Dikembe Mutombo: “Embiid tem chance de ser muito melhor do que eu”

Nem todo mundo sabe, mas Dikembe Mutombo é muito mais do que um ídolo da NBA e integrante do Hall da Fama. O ex-jogador é um humanitário e embaixador global da liga que tornou-se “padrinho” do NBA Africa Game – que teve a terceira edição realizada no final de semana passado. Foi em uma dessas viagens por seu continente natal que o lendário pivô conheceu (e virou fã de) Joel Embiid.

“Conheço Joel desde que era criança, quando participou da primeira vez do projeto ‘Basquete sem Fronteiras’. Acompanhei sua carreira inteira e já avisei para muitos: da forma como ele progride e vem jogando, assim que ficar temporadas saudável, vai mostrar ao mundo que tem chance de ser muito melhor do que eu ou qualquer africano em atividade na NBA”, garantiu Mutombo, à revista Sports Illustrated.

Nos últimos meses, Embiid comemora o fato de iniciar uma offseason sem lesões e liberado pela junta médica do Philadelphia 76ers para treinar sem restrições. Ele vem aprimorando seu jogo nas férias e, animado, já falou que planeja ser MVP da próxima temporada. A postura do jovem camaronês constantemente “esbarra” na prepotência, mas é uma parte de sua personalidade que encanta Mutombo.

“Joel quer dominar jogos. Quer destruir seu oponente, envergonhá-lo, e isso é algo que adoro. Ele já é um jogador ofensivo melhor do que eu porque possui diversos movimentos que nunca tive. É um tipo de mistura de Hakeem Olajuwon e algum outro pivô. Esse menino tem todos esses recursos – e é esse conjunto que o faz o grande atleta que já é”, exaltou o quatro vezes eleito melhor defensor da liga.

Ser superado por outro jogador pode não ser visto como algo positivo, mas, para Mutombo, é a certeza de que sua missão está sendo cumprida. “Sendo só um dos primeiros africanos a jogarem na NBA, eu tenho a responsabilidade de assegurar que todos os garotos do meu continente que queiram jogar possam fazê-lo e até tenham a chance de atuar na liga. Meu desafio no basquete, no final das contas, sempre foi garantir que eu não fosse o último Mutombo”, explicou o veterano.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Realmente tem muita técnica e ainda sabe defender. Se conseguir ser saudável vai ser um dos grandes da história.

  • O Almirante

    Grande Mutombo, bela analise e extraordinário cidadão.

  • Tulio Machado

    Tem potencial pra ser o Terceiro melhor africano da historia, já que Olajuwon e Steve Nash nasceram lá, mas optaram por jogar por outras seleções

    • Lucas Callado França

      Na vdd, apesar de ter nascido na África do Sul, Steve Nash não tem cidadania sulafricana. Ele é cidadão britânico e canadense.

      • Emanuel Lima

        Não sabia que ele tem cidadania britânica. Sabia apenas da canadense!
        Mas independentemente disso ele nasceu na África do Sul, mesmo que não tenha cidadania/nacionalidade ou não se considere, não muda o fato de ele ser Sul Africano .

        • Felipe Tamelini

          Depende muito. Por exemplo, a legislação brasileira considera brasileiro nato o filho de brasileiro a serviço do país no exterior. Assim, eventual filho de embaixador ou militar nascido na África do sul, seria brasileiro, não sul-africano, apesar de ter nascido em outro continente.

        • paulo hamk

          Todo canadense tem cidadania Britânico os australianos também.

    • M.

      Nem sempre quando um cidadão nasce em um país, ele de fato é cidadão daquele país, tudo depende da legislação, “ius solis” e “ius sanguinis”, ou também se os pais dele estavam a serviço do seu país, e não estavam por livre espontânea vontade naquele país.

      • Emanuel Lima

        Verdade.
        Mas independentemente disso ele nasceu na África do Sul, mesmo que não tenha cidadania/nacionalidade ou não se considere, não muda o fato de ele ser Sul Africano .

    • Beto cargnin

      Concordo contigo, mas como a maioria das pessoas não considera eles e Duncan entre os maiores estrangeiros da história, por terem jogado por outros países seria uma certa “injustiça” com o Embiid, considerar esses caras como africanos.

      Não é uma crítica ao seu comentário, apenas um ponto de vista.

      • Vinícius Maia

        Duncan também nasceu em outro país?

        • Claudio R.

          Ilhas virgens

  • Lucas Callado França

    Só precisa manter-se saudável.

  • Hugo

    Hakeem: “depois que parei de jogar, só vi um jogador idêntico a mim: o Embiid. Eu me vejo nele, nos seus movimentos, em tudo o que ele faz. Eu o adoro”.
    Mutombo: “Embiid tem chances de ser muito melhor do que eu”.
    Aí um garoto de 17 anos, que nunca viu mais de 5 temporadas da NBA, diz que Embiid é superestimado.
    O cara começou a jogar basquete em 2011 e hoje é um all star.
    Ele tem MUITO, mas MUITO talento e o seu principal rival são as lesões.
    Agora um raciocínio: imagina se o Embiid não tivesse quebrado o pé, o problema nas costas e, por fim, no joelho?!
    Qual seria o seu teto?
    É algo a se refletir.

    • Jean Brazuna

      Eu concordo com tudo, exceto a parte das lesões, no sentido que este exercício pode ser aplicado a muitos outros jogadores entende…por exemplo, imagina se Bird não tivesse tido o problema nas costas, se T-Mac não sofresse com contusões seguidas, e por ai vai…a condição física também aponta o quão bom o jogador é ou pode ser.

      • Claudio R.

        não acho que define o jogador , mas facilita seu trabalho, o atletiscismo permite vc expor todo o seu talento , mas não maximiza o msm, vide o proprio larry bird que não tinha tanto atleticismo, mas com sua tecnica foi um dos 10 maiores de todos os tempos.

  • Guilherme Petros

    Mutambo é uma lenda viva em muitos aspectos!
    E esse tipo de afirmação é a cara dele, um poço de modéstia – nem vou entrar no papo concordo com isso ou não pq simplesmente acho irrelevante, apenas frisando que é a cara dele…

  • Claudio R.

    Afinal o Embiid vai jogar por qual time na olimpiadas? camarões nem vai!!! ele devia se naturalizar Brasileiro, porra ele e CAbloco seria a dupla… Mas falando serio, é o pivo mais talentoso da NBA atualmente, e se tiver uma carreira consistente e sem lesões, jogar pelo menos mais uns 10 anos em alto nivel pode vir a ser top 5 alltime dos pivos (o que não é nada facil)

    • Wilker Pereira

      Se ele entrar no top 5 al time dos pivos da liga automaticamente entra no top 10all time da historia daNBA
      Pois no top 10 all time da historia da NBA , 5 sao pivos!!

      • Claudio R.

        Kkkkk , verdade. Não tinha analisado isso… vc tá certo

    • Gustavo

      Embiid, Siakan e Mbah Moute… acho mais fácil disputar por Camarões que pelo Brasil

    • Lucas Henrique

      Nunca irá chegar no top5 all time, Wilt, Bill Russel, Shaq, Hakeem, Kareem, Duncan, David Robinson, acho que esses ele nunca irá passar, até porque começou a jogar na NBA com 23 anos já, com 23 anos vários desses já eram os melhores da NBA nas suas épocas, monstros consagrados, se ele jogar muita bola daqui pro final da carreira, talvez pegue um top8 all time, que já seria fodástico

      • Claudio R.

        O tim Duncan, David Robinson começaram com 22 pra 23 anos a carreira na nba, e jogaram em alto nível por uns 12 anos, se firmaram como os melhores … acho que há tempo e talento sim pra ele. Ele será meu referencial de fã quando o Lebron aposentar …

        • Lucas Henrique

          Isso é verdade, esses dois são os mais “acessíveis” para ele passar em termos de história, os outros são missão impossível, por isso que não consigo vê-lo num top5 all time mesmo que ele jogue muito bem daqui pra frente

      • Wilker Pereira

        De todos que vc citou, eu acho que sem lesoes ele pode passar o Almirante!!agora o resto esta dificil!!

  • Marcos Oliveira

    Embiid já é o melhor pivô da liga, esse muleque é um fenomeno…

    • Julio

      O melhor pivo da NBA hahahahahaha O Pachulia ta jogando NBB então????

  • Human Victory Cigar

    Engraçado que o Dikembe é listado como 7-2 (2,18) e o Embiid como 7-0 (2,13) e eles parecem do msm tamanho na foto, e o Mutombo não é tão velho assim pra “encolher”. Acho que é realmente característico da Nba n ter as medições corretas dos atletas, principalmente nas décadas passadas. No caso do Hakeem, por exemplo, listado como 7-0 mas acredita-se que não chegue a 6-11, tem até delcaração famoso do Bill Walton sobre isso. Ainda existem casos hj como o Barea que com certeza é menor do q listado e o Durant, muito maior que o listado.

    • Daniel Tavares

      É uma questão interessante. Mas no caso da foto, acho que a basqueteira fez um pouco de diferença

    • Vitor Martins

      Dizem que velho encurta! rs

    • Gabriel De Oliveira Meira

      Mano, fazer esporte todos os dias faz o cara estar mais ereto, isto é um fato! A postura muda!

    • Diego Costa

      Cupcake mente até nisso

      • Claudio R.

        Kkkkk essa foi foda

    • Julio

      O Durant já foi explicado!!! É que ele mentiu tanto que encolheu

    • Julio

      O Embiid ta de tenis de jogo e o vovo não. Sem contar que velho encurta mesmo…

  • Sormani o entendido

    Defesa do Mutombo, Ataque do Hakeem e lesões do Griffin. Se ele conseguir ter uma sequência saudável e levar sua franquia a um título ou quem sabe uma dinastia, tem tudo pra superar os dois em talento em história. Falo com toda propriedade de comentarista experiente que tenho!

    • Diego Costa

      Superar Hakeem? Tá aí algo que não vai acontecer.

      • Sormani o entendido

        Só o tempo irá dizer amigo, espero não estar num asilo para ver

        • Diego Costa

          Muitos o tratam como um menino, mas ele já tem 24 anos. Vai terminar a temporada com 25. Pra chegar no Hakeem ele teria que fazer mágica. Visto que esse jogou 13 anos em um nível surreal.

          Não acho que há mais tempo pra isso.

          • Sormani o entendido

            Num basquete que se joga até os 40 ou mais se for preparado, tempo ainda há

          • Diego Costa

            Quem joga em alto nível com 40 anos? Ainda mais sendo pivô? Ninguém.

            Achar isso é só ilusão

  • Marcinho Mueller

    A diferença é que o que sobra de modéstia no Mutombo, falta no Embiid. Mas como jogador não tem nem o que falar, tem tudo pra ser o pivô mais dominante da nba.

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Cara, eu boto fé no Embiid, nem acho que o cara fala muito acho que vivemos a geração mimimi, tudo é falar muito! Sou da época em que no esporte tinha o Edmundo dançando dança da bundinha na frente do adversário e distribuindo cabeçada a torto e a direita! Tem que falar mesmo!

    • Sormani o entendido

      Quem fala das provocações do Embiid nunca deve ter visto o Muhammad Ali antes das lutas, a rivalidade do Todo Duro e Regi Holyfield ou mesmo o Romário que zuava até os companheiros de time depois de eventos pela seleção. Errado é falar muito e não fazer nada. Ele fala e faz.

      • Gabriel De Oliveira Meira

        Não sabia isso ai do Muhammad Ali, sei pouco da história dele. Esporte é competição, não é um desfile de conceitos éticos a todo momento.

    • Vinícius Maia

      Eu acho legal as provocações, mas acho que embiid as vezes força a barra saca?! Há momentos que parece não ser natural, parece ser algo só para chamar a atenção e manter o rótulo de falastrão. Eu não gosto do draymond Green, mas quando ele provoca alguém, não é forçado. É apenas draymond Green sendo draymond Green. Ele é assim e todos sabem disso. Agora o embiid, há momentos em que parece ser algo forçado. Parece ser algo do tipo “tem tempo que u não falo nada, deixa eu soltar qualquer besteira aqui só para manter minha fama de falastrão”. Tipo o que ele falou depois de uma partida contra o Lakers depois de ter jogado muito bem “senti falta de alguém para fazer trash talk”. Achei muito forçado para chamar a atenção.

      • Gabriel De Oliveira Meira

        Compreendo.

  • Julio

    E eu tenho chances de ser melhor que o LeBron James. Pena que ninguém viu meu potencial 🙁

  • Vinícius Maia

    “Meu desafio no basquete, no final das contas, sempre foi garantir que eu não fosse o último Mutombo”.

    QUE HOMÃO MARAVILHOSO!

  • Buia

    QUE HOMEM….

  • Rafael L

    Está falando isso agora q embid está no inicio da carreira, so ora aparecer como referencia e humilde, depois se ele realmente passar ele, vai mudar de conversa e dizer q ele foi mt melhor

    Jogador de nba é a raça mais arrogante do esporte

    • Marcos Gordinho

      Ou se é humilde, ou joga basquete!

  • Lucas Araújo

    Acredito que com a ida do Cousins pro Warriors suas stats vão diminuir e consequentemente terá um caminho aberto pra Embiid e Towns começarem a ser os melhores da posição pra próxima década

    • paulo hamk

      Embiid já tem stats superiores ao cousins se considerar ambos por 36 minutos, sem falar que ele jogou Boa parte da temporada um pouco fora de forma, acredito que essa seja a primeira temporada do embiid em que ele vai estar 100% espero que ele não tenha problemas com lesão.