DeMar DeRozan: “Eu fui o sacrifício para que o Raptors chegasse às finais”

DeMar DeRozan é amplamente considerado o maior jogador da história do Toronto Raptors. No entanto, ironicamente, quis o destino que a sua saída da equipe fosse o ponto definitivo para a montagem do elenco que poderá conquistar o inédito título da liga na próxima segunda-feira. O hoje atleta do San Antonio Spurs pode já não fazer parte do time, mas ainda se vê como parte dessa trajetória de sucesso.

“Eu acho que, se não fosse por todos os anos de trabalho duro que tive aqui, nada do que está acontecendo em Toronto seria possível. Lutei, sacrifiquei-me por essa franquia. Desafiei os limites a um ponto em que fui o sacrifício para que pudessem chegar à finais. Precisei respirar para finalmente entender que fui uma das razões disso”, refletiu o ala-armador, em entrevista ao site Bleacher Report.

A transação que decretou o fim da passagem de DeRozan pelo Raptors aconteceu na offseason passada, quando ele e o pivô Jakob Poeltl foram enviados para San Antonio em troca do veterano Danny Green e o astro Kawhi Leonard. O primeiro, embora não esteja em grande fase, é titular absoluto de Toronto, enquanto o segundo é o líder da melhor campanha da história da equipe canadense.

“Eu fiquei magoado com a negociação, porque investi uns nove anos da minha vida em Toronto. Tudo o que aprendi e ganhei na NBA aconteceu aqui, então ser trocado quando você menos espera te deixa muito abalado. No fim das contas, todos somos humanos e, definitivamente, foi um baque para mim”, lembrou o atleta de 29 anos, que nunca escondeu ter ficado ressentido com a condução de sua saída.

Aparentemente, o tempo ajudou essa mágoa a diminuir. E, lógico, a presença dos ex-colegas de elenco nas finais fez com que DeRozan ficasse envolvido na torcida pela antiga equipe. O astro do Spurs, mesmo que esteja acompanhando de longe, está enviando a sua energia positiva para Toronto conquistar o primeiro título da NBA – especialmente, pela felicidade do grande amigo Kyle Lowry.

“Eu estou torcendo por meu melhor amigo agora. Torço para que ele seja campeão e conquiste algo que tentamos juntos por tantos anos. Kyle tem essa oportunidade e sei que merece um anel de campeão. Aliás, todas as pessoas nessa franquia são merecedoras do título. É por isso que, independentemente de qualquer coisa, eu estou do lado deles”, concluiu o maior pontuador da história do Raptors.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Brockbell

    Boa atitude de Derozan, no fim ele percebeu que foi um erro da diretoria falar que ele ia ficar, e troca-lo, mas foi para um bem maior e parte do mercado.
    E essa final mostra que Derozan e Lowry não combinam tecnicamente.
    Lowry precisa de um jogador para chamar a responsabilidade, e Derozan tbm. Por isso ganharam a fama de pipoqueiros. Mesmo eu achando que Derozan carregava Lowry.
    Além que no ano, tecnicamente eu vi Derozan jogar mais no Spurs que Lowry no Raptors.
    E agora Raptors tem Kawhi, jogador frio, e com mais qualidade que Derozan, e msm Lowry oscilando muito, Leonars é Constante, tipo, ou é fantasticamente abaixo ou acima da media, mas não deixa de fazer bons jogos.
    E digamos que Siakam desenvolveu bem mais rápido que Poeltl. Então tudo deu certo para o Raptors nas trocas, e quem sabe Derozan nao de sorte no Spurs ou em outra franquia, e volte a ser um dos melhores ala-armadores da liga.

    • MarcoLakers

      Negócio do DeRozan nem é não chamar a responsabilidade, é não conseguir render o que pode mesmo. Acho que tentar ele até tenta, mas algo faz com que ele não renda.

      • Wilker Pereira

        Não rende mais porque bao consegue render mais … Ele não costuma pipocar, simplesmente aquilo q vemos Sempre dele nos offs (ate q se prove o contrário )e o seu máximo , ele não vai mais além do q isso

      • Brockbell

        Derozan não é uma super estrela, e nem confiavel, mas eu achei um bom ano dele no Spurs, em um esquema que ele não conhecia.
        Eu acho que se alguém pode extrair isso dele é Pop. Se o Spurs se organizar e n sofrer com lesões, o time encaixado, pode ser que ele volte a ser destaque na posição.

    • Francimarques Lakão

      Jogador de mente fraca, não será capaz de jogar no nível de concentração e ser decisivo como KL, Toronto jamais chegaria a uma final com ele.

      • Brockbell

        Não chegaria msm. Seria Lowry saindo ou ele. E no elenco atual do Raptors e Leonard tendo as características completas de Ala, e um pouco de ala-armador, faz e fez muito mais sentido Derozan sair.
        A estruturação do Raptors ta de parabens, como a do Bucks tbm. Sixers com o assistente técnico de Pop pode ficar mais forte, o Leste ta ficando insano tbm. O Celtics tbm vem pra brigar no topo.

  • Wilker Pereira

    Ate quando vai continuar com a choradeira? Khawi esta fazendo o q vc nunca foi caoaz de fazer e provavelmente nunca sera capaz de fazer … Aceite q doi menos bola para frente e segue o jogo

  • Diego Costa

    Essa história já encheu o saco. Mas deve ser foda mesmo, tu estar num time e ser trocado por um cara muito melhor, e no ano seguinte tu vê a franquia do seu coração fazendo essa campanha.

    No fundo são só negócios, dirigente tem que ter o coração frio mesmo e fazer o melhor pela franquia. Azar do Spurs que perdeu um top 3 da liga, mas a situação ficou tão desgastada que não tinha o que fazer. No fim das contas eles conseguiram um jogador de +20ppg que vira e mexe consegue algumas atuações muito acima da média, apesar de não chegar perto do Leonard. Nem achei que ele foi tão mal contra o Nuggets n, mas o cara precisa ter o seu Kawhi também. Não nasceu pra ser FP, assim como LA também não. Por isso o próximo ano é essencial demais pra franquia, ou conseguem algum êxito ou então já podem começar a pensar em troca pros 2, ainda mais pela idade que o Lamarcus tem.

  • Deve ser extremamente difícil pra ele lidar com o fato de que o time só conseguiu chegar as finais graças a sua saída, mas sem dúvidas eles não teriam chegado a esse patamar sem ele.
    Foi um dos maiores da história do time e estará eternizado na franquia.

  • KlayMVP

    fazer oq, kawhi está muito próximo do que derozan jamais conseguiu dar ao raptors, o titúlo, kawhi se vencer o campeonato já será o maior jogador da história da franquia em uma temporada…

    • vsr.snake

      Não acho que vai ser o maior da franquia, apesar de dar o título pra eles. Lembremos que o Kawhi chegou em um time pronto, que durante a temporada ainda adicionou o Gasol (sem ele tbm não chegariam às finais). Ou seja, ele pegou o final do ciclo dessa geração do Raptors, iniciada com Derozan e o Casey. Da mesma forma que o Durant não é maior para o Warriors do que o Barry, Kawhi não será maior que o próprio Derozan para a franquia, ainda que seja um jogador bem melhor. Pra isso ele precisaria ao menos ficar mais um tempo lá, e continuar mantendo a franquia competitiva.

      • KlayMVP

        Acho q kawhi será sim o maior, visto q um titúlo e tudo q o torcedor mais quer e que ele está muito perto de dar isso para toronto.

        • vsr.snake

          Por esse raciocínio, Durant é maior que o Curry no Warriors, visto que ele foi o diferencial em 2 títulos.

          • KlayMVP

            Situações completamentes diferentes e vc sabe disso, quando Durant veio Warriors já tinha 3 títulos, e KD chegou em um sistema montado e curry como FP do time…
            DeRozan foi trocado pelo kawhi,ninguém tinha certeza do que seria esse Toronto q trocou seu FP por um jogador melhor, Leonard em um ano de franquia pode conseguir oq nem um outro jogador conseguiu pela mesma, entende a diferença?

      • Gustavo Santos

        Não sei não hein, um fator determinante aí é que o Toronto nunca ganhou um título o que pesa muito.. eu consideraria o Leonard como melhor jogador na história da franquia por levar o time ao título caso isso ocorra

        • Vitor S.M.

          Melhor é diferente de maior. Por isso, concordo contigo. KL é melhor jogador que o Demar, mas este continua sendo maior que ele na história da franquia. Caso o anel venha e ele permanece em Toronto mantendo o nível de excelência, pode vir a ocupar também o posto de maior.

      • Brockbell

        Na minha opinião tbm não é maior que Derozan, Kawhi encaixou, mas essa jornada não foi criada por ele.
        Kawhi pode ser se ficar em Toronto.
        Mas da pra adiantar muitos anos nessa jornada de ser o maior da franquia, se o Raptors for campeão, pelo simples motivo de ser o primeiro titulo. Isso pesa, e muito.
        Se fosse o segundo, terceiro ou mais, n teria tanta importância como o primeiro. Quantos tentaram?
        Ele sempre vai ser lembrado na história como o cara que foi responsável pelo primeiro título.

      • Albert Santos

        Fato.

  • Francimarques Lakão

    Nem tanto pela final assombrosa, mas as qualidades técnicas do KL são muito melhor lapidadas, mais refinadas que DeRozan, ele é incapaz de fazer as proezas e se ao menos tivesse uma força mental de aço, aquela q eleva o nível de jogadores bons ao patamar de lendas nas decisões, ele poderia chegar a uma final, mas todos sabem q DeRozan é um atleta que fica visivelmente deprimido durante os momentos de oscilação do time.

    • Brockbell

      Pois é. São ambos bons jogadores, mas KL se sobressai, mas Derozan não um peladeiro. Mas são coisas que acontecem. Derozan tbm não teve Ibaka, Gasol e Siakam jogando bom nível ao seu lado. E Green e Velt vem fazendo bons jogos.
      O raptors ta muito bem, não em entrosamento, e sim em peças, cada uma se encaixa perfeitamente.
      Outro fator, Kawhi teve Pop e uma comissão muito qualificada para lapidar seu arremesso de 3, além de dicas e jogadas treinando com Duncan e Ginobili.
      Derozan teve depressão.
      Eu acho que Leonars foi pro melhor time que ele podia ir para buscar o título, e Derozan caiu na mão do técnico que pode fazer ele destaque novamente.

  • Paulo Henrique

    É muito injusto comparar os dois. Derozan é ótimo, teve grandes temporadas e é sim um dos maiores da história do Raptors, mas nunca atingiu o patamar do Kawhi, e com isso nem falo só da mentalidade, Leonard hj só tá atrás de Lebron e Durant, enquanto Demar é no máximo um top 15 e mesmo nos seus melhores anos em Toronto não chegava muito além disso

    E como é legal ver q a amizade com o Lowry ainda permanece forte. Os dois são praticamente irmãos

  • Igor Dourado

    Masai Ujiri já era elogiado há algum tempo, mas o que ele fez com esse Raptors nessa temporada é digno de classificar como “genial”. Ousadia, oportunidade e coragem para fazer uma movimentação inicialmente impopular e posteriormente mexer em um time que já estava despontando como um dos melhores da NBA.
    Derozan é o cara que bateu a massa do bolo por muito tempo, mas nunca entregou o produto que muitos achavam que era possível. Kawhi pegou ingredientes mais bem distribuídos e foi o complemento perfeito para solidificar um bolo que parecia se desfazer em fases mais agudas dos playoffs.

  • Torugo

    DeRozan é jogador de regular season e a regular season pro Kawhi é treino… essa é a diferença entre os dois.

  • Clutch Durant

    Derozan tá chorando tanto que só falta ele reinvindicar um anel pro Toronto agora com a justificativa de serviços prestados ao longo dos anos kkkkk

    • Igor Neves

      Choro? Tá lendo mal hein amigo kkkkk

      • Eduardo Almeida

        Né isso

    • João Víctor Matos

      Oxente cara. Ele falou que está torcendo pelo raptors apesar da sacanagem que fizeram com ele de prometer uma coisa e fazer outra. Isso mostra é maturidade dele.

    • Daniel Nogueira

      Tu leu só o título da matéria, né? Confessa aí. rsrs

    • Brinell Arcanjo

      Não acharia nenhum absurdo se fosse oferecido um anel ao Derozan, assim como cavs ofereceu ao varejao qndo foi campeao, mesmo ele nao estando mais lá.

    • Lucas SEP

      Disse o fã boy do jogador mais bundao da história da liga hahahaha.

      • Clutch Durant

        KD o Mundial?

        • Lucas SEP

          O mundial eu não sei, mais às DEZ taças do Brasileirão estão lá! e mais por vir. logo mais, 11.

  • Everton

    DeRozen foi o sacrifício para o Raptors pegar a jóia da vida.

    • Brinell Arcanjo

      Jóia da alma! kkkk

      • Everton

        Editado kkkkk

  • Matheus

    Não achei choradeira como estão falando, acho que ele foi perguntado e respondeu com sinceridade, ponto. Inclusive acho que ele está lidando de forma bem madura com a situação, pq não é fácil… Pensa que vc namora uma mina que vc faria tudo por ela por 9 anos e que vc sempre tentou casar mas nunca sentiu ela na mesma vibe, aí ela termina com vc do nada, logo em seguida já está com outro cara e depois de 1 ano eles estão casando, Falar que teria maturidade pra aguentar é fácil, mas quero ver como ia ser se vc tivesse na pele. E acho que a situação é mais ou menos essa.

    • Anderson Santos

      Irmão, já passei por isso tanto na vida pessoal como profissional e realmente é Duro

      • Daniel Nogueira

        Ô Loko, meu!!!

      • Matheus

        Não deve ser msm parsa, se necessário tem que buscar ajuda profissional e não é demérito pra ngm, lembrar do que foi bom, aprender com o que foi ruim e tocar o barco, força aí mano!

    • god

      Simples. o outro cara era melhor.

  • LeBeautiful

    O tempo é o melhor remédio, pelo visto o Demar já passou das 4 primeiras fases da fossa e agora está no modo aceitação…Que bom.

    • Chimbinha “o banido”

      É bem por aí. Vida que segue

  • vsr.snake

    Esse pessoal que fala que o Derozan tá “chorando” não deve ter nada de valor na vida, ou possui mentes muito simplistas.

    • Everton

      Fora que foi uma entrevista que ele deu. Ele n saiu no Twitter ou qq outra rede social falando da situação. DeRozan foi perguntando e deu a cara a tapa pra falar do assunto.

    • Gustavo Santos

      Só prova o quanto são imaturas

    • Renan Souza

      Realmente,eles pensam que todo mundo que entra no basquete joga apenas por dinheiro, esquecem que por trás disso, existe uma pessoa que treina quase 24 horas por dia,abdicam de todo tempo livre pois possuem ambições,querem fazer história e serem lembradas por fazerem aquilo que ama e assim construir seu legado.É fácil chamarem de choro quando não estão na pele dele.

  • Leo Sousa

    Não vejo choro nenhum, ele simplesmente respondeu sinceramente ao que está sentindo, e pra falar a verdade acho que foi bem consciente ! O problema é que não estamos acostumados mais ao atleta que tem paixão pelo esporte, pela cidade , pela torcida , etc…Todos nós sabemos que fundo tudo são bussines , mas não impede do jogador amar a franquia e se sentir frustrado pela negociação !

    • Leo Sousa

      E não me espantaria nada quando o Toronto for campeão ( acho que vai ser ) a torcida fazer uma homenagem a ele!

  • 🤔

    Um dos meus jogadores favoritos,ele tem muito caráter,tem que ser muito imaturo pra julga-lo de forma negativa,ele passou por todo esse processo e foi parado pelo LeBron,o Kawhi ñ é lá um gênio que levou de costas esse time,o Kawhi tem que agradecer ao DeRozan ,cravo que esse título teve tanta influência do DeRozan tanto do Kawhi que foi em um time experiente, mais forte e sem o LeBron no leste,isso sem dúvida facilitou nessa temporada.

    • Cello Bulls

      Derozan MVP Finals!

    • Francimarques Lakão

      Claro, sem o DeRozan não existiria moeda de troca pelo Kawhi, ele realmente tem sua parcela de contribuição.
      O maior contribuinte foi Masai Ujiri, que ousou, montou o time, colocou bom técnico pra DeRozan e Lowry fazerem a melhor campanha da regular, mas esse poema não se configuraria em título com ele que sempre pipoca e faz partidas horríveis em offs.

  • Eduardo Almeida

    Um dos meus jogadores favoritos da liga e independente se o Toronto for campeão ou não esse ano, DeRozan ainda vai ser o maior jogador que a franquia teve até hoje. A franquia só tá nesse patamar de construção graças a ele

    • Líder em época de vacas magras, levou o Raptors ao primeiro offs depois de tempos, anos atrás, contra o Nets se não me falha a memória. Depois, fez história em ir para as ECF. Tornou o Raptors relevante, uma franquia que por muitos americanos se pá nem deveria existir (para dar espaço para outra cidade estadunidense), lembrada só pelo Vince ter jogado lá. Com certeza DeRozan é alicerce para o que o time é hoje.

  • Cello Bulls

    Derozan foi importante pra história do Raptors e é idolo lá, mas ele não tem nada haver com a campanha que o time ta tendo, tanto é que, ele saiu, e o time está a uma vitória de conquistar o titulo, “ah mas não tem Lebron mais”, “ah o time está melhor”, mas se fosse ele no lugar do KL o time estaria nessa posição? então…

    • Claudio R.

      depende muito, pq ele no toronto só perdeu pro LeBron e mais ninguem… talvez estariam sim na final, porem não estariam ganhando do warriors.

      • Cello Bulls

        como eu disse, ele até poderia chegar na final, mas nunca estaria a uma vitória do anel.

    • Zazi10

      Cara, o raptors abriu mão de um titular (DeRozan) por dois titulares (Danny Green não tá no auge mas está sendo titular), então DD talvez tenha sido a parte mais importante dessa campanha, não ativamente, mas como ativo de troca.

      • Cello Bulls

        vendo por esse lado ok, mas ele não tem nada haver com o rendimento da equipe nessa season.

  • Sheela

    DeRozen adorado no Raptor e em San Antonio!

  • PauloLAKERS

    O cara ajudou a remontar o time ao ponto de “ser sacrificado” para o elenco ficar o mais polido possível. Uma menção honrosa não faria mal algum.
    Se ele realmente tiver os problemas psicológicos que afirmam, o cara deve ter tido altas crises com toda a situação (puro achismo).

  • Jefferson Cavalcanti

    Monstro. Um dos maiores jogadores dos Raptors de todos os tempos. Foi ele quem deixou o time no quase, com a ajuda do Lowry, é claro. Com DeRozan o Raptors só não ganhava de LeBron.

    Não há demérito em não ser melhor que Kawhi Leonard.

    • Claudio R.

      lebrando que o Kawhi tbm só ganhou 1 x do LeBron e não foi no Leste!!!!

  • Claw

    Ele cansou de jogar mal nos offs, teve partidas ridículas nos momentos importantes…. , galera falando que ele só perdeu pro lebron, mas podia ter perdido jogando bem pelo menos…mas só avacalhou

  • Antonio Ricardo Silva

    Não nasceu para jogar playoffs e nunca foi um FP e nem o Lowry, mas as atuações principalmente do Derozan eram muito decepcionantes.