Devin Booker acusa falta de seriedade no elenco do Suns: “Fomos mimados demais”

O Phoenix Suns é uma das várias franquias da NBA passando por um processo de reformulação de elenco. No entanto, os resultados estão demorando para aparecer no Arizona: com só 19 vitórias em 69 jogos, a equipe não vai se classificar para os playoffs pela oitava temporada seguida. Devin Booker está decepcionado com o desempenho, mas vê a postura do plantel como um fator ainda mais preocupante.

“Acho que, no momento, estamos vivendo um período de avaliação interna do time, dos jogadores. Nós sabemos disso, mas não estamos tratando esse processo com a seriedade e respeito devidos”, acusou o ala-armador, em entrevista após a derrota diante do Cleveland Cavaliers. Na partida, atuando em casa, a equipe chegou a estar perdendo por 20 pontos de diferença já no fim do primeiro período.

Na verdade, os resultados do Suns vêm até regredindo nos últimos anos: depois de quase classificar-se aos playoffs por dois anos, a franquia deverá terminar entre os dois últimos do Oeste pela terceira vez seguida. Booker é a principal esperança do time para mudar essa situação, mas ele próprio reconhece que seu status poderia ser muito diferente se tivesse sido draftado por outra equipe.

“Vejo alguns caras que foram selecionados no mesmo draft que eu e são realmente talentosos, mas ainda não tiveram real oportunidade de cometer erros, aprender a jogar na prática. Nosso time inteiro sempre teve essa chance, esse luxo, e nós não encaramos com a importância que deveríamos”, lamentou o jovem talento, o nono principal cestinha da temporada com média de 25.2 pontos por jogo.

Mas o que explica uma postura tão desinteressada de jogadores profissionais que atuam na maior liga de basquete do planeta? Para Booker, o Suns sofre com uma típica lição que os jovens costumam aprender ao longo da vida: o que vem muito fácil não é valorizado devidamente.

“Acho que o elenco inteiro – incluindo eu – foi mimado demais, ganhando tempo de quadra muito jovens e sem importar-se com erros. Você olha para equipes como o Cavs e é diferente: se você comete um erro, sai. Fomos meio tratados como bebês e isso mostra-se agora. Temos que olhar para nós mesmos e entender que o jogo não foi dado para nós. Precisamos ser humildes”, alertou o jogador de 21 anos.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Pedro Franco

    Mais duas temporadas no mínimo pro Suns voltar pros playoffs

  • Bela leitura. Demonstrou maturidade e falou o real problema: Ser jovem não justifica a falta de vontade. Perder é natural, mas o Suns parece não estar nem aí. Você simplesmente não vê os caras se entregando, com gana.

    • KleineBosch

      Como eu digo, se instalou uma cultura perdedora no Suns por esse front office horrível.

  • Vince Mendes

    Na verdade nao é apenas falta de seriedade é falta de qualidade mesmo, o Bender, Len e cia são jogadores bem ruinzinhos , pra mim os 2 jogadores realmente que valem algo é ele e o Warren… o Jackson e o Payton podem evoluir mas é so

  • Diego Costa

    Booker e porzings é o mesmo caso, evoluíram mais rápido que as suas franquias. Só faltou pedir pro tank parar.

  • Jefferson Cavalcanti

    Tank é uma bosta. Booker acaba de dar o primeiro passo para pedir uma troca no futuro.

    Extremamente preocupante. Por isso que eu falo que a diretoria tem que contratar alguns veteranos para ajudar para a próxima temporada.

  • Da Costa Costa

    Primeiro passo é ter um treinador com uma mentalidade boa que mude isso.

  • Guilherme

    Só falou verdades.

  • Marcos Gordinho

    Agora sim está começando a ganhar minha admiração…

  • dirct

    O discurso dele é muito bom e maduro para alguém com a idade dele mas assistindo os jogos dos Suns eu não vejo falta de vontade vejo falta de qualidade mesmo, os caras amassam o aro durante 48 minutos sem dó e não defendem nem a mãe deles não porque não querem mas porque não tem o básico de qualidade pra isso, é quase sempre cesta e falta, os Suns deviam mesclar alguns jogadores experientes “cascudos” com os meninos que acharem mais talentosos, não adianta dar espaço para jogador que não tem potencial só porque é jovem (a não ser que queira perder), destes jovens atuais dos Suns tirando o Booker não vejo potencial em quase ninguém do elenco.

    Da maneira que o Booker tem falado nas suas declarações recentes me parece que ele já está ficando cansado de ser saco de pancadas da NBA, tá com cara que vai pedir pra ser trocado ou não vai renovar no fim do contrato porque não vê nenhuma perspectiva de futuro na franquia.

  • Gabriel Pereira Barbosa

    Os caras reclamando aí e a porra do meu Dallas não consegue nem Tankar direito..

  • Brinell Arcanjo

    Acho difícil ele continuar no Suns, acabar contrato pede pra ser trocado. É aí q eu me pergunto pra q tankar, pra pegar um jogador excelente acima da média e em em 4 anos perder ele. Foi assim com vários jogadores em vários times. Por isso não consigo entender tanking. Pior ainda não consigo entender como um torcedor fica bravo quando o time ganha.

    • TgO /- Coming up playoffs

      Ele é restrito. A não ser que ele bata o pé e peça para ser trocado ou permaneça no último ano e depois vira irrestrito, tipo o que o Noel fez. Em casos como o de Booker, Davis..esses que já mostraram um alto poder dentro da NBA, as franquias assinam o contratc extension, igual o Wolves fez com o Wiggins recentemente.

      • Brinell Arcanjo

        Eu sei por isso falei 4 anos, normalmente é quando vira irrestrito. Mas se o time for muito ruim sem sinal de melhoras o jogador vai embora. Não tenho certeza mas acho q a próxima temporada é a última do contrato do Booker e não acho que ele renovará com Suns.

        • Marcinho Mueller

          A última temporada do contrato é 19/20, que é a qualifying offer, que é quando o Suns ainda pode cobrir qualquer oferta! Mas na outra ele já se torna irrestrito!

          • Brinell Arcanjo

            Entendi, o mesmo caso do davis no pelicans, acaba o contrato no fim da prox. Temporada e é irrestrito

        • Warrg

          O Suns pode cobrir qualquer oferta depois do contrato de calouro…. O jogador fica 8, 9 anos no mesmo time… E outra… Na temporada 19/20 a oferta qualificatório dele é de uns 5M, o Suns provavelmente vai poder dar um contrato entre 150, 160M tu acha que ele vai recusar ganhar 25M pra ganhar 5 e quem e ser trocado pelo time de Phoenix…. Claro que não… E além de tudo ele é a cara do time… Só precisam ser mais agressivo nesta free agência…

  • Marcinho Mueller

    Fui procurar “falta de marueidade” no dicionário e tava escrito: “time ruim demais!”. Não falta maturidade não, falta é talento no Suns, que desperdiçou várias boas picks. Eu vejo o Suns assim, da uma tristeza!

  • TgO /- Coming up playoffs

    “Você olha para equipes como o Cavs e é diferente: se você comete um erro, sai.”
    A única coisa errada que ele citou….porque né…só olhar para alguns jogadoras que AINDA estão naquele time. Rsrs. Fazem merda há mais de uma temporada e ainda estão lá.

    De resto…o rapaz tem uma personalidade muito legal, não foge das responsabilidades. Já é um grande jogador. O Suns precisa dar um time à ele.

    • DuJames

      Ele disse “sai”, no sentido de sair da quadra para o banco. Não de sair da franquia 👍

      • TgO /- Coming up playoffs

        A referência é a mesma….JR sai quando faz merda? TT sai? Só assistir aos jogos.

        • KleineBosch

          Booker deveria ter usado Spurs ou Rockets como exemplo.

  • xmaah

    se o Suns não vir agressivo nesse Draft+FA e chegar aos offs na próxima temporada aposto que o Booker mete o pé quando for FA.

  • KleineBosch

    Não só isso, mas também a cultura que acabou se formando na franquia, uma cultura ruim, perdedora. Totalmente o contrário da ‘grande’ história do Suns (tirando os títulos, única parte que temos falta de sorte) de uma franquia que sempre foi vencedora com uma cultura de “win-now” que deu certo por muito tempo, os rebuilds eram rápidos e eficazes, ás vezes até íamos pros playoffs mesmo com uma equipe feia numa conferência oeste dessas que tem aí.

    • Wadson Pinheiro

      Falou tudo. Mentalidade perdedora que vem de cima, desde o proprietário que aceita uma mudança a cada temporada tolerando os erros de GM que não sabe agir em nenhuma situação, se desespera e se perde em suas ideias e decisões.

  • Danilo Celtics #Banner18

    é o time q é ruim demais

  • Alex Vilela #PG MVP#

    O conselho que o RW deu pra ele, ta fazendo efeito, ele refletiu sobre.

  • Rogério NV

    Tudo bem…importa é meu Knicks continuar perdendo🤗