Dirk Nowitzki confirma planos de atuar mais uma temporada na NBA

Agora é oficial: Dirk Nowitzki não vai aposentar. O ídolo do Dallas Mavericks concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira reafirmando que planeja retornar para a disputa de sua 21ª temporada na NBA e adiará a despedida das quadras mais uma vez. Assim, ele vai superar o lendário Kobe Bryant e torna-se o primeiro jogador da história da liga a defender uma mesma franquia por 21 anos.

“Meu plano é seguir jogando. Por que aposentar? Não sofri lesões nesta temporada e senti-me ótimo a maior parte do tempo. Eu sempre disse que pretendia cumprir os dois anos de meu contrato e nunca falei em parar. Então, agora, veremos como a recuperação da cirurgia que acabo de realizar evolui para já voltar aos treinos. Planejo estar aqui em outubro”, afirmou o craque de 39 anos.

Nowitzki acaba de passar por uma intervenção para limpeza de resquícios de ossos no tornozelo definida como “minimamente intrusiva”, que não deve afastar o ala-pivô das atividades físicas por mais do que poucas semanas. A decisão de fazer o procedimento ainda com a temporada em andamento foi tomada já pensando em estender a carreira até 2019. No mínimo.

“Eu espero jogar um bom basquete na próxima temporada e avaliar minha situação a partir daí. Sempre deixo a aposentadoria em aberto. É difícil para mim, a essa altura da carreira, comprometer-se por mais de um ano ou garantir que tudo vai terminar no ano que vem. Eu quero ver como meu corpo reagirá para tomar uma decisão”, contou o astro, não descartando jogar além de 2019.

Uma boa motivação para seguir jogando é o fato de precisar de só 232 pontos para superar Wilt Chamberlain como quinto maior pontuador da história da NBA. Mas Nowitzki assegura que o recorde não pesou em sua resolução. “Desejo jogar mais uma temporada pela diversão, pelo amor por competir e vencer. É uma honra ser citado entre lendas, mas não é por isso que eu quero continuar”, cravou.

Com a resolução do alemão em seguir jogando, o Mavericks exercerá a cláusula de extensão existente em seu contrato para garantir-lhe salário de US$5 milhões em sua possível temporada final na NBA. O ala-pivô sabe que a chance de chegar aos playoffs e conquistar o segundo título da carreira serão minúsculas em 2019, mas esse não é seu principal objetivo mantendo-se na equipe.

“Eu só quero ajudar o Mavericks a superar esses tempos difíceis. Tivemos anos de luta quando cheguei aqui, não conseguíamos ir aos playoffs e, então, passamos por um período longo de sucesso. Nós possuímos jovens atletas interessantes hoje, que podem evoluir e serem líderes dessa franquia no futuro. Estamos no caminho certo e estou aqui para ajudar a voltarmos a ter sucesso”, finalizou Nowitzki, que completa 40 anos de idade em junho.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Poderia jogar pra sempre

  • Jailson #Paidams #AllStar

    Lenda demais. Dirk tem carta branca para continuar jogando até quando quiser.

  • Andre Messetti Christofoletti

    Em Dallas joga até com uma perna, mas acredito que ele queira se despedir em um playoff, como Wade vai fazer. Espero que próxima temporada não seja marcada por lesões e atuações de qualidade duvidosa. Mais sorte para ele os Mavs na próxima temporada.

    • Mavscelo

      Pro Mavs ir pros play-offs ele precisa vir do banco. Leia-se contratar um garrafão melhor e ele ser o nosso 6º homem.

  • Mavscelo

    Vida longa ao Deus

  • Vince Mendes

    pelo visto vai passar o Kobe em 2 anos no max 3

    • Gustavo – DefendTheLand

      Dificil isso acontecer. Temporada que vem ja vai tar com 40 anos, deve ser a ultima dele.

      • Vince Mendes

        mas pelo que o texto falou nao é isso q ele pensa

    • Bruno Grotta

      Creio que ele vá jogar essa próxima com a motivação de entrar no top4 mesmo, passando o Wilt. Imagino que seja a última dele mesmo.

  • Marcio

    Ta certo ele tem mais e que joga, ta se sentindo bem, motivado seu basquete ajuda e muito o time, tem mais e que joga!

  • Rafael Victor

    Legal!

    Boa recuperaçao da cirurgia!

    E vida longa ao Sr. Nowiztki!

  • Rodrigo Morais

    Exemplo de profissional e de pessoa

  • Alex Alves

    Sera que vem plano Doncic ai rsrsrs.

    Talvez ele consiga chegar aos 32.000 vai ser muito interessante isso ocorrer.

  • Will

    Rumo aos 32.000 pontos.

  • Evandro

    Tem o apoio da Franquia para se arrastar até superar o MJ…se não se LESIONAR ele passa o Jordan em 2 temporadas e completa 22 temporadas pela mesma franquia e ultrapassa o Kobe…mesmo se arrastando REPRESENTA muito no banco e nas quadras com uma média superior a 10 pontos e 5 rebotes…
    Eu torço muito para que bata estes recordes pq o cara merece muito

  • Augusto

    Lenda é pouco pra esse cara, rei de Dallas espero que consiga bater todos os recordes possíveis porque esse cara merece, a NBA vai ficar em “luto” quando esse cara parar de jogar

  • Neverminder

    É uma pena que um cara desses tem que se aposentar um dia….. mesmo sendo torcedor dos Lakers, não tem como não admirar o Nowitzki (como jogador ou pelo pouco que vejo da vida pessoal dele)

  • Rodrigo SMC

    Dirk Nowitzki – 31.187 pontos – 927 nessa temporada, média de 12.0 pontos.

    Próximos na lista:

    Wilt Chamberlain – 31.419 (232 pts de diferença, na média atual, precisa de 19 jogos para alcançar. Imaginando que essa média caia um pouco, entre 23 a 29 jogos)

    Michael Jordan – 32.292 (1.105 pts de diferença – representa uma média de 13.4 pts em 82 jogos. Se ele manter a média de 72 jogos por temporada , precisaria de 15.3 pontos)

  • Gabriel Pereira Barbosa

    A verdade mesmo é que o Dirk com esse Fade-Away poderia jogar até os 42 tranquilamente.
    Se ele estiver disposto e houver um cuidado maior com seus minutos eu não tenho dúvidas disso.
    Ele continua perigosíssimo no ataque.
    Os tempos tiraram a mobilidade e agilidade.
    Mas ver um cara dessa idade com essa mecânica de arremesso e altura.
    Se der espaço ele guarda mesmo

  • xmaah

    Vi um mock onde Dallas vai de JJJ, entrar na nba tendo Dirkão de tutor tá bom ou quer mais?

  • Vitor Martins

    Tomara que não tankem na próximo. Dirk não merece isso.

    • Sérgio Menezes

      Tu acha mesmo que existe alguém em dallas que é contra o tank? Todos são a favor, pois perceberam que só podem ser competitivos novamente se houver talento no time.

  • Dono de Dallas pode jogar até quando quiser. Como sabemos que Dirk é de uma humildade tremenda (diferente de uns aí), ele aceitará sem problemas vir do banco, ajudando a equipe, pensando em vitórias…