De olho no draft, Emmanuel Mudiay pode deixar basquete chinês

A “aventura” de Emmanuel Mudiay no basquete chinês pode estar próxima de um fim precoce. Apontado como uma das três primeiras escolhas do draft de 2015, o jovem armador considera deixar o Guangdong Southern Tigers para dar continuidade à recuperação de uma entorse no tornozelo direito nos EUA. Caso rescinda seu contrato, ele deverá se afastar de competições para iniciar a preparação visando o recrutamento com meses de antecedência.

De acordo com Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o Southern Tigers estaria fazendo pressão para que o jogador de 18 anos retorne à equipe o mais rápido possível. O prospecto, porém, não quer colocar sua integridade física em risco com a possibilidade de atuar na NBA na próxima temporada. Além disso, más atuações jogando sem condições ideais na China também poderiam prejudicar sua projeção no draft.

Se deixar o basquete chinês e receber uma carta de liberação da FIBA, Mudiay seria elegível para atuar o resto da temporada na D-League. No entanto, a percepção de vários analistas é que o jovem apenas colocaria seu status atual em risco jogando na liga de desenvolvimento. Tudo indica que sua estratégia vai ser mesmo de total afastamento do basquete competitivo até o draft, como fez o calouro Dante Exum no primeiro semestre.

A ausência do “garoto” motivou o Southern Tigers – que está na disputa do título nacional – a contratar o veterano Will Bynum de forma temporária para evitar uma queda de produção. É provável que o ex-atleta do Detroit Pistons seja mantido em definitivo no elenco em caso de dispensa do prospecto.

Nascido no antigo Zaire, Mudiay e sua família chegaram aos EUA refugiados da guerra civil no país. Ele destacou-se no basquete colegial de Dallas (Texas) e estava comprometido a cursar a Universidade Southern Methodist (SMU) neste ano, mas não teria alcançado o desempenho acadêmico necessário para estudar na instituição. Em nove partidas no basquete chinês, o armador registrou médias de 18.9 pontos, 6.5 rebotes, 6.3 assistências e 1.8 roubos de bola.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • André Fagundes

    Não o assisti, mas pelas médias e profile da liga chinesa ele vinha jogando de SG. Mas ele é um combo de elite tomará que jogue na D-LEAGUE.

  • YRC_NYK

    Concerteza será top 3 no draft.. Okafor, towns e mudiay são os melhores deste draft!

  • Bruno#L.A.Lakers16

    Ir pra China foi um baita erro !!

    • Uncle Drew

      Depende do ponto de vista. O garoto nasceu no Zaire e saiu do país refugiado ou seja, é bem provável q a família passe por alguma necessidade. Aí aparace uma proposta milionária da China podendo melhorar de vida e de sua familia. Ñ dar pra pensar duas vezes!

      • Bruno#L.A.Lakers16

        Ele já sofreu a vida toda .. sofrer um 1 ano a mais não mudaria nada … quando ele entrar na NBA a sua vida irá mudar para sempre … agora ir pra China foi um baita erro que pode atrapalhar o seu desenvolvimento e a sua escolha no draft … !

        • Tuhã Schmitt

          Discordo totalmente da sua opinião. As vezes ver sua família passar dificuldades pode atrapalhar e muito o seu desenvolvimento, não estamos aptos a julgar a sua escolha. Dinheiro é importante sim, ainda mais quando ele faz falta.

          • Bruno#L.A.Lakers16

            cada um acha oq quiser … eu não abro mão da minha opinião nunca !

        • LMFEA

          Quanta babaquice, vai e passe fome ou necessidade por “mais um ano” então irmão. Você, eu e espero que ninguém aqui temos noção do que é isso, e as consequências que isso traz.
          Resuma-se ao seu mundinho de playboy e não julgue as atitudes dos outros pela necessidade.

  • Horacio

    O melhor para ele é não ficar mais na china e nem ir para a D-League, deve ficar fazendo treinamentos isolados.

  • Maia Bucks

    Profissionalismo seria tratar a lesao e honrar o contrato.

  • Zack Batista

    Apesar do aumento econômico e midiático, a liga chinesa não é uma das melhores no mundo Fiba. Na minha concepção, até acho a NBB melhor, tecnicamente falando. Se tivéssemos o poder econômico deles, poxa, estaríamos c uma liga entre as melhores, não tenho dúvidas disso.

  • AlexT-Wolves

    Esse mlk joga muito. Queria muito ele no Wolves mas fizeram a besteira de renovar com o Rúbio e se tiver a chance de o drartar provavelmente iram preferir alguem no garrafão.

  • Vitor

    Quantos dólares ele ganha por ano lá ?

    • TRUETHIAGO

      “On July 22, 2014, Mudiay signed a one-year, $1.2 million contract with the Guangdong Southern Tigers of the Chinese Basketball Association.”

  • Rapha-11

    Vem par Detriot, Mundiay.

  • MarceloKnickão

    Vem pro Knickão, garoto!