Doug McDermott confirma favoritismo e vence prêmio Wooden

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=2fpbKYyEOiE]

Não teve para ninguém mesmo: o ala Doug McDermott foi anunciado nesta sexta-feira como vencedor do prêmio Wooden, que celebra o melhor jogador da temporada universitária. Tido como o favorito para levar o troféu desde o início do ano, o formando de Creighton liderou a votação organizada pelo Los Angeles Athletic Club com cerca de 1.000 especialistas norte-americanos.

“Este prêmio significa muito porque trabalhei duro nos últimos quatro anos para chegar a este ponto. Muito dos méritos vão para meus treinadores e companheiros de Creighton por serem tão altruístas. Além disso, eu sei que isso também é ótimo para a universidade e o estado de Omaha”, disse o cestinha da temporada do basquete universitário (26.7 pontos por jogo).

McDermott venceu a votação totalizando 3.930 pontos e tornou-se o primeiro senior a levar o troféu desde Jimmer Fredette, em 2011. O ala Jabari Parker (Duke) foi o segundo atleta mais votado, seguido pelo armador Russ Smith (Louisville), o ala-pivô Cleanthony Earl (Wichita State) e o ala-armador Nick Johnson (Arizona).

O melhor jogador universitário da temporada foi acompanhado na cerimônia de anúncio pelo técnico e pai, Greg McDermott. “Esta foi uma jornada inacreditável e, como pai, ter a chance de estar à beira da quadra e ver seu filho conseguir esses feitos incríveis foi algo muito especial”, contou, deixando o lado treinador de lado.

Em quatro anos em Creighton, McDermott deixou de ser o filho do treinador para ser o maior jogador da história da universidade. Ele deixa o programa com 3.150 pontos anotados (quinta maior marca da história da NCAA) e quase 46% de acerto nos arremessos de longa distância. Projetado como uma possível escolha de loteria no próximo draft, o ala já havia recebido dois outros prêmios de melhor jogador universitário nesta semana: da agência Associated Press e da Associação dos Cronistas Esportivos dos EUA.

Confira a lista dos dez jogadores mais citados na votação deste ano do prêmio Wooden:

Jogador Posição Universidade Experiência Pontos
Doug McDermott Ala Creighton Senior 3.930
Jabari Parker Ala Duke Freshman 2.569
Russ Smith Armador Louisville Senior 2.228
Cleanthony Early Ala-pivô Wichita State Senior 1.907
Nick Johnson Ala-armador Arizona Junior 1.758
Shabazz Napier Armador Connecticut Senior 1.615
Andrew Wiggins Ala-armador Kansas Freshman 1.555
Nik Stauskas Ala-armador Michigan Sophomore 1.283
Casey Prather Ala Florida Senior 1.037
Sean Kilpatrick Ala-armador Cincinnatti Senior 987

 

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Maia Bucks

    Jogou muito na Universidade. Espero que possa render na NBA. De qq forma acho que McDermott esta mais pronto que alguns caras que tem sido projetados à sua frente no draft. Por tudo que fez seria justo ser selecionado entre as 10 primeiras escolhas…

  • Alguém sabe se a ESPN vai transmitir o Draft esse ano?

    • Pedro Cortez

      Com certeza deve, mas se nao transmitir a gente procura um stream ai

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Deveria, mas duvido. A tendência é que tenhamos nosso tradicional programa ao vivo aqui no Jumper, então você pode contar com a nossa companhia.

  • luisfernando

    Pessoal, desculpe a leiguice… mas porque esse cara nunca é comentado como um bom prospecto?

    Sempre ouço falar em Wiggins, Parker, Embiid, Randle, Exum, Smart…
    E nunca ouvi nada sobre McDermott, Russ Smith, Cleanthony Earl. Quem são esses caras? São de categorias diferentes? rs

    Alias, qual a diferença entre Freshman, Junior, Senior, Sophomore?

    • Júlio César

      Sempre tive essa dúvida também, Luis Fernando. A gente sempre vê alguns jogadores destruindo em jogos do NCAA e, quando vai procurá-los nos mock’s, eles, muitas vezes, não estão tão bem cotados.

  • Acho que seja porque jogadores como Wiggins e Parker já eram muito badalados desde os tempos do colegial; além do mais, eles jogam por faculdades que são bem mais tradicionais no basquete universitário e, isso acaba de uma maneira ou de outra dando mais visibilidade a esses jogadores.
    Freshman: 1° ano na faculdade;
    Sophomore: 2° ano na faculdade;
    Junior: 3° ano na faculdade;
    Senior: 4° ano na faculdade.
    Espero que tenha conseguido responder a pergunta.

  • RafaelRox

    Novo Adam Morrison.

    • Zorg

      Acredito que vc está enganado …. ele tem mais recursos além do que o AM teve muito azar na sua curta carreira

  • wrsilva33

    Este cara parece ter personalidade, diferente de muitos atletas da NCAA, que em momentos decisivos, se escondem. É claro que para este jogador vencer, deveria estar sobre a guarda de um treinador que saiba trabalhar com jovens talentos…