Ídolo, Dirk Nowitzki acerta permanência no Mavs por mais duas temporadas

O maior jogador da história do Dallas Mavericks está pronto para atuar mais duas temporadas na NBA. Segundo Tim MacMahon, da ESPN, o ala-pivô Dirk Nowitzki fechou sua permanência no time texano com contrato que renderá US$10 milhões em salários até junho de 2019. Assim como o acordo anterior entre as partes, o segundo ano de vínculo será uma opção do time.

O acerto confirma o ídolo como o segundo atleta da história da liga a disputar 20 temporadas por uma mesma equipe – igualando marca do craque Kobe Bryant, pelo Los Angeles Lakers. “Vinte é um grande número. Seria outra sensacional façanha. Estou para completar 40 anos também. Então, eu vou dos 20 ao 40. É meu objetivo agora”, afirmou o astro, em entrevista concedida em março.

No mês passado, a direção do Mavs havia informado a Nowitzki que não exerceria a cláusula de extensão automática no contrato entre as partes, que asseguraria um salário de US$25 milhões ao craque a partir do segundo semestre. O valor menor garante melhores condições para que a franquia consiga a renovação do vínculo com o pivô e agente livre restrito Nerlens Noel.

Nowitzki, de 39 anos, tem 19 temporadas e 1.394 jogos disputados pelo Mavericks – única franquia que defendeu na NBA. Entre seus feitos em Dallas, ele liderou a conquista do primeiro e único título do time na história (2011) e tornou-se só o sexto jogador a anotar 30.000 pontos na liga. Futuro membro do Hall da Fama, o alemão acumula médias de 21.7 pontos, 7.8 rebotes e 2.5 assistências, além de mais de 38% de acerto nos arremessos de longa distância, na brilhante carreira.