A NBA conheceu nessa quarta-feira o seu primeiro finalista. Jogando diante de sua torcida, o Dallas Mavericks venceu o Oklahoma City Thunder por 100 a 96, fechou a série em 4 a 1 e conquistou o título da Conferência Oeste. Essa é a segunda vez que o time texano chega à decisão da Liga. A primeira foi em 2006, quando o Mavs perdeu a série para o Miami Heat por 4 a 2. Curiosamente, o time de Miami está a uma vitória de eliminar o Chicago Bulls, na Conferência Leste, e reeditar aquela final.

O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. O time visitante contou com a boa participação ofensiva do ala Kevin Durant (13 pontos) e do reserva James Harden (16 pontos) para fazer 55 a 52. Pelo Mavs, o ala-pivô Dirk Nowitzki marcou 13 pontos.

No terceiro quarto, o panorama da partida não mudou muito. O time de Dallas chegou a tomar a liderança no marcador, mas o Thunder contou com os 12 pontos anotados pelo armador Russell Westbrook para reagir e passar novamente à frente no placar. O time de Oklahoma foi para o último período com uma vantagem de quatro pontos: 76 a 72.

A nove minutos do final, o Thunder conseguiu abrir a maior vantagem na partida: 85 a 77. Porém, como no jogo anterior, o time visitante pecou nos momentos finais e permitiu a reação do Dallas. A um minuto e 14 segundos do fim, após um erro de Westbrook, o alemão Dirk Nowitzki acertou uma bola de três pontos e o Mavs voltou a liderar: 95 a 94. Em seguida, novo erro do Thunder e, no contra-ataque, Shawn Marion fez a cesta e ainda levou a falta. A 13 segundos do fim, o veterano Jason Kidd pegou um rebote ofensivo fundamental. Na sequência, Nowitzki foi para a linha do lance livre e não desperdiçou os arremessos. Durant e Harden ainda tentaram dois arremessos de longa distância, mas falharam.

Os destaques do Mavs foram Dirk Nowitzki e Shawn Marion, que marcaram 26 pontos cada. O alemão ainda pegou nove rebotes. Já Marion anotou 14 pontos no último quarto, conseguiu oito rebotes e deu três tocos. Importante na defesa e na armação, Jason Kidd pegou sete rebotes e distribuiu dez assistências. O reserva J.J. Barea contribuiu com 14 pontos e cinco assistências.

Pelo Thunder, Russell Westbrook marcou 31 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu cinco assistências. Ele acertou 11 bolas em 28 tentativas. Kevin Durant anotou 23 pontos e pegou nove rebotes. Vindo do banco, James Harden anotou 23 pontos e distribuiu seis assistências. Outro reserva que entrou bem foi Nick Collison, que alcançou o double-double: 12 pontos e 12 rebotes (seis deles no ataque).

Confira os melhores momentos da partida.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=8fIhprqb7k8]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.