão no banco e, aos poucos, vão ganhar seu espaço. Pelo menos é isso que a franquia tem desenhado como estratégia nos bastidores e ações nessa offseason.

        Sobre Lue, prefiro não comentar. Vamos ver o que a pequena estátua vai fazer. É agora ou nunca.

  • Marcos Oliveira

    O Cavs é o time mais imprevisível da liga, eu chamo de louco qualquer pessoa que se acha capaz de dizer o que vai ser desse time nessa temporada…

    • samuel

      O técnico é continua sendo o Lue. Dá pra direcionar as expectativas mais para baixo ne?

      • Ser_Humano_Vivo

        Falamos isso no início das duas temporadas e foram duas finais de NBA seguidas.
        O Marcos está certíssimo.

        • Francimarques Lakão

          LeBron James.

          • Marcos Gordinho

            Huahuahua!!! Há quem não ache o fator “Lebron” como determinante.

  • Vitor Martins

    Pintou o campeão!

  • Gustavo Macedo

    Pintou o campeão! (2)

  • Diego Costa

    Koby Altman fazendo 2 boas negociações seguidas. Já podem soltar os fogos.

    • Albert Santos

      Né kkk

  • TRUETHIAGO

    Esse é um daqueles casos clássicos de jogador que soube aproveitar o March Madness e não pensou duas vezes em colocar seu nome no Draft, rs. Enquanto nesse último, quem se aproveitou disso foi o DiVincenzo.

    Tipo, não que sejam ruins, mas no começo da temporada da NCAA eram prospectos cotados para no máximo uma pick de 2nd round, não num top 20.

  • Ênio Samir

    Movimentação bem ok. Risco zero por um jogador ainda bem jovem que nunca teve tempo de quadra necessário pra mostrar muitas qualidades. É versátil, joga na 3 e na 4, Cavs precisava.

  • Pablo Leite

    Tem tudo para ser mais útil que o Korver.

  • Albert Santos

    Agora vai … Love MVP kkkk

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Na boa, mas eu prefiro muito mais apostar nestes jovens draftados em anos anteriores que não tiveram muitos chances na liga, mas que já tem uma experiencia de 1 a 3 anos que um Tank de Universitários que serão um tiro no escuro….para mim eeste tipo de negócio é muito mais vantagioso que um Tank apartir do top 5…

  • xmaah

    Achei que o Spoelstra era bem ruinzinho com o big3 em Miami mais fez uma campanha louca que mereceu o COY anos depois, Agora que Lue não pode mais usar a estratégia “passa a bola pro LeBron” vamos ver, com esse time e conferencia da pra se chegar aos offs.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Queria saber como o Lue vai armar o Cavs nesta temporada, acredito que o ideal pelo número de arremessadores e Love de FP seja espacando para os arremessos de fora, e por isso foram buscar o Fyre de volta, e se for assim Hill deve vir como PG titular pela experiência e quem sabe reviver seus bons momentos, mas mesmo assim acredito em grande dificuldade no início pois o grande passador para os tiros livres de fora era o LJ e não vejo o Sexton e o peladeiro Clarkson com capacidade para comandar este tipo de esquema, mas vamos torcer para que o questionável Lue faça a coisa certa….Eu espero que ele venha com Sexton e OSMAN com Love, T.T e Hood se renovar e colocaria os velhinhos na rotação

    • Pedro Henrique

      Lue doidao é capaz de escalar Hill, Korver, Smith, Love e TT

  • Joabe#VamoSpurs
    • lucs

      Baita contratação, só precisa ver se terá espátula na rotação