Com doença rara, prospecto francês pode ter carreira encerrada aos 19 anos

O pivô Jonathan Jeanne está fora do draft deste ano e poderá ter sua carreira no basquete profissional encerrada de forma prematura. De acordo com o empresário do atleta, Bouna Ndiaye, exames realizados no Draft Combine constataram que seu cliente é portador de uma rara doença conhecida como síndrome de Marfan. O prospecto francês está afastado das quadras por tempo indeterminado.

A síndrome de Marfan, também chamada de aracnodacitilia, é uma desordem dos tecidos conjuntivos caracterizada pelo crescimento anormal dos membros e mãos. Não por acaso, trata-se de uma doença acusada por pessoas extremamente altas. O jovem Jeanne, de 19 anos e 2.18m de altura, foi o atleta mais alto e com maior envergadura registrada no Combine deste ano.

Amigo e grande incentivador do jogador do Le Mans, da França, o também pivô e francês Rudy Gobert (Utah Jazz) usou as redes sociais para dizer-se chocado e abalado pela inesperada notícia.

Esse não é o primeiro caso de um prospecto diagnosticado com a doença antes do recrutamento. Em 2014, o pivô Isaiah Austin causou comoção ao redor da NBA após ter sua carreira declarada encerrada por conta da desordem. A reviravolta positiva aconteceu em dezembro do ano passado, quando ele foi medicamente liberado para voltar a jogar e assinou contrato com FMP Belgrado, da Sérvia.

Segundo Ndiaye, a intenção de Jeanne é tratar-se explorando a possibilidade de – como Austin – ser liberado para retornar às quadras no futuro. O jovem, que seria uma escolha de segunda metade de primeira rodada no draft deste ano, já atuava no basquete profissional francês há quase quatro temporadas e obteve médias de 3.0 pontos e 3.1 rebotes na campanha passada.  

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Tárcio

    Que pena, tinha visto videos dele semana passada, após saber que o Lakers tava interessado em usar sua pick 28 na escolha dele!
    Jogador com perfil defensivo e protetor de aro, me pareceu um bom projeto de pivô!