De olho no draft, Emmanuel Mudiay pode deixar basquete chinês

Lesionado, armador deve voltar aos EUA para iniciar preparação visando recrutamento com antecedência

Fonte: Lesionado, armador deve voltar aos EUA para iniciar preparação visando recrutamento com antecedência

A “aventura” de Emmanuel Mudiay no basquete chinês pode estar próxima de um fim precoce. Apontado como uma das três primeiras escolhas do draft de 2015, o jovem armador considera deixar o Guangdong Southern Tigers para dar continuidade à recuperação de uma entorse no tornozelo direito nos EUA. Caso rescinda seu contrato, ele deverá se afastar de competições para iniciar a preparação visando o recrutamento com meses de antecedência.

De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o Southern Tigers estaria fazendo pressão para que o jogador de 18 anos retorne à equipe o mais rápido possível. O prospecto, porém, não quer colocar sua integridade física em risco com a possibilidade de atuar na NBA na próxima temporada. Além disso, más atuações jogando sem condições ideais na China também poderiam prejudicar sua projeção no draft.

Se deixar o basquete chinês e receber uma carta de liberação da FIBA, Mudiay seria elegível para atuar o resto da temporada na D-League. No entanto, a percepção de vários analistas é que o jovem apenas colocaria seu status atual em risco jogando na liga de desenvolvimento. Tudo indica que sua estratégia vai ser mesmo de total afastamento do basquete competitivo até o draft, como fez o calouro Dante Exum no primeiro semestre.

A ausência do “garoto” motivou o Southern Tigers – que está na disputa do título nacional – a contratar o veterano Will Bynum de forma temporária para evitar uma queda de produção. É provável que o ex-atleta do Detroit Pistons seja mantido em definitivo no elenco em caso de dispensa do prospecto.

Nascido no antigo Zaire, Mudiay e sua família chegaram aos EUA refugiados da guerra civil no país. Ele destacou-se no basquete colegial de Dallas (Texas) e estava comprometido a cursar a Universidade Southern Methodist (SMU) neste ano, mas não teria alcançado o desempenho acadêmico necessário para estudar na instituição. Em nove partidas no basquete chinês, o armador registrou médias de 18.9 pontos, 6.5 rebotes, 6.3 assistências e 1.8 roubos de bola.

Últimas Notícias

Comentários