Dallas arrisca ao apostar em Deron Williams para 2015-16

Stephen Dunn Getty

Deron Williams será o titular do Dallas na próxima temporada (Foto: Stephen Dunn/Getty Images)

O Dallas Mavericks esteve próximo de contratar Marcelinho Huertas. A mudança veio após a negativa de DeAndre Jordan – que desistiu de se transferir para o time texano -, o que forneceu espaço para a franquia abrir os cofres e adquirir um armador de maior valor. A direção do Mavs então investiu em Deron Williams, firmando um contrato de dois anos, sendo o segundo ano opcional para o atleta. Se para muitos Huertas não era uma boa aposta, o acerto com Williams pode ter sido uma troca de seis por meia dúzia.

Aos 31 anos, o armador não vive uma boa fase na carreira, assim como Huertas. O paulista de 32 anos, que depois acertou com o Los Angeles Lakers, perdeu espaço no Barcelona (ESP) na temporada passada, em que começou como titular e terminou atuando menos de 20 minutos por jogo – sua melhor pontuação em 2014-2015 foi 19 pontos, sem nenhum duplo-duplo.

Já Deron Williams, pelo Brooklyn Nets, teve médias de 13 pontos, 6.6 assistências e 3.5 rebotes, além de 38.7% dos arremessos de quadra na temporada passada. Foi o pior rendimento do armador nas finalizações em dez anos de carreira, enquanto a média de pontos só não foi pior que o registrado em sua temporada como calouro. E mais: ano passado foi titular em 55 jogos, sendo também o menor número da carreira.

A irregularidade do armador também impressionou. Na reta final da fase regular passada, o Nets precisava de resultados para obter uma vaga nos playoffs, mas Williams não mostrou seu poder de decisão, salvo um jogo ou outro. A franquia alcançou a vaga em função da melhora do pivo Brook Lopez, que surpreendeu naquela época e ganhou duas vezes o prêmio de melhor jogador da semana.

Williams teve um breve lampejo em abril quando anotou 26 pontos diante do rival New York Knicks – àquela altura o armador não registrava mais de 20 pontos havia sete partidas, algo muito negativo para quem recebia o segundo maior salário da franquia – e em seguida marcou 31 pontos frente ao Toronto Raptors. Nas cinco partidas finais da temporada, anotou oito pontos em média.

Nos playoffs, Williams foi um retrato do que havia sido durante toda a fase regular. Contra o Atlanta Hawks, fez um bom jogo, quando anotou 35 pontos e sete assistências no quarto duelo, mas em outros três jogos da série, não passou de cinco pontos. Outro aspecto negativo foi que ele não distribuiu mais de oito assistências em nenhum dos seis jogos contra o Hawks. O Brooklyn então foi eliminado.

A queda nos playoffs serviu para escancarar o desgaste da franquia com a irregularidade do camisa 8, que entrou em acordo para deixar o time. Desde que o Nets estendeu o contrato de Williams em 2012 (vínculo de cinco anos e US$ 98 milhões), o armador não mostrou mais o basquete que o fez ser convocado para os Jogos Olímpicos de 2012 – fez uma boa temporada em 2012-2013, mas as duas seguintes foram muito aquém do esperado. Além disso, vale lembrar que Williams foi três vezes seguida um All-Star (2010, 2011 e 2012), mas após a renovação do vínculo não foi mais selecionado.

Ainda pesa contra Deron Williams uma declaração do campeão de 2008 Paul Pierce. Em abril, o atual ala do Clippers admitiu que ficou decepcionado com sua passagem pelo Nets, pois os veteranos da equipe não tinham determinação para jogar e treinar. “Antes de eu chegar lá (Brooklyn), pensava em Deron como um candidato a MVP. Mas logo percebi que ele simplesmente não queria ser um”, falou Pierce à época.

No ano passado, o Mavericks apostou alto em Rajon Rondo e não deu certo. Este ano a equipe decidiu apostar em um atleta que claramente está descendo a ladeira. Será que vai funcionar?

  • King Cuban

    Não da para ser pior que o Rondo…

    • Murilo Moore

      Também acho… desempenho pior que o do Rondo acho impossível. Mas desconfio que D-Will perca a titularidade para Devin Harris até o All Star Game.

      • VIEIRA – CHICO

        o desempenho o Rondo foi falta de entendimento (sinergia) com o técnico e falta de entrosamento com outro mala chamado Ellis – eu acho o Rondo melhor do que D-Will – mas os dois não considerado “armadores de elite” da NBA

  • VIEIRA – CHICO

    de todos os armadores promissores há ser MVP (Westebrook / Irving / Crhis Paul / Jhon Wall / Lillard / Rose – 2011 e Curry – 2015) – sempre considerei o Deron Willians como dos últimos em chegar neste tal nível – um líder nato que tenha o poder de decisão para alguma franquia – nem o Rondo.

  • Renan Domok

    Deron é um problema muito menor do que o Rondo, disso eu tenho certeza. Agora, temos que ver se ele vai funcionar mais ou igual o Rondo. Uma coisa que “emputeceu” o Rondo pra cacete no Mavs é que o Ellis queria a bola só para ele. Agora não tem mais o Ellis, então o Williams vai ter a chance de colocar mais o Parsons em evidência, além do próprio Nowitzki. O grande problema do Mavs é pivô. Esse time com um bom pivô poderia dar em alguma coisa, mas do jeito que está hoje não briga nem pela ultima vaga no oeste.

    • VIEIRA – CHICO

      Tem o Tristan Thompson – dando sopa no CAVS

      • Renan Domok

        Será que o Thompson tem a força e habilidade necessárias para ser um CENTER de ofício? Eu tentaria o Noah que está balançando no Bulls.

        • VIEIRA – CHICO

          Também acho – mas seria só pra ajudar o CAVS – kkkkkk

          Pensando bem – o ideal para o Mavericks – seria ter os dois – caso não tivesse problemas no requisito “TETO SALARIAL”

          • Renan Domok

            Aí sim. O Noah seria o titular e o Thompson entraria na rotação para dar uma opção de time mais baixo e mais veloz.

          • VIEIRA – CHICO

            Beleza – vamos mandar um ZAP-ZAP – para o Mark Cuban – que achas ???????

          • Renan Domok

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bora!

  • King Cuban

    OT:

    Sports Illustrated divulga lista dos 100 melhores jogadores para a próxima temporada (2015-2016)

    Como já é de hábito, a conceituada revista Sports Illustrated divulgou asua lista dos 100 melhores jogadores da NBA para a próxima temporada (2015-16). Como todos sabemos tipo de lista é discutível, especialmente quando se trata da NBA e os resultados não agradam a todos.

    Segundo a publicação no site oficial da revista dada a ampla variedade de candidatos envolvidos e recursos analíticos disponíveis, não foi usado apenas um critério para criar o ranking, mas sim uma avaliação subjetiva e objetiva de dados, incluindo as estatísticas por jogo e as estatísticas avançadas como Player Efficiency Rating (PER), Win Shares
    (WS), Real Plus-Minus (RPM), WARP, Net Rating e Synergy Sports data.

    A Sports Illustrated diz que esta lista é uma tentativa séria para avaliar cada jogador em um vácuo. Como resultado, os jogadores selecionados no draft do presente ano não foram avaliados processo de classificação, enquanto que a influência do contexto em que a equipa se encontra foi minimizado pois a única preocupação da revista é apenas
    como os jogadores provavelmente vão jogar na próxima temporada.

    Como em todas lista, existiram alguns nomes de jogadores que não fizeram parte do top 100 com destaque para jogadores como Victor Oladipo, Tony Allen, Jabari Parker, Rajon Rondo, Kemba Walker, Harrison Barnes, Manu Ginobili, Eric Gordon, Brandon Jennings, Enes Kanter, JR Smith, Lance Stephenson, Omer Asik, David West e como foi dito acima todos os rookies da temporada 2015-16 não fizeram parte do processo. Outro facto curioso é que entre os 10 melhores apenas 1 (Lebron James) esta na conferencia Leste sendo que os restantes estão no Oeste. Abaixo fica a lista dos jogadores que a Sports
    Illustrated acha que serão os 100 melhores na temporada 2015-16:

    1 – LeBron James
    2 – Kevin Durant
    3 – Anthony Davis
    4 – Stephen Curry
    5 – James Harden
    6 – Chris Paul
    7 – Russell Westbrook
    8 – Blake Griffin
    9 – Marc Gasol
    10 – Kawhi Leonard
    11 – Tim Duncan
    12 – LaMarcus Aldridge
    13 – John Wall
    14 – DeMarcus Cousins
    15 – Carmelo Anthony
    16 – Draymond Green
    17 – Kevin Love
    18 – Jimmy Butler
    19 – Dwight Howard
    20 – Paul George
    21 – Al Horford
    22 – Chris Bosh
    23 – Kyrie Irving
    24 – Damian Lillard
    25 – Serge Ibaka
    26 – Klay Thompson
    27 – Mike Conley Jr.
    28 – Dirk Nowitzki
    29 – Deandre Jordan
    30 – Dwyane Wade
    31 – Gordon Hayward
    32 – Paul Millsap
    33 – Eric Bledsoe
    34 – Kyle Lowry
    35 – Andre Drummond
    36 – Tyson Chandler
    37 – Derrick Favors
    38 – Brook Lopez
    39 – Rudy Gobert
    40 – Pau Gasol
    41 – Jeff Teague
    42 – Goran Dragic
    43 – Joakim Noah
    44 – Andre Iguodala
    45 – Khris Middleton
    46 – Kyle Korver
    47 – Al Jefferson
    48 – Greg Monroe
    49 – Zach Randolph
    50 – Danny Green
    51 – Ty Lawson
    52 – Rudy Gay
    53 – Tony Parker
    54 – Kobe Bryant
    55 – Nicolas Batum
    56 – Luol Deng
    57 – Monta Ellis
    58 – Tyreke Evans
    59 – Jrue Holiday
    60 – Derrick Rose
    61 – DeMar DeRozan
    62 – Bradley Beal
    63 – Marcin Gortat
    64 – Markieff Morris
    65 – Trevor Ariza
    66 – Chandler Parsons
    67 – Nikola Vucevic
    68 – Timofey Mozgov
    69 – Hassan Whiteside
    70 – Tristan Thompson
    71 – Paul Pierce
    72 – Ryan Anderson
    73 – Danillo Gallinari
    74 – Tiago Splitter
    75 – Thaddeus Young
    76 – Andrew Bogut
    77 – Jonas Valančiūnas
    78 – Tobias Harris
    79 – Brandon Knight
    80 – George Hill
    81 – DeMarre Carroll
    82 – Joe Johnson
    83 – Deron Williams
    84 – Robin Lopez
    85 – Michael Kidd-Gilchrist
    86 – Kenneth Faried
    87 – Ricky Rubio
    88 – Isaiah Thomas
    89 – Amir Johnson
    90 – Taj Gibson
    91 – Andrew Wiggins
    92 – Lou Williams
    93 – J.J. Redick
    94 – Reggie Jackson
    95 – Roy Hibbert
    96 – Josh Smith
    97 – Nerlens Noel
    98 – Donatas Motiejunas
    99 – Wesley Matthews
    100 – Giannis Antetokounmpo

  • King Cuban

    Não quero alimentar esperanças mas o Mathews, Parsons e McGee estão em estado bem avançados na recuperação das lesões enquanto que o Deron Williams perdeu peso e aparenta estar pronto para a nova temporada…

    https://twitter.com/espn_macmahon/status/638371634777210880
    https://twitter.com/espn_macmahon/status/639208481619210241
    https://twitter.com/espn_macmahon/status/639208688599732224

  • RennanLAL

    Deron é o mesmo caso do Rondo, as lesões e a desmotivação acabaram com a carreira de ambos.

    • Claudio R.

      mas um foi campeão, o outro não.

  • elvis

    seria muito mais arriscado apostar no Huertas na minha opinião. No Mavs o Deron não vai ter a necessidade de criar o tempo todo pq vai dividir essa função com o Parson, acho que foi uma boa aquisição

  • Maateeus12

    Deron Williams numa cadeira de rodas >>>>> Huertas

  • Esse vai ser um ano difícil pros Mavs…