Donatas Motiejunas aceita proposta do Nets; Rockets pode cobrir

Houston Rockets forward Donatas Motiejunas, of Lithuania, pulls in a rebound in front of Denver Nuggets forward Kenneth Faried during the third quarter of an NBA basketball game Saturday, March 7, 2015, in Denver. Houston won 114-100. (AP Photo/David Zalubowski)

https://www.youtube.com/watch?v=mr167lMsGPk

A agência livre de Donatas Motiejunas está finalmente próxima do fim. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o agente livre restrito aceitou proposta de US$37 milhões (incluídos bônus de desempenho anuais) por quatro temporadas do Brooklyn Nets nesta sexta-feira. O Houston Rockets foi informado do acordo e, agora, tem 72 horas para resolver se iguala a oferta e garante a manutenção do atleta em seu elenco.

O pivô lituano realizou exames médicos para a equipe nova-iorquina na quinta e foi aprovado, mas, mesmo sem dar sinais dos problemas nas costas que limitaram-no a 37 partidas na última temporada, teve que assinar um contrato parcialmente garantido. Wojnarowski apurou que apenas os dois primeiros anos de vínculo são assegurados e quase 20% do salário total estará condicionado a número de jogos disputados pelo jogador.

Ainda não há informações concretas se o Rockets pretende cobrir a proposta, mas Motiejunas garante não estar preocupado com a situação. “Seja em que franquia for jogar, eu colocarei o coração em quadra. Fico feliz pelo Nets ter reconhecido meu talento e comprovado que estou saudável. Mais ainda, estou feliz porque finalmente poderei jogar. Isso é tudo o que importa para mim”, afirmou o atleta, confirmando o acerto.

É certo que os dirigentes de Brooklyn e Houston terão que dispensar um jogador de seus elencos para viabilizarem o contrato do pivô. Uma decisão, porém, só precisa ser tomada quando houver uma resolução sobre a situação do agente livre. Além disso, por regras da liga, ele não poderá mais ser trocado nesta temporada.

Motiejunas, de 26 anos, iniciará sua quinta temporada na NBA depois de viver um extenso impasse com a direção do Rockets na offseason. A franquia recusou-se a oferecer-lhe um contrato de longa duração por conta de suas recentes contusões nas costas, temendo por sua condição física e a longevidade da carreira. Em 214 partidas disputadas na NBA, o lituano acumula médias de 7.8 pontos e 4.0 rebotes em 19.0 minutos de ação por noite.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Eu achava que ele seria um grande pivô se não fosse tantos problemas físicos. Uma pena, acho que nunca irá estourar.

  • ThiagOo25

    Boa sorte no Brooklyn.

  • Caseh

    Daria um up bem interessante aos Nets (claro, desconsiderando os problemas físicos). Acho que os Rockets não cobrirão.