Com novidades, seleção brasileira masculina é convocada para eliminatórias da Copa América

Destaque do NBB, armador Georginho, do São Paulo, está na lista do técnico Alexsandar Petrovic

Fonte: Destaque do NBB, armador Georginho, do São Paulo, está na lista do técnico Alexsandar Petrovic

Nesta terça-feira (7), a seleção brasileira masculina de basquete foi convocada pelo técnico croata Alexsandar Petrovic para jogos eliminatórios contra o Uruguai, em preparação para a Copa América de 2021. Serão duas partidas contra a seleção celeste, a primeira no dia 21 de fevereiro, com mando brasileiro, em São José dos Pinhais, no Paraná, e o outro, no dia 24 do mesmo mês, em Montevidéu. 

As principais novidades entre os 14 convocados ficam por conta do armador Georginho, do São Paulo, considerado um dos favoritos ao prêmio de MVP do NBB 12, e de Cauê Borges e Du Sommer, atuais campeões sulamericanos com o Botafogo.

Gui Santos e Márcio Henrique, ambos com 17 anos, peças fundamentais na conquista do Sulamericano da categoria com a seleção brasileira, em novembro do ano passado, têm a oportunidade de agora conviver com os mais experientes. A rodagem internacional, a bagagem e a experiência será de grande valia para os jovens no futuro com a camisa canarinho.

Confira a lista dos 14 convocados

Armadores
Georginho: São Paulo, 23 anos, 1.96m
Rafa Luz: Murcia-ESP, 27 anos, 1.88m
Yago Mateus: Paulistano, 20 anos, 1.78m

Alas-armadores
Cauê Borges: Botafogo, 29 anos, 1.87m
Danilo Fuzaro: Mogi, 25 anos, 1.93m

Alas
Didi: Sidney Kings-AUS, 20 anos, 1.95m
Gui Santos: Minas Tênis Clube, 17 anos, 1.97m
Jhonatan Luz: Flamengo, 32 anos, 1.96m

Alas-pivôs
Du Sommer: Botafogo, 25 anos, 2.05m
Lucas Dias: Franca, 24 anos, 2;07m
Márcio Henrique: Franca, 17 anos, 2.02m

Pivôs
Dikembe: Paulistano, 21 anos, 2.06m
Rafael Hettsheimeir: Franca, 33 anos, 2.08m
Rafael Mineiro: Flamengo, 31 anos, 2.09m

Para esta convocatória, Petrovic optou por dar descanso à base que jogou o Campeonato Mundial na China.

“Estamos sem jogadores que entrarão na lista do Pré-Olímpico. Exceto Rafa Luz e Didi, os outros atuam no Brasil. São jogadores que podem estar com a seleção nos próximos anos, e é natural que Didi e Rafa Luz estejam. Scott Machado está jogando muito bem na Austrália, é um nome, mas essa janela é perfeita para observar com mais tempo Yago, Rafa Luz e Georginho. Tenho na cabeça situações que podem beneficiar o basquete do Brasil para o futuro. Em maio, vou chamar os veteranos, que já estou em contato, para planificar o Pré-Olímpico. São duas coisas distintas, mas confio muito nessa equipe, que pode perfeitamente jogar em um alto nível”, explica Petrovic.

A lista também conta com três atletas que foram os últimos cortes antes do Mundial da China: Rafael Hettsheimeir, Jhonatan Luz e Lucas Dias. Para Petrovic, é uma chance de mostrar que merecem estar na convocação de maio, para o Pré-Olímpico Mundial. Ele também falou das chegadas de Du Sommer e Cauê Borges, além dos jovens Gui Santos e Márcio Henrique.

“Temos três jogadores que foram cortados antes do Mundial, Lucas Dias, Jhonatan e Hettsheimeir. Eles têm a chance de mostrar que merecem um posto para o Pré-Olímpico. Temos jogadores que estou contente de chamar, como Cauê Borges e Du Sommer, que estão fazendo grande trabalho, ganhando a Liga Sul-Americana. E também dois jogadores com 17 anos, Gui Santos e Márcio Henrique, que já, pouco a pouco, podem entrar nesse ambiente de seleção. São os melhores jogadores do sub-17 e tem qualidades que no futuro podem estar presentes no Brasil. Muitos vão perguntar do Léo Meindl. Ele teve sua oportunidade em janelas anteriores, e agora quero testar outros atletas”, disse Petrovic.

Vale lembrar que a classificação para a Copa América de 2021 é conquistada por meio de uma eliminatória. Serão 16 seleções em quatro grupos de quatro países. O Brasil está no Grupo B junto de Paraguai, Uruguai e Panamá. Serão jogos de ida e volta, com calendário em fevereiro e novembro de 2020, além de fevereiro de 2021. Os três melhores de cada grupo avançam para o torneio em 2021, que por enquanto, não teve o seu local divulgado. A Copa América é classificatória para o Pan de Santiago, no Chile, em 2023.

Últimas Notícias

Comentários