Draft 2018 – Os melhores alas-pivôs

Armadores / Alas-armadores / Alas 

As franquias da NBA vão começar a reforçar seus elencos visando a temporada que vem na noite desta quinta-feira (21), quando acontece o draft deste ano.

Sessenta dos melhores prospectos do planeta vão ser selecionados para atuarem na melhor liga de basquete do mundo e cada equipe pode encontrar um potencial astro com suas escolhas. Como sempre, só o tempo dirá quem realmente se deu bem no recrutamento.

O Jumper Brasil já apresentou os 49 principais prospectos deste ano, com perfis detalhados ao longo dos últimos dois meses e, agora, vivemos a expectativa dos dias que antecedem o draft.

Nós temos diversos posts especiais programados até quinta, quando faremos o nosso tradicional programa ao vivo acompanhando e analisando cada uma das 60 escolhas do recrutamento.

E, enquanto o “grande dia” não chega, nós convocamos nossos dois integrantes especialistas em recrutamento – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e os parceiros Gabriel Andrade, colunista de scouting do Jumper Brasil, e Vitor Camargo, do blog Two Minute Warning, para apontar quem são os seus cinco prospectos favoritos do recrutamento, posição por posição.

As escolhas refletem suas preferências, não a ordem específica em que acreditam que serão selecionados.

Hoje chegou a vez dos alas-pivôs. Confira:

 

Gustavo Lima

1- Marvin Bagley (Duke, freshman)
2- Jaren Jackson Jr. (Michigan State, freshman)
3- Michael Porter Jr. (Missouri, freshman)
4- Miles Bridges (Michigan State, sophomore)
5- Keita Bates-Diop (Ohio State, junior)

 

Ricardo Stabolito Jr.

1- Jaren Jackson Jr. (Michigan State, freshman)
2- Marvin Bagley (Duke, freshman)
3- Miles Bridges (Michigan State, sophomore)
4- Michael Porter Jr. (Missouri, freshman)
5- Keita Bates-Diop (Ohio State, junior)

 

Vitor Camargo

1- Marvin Bagley (Duke, freshman)
2- Jaren Jackson Jr. (Michigan State, freshman)
3- Michael Porter Jr. (Missouri, freshman)
4- Miles Bridges (Michigan State, sophomore)
5- Keita Bates-Diop (Ohio State, junior)

 

Gabriel Andrade

1- Jaren Jackson Jr. (Michigan State, freshman)
2- Marvin Bagley (Duke, freshman)
3- Michael Porter Jr. (Missouri, freshman)
4- Miles Bridges (Michigan State, sophomore)
5- Keita Bates-Diop (Ohio State, junior)

 

Marvin Bagley (Duke, freshman)

“Bagley é um dos atletas de elite mais funcionais que já vi. Muito mais do que ser rápido, ágil e explosivo, esse é um ala-pivô com fascinante coordenação e controle de corpo. Seu poder de finalização está no patamar de Amare Stoudemire ou Blake Griffin. Suspeito que ele não faça ideia do que seja um bom defensor, mas terá tempo para aprender. Ninguém é perfeito aos 19 anos, né?” (Ricardo Stabolito Jr.)

 

Jaren Jackson Jr. (Michigan State, freshman)

“Jackson destaca-se por ser o melhor defensor do recrutamento. Conseguiu números monstruosos de proteção de aro, mesmo jogando como ala-pivô, além de ser bastante ativo nas rotações defensivas – é mais do que um defensor atlético, mas também alguém inteligente lendo o ataque adversário. Combinar isso com espaçamento de quadra o torna um jogador muito moderno. Espera-se que consiga não se complicar em faltas e não ser tão passivo no ataque”. (Gabriel Andrade)

 

Michael Porter Jr. (Missouri, freshman)

“Porter é uma das grandes incógnitas deste draft: amplamente considerado o melhor recruta da classe há um ano, ele perdeu a temporada universitária quase inteira por causa de uma lesão nas costas. Em algumas projeções, ele tem até mesmo ficado de fora da loteria. E, mesmo tirando as questões de saúde, seu jogo também é meio 8 ou 80: excelente tamanho e arremesso de elite, perfeito para a NBA moderna e com instintos pontuadores de um astro, mas algumas dificuldades defensivas. A tendência a um estilo de jogo ineficiente e dificuldades de se encaixar em um time fazem dele um dos prospectos de maior risco e potencial do recrutamento”. (Vitor Camargo)

 

Miles Bridges (Michigan State, sophomore)

“Eu gosto muito de Bridges. Muito. Ele já poderia ter sido uma escolha de loteria no último draft, mas voltou a Michigan State e acho que evoluiu como prospecto. É bem raro ver um jovem atlético com jogo tão “redondo”, completo e versátil: pode arremessar e passar, trabalha sem a bola e defende múltiplas posições. Sua visão de quadra e ataque a closeouts realmente se destacarão no maior espaçamento da NBA”. (Ricardo Stabolito Jr.)

 

Keita Bates-Diop (Ohio State, junior)

“Bates-Diop tem força física e atleticismo adequados para encarar o basquete profissional. Ele é um combo forward que espaça a quadra e ainda se destaca pela versatilidade defensiva. Por isso, é projetado para ser um 3 and D na NBA. Além disso, ele é capaz de criar o próprio arremesso, tem um ótimo controle corporal e sua mecânica de arremesso é perfeita. Devido à vocação de ser cestinha, às vezes tende a ser individualista e força chutes. Seu controle de bola também precisa de reparos”. (Gustavo Lima)

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Jefferson Cavalcanti

    “Seu poder de finalização está no patamar de Amare Stoudemire ou Blake Griffin”

    C-A-R-A-L-H-O.

    • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

      E não é um exagero. O atleticismo dele é mt bizarro. Essa jogada aqui é um exemplo mt claro. É mt fôlego e atleticismo para fazer isso! As comparações com o jogo do Stoudemire são validas, inclusive nos defeitos.
      https://youtu.be/1ZQJzI572Gc

  • DNT – Porzingod MVP

    MPjr está em baixa, todo mundo rebaixando o cara nas projeções, e pensar que algum tempo atrás ele era hypado por todo mundo…

    • Vinicius Brasil

      esse tá com uma cara de bust

    • Chimbinha “o banido”

      Quem tá bem é o T Young, vi ele em : em alguns mocks. Esse pra mim, fede a bust

    • Marcio

      Pior que ta mesmo, eu achava que ele vinha pra ser um top 5 ate a 10 escolha, mais agora eu acredito que vai ficar pra depois das 20° escolha!

      • Beto cargnin

        Depois da 20?

      • Guilherme

        Depois da 20 é um exagero, mas acredito que ele possa ficar fora do top 10 pela desconfiança em relação a como será seu rendimento depois da lesão.

      • Diego Costa

        Loucura pensar isso. Não sai do top 8

        • ReggieMiller31

          Eu diria q dificilmente ele sai é do Top7. Acho q se o Kings ñ escolherem ele na 2, Grizzlies e Mavs podem até ficar tentados só q ñ acredito q corram o risco. Agora Magic e Bulls podem tranquilamente assumir o risco

    • Diego Costa

      Normal. Cara não jogou direito nessa temporada…

  • Eu achava que o MPJ seria uma escolha do Bulls, mas ele tá despencando tanto que já duvido. Lembra o Harry Giles do ano passado, que até aqui realmente justificou a queda.

  • Celso Cachali Jr

    Porter Jr… joga na 3…. ele na 4 nao funciona, nao tem corpo para jogar contra caras mais fisicos.

    Muitos dizendo que este draft será melhor do que do ano passado… duvido muito que seja tivemos Mitchell, Tatum Markenen, Kuzma, Jackson, Smith Jr, Fox e Ball como bons começos sendo que Fultz ainda nao jogou direito a ponto de ser descartado ainda pode vir a ser um grande jogador.

    • Dudu Ferrero

      Fox e Ball bom começo? Kkkkkk sério? Mesma coisa que dizer que Alemanha começou bem a copa ou que o Lula e inocente

      • Tulio Machado

        Ball teve 10/7/7 e se mostrou um ótimo defensor na NBA, o começo dele foi otimo sim, só que longe do que as pessoas esperavam pelo hype criado pelo Lavar Ball. No final da temporada a mecânica de arremesso dele até mudou um pouco e ficou mais consistente. Lonzo Ball é um ótimo jogador, mas as vezes as pessoas não conseguem distinguir o que o Lonzo joga do que o Lavar fala

        • Pedro

          Esse tipo de comentário nem vale a pena dar moral, tem gente que nem assiste os jogos direito e quer polemizar.

        • Everton

          Tbm não entendo a galera falar do Lonzo como se ele um bust. Ele n rendeu o que o pai dele falou, o que convenhamos, já era esperado.

    • Ricardo Stabolito Junior

      Na NBA de hoje, eu acho muito provável que ele vá ser usando como ala-pivô na maior parte do tempo. Dá para contar nos dedos quem ainda escala alas-pivôs de ofício na posição, ainda mais nos playoffs.

      • Dudu Ferrero

        jamais ele vai ter um estilo de Durant (nao na mesma proporção, o negocio nao é achar e prever o futuro e sim o hj, a realidade

    • Pablo Monteiro

      Markkanen tb tem tdo para ser um All Star

  • Dudu Ferrero

    Porter ala pivô? ?????? Kkkkkk o cara é SF não sei da onde o povo do jumperbrasil tira essas pérolas kkkk

    • Cerginho- Jornalista diplomado

      SF/SG ainda, kkkkk. Mas creio quencolocaram ele ai pelo tamanho, ele eh maior que o AD, por exemplo. Kkkk

      • Dudu Ferrero

        isso de tamanho n tem nada a ver o Durant tem praticamente essa altura e sempre foi SF

  • Tulio Machado

    Marvin Bagley tem tanto potencial ofensivo que compensa demais sua falha defensiva, além do mais o cara é um ótimo reboteiro, sinceramente não acho que o Jaren Jackson vai ser melhor que ele, pois o Jaren Jackson defende muito e só, ofensivamente é uma incógnita já que é omisso a maioria das vezes e não é um bom reboteiro pro seu tamanho e porte físico… RESUMINDO Bagley é um cara que tem tudo pra ser um Franchise Player enquanto o Jackson Jr pra ser um o melhor defensor do time. Não to dizendo que o Jackson Jr é ruim, longe disso, só acho que o Bagley tem muito mais potencial que ele

    • Cvrtlik

      Pelo que vi, li…O Jaren me lembra m Ibaka…, mas em estreantes não se sabe o que pode virá.

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    Tbem gosto do Miles Bridges, só q apesar dele ter melhorado seu jogo, ficou mais ofuscado pelo fato de ser um sophomore. Ele e o Robert Williams acabaram se dando mal nas projeções para este ano.
    Os dois “pontes” estão no radar do Cavs, e se encaixam em qualquer equipe. O Miles tem mais potencial de evolução q o Mikal, e caso o Cavs escolha ele… deverá ser um sinal de q o Love vai sair. Deve ser um PF na NBA, em vez de um SF (como foi em Michigan State).
    Acho q neste momento a Big Board do Cavs deverá estar com : Qualquer jogador do Top 5 (tirando o Ayton) de talentos q sobrar, em seguida MPJr,
    depois Trae Young, Collin Sexton, Carter Jr., Miles e Mikal vindo em seguida.
    A linha de raciocínio deverá ser a de Melhor jogador disponivel. E nisto, os Workouts privados vão contar demais na decisão.

    • Tulio Machado

      Se o Lebron sair, se o Cavs quiser ser competitivo ainda, deveria ir no MPJ pra posição do Lebron… mas se o Cavs quiser partir do tank, eu iria de Colin Sexton ou Kevin Knox (logico que se o MPJ não estiver disponível), pois pra mim o primeiro é uma escolha mais segura que o Trae Young já que o Young vai ser 8 ou 80, um puta jogador ou um burst, não tem cara de que vai ser meio termo e o segundo se mostrou um ótimo jogador em Kentucky e me agradou muito podendo jogar de SF ou PF

      • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

        Sai pra lá com esse Kevin Knox! rs
        Ele tem bom arremesso, mas não sabe criar ele após o drible, e pouco faz sem a bola. Tem boas medidas fisicas, mas o atleticismo é apenas bom.
        O sistema em Kentucky não lhe ajudou mt, mas o Cavs não pode apostar tanto assim, achando q ele será outro jogador.
        Eu vi alguns jogos dele, e ele me lembrou o Tobias Harris, o q, para uma 8° escolha, não é bom.

        • evandro de medeiros bacelar ba

          Knox cotado entre 15 e 25

        • Cvrtlik

          LI que ele não cria seu arremesso, mas ele só tem 19. Eu o vi sim com um belo Floater.

    • Gustavo – #LeBronGOAT

      Gosto muito do Sexton e do Carter, e deve ser essa a escolha do Cavs msm. Só vejo selecionando algum outro jogador se o Workout tiver sido fenomenal, ou se MPJr sobrar.
      Entre os dois eu n vejo muito diferença de potencial, acho que quem fizer o melhor Workout vai ser selecionado. Inclusive, o Carter por fazer dupla com o Bargley n pode mostrar todo seu jogo, uma escolha muito interessante.

      • evandro de medeiros bacelar ba

        Com a saída do Love e LJ um está vai ser a posição mais carente e é justamente a que reúne o melhor grupo…um Center seria desnecessário agora pois Cavs tem Lance, T.T e Zizic sob contrato e na armação Hill e Caldeiron supririam de boa…tem que ver o que o Cavs vai conseguir com o Love, mas com a ja anunciada troca Cavs se draftado apenas na 8 vai de Porter se sobrar ou Miles

        • Gustavo – #LeBronGOAT

          Se o Cavs tiver interesse no Sexton o Hill n vai atrapalhar isso, provavelmente ja vamos buscar uma troca pra ele, que é um contrato expirante (só tem 1M garantido no ultimo ano), Calderon o Cavs provavelmente nem vá renovar.
          Quanto ao Carter, pode muito bem jogar de PF pq é um marcador versátil e pode espaçar a quadra.
          Quanto ao Porter, se sobrar a gente vai com ele. Só n vai, se tiver muito bixado.

    • evandro de medeiros bacelar ba

      LJ não vai ficar no Cavs, hj nem faria sentido ele ficar já que o time vai ser o mesmo e Cavs já deveria se antecipar chamando os Ursos para conversar, pois esta pick 4 e muito valiosa e juntamente com a 8 que tb e muito valiosa em função de ter neste draft pelo menos 12 prospectos de primeira linha…com a saída de LJ e Love está vai ser a posição mais carente no Cavs e para mim e onde estão o melhor grupo de prospectos …qualquer um dos 4 primeiros tem grande potencial, principalmente os dois primeiros..