Devin Booker passa por cirurgia na mão e fica de molho por tempo indeterminado

A pouco mais de um mês do início da temporada, o Phoenix Suns poderá iniciar 2018/19 desfalcado de seu jogador mais talentoso. O jovem Devin Booker vai se submeter a uma cirurgia na mão direita e ficará fora de ação por tempo indeterminado. A informação é do jornalista John Gambadoro, da Rádio 98.7 FM Arizona’s Sports Station.

A cirurgia será realizada nesta segunda-feira, em Los Angeles, e o ala-armador deverá perder boa parte do período de treinamentos, que se inicia no dia 25 de setembro. A lesão na mão direita já havia incomodado Booker na temporada passada, e fez o jogador perder os últimos 12 jogos disputados pelo Suns.

A notícia é um duro golpe na franquia do Arizona, que pretende voltar aos playoffs depois de oito anos de insucessos. Cestinha do Suns nas últimas duas temporadas, o camisa 1 é a grande esperança da equipe em retornar aos dias de glórias. Logo no começo da offseason, Booker assinou uma extensão contratual pelo valor máximo que tinha direito: US$158 milhões por cinco temporadas.

Há dez dias, Booker afirmou que está cansado de perder e que chegou a hora do time voltar a ser competitivo. Para 2018/19, a equipe de Phoenix terá um novo técnico – o sérvio Igor Kokoškov – e os reforços do pivô DeAndre Ayton, primeira escolha do draft deste ano, além dos veteranos Trevor Ariza e Ryan Anderson, e do jovem Mikal Bridges, décima escolha do último recrutamento.

O Suns ainda procura um armador para fechar o elenco. Os nomes de Patrick Beverley (Los Angeles Clippers), Cory Joseph (Indiana Pacers) e Spencer Dinwiddie (Brooklyn Nets) encabeçam a lista de interesses da franquia, que já tentou, sem sucesso, a contratação de um armador de elite como Damian Lillard (Portland Trail Blazers) e Kemba Walker (Charlotte Hornets).

Na última temporada, Booker angariou médias de 24.9 pontos (décimo maior pontuador da liga), 4.7 assistências e 4.5 rebotes, em 54 jogos disputados.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Will #lakaodamassa

    Que azar do solzinho…

  • Marcio

    Isso já soa como um balde de água fria na desorganizada franquia do Arizona…

  • Acabou a temporada do Suns antes de começar.

  • Joabe#VamoSpurs

    O cara tava com essa lesão já no final da temporada passada. A pergunta é, essa cirurgia não poderia ter sido feito antes? Só agora vai ser feita, já perto de começar a temporada. Depois disso não sabe pq a franquia já tá algum tempo fora de playoffs

    • Lucas Callado França

      E vc queria que ele perdesse as férias pra operar?!?! Sacanagem isso aí.

      • Sandor

        hahahahahha

      • Wadson Pinheiro

        Se ele realmente quer vencer deveria ter feito essa cirurgia no momento em que foi detectada a lesal. Depois, ele esteve treinando com LeBron. Torço pelo o Suns e esse Robert Sarver é um atraso. Ele deveria devolver a ficha ao Jerry Colangelo, se e que o velho ainda esta na ativa.

      • Everton

        Ele é um atleta, precisa estar com o corpo saudável. Se a lesão foi detectada e a necessidade de uma cirurgia tbm, ela deve ser feita o quanto antes.

    • Marcio

      1° ele focou no contrato máximo dele meu camarada, depois nas ferias e agora ele vai operar a mão e passar o resto do ano em recuperação….

  • Guilherme Petros

    aderindo ao “no fap september”

  • Michel Moral

    A questão de que a temporada está para começar, pouco importa.

    O importante é recuperá-lo bem para que essa lesão não o incomode mais durante a carreira.

    O Suns não virá, a princípio, para uma temporada de grandes pretensões mesmo. A tendência é que busque novamente uma boa colocação no próximo draft, formando (tal como o Sixers) um big three de recrutamento.

    Esse time vai pelo menos mais uns dois anos se ajustando.

    O importante é ter um técnico que forme uma equipe coesa, com uma filosofia de trabalho consistente, melhorando o posicionamento defensivo e desenvolvendo os jovens talentos. Resultado, em si, é o que menos importa nesse momento.

    • Vitor Martins

      Concordo que tem que ir com calma com o Booker. Mas tankar de novo? O que aconteceu com o Sixers deve ser tratado como exceção, não regra. Claro que com ou sem Booker eles vão perder, mas não deveriam pensar nisso agora, e sim em montar cada vez mais um time competitivo, que tentem pelo menos escapar das últimas colocações. Simmons e Embiid trouxeram vitórias instantaneamente, o que é muito raro, o próprio Booker ainda não conseguiu traduzir bom desempenho individual em vitórias. Deveriam repensar muita coisa.

      • Michel Moral

        De certo modo, dissemos a mesma coisa, só que de formas diferentes.

        Não estou afirmando que o Suns tem que perder. Só penso que o projeto tem que ser maior do que resultados imediatos. Até mesmo porque as regras hoje não garantem mais uma escolha de topo para perder de propósito (aliás, acho que essa mentalidade mudou na liga na última temporada, pelo menos).

        Longe de mim defender que poupem o Booker. Se estiver bom, tem que jogar. Mas se não estiver, não deve acelerar nada (como acontece com quase todos os times, que têm jogadores importantes que precisam voltar mesmo não estando 100% recuperados).

        Não adianta iludir, o Oeste é muito concorrido. Por isso afirmei que não vai fazer diferença agora. Seria melhor se o time já pudesse contar com ele, mas se há uma lesão, nada de desespero.

        Claro que existe a possibilidade remota de que tudo acabe dando certo e que o Ayton seja um Tim Duncan logo na sua primeira temporada, fazendo com que o time já brigue por playoffs de cara. Só que isso é meio ilusório para o momento. Se acontecer, aí a estratégia muda…

        Enfim, pra mim, o primeiro passo é ajustar o técnico. O time precisa criar uma identidade e uma formação. Acertou isso, depois pensa em jogadores e tudo mais. Veja a penumbra que vive o Bucks, que tem um elenco excelente, mas é um time comum na prática. Acredito em modelos como os do Jazz, do Celtics, até do Heat, que fecham com um treinador que deu uma identidade.

  • Dudu Ferrero

    Se a pre temporada começa dia 28 de setembro, os treinamentos voltam 25? n faz sentido

  • Marcos Gordinho

    Olha só!!! Quem diria, Booker. Fica assim escancarada a possibilidade de uma temporada de “tank”. E para quem acha que ele está em nível de FP, por onde devemos começar? Pelo fato de ser uma lesão que poderia ter solução em uma intervenção simples e com poucos riscos e que só precisaria de tempo e fisioterapia para ele voltar tinindo, ou o fato dele estar ganhando o máximo sem ter feito sequer o mínimo do que se espera de um FP de respeito? Booker é e sempre foi superestimado. Não depositaria minhas fichas nele, nem no Ayton diga-se de passagem.

    • Francimarques Lakão

      E no Doncic?

    • LeBeautiful

      Então não deposite e quebre a cara…”Booker é e sempre foi superestimado” por quem?? O hype dele tá bem de acordo com o seu talento, o guri tem 22 anos, passou 3 numa franquia extremamente zoada e mesmo assim consegue se destacar metendo ponto pra burro. D-Book tem pinta de FP sim senhor, um cara que mete 70 pontos na NBA aos 20 anos de idade tem que ser no mínimo levado a sério… Quando o Suns arrumar a casa e principalmente a defesa o Lightskin mamba vai ser um dos SG + consistentes da próxima década.. Se o Booker jogasse num Lakers ou Knicks o que teria de nego babando ele não tá no gibi. Mas como joga no Arizona né…

  • JASPION DA MASSA

    PQ não operou antes? Que bagunça essa franquia….Uma pena essa lesão

  • Eder Bicalho

    Parece q ele chegou a fazer a cirurgia, contou q ela resolvesse o problema, chegou nas ferias, treinou, deve ter agravado a dor e deu no q deu…

  • Lucas Callado França

    Off Topic.
    Minessota acaba de fechar com Luol Deng!
    Contrato de 1 ano, 2,4 milhões.
    Thibs é muito doido…

    • Vitor Martins

      Doido é elogio

    • Bruno Grotta

      Só falta o Noah agora kkk

    • Lucs

      E o proximo a ser contratado pode ser Monta Ellis kkkk

  • Celtics pride

    Machucou a não assinando o contrato era muitos zeros pra ele kkkk

  • Thomazbrasil

    Bem, já tem a desculpa para não ser o MVP da temporada….

  • Lucas Antunes

    Já tem mt gente considerando que ele vai perder o início da temporada regular por causa disso (e não só os treinamentos). Grande azar (pro Suns e pra mim kkk), menos um time para se ver na primeira semana de League Pass..

  • Rogério Rodrigues

    Deveria ter feito a cirurgia ao termino da temporada regular, pois estaria voando na pré temporada.