Donald Sterling é banido pela NBA e deverá ser obrigado a vender Clippers

Comissário Adam Silver anunciou a decisão história de suspender o dono da franquia pelo resto da vida nesta terça

Fonte: Comissário Adam Silver anunciou a decisão história de suspender o dono da franquia pelo resto da vida nesta terça

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=vHCgmVikntw]

O comissário Adam Silver deu uma resposta rápida e implacável em sua primeira crise a frente da NBA. O dirigente fez história nesta terça-feira ao anunciar que Donald Sterling, dono do Los Angeles Clippers, está banido pelo resto da vida por conta dos comentários racistas que fez uma ligação telefônica com V. Stiviano – anunciada como sua namorada. O empresário ainda foi multado em US$2.5 milhões, que serão destinados a instituições que lutam contra o racismo e outros tipos de discriminação.

Visivelmente revoltado, Silver revelou que a investigação interna conduzida desde domingo chegou à conclusão que a voz na gravação telefônica era realmente de Sterling e a situação exigia uma ação dura. “Estamos juntos condenando as declarações de Donald. Não existe lugar para ele na NBA. A Liga é muito maior do que qualquer dono de equipe, técnico ou jogador”, afirmou o executivo.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

O banimento significa na prática que, embora mantenha com o controle acionário da equipe, o dono do Clippers está proibido de participar da tomada de decisões relativas à organização ou comparecer a partidas. No entanto, se depender do comissário, isso vai mudar novamente em pouco tempo: ele pretende convocar a comissão composta pelos outros 29 donos de times para iniciar o processo que pode levar à venda forçada do Clippers.

“Eu já falei com vários outros mandatários e tenho o apoio total de todos. Espero ter o suporte necessário para remover Donald da NBA”, assegurou Silver, que precisaria do apoio de 75% dos integrantes do comitê em votação para conseguir forçar a saída do empresário. O elogio coletivo gerado pela punição ao redor da liga dá a entender que todos estariam dispostos a votar pela remoção de Sterling.

Publicidade

https://twitter.com/mcuban/status/461208183965351937

A votação da obrigatoriedade da venda vai ser necessária, porque, pouco antes do anúncio de Silver, o dono do Clippers garantiu ao canal Fox News que nem mesmo a perspectiva de lucro faz com que se interesse em negociar o time no momento. Especula-se que o alto número de interessados – incluindo o grupo liderado por Magic Johnson – deverá alavancar o valor da transação a US$1 bilhão.

Publicidade

A decisão também agradou os atletas. O prefeito de Sacramento, Kevin Johnson, encarregado pela Associação dos Jogadores da NBA de acompanhar a situação, elogiou extensamente o comissário logo após a entrevista coletiva. “Este é um dia histórico. Adam Silver mostrou pulso para conferir novamente credibilidade à liga e punir exemplarmente. Ele não é apenas o comissário dos donos, mas também o comissário dos jogadores”, exaltou.

Os atletas do Los Angeles Clippers ameaçavam boicotar o jogo desta noite, diante do Golden State Warriors, caso uma punição dura não fosse dada ao mandatário da equipe. Com o banimento, a partida parece estar garantida e a torcida está sendo encorajada a ir ao Staples Center vestidos de preto. Ainda assim, Silver disse que a liga cuidará dos possíveis casos de jogadores sob contrato que não quiserem seguir na franquia.

Publicidade

O Clippers anunciou que não emitirá uma nota com as palavras de Sterling porque ele “não faz mais parte da organização”.

Últimas Notícias

Comentários