Dikembe Mutombo será o quarto jogador da história a ter sua camisa aposentada pelo Atlanta Hawks. A franquia anunciou nesta terça-feira que o uniforme #55, usado pelo lendário ex-pivô entre 1996 e 2001, vai ser alçado ao teto da Phillips Arena em uma cerimônia especial no dia 24 de outubro. Neste dia, o time da Geórgia receberá o Boston Celtics.

“Dikembe é muito merecedor dessa homenagem. Pouquíssimos jogadores tiveram o mesmo impacto, dentro e fora de quadra, que ele teve aqui. Como atleta, homem e humanitário, trata-se de tudo com o que queremos estar associados. Será uma noite memorável”, declarou o CEO da equipe, Steve Koonin, por meio de nota oficial.

O dirigente realizou o anúncio da aposentadoria da camisa de surpresa, durante seu discurso em outro evento que homenageava o ex-jogador nesta terça. Sem fazer ideia da notícia que estava por vir, Mutombo não aguentou a emoção e acabou chorando no palco. “É chocante, não esperava. Não sabia que iam fazer isso. Não posso acreditar”, disse.

A cerimônia completa o ano de homenagens à carreira do ex-pivô na NBA. Em agosto, ele foi aplaudido de pé em Johanesburgo (África do Sul) ao entrar em quadra e jogar alguns minutos da primeira partida da história da liga em território africano. Além disso, eleito em abril, o astro entrará oficialmente no Hall da Fama do basquete na próxima semana.

O ex-atleta de 49 anos vai se unir aos lendários Bob Pettit (#9), Dominique Wilkins (#21) e Lou Hudson (#23) como atletas que receberam a mais alta honraria possível da franquia.

Mutombo ocupa a terceira posição no ranking da história do Hawks em tocos (1.094), média de rebotes por partida (12.6) e aproveitamento de arremessos de quadra (52.9%). Além disso, ele possui o recorde de quatro prêmios de melhor defensor da NBA – três conquistados em Atlanta – e foi convocado para o Jogo das Estrelas em oito oportunidades.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Eduardo Muniz

    Merecido

  • Matheus Oliveira

    Gostaria de ter visto jogar

  • RennanLAL

    Um dos maiores defensores da história da NBA, é uma pena que terminou a carreira sem ganhar um anel. Fez história com o Iverson no Sixers também, mas realmente teve uma missão impossível naquela final, que era parar o Shaq.

    • Fabrica de Vassilo

      Acho que o mutombo em seu auge defensivo conseguiria parar o shaq, mas na epoca ele ja era tiozão, ja estava pros 35 anos …

  • TRUETHIAGO

    Nuggets também poderia aposentar sua jersey, jogou muito lá em Denver. Olhando aqui os números, olha que temporada de estreia ele teve: 16.6ppg, 12.3 rbt, 2.2 ass e 3.0 blk

    No Phila realmente chegou já com uma certa idade, embora tenha feito sim duas boas seasons. O pivô daquele time de 2001 inicialmente era o Theo Ratliff, que se machucou durante a campanha regular, e daí rolou essa troca pelo Mutombo com o Atlanta (que na época estava meio que em “tank” naquele ano)