Damian Lillard e DeMar DeRozan são novos desfalques dos EUA para Copa do Mundo

PORTLAND, OR - APRIL 16: Damian Lillard #0 of the Portland Trail Blazers reacts after hitting a shot during the second half of Game Two of the Western Conference quarterfinals against the Oklahoma City Thunder during the 2019 NBA Playoffs Moda Center on April 16, 2019 in Portland, Oregon. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Steve Dykes/Getty Images) ORG XMIT: 775327658 ORIG FILE ID: 1143187355

Os pedidos de dispensa da seleção norte-americana para a disputa da Copa do Mundo FIBA simplesmente não param. De acordo com Shams Charania, do portal The Athletic, mais dois astros da NBA resolveram não participar da competição: o armador Damian Lillard e o ala-armador DeMar DeRozan. Com as novas adições, o número de desistências dos EUA para o torneio chegou a oito atletas.

O craque do Portland Trail Blazers era visto como o nome mais importante ainda comprometido com a USA Basketball. Ele não revelou suas razões para não jogar o torneio. O caso de DeRozan, porém, é o mais particular: o atleta do San Antonio Spurs havia sido adicionado à pré-convocação há poucas semanas, sem ter sido divulgado à imprensa, e desistiu nesse meio tempo.

“Nós somos abençoados com muito, mas muito talento na NBA. Não há motivo para pânico. A montagem desse elenco será mais desafiadora, mas seremos capazes de ter um time bem competitivo. Há jogadores ligando para se colocarem à disposição. A nossa lista inicial é fluida e não estamos surpresos com tantas desistências”, relativizou o presidente da USA Basketball, Jerry Colangelo.

De fato, a federação já trabalha para reforçar a seleção norte-americana. Além da equipe de apoio para treinos, composta por jovens que vão poder ser “efetivados” para o time principal caso agradem o treinador Gregg Popovich, a pré-convocação já vem sendo ampliada. O armador Marcus Smart e o ala Thaddeus Young seriam dois dos novos chamados para o período de preparação.

Além de Lillard e McCollum, a relação de desfalques dos EUA para a Copa do Mundo FIBA já incluía James Harden, Anthony Davis, C.J. McCollum, Eric Gordon, Bradley Beal e Tobias Harris. As ausências podem aumentar com o anúncio das intenções de Kevin Love e a depender da evolução da recuperação da cirurgia na mão realizada pelo astro Kyle Lowry.

Mas nem todo mundo está “pulando fora do barco”. Segundo Chris Haynes, do site Yahoo! Sports, o jovem Donovan Mitchell já se comprometeu a permanecer com a seleção e deverá ser um dos 12 atletas que representarão o Team USA na China, entre agosto e setembro desse ano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • PG milgraus

    A sorte é que o técnico é o Pop, especialista em times modestos e competitivos. Se fosse outro era bem capaz de perder o ouro.

  • Br nas Europas¨¨ TH

    Quantos mais? Kkkkk

    • Claudio R.

      provavelmente mais o Lowry, que vai fazer a cirurgia na mão, o resto devem ir eu espero, quem eu queria muito ver liderando esse time é o Kevin Love, seria o cara da experiencia e carimbado

  • João Víctor Matos

    Jerry Colangelo nepotista tem é que se lascar. Só fico triste pelo Pop.

  • Claudio R.

    Ainda não é motivo pra preocupação e medo, um time com Kemba Walker – Donovan Mitchell – Harrison Barnes – Kevin Love – Miles Turner, com Marcus Smart – PJ Tucker – Jayson Tatum – Kyle Kuzma – Andre Drummond – Kyle Lowry (acho que vai pedir dispensa pela cirurgia) e eu ainda chamava Caris LaVert, D’Angelo Russell ou ate mesmo Blake Griffin pra ver se um dos três aceita o convite.. apostaria mais no LaVert…. Mesmo assim dá pra ganhar o mundial com difficuldades, mas dá

    • LeBeautiful

      Quem seria o FP desse time? Aquele que vai chama a responsa na hora do vamos ver? Pop vai ter que entrosa essa rapaziada pq só no talento não vai levar. Falta pedigree…

      • RodrigoBrBa

        Smart puxando a responsa
        https://youtu.be/_6s6OeoK-TU

      • Claudio R.

        Kevin Love é o mais experiente, deverá ser o FP dessa equipe

        • Leandro_IllNetic

          Na hora do pega pra capar dessa sua lista ai eu ja penso no Kemba. Love não me parece ter esse perfil de alguém que chama responsabilidade. Experiência ele tem de sobra mesmo em relação ao resto.

          • Claudio R.

            Vc esqueceu mesmo o Kevin Love de Minnesota né? o cara tava constantemente na conversa pra mvp

  • LeBrOSMAN⚔️ The “Renaissance”

    Chegou a hora! Melo na versão USA Basketball (q é melhor q o Hoodie Melo, inclusive). Mal posso esperar para ver ele fazendo pump fakes e se adiantando para fazer um mid-range, o q na FIBA é praticamente um arremesso de 3 pts. É os mid-ranges do Melo (q viram bola de 3 pts na FIBA), e o excesso de marcação zona, q permite q mid-range seja algo letal nas zonas 2-3. Rei do basquete FIBA pelos EUA.
    https://twitter.com/SportsNation/status/1153692586420461569

    • Leonardo Augusto N. Dos Santos

      kkkkkkkkkkkkkk… assim como o Daniel Alves devia ser atleta CBF, o Melo devia assinar com a USA Basketball…

  • Edson Matheus

    Veremos um pouco mais de equilíbrio nesse Mundial? É isso msm produção?
    Mas é o Pop, EUA ganha

  • RodrigoBrBa

    O último a sair, apague a luz!!

  • Gustavo

    Confirmando o que muitos esperavam, todo mundo fugindo do ambiente toxico que é ser comandado pelo Pop. Até o DeRozan que ja é comandado por ele, n quer ficar mais do que o necessário ao seu lado. Espero que muitos abram os olhos pra essa situação pra desmistificar a figura do Pop.

    • LeBeautiful

      Muitos esperavam esse debandada por causa do Pop? Tipo quem? Esse teu comentário é bem polêmico mas pode ter um pouco de vdd nisso, Pop é amado e respeitado como o maior técnico dessa geração, mas ele é bem perfeccionista, geral fala mal do CP3 dizendo que ele é tóxico mas o problema dele é o mesmo, exige demais oq acaba gerando um desgaste rápido. E nesse caso das dispensas, nem todo mundo quer ser cobrado em cima por um velhinho podendo estar de férias ou treinando sossegado. Talvez o estilo do Pop esteja espantando os super astros nesse mundial, mas nas olimpíadas muitos que desistiram vão querer ir e o pop vai poder dar o troco. Agora a pergunta que fica, será que com o Coach K teria essa debandada?? O Dame nem explicou o pq de desistir, só ta seguindo a manada, e acho que vem + por aí.

      • Claudio R.

        Nem acho que seja um fator, acho que é pq a season que vem está aberta e todos os times contender acham que podem ganhar, ai querem seus astros o mais descansados possivel, ai aconselham eles a desistir desse torneio. Acho que é mais essa linha do que outra coisa. Os que irão ou são bem jovens ou estão em ultimo ano de contrato, e esse torneio pode ser uma vitrine, vide o Kenned Faried. Por isso acho que vão poucos allstar pra esse torneio, talvez Kevin Love e Kemba Walker sejam os grandes nomes

    • João Víctor Matos

      Concordo que muitos astros podem não querer jogar com o Pop devido ao estilo dele. Entretanto como dismitifica um cara com 5 anéis e 20 temporadas seguidas nos playoffs? Quanto ao ambiente tóxico eu vejo muito mais ex-jogadores elogiando que o criticando e a parte do Derozan é uma suposição meio vazia.

    • Diego Costa

      Você tem provas sobre o Derozan? Se não tem.. simplesmente inventou isso .

  • GOLEIRO DO PARANA CLUBE

    Que debandada, ein. A seleção dos EUA ta parecendo meu time kkkk

  • Mathias

    Não estou muito inteirado em como está Sérvia, Lituânia, Espanha… Mas esse time dos EUA que sobrou não inspira muita confiança não…

    • Alexandre Wagner

      Se a Sérvia vier com Milos, Bogdanovic, Bjelica, Jokic e Boban, pode ser que dê jogo.

      • Mathias

        Ah, com certeza, time bem forte!

      • Gustavo

        Se Boban e Bjelica fossem os suplentes americanos estariam todos considerando o time fraco.

  • Alexandre Wagner

    Mais uma vez os atletas pouco se importando com o mundial, a FIBA tem que pegar uns macetes com a FIFA, pq tá difícil a galera querer jogar o mundial.
    Outra, dependendo de como ficar os times Europeus os EUA não serão mais favoritos absolutos não.

    • João Víctor Matos

      Seria bom fazer no mês de julho ou agosto. Em setembro os times da NBA já começam a treinar.

      • Alexandre Wagner

        Pois é, tem que ver alguns ajustes nisso, a FIBA e a NBA tem que se entender, caso contrário o mundial não vai pra frente.

  • LeBrOSMAN⚔️ The “Renaissance”

    Saiu um novo regulamento nesse ano, relacionado a classificação para as Olimpíadas via Copa do Mundo. Senão me engano, antigamente, apenas o campeão se garantia nas Olimpíadas, enquanto o restante tinha q se virar em Pré Olímpicos de seus continentes. No caso aqui na região das Américas classificavam apenas 2 seleções (acho), numa competição juntando os 3 continentes americanos, enquanto outros melhores colocados q ñ se classificavam nesse Pré Olímpico iriam para a repescagem com outras seleções de outros continentes no ano das Olimpíadas.
    Só q isso mudou, o Mundial agora já faz uma seletiva para o Mundial com as 7 melhores seleções se garantindo nas Olimpíadas, dividido por cotas de regiões, exemplo: Nesse regulamento, os 2 melhores colocados da região das Américas já se garantem nas Olimpíadas, tem vaga para continente Africano, Europeu, Oceania, e Asiático tbem, entre essas 7. Quem ñ conseguir, vai pro Pré Olímpico em 2020 (a última chance para se classificar para as Olimpíadas).
    Então, vendo esse cenário em q os EUA ñ é obrigado a vencer para se classificar direto para as Olimpíadas (o evento q eles realmente se importam), e a situação da NBA em q ñ existe mais um GSW quase imbatível no meio do caminho, a temporada está aberta, dá para entender essa debandada. Deve ser o caso do Lillard (q terminou a temporada lesionado, chegou perto das Finais e a franquia manteve a base) e do McCollum por exemplo, outros deve ser apenas problemas físicos ou pessoais msmo (caso do Beal).

  • CLM Lakers

    Eu levaria essas dispensas em conta para escolher quem vai pra Olimpíada ano que vem.

    • Gabriel

      Nas olimpíadas a maioria quer jogar, não convocaria nenhum dos que pediram dispensa e fechou.

      • Claudio R.

        kkkkkkk, nem Davis e nem Harden? ta brincando né?

        • Gabriel

          No mundial os caras vão curtir as férias e se prepara para a próxima temporada, realmente é um campeonato menor. Agora os caras que não recusam defender a seleção e perdem parte das férias jogam o mundial e chega na olimpiadas os que pediram dispensa chega e toma o lugar deles. Nada mas justo.

  • Gustavo

    Pessoal se iludindo, esqueceram quem é o treinador…

    Pop daria um jeito de fazer bonito com Huertas, Marquinhos, Alex e companhia limitadíssima, imagina treinando a segunda prateleira da NBA.

    USA sobra na turma.

    • THIAGO GONZAGA

      É o que eu venho dizendo, Pop entende muito de basquete FIBA.

  • Outsider

    Até que ponto a seleção americana de basket chegou: Smart e Young tão sendo vistos como reforços, kkkkkkkkkkkkk. Esse time atual, está lembrando o do mundial de 2002, profissionais na NBA de 2° escalão (com poucas exceções), e tomaram fumo, ficaram só em 6° naquele mundial e em casa ainda por cima.

    • Rodolfo Ucke

      Pior que está lembrando mesmo o fiasco de 2002. Quem acha que os EUA é imbatível com qualquer seleção que vá ao mundial ou olimpiada, ou não acompanhou derrotas das seleções americanas em mundiais e olimpiadas do início desse século, ou não lembram se quer.Olimpiada de 2004 o time era bem melhor do que esse ano, e ficaram em 3°, perdendo da Argentina, Lituania e até Porto Rico durante a olimpíada. E o time de 2004, era bem melhor do que sobrou esse ano agora.

    • Zazi10

      Ta tudo indo pro mesmo rumo, depois daquele regaço em 2002, e pode-se dizer em 2004 tbm, que começou aquele movimento com Kobe e outros jogadores pros astros jogares e já em 2007 veio uma seleção estelar pro pan no Brasil.

      • Rodolfo Ucke

        Mundial de 2006 perderam também, ai a ficha caiu, e realmente voltaram a dominar. O time desse ano agora, é o pior desde de daquele de 2002 com certeza, está totalmente aberto o mundial esse ano.

  • Rickson

    Nao passam do Brasil ou Grécia nas oitavas

    • Nilton Silva Severo

      Kkk. É verdade.

  • Tiagobx

    Eu vejo isso pelo lado positivo, deixa o torneio mais competitivo, sem um favoritismo brutal. Pelo que se nota nos comentários, parece que a maoria torce para o team USA.

    • Leonardo Augusto N. Dos Santos

      nao sei bem se chega a ser uma torcida, creio que é mais a expectativa de ver tanto craque reunido…

    • João Víctor Matos

      Tenho certeza que a maioria torce para um upset de alguma outra seleção.

      • Lucas Rodrigues

        Se for contra a Argentina torça contra e fim de papo.

    • Brinell Arcanjo

      Nao torço team USA, mas é legal ver os jogadores nível All-Star (maioria deles) jogando uma competição de verdade.

  • Vitor Martins

    Até que ponto tem a ver com a situação dos Colangelos na NBA? Tô viajando muito, muita especulação isso? O time americano, mesmo mando jogadores da NBA (ainda que não os 12 melhores) vinham fracassando nos torneios FIBA no início dos anos 2000. Foi Colangelo que implementou esse novo sistema, que conseguiu dar credibilidade e trazer os caras todos, montar a ideia de camps, de convocar a galera antes, de realmente preparar um time, e não só reunir jogadores. Mesmo que a competição seja mais fraca do que eles estão acostumados os malucos um tempo atrás tavam se estapeando pra pelo menos participar dos camps. Derrick rose saiu de uma temporada com a seleção americana (como coadjuvante em um time já com desfalques do primeiro escalão) pra uma temporada de MVP. Claro que não foi o único (e nem o principal fator), mas lembro dele a época dizer que ajudou bastante. Agora a seleção parece estar em baixa. Tem muito a ver com a facilidade recente em que os torneios FIBA se mostraram pra eles (ainda mais com times históricos de Espanha, Argentina e Grécia se aposentando – vejo poucas seleções nesse patamar hoje), mas acho que os recentes escândalos da família Colangelo pode ter contribuindo pra esse afastamento das estrelas sim.

    • João Víctor Matos

      O filho dele criou contas no twitter para criticar e criar boatos dos próprios jogadores. Depois em vez de ser homem e assumir ainda botou a culpa na mulher. E o pai ainda tentou contemporizar essa falta de carater do cara de botar a esposa no fogo.

  • KlayMVP#PrayforKDandKlay

    Se levar os jogadores do college e com pop no comando é capaz de ganharem essa bagaça, a disparidade é grande, acredito q msm sem as grandes estrelas, eles aindam levam o caneco… espero pelo menos q seja mais competitivo

    • god

      vocêtá muito mal informado sobre basquete europeu

      • KlayMVP#PrayforKDandKlay

        to msm, acompanho nada da europa…

  • Gustavo Santos

    Smart, Young… Se o restante da seleção americana for desse nível, não dá pra falar que eles são favoritos não..

  • Sander Santos Baptista

    O time de apoio que eles irão enfrentar nos treinos, é melhor do que 80% das seleções do mundial.

    • god

      esses 20% já são suficientes pra tirar os EUA das semi-finais

  • arruda91 arruda

    Imagine chamam o Dwight Howard, o fdp volta da China com uns 200 filhos

    • Vitor Martins

      Pelo que dizem, ele não curte muito esse negócio ai não! Rapaz joga em outro time! rsrsrs

      • LeBeautiful

        Ele corta pros 2 lados, o cara tem uma penca de filhos…Já teve caso com pornstar tbm. Não perdoa nada.

        • Aquino L.A.

          Ele e Ronaldo fenômeno, perdoam ninguém…. kkkkkkk

          • Você pensa?

            que isso!!! segundo o Ronalducho ele pegou os 3 (TRÊS) travecos na rua achando que eram mulheres….levou pro motel e só depois de umas 4 horas lá dentro que ele descobriu que eram travestis.

      • João Víctor Matos

        Olha o que o cara falou sobre o caso lá. Ele é muito confuso com as palavras kkk.

        https://www.youtube.com/watch?v=tgwXleSgHTg

        • Vitor Martins

          O cara tá perdido, na carreira e na orientação sexual! haha

  • Sheela

    Deixa os caras curtirem suas férias.

  • João Víctor Matos

    Kevin love pediu dispensa tambem. Dudley ja se disponibilizou a ir jogar pelo USA kkkkk.

    • Rodolfo Ucke

      Daqui a pouco o McGee disputará o mundial, kkkkkk.

  • Joabe#VamoSpurs
    • arruda91 arruda

      O veio é uma lenda

  • Lucas Diniz

    Parece que o Kevin Love também pediu dispensa da seleção.

  • Chama o Melo !!!!