Com “terceiro período da morte”, Warriors supera Rockets e chega à quarta final seguida

(4) Golden State Warriors 101 X 92 Houston Rockets (3)

De volta ao Texas, a final entre Golden State Warriors e Houston Rockets teve seu último capítulo na noite de segunda-feira. Após ficar em desvantagem na série, o time de Oakland conquistou mais uma vez o título da conferência Oeste, superando o rival em 101 a 92.

Sem poder contar com o astro Chris Paul, que vivia a expectativa de se recuperar de lesão na coxa direita, os donos da casa repetiram a formação do jogo 6, com Eric Gordon no quinteto inicial. Pelo lado do Warriors, o desfalque foi o MVP das finais de 2015, o ala especialista defensivo, Andre Iguodala. Assim, Steve Kerr escalou Kevon Looney entre os titulares, que também era dúvida para o confronto.

A ansiedade parecia tomar conta do time de Golden State no começo da partida. Com excesso de faltas, Klay Thompson foi retirado de quadra com menos de quatro minutos jogados no primeiro período. Já o Rockets explorou a individualidade de James Harden, tanto na investida para a cesta, quanto nos arremessos de longa distância. Com isso, os donos da casa lideraram o quarto inaugural por 24 a 19.

O que se viu em quadra no primeiro tempo foi um Rockets muito focado, aguerrido e dominante (11 a 5 nos rebotes ofensivos e 10 a 4 nas roubadas de bola). Basicamente não houve bola perdida para P.J. Tucker e Clint Capela. Por sinal, o pivô fez o seu melhor jogo na série, que pela primeira vez conseguiu executar as jogadas de pick and roll. Os visitantes timidamente se mantinham no jogo, impedindo o rival de se distanciar no marcador.

Como praxe na série, o Warriors fez um segundo tempo avassalador. Não bastasse o Rockets acertar apenas um dos 21 arremessos de perímetro que tentou, os astros Kevin Durant (34 pontos) Stephen Curry (27 pontos) e Klay Thompson (19 pontos) foram decisivos para a vitória.

Este é o quarto título de conferência seguido da franquia de Oakland, que agora enfrentará mais uma vez LeBron James e o Cleveland Cavaliers na grande final da liga. A primeira partida acontecerá no próximo dia 31, na Oracle Arena.

Destaques

Golden State
Kevin Durant: 34 pontos, cinco rebotes, cinco assistências, três tocos, 11-21 nos arremessos de quadra e 5-11 nos arremessos de três pontos, em 44 minutos
Stephen Curry: 27 pontos, dez assistências, nove rebotes, quatro roubos de bola, 10-22 nos arremessos de quadra, 7-15 nos arremessos de três pontos, em 44 minutos
Klay Thompson: 19 pontos e 8-13 nos arremessos de quadra
Draymond Green: dez pontos, 13 rebotes e cinco assistências, em 44 minutos

Houston
James Harden: 32 pontos, seis rebotes, seis assistências, quatro roubos de bola, 12-29 nos arremessos de quadra e 2-13 nos arremessos de três pontos, em 43 minutos
Eric Gordon: 23 pontos, seis assistências, 9-22 nos arremessos de quadra e 2-12 nos arremessos de três pontos, em 40 minutos
Clint Capela: 20 pontos, nove rebotes, duas roubadas de bola e 9-10 nos arremessos de quadra
P.J. Tucker: 14 pontos, 12 rebotes e quatro roubos de bola, em 45 minutos

Michel Moral
Michel Moral
Piracicabano, colaborador do Jumper Brasil, professor e advogado especialista em Direito Bancário