Corrida para o MVP – Segundo mês

Mensalmente, o Jumper Brasil vai mostrar como está a disputa para a honraria individual mais importante da liga, sempre analisando os cinco candidatos mais bem colocados. 

Como vocês sabem, alguns fatores influenciam na escolha do jogador mais valioso de uma temporada. Além de estatísticas de encher os olhos, o MVP precisa ser a peça principal de uma equipe postulante ao título, o líder de um time que faz uma ótima campanha.

 

TOP 5 – Corrida para o MVP

1- Kevin Durant (ala, Oklahoma City Thunder)

Campanha do Thunder (até 31/12): 25 vitórias e seis derrotas (segunda melhor campanha da temporada e líder da conferência Oeste)

Números de Durant em novembro: 26.9 pontos, 8.1 rebotes, 5.4 assistências, 1.1 roubada de bola, 0.5 toco, 3.8 desperdícios de bola, 44.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Números de Durant em dezembro: 29.4 pontos, 9.0 rebotes, 4.5 assistências, 1.7 roubada de bola, 1.1 toco, 2.5 desperdícios de bola, 53.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra 

Durant foi o cara de dezembro. O camisa 35 do Thunder melhorou quase todos os seus números e ainda ajudou a equipe a vencer 14  partidas, em 17 disputadas. Não à toa, ele foi escolhido o melhor jogador do último mês no Oeste. Agora, Durant passou a liderar a corrida para o MVP. Seria o primeiro de sua carreira. 

 

2- LeBron James (ala, Miami Heat)

Campanha do Heat (até 31/12): 24 vitórias e sete derrotas (quinta melhor campanha da temporada e vice-líder da conferência Leste)

Números de James em novembro: 26.9 pontos, 6.0 rebotes, 5.9 assistências, 1.1 roubada de bola, 0.4 toco, 3.6 desperdícios de bola, 61% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Números de James em dezembro: 24.6 pontos, 8.1 rebotes, 6.9 assistências, 1.6 roubada de bola, 0.3 toco, 3.2 desperdícios de bola, 58.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Eleito melhor jogador do Leste, no último mês, James foi o grande responsável pela melhora de aproveitamento do Heat em dezembro.O camisa 6 do time de Miami segue com um aproveitamento absurdo nos arremessos de quadra para um jogador de sua posição. Se bobearem, James chega à liderança da corrida para o MVP já no próximo mês.

 

3- Paul George (ala, Indiana Pacers)

Campanha do Pacers na temporada (até 31/12): 25 vitórias e cinco derrotas (melhor campanha da temporada e líder da conferência Leste)

Números de George em novembro: 23.0 pontos, 6.1 rebotes, 3.1 assistências, 2.2 roubadas de bola, 0.2 toco, 2.7 desperdícios de bola, 47.2% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Números de George em dezembro: 24.1 pontos, 5.6 rebotes, 3.7 assistências, 1.9 roubada de bola, 0.1 toco, 2.4 desperdícios de bola, 46.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Líder da corrida no primeiro mês, George caiu para terceiro colocado em razão do dezembro estelar que Durant e James tiveram. Com a ótima campanha do Pacers e números de se tirar o chapéu, ele promete brigar pelo MVP até o final da temporada.

 

4- LaMarcus Aldridge (ala-pivô, Portland Trail Blazers)

Campanha do Blazers (até 31/12): 25 vitórias e sete derrotas (terceira melhor campanha da temporada e vice-líder da conferência Oeste)

Números de Aldridge em novembro: 21.7 pontos, 9.9 rebotes, 2.4 assistências, 1.3 roubada de bola, 1.0 toco, 2.3 desperdícios de bola, 44.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Números de Aldridge em dezembro: 25.0 pontos, 12.2 rebotes, 3.4 assistências, 0.8 roubada de bola, 0.8 toco, 1.0 desperdício de bola, 49.3% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Aldridge, que é o principal jogador do surpreendente Blazers,continua na quarta posição na corrida para o MVP. O ala-pivô teve um dezembro fabuloso, já que melhorou a maioria das suas estatísticas. Se o time de Portland se mantiver no topo e seus números continuarem excelentes, ele pode até sonhar em brigar pelo prêmio. Hoje, Durant, James e George continuam como os favoritos.

 

5- Chris Paul (armador, Los Angeles Clippers)

Campanha do Clippers (até 31/12): 21 vitórias e 12 derrotas (sexta melhor campanha da temporada e quarto colocado da conferência Oeste)

Números de Paul em novembro: 17.6 pontos, 5.1 rebotes, 12.1 assistências, 1.9 roubada de bola, 0.1 toco, 2.8 desperdício de bola, 44.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra

Números de Paul em dezembro: 20.3 pontos, 4.4 rebotes, 10.3 assistências, 2.2 roubada de bola, 0.1 toco, 2.7 desperdício de bola, 46.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra 

Líder em assistências e maestro do Clippers, Paul fecha o Top 5 da corrida para o MVP, como ocorreu no primeiro mês. O armador só não está em uma posição mais favorável por causa da campanha irregular do time angelino. Paul sofreu uma lesão no ombro e vai ficar afastado das quadras por seis semanas, o que compromete sua inclusão na lista do próximo mês. 

Jogador que deve entrar na próxima lista: Stephen Curry (armador, Golden State Warriors), que, em dezembro, angariou médias de 24.4 pontos, 4.9 rebotes, 10.3 assistências, 2.1 roubadas de bola, 0.4 toco, 4.6 desperdícios de bola e 43% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

[polldaddy poll=7707901]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Raphael Mascarenhas

    Aqui o MVP seria o KD, la no site da NBA, KD tbm ta na frente, em tudo que é canto KD ta na frente, ai vem o Adriano Albuquerque da NBA Brasil e coloca o James na frente e o Curry no top 5. Tem nem o que falar. Nesse post, concordo com vc em tudo Gustavo. Finalmente em.

  • robertolakers

    Chris Paul não vai entrar na próxima lista por causa da lesão, Lebron vai ter uns jogos pela frente fracos e assim vai subir seus números dps pega Boston e Hawks que pode até dar um trabalho mas não é nenhuma dureza, só no fim do mês que encara spurs e Oklahoma agr no mês de janeiro seus números devem crescer.

  • Kevin Durant esse ano tem que vencer,pelo menos até o momento merece demais,jogando muita bola.

  • Fernando

    Lebron, sem dúvidas!!!!!

  • Jogador Estrela!

    Tim Duncan merece. É dos melhores PFs da NBA de todos os tempos se não o melhor, está a jogar duma maneira espetacular e os Spurs estão colocados em 1º lugar do Oeste. Tim Duncan merece muito mais que qual outro jogador.

    • Raphael Mascarenhas

      Cara, o Duncan tem médias de 14,5 pontos e 9,8 rebotes. Você acha que quem vai sequer pensar em votar no Duncan? Ele tá na 59ª posição em pontos e na 17ª em rebotes. Se for contar apenas ala-pivos, eu diria que em uma corrida por “melhor ala pivo”, estaria na frente dele Kevin Love, Blake Griffin, Lamarcus Aldridge, Zach Randolph, Anthony Davis e David Lee. Se eu esqueci de algum, me perdoe. Esse ano, o Duncan não fica nem no segundo time da NBA. Quem sabe terceiro. Algo que ele pode conseguir quem sabe, é um MVP das finais. Mas duvido muito.

      • Raphael Mascarenhas

        Dirk Nowitzki tbm.

      • Luiz Henrique Santos

        Cara entendo o Estrela Duncan joga muito o cara é uma lenda do esporte. O que ele não tem de simpatia e de carisma, tem de habilidade e dedicação ao esporte e ao Spurs. E para mim é top 3 PF, acho que ele só não é melhor que Barkley e Malone… mas quanto aos números o cara já está com quase 38 anos, claro que não vai conseguir competir com caras mais novos em termos de números, mas para mim eu prefiro Duncan a qualquer um destes que você citou e claro o MVP deverá ficar com o Durant mesmo, mas Duncan e Parker mereciam também ser lembrados por mais uma ótima campanha do Spurs .

      • Raphael Mascarenhas

        Luiz Henrique, e QI, em técnica, o Duncan é o melhor dos últimos 10 anos eu diria. Mas hoje em dia, se ele for bater uma bola com qualquer um desses, eu acho que perde. Acho que eme QI e técnica, ele só disputa com o Dirk.

  • Marcos Efraim

    Pra mim deveria vencer quem for melhor nos duelos entre as equipes

  • João Rafael Barros

    Paul George por favor

  • Tudo bem que o Curry está jogando muito realmente!! Mas o Tony Parker merece ser citado na corrida de MVP ele deve estar correndo por fora na lista. Ele liderou SAS a um 11-4 em dezembro chutando 55.6 % da linha de 3 pontos e 50.0 % nos arremessos de quadra. E também uma questão de justiça, pois os Spurs tem a melhor campanha do Oeste.

  • Maia Bucks

    The king.

  • Felipe

    Durant por favor.

  • Paul George esta sendo overrated pela mídia/fãs. Durant é o cara que está jogando pra ser MVP. Na minha opinião vai ficar entre James e Durant de novo.

  • oshiro

    Mano, você tira o James e o Heat vai pros offs com mando de quadra. Tira o George e o mesmo acontece. Se tirar o CP3, o Clippers ainda é alguma coisa. Se tirar o Durant, o OKC é quase nada, mas se tirar o Aldridge, o Blazers VIRA nada. É ele o meu voto de MVP.

  • M Dias

    O jogador mais valioso no momento continua sendo James,e na sequencia Durant. Simples assim!

  • Mailson Silva de sena

    A questão é que o prêmio é o pro jogador que faz a melhor temporada e não necessariamente o melhor jogador.
    Concordo com o colega a de cima quanto ao Paul George. Ele não vem jogando pra ser MVP, longe disso. Mas parece ter caído na graça da mídia. Acho que a dupla de Portland merece mais que ele.
    Agora, é claro que se tirar o Durant do Thunder fica uma equipe bem fraca, mas deve ser lembrado que o Westbrook está machucado.

  • Luan

    Não vejo o Paul George jogando esse basquetebol todo. Começou a temporada muito bem porem não vem mantendo o nível das atuações iniciais.
    Pra mim o favorito ainda é o Lebron.

    • M Dias

      Eu também acho que PG não tem basquete pra ser MVP, não mesmo! Ele é apenas um bom jogador que esta em evolução.
      E na minha opinião é James seguido por Durant.

  • CosmeCelta

    James continua sendo o MVP pra mim. E acho sim que o Curry está jogando uma temporada pra ser lembrado pelo menos entre os 5.