Dikembe Mutombo lidera classe de eleitos ao Hall da Fama

John Calipari, Lisa Leslie e Spencer Haywood são alguns dos outros eleitos para templo máximo do basquete

Fonte: John Calipari, Lisa Leslie e Spencer Haywood são alguns dos outros eleitos para templo máximo do basquete

O icônico Dikembe Mutombo foi o principal nome anunciado nesta segunda-feira como membro da classe de 2015 do Hall da Fama. Além do ex-pivô, outros dez candidatos receberam apoio necessário dos comitês de seleção e vão “reforçar” o templo máximo do basquete neste ano. A cerimônia de introdução dos novos integrantes acontecerá em 11 de setembro, na cidade de Springfield (Massachussets).

“Nós estamos honrados em reconhecer os talentosos integrantes da classe de 2015 do Hall da Fama, que contribuíram grandiosamente para o jogo que todos amamos – seja como atletas, técnicos, professores, mentores, etc. Eles dedicaram suas vida ao esporte e servem como inspiração para muitos. Estamos ansiosos para vê-los nas festividades de setembro”, parabenizou o presidente do Naismith Memorial, John L. Delova.

Publicidade

Mutombo conseguiu entrar no Hall da Fama em seu primeiro ano de elegibilidade, recebendo aprovação de (mínimo de) 18 dos 24 votantes do comitê de honra da organização. Outros cinco candidatos foram eleitos pelo comitê de honra: os ex-jogadores JoJo White e Spencer Haywood, o técnico universitário John Calipari (Kentucky), o ex-árbitro Dick Bavetta e a ex-jogadora Lisa Leslie (comitê feminino).

Publicidade

Os cinco membros restantes da classe de 2015 foram escolhidos pelos comitês especiais de indicação direta do Naismith Memorial: o ex-jogador e técnico australiano Lindsay Gaze (Comitê Internacional), o ex-armador Louis Dampier (Comitê da A.B.A.), o ex-atleta John Isaacs (Comitê dos Pioneiros Afro-Americanos), o ex-jogador e técnico Tom Heinsohn (Comitê dos Veteranos) e o ex-treinador George Raveling (Comitê dos Colaboradores do Esporte).

“A classe de 2015 é um grupo espetacular de indivíduos que representam várias eras e facetas do basquete em sua história. O comprometimento de cada um com o jogo é indiscutível e o impacto que tiveram em outros profissionais que vieram posteriormente é ainda maior. Nós estamos muito contentes em homenagear esse incrível grupo de eleitos”, concluiu Jerry Colangelo, presidente do conselho do Naismith Memorial.

Publicidade

Seis dos finalistas anunciados pelo Hall da Fama em fevereiro passado não conseguiram a votação necessária para entrarem na classe deste ano: os ex-armadores Kevin Johnson e Tim Hardaway Jr., o ex-técnico da NBA Bill Fitch, o treinador universitário Bo Ryan (Wisconsin), o ex-técnico colegial Robert Hughes e a ex-treinadora colegial Leta Andrews.

Publicidade

Confira a lista de eleitos pelo comitê de honra para a classe de 2015 do Hall da Fama:

Dikembe Mutombo: Ex-pivô oito vezes convocado para o Jogo das Estrelas e quatro vezes eleito melhor defensor da NBA. Liderou a liga em tocos por cinco temporadas consecutivas e atuou por 18 temporadas. Seu gesto de negação com o indicador ao bloquear arremessos é uma das marcas pessoais mais icônicas da história da liga.

Publicidade

Spencer Haywood: Ex-atleta com quatro seleções para o Jogo das Estrelas e campeão da NBA com o Los Angeles Lakers (1980). Foi eleito melhor calouro e MVP da única temporada que disputou na ABA (1969-70). Líder da seleção dos EUA campeã olímpica em 1968.

Jo Jo White: Ex-jogador convocado para o Jogo das Estrelas em sete oportunidades e duas vezes campeão da NBA pelo Boston Celtics (1974 e 1976, quando foi MVP). Médias de 17.2 pontos, 4.0 rebotes e 4.9 assistências em 12 temporadas na liga.

Publicidade

John Calipari: Atual treinador da Universidade de Kentucky, onde foi campeão do Torneio da NCAA (2012). Vencedor do prêmio de melhor técnico universitário em duas oportunidades e campeão de 11 títulos de conferência em diferentes instituições na carreira.

Dick Bavetta: Lendário árbitro que esteve no comando de 2.635 partidas em 39 temporadas ininterruptas na NBA. Apitou 270 jogos de playoffs da NBA, incluindo 29 confrontos de finais. Foi o primeiro juiz da liga profissional norte-americana a apitar um jogo de Olimpíadas.

Publicidade

Lisa Leslie: Lendária jogadora da WNBA. Vencedora de dois títulos e três prêmios de MVP da liga feminina. Convocada para oito Jogos das Estrelas e primeira jogadora a enterrar em um jogo da WNBA. Quatro vezes medalhista de ouro olímpica com a seleção norte-americana.

Últimas Notícias

Comentários