Dirk Nowitzki confirma planos de atuar mais uma temporada na NBA

Agora é oficial: Dirk Nowitzki não vai aposentar. O ídolo do Dallas Mavericks concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira reafirmando que planeja retornar para a disputa de sua 21ª temporada na NBA e adiará a despedida das quadras mais uma vez. Assim, ele vai superar o lendário Kobe Bryant e torna-se o primeiro jogador da história da liga a defender uma mesma franquia por 21 anos.

“Meu plano é seguir jogando. Por que aposentar? Não sofri lesões nesta temporada e senti-me ótimo a maior parte do tempo. Eu sempre disse que pretendia cumprir os dois anos de meu contrato e nunca falei em parar. Então, agora, veremos como a recuperação da cirurgia que acabo de realizar evolui para já voltar aos treinos. Planejo estar aqui em outubro”, afirmou o craque de 39 anos.

Nowitzki acaba de passar por uma intervenção para limpeza de resquícios de ossos no tornozelo definida como “minimamente intrusiva”, que não deve afastar o ala-pivô das atividades físicas por mais do que poucas semanas. A decisão de fazer o procedimento ainda com a temporada em andamento foi tomada já pensando em estender a carreira até 2019. No mínimo.

“Eu espero jogar um bom basquete na próxima temporada e avaliar minha situação a partir daí. Sempre deixo a aposentadoria em aberto. É difícil para mim, a essa altura da carreira, comprometer-se por mais de um ano ou garantir que tudo vai terminar no ano que vem. Eu quero ver como meu corpo reagirá para tomar uma decisão”, contou o astro, não descartando jogar além de 2019.

Uma boa motivação para seguir jogando é o fato de precisar de só 232 pontos para superar Wilt Chamberlain como quinto maior pontuador da história da NBA. Mas Nowitzki assegura que o recorde não pesou em sua resolução. “Desejo jogar mais uma temporada pela diversão, pelo amor por competir e vencer. É uma honra ser citado entre lendas, mas não é por isso que eu quero continuar”, cravou.

Com a resolução do alemão em seguir jogando, o Mavericks exercerá a cláusula de extensão existente em seu contrato para garantir-lhe salário de US$5 milhões em sua possível temporada final na NBA. O ala-pivô sabe que a chance de chegar aos playoffs e conquistar o segundo título da carreira serão minúsculas em 2019, mas esse não é seu principal objetivo mantendo-se na equipe.

“Eu só quero ajudar o Mavericks a superar esses tempos difíceis. Tivemos anos de luta quando cheguei aqui, não conseguíamos ir aos playoffs e, então, passamos por um período longo de sucesso. Nós possuímos jovens atletas interessantes hoje, que podem evoluir e serem líderes dessa franquia no futuro. Estamos no caminho certo e estou aqui para ajudar a voltarmos a ter sucesso”, finalizou Nowitzki, que completa 40 anos de idade em junho.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.