Draft 2018 – Steals em potencial

O Draft 2018 é elogiado por causa do grande número de prospectos de elite na loteria. No entanto, segundo os analistas do recrutamento, as boas opções começam a ficar escassas depois da 14ª escolha.

Por isso, especialmente neste ano, os times precisam ter atenção redobrada na hora de garimpar e encontrar um jogador potencialmente útil no fim da primeira ou na segunda rodada.

Com relação ao último recrutamento, os steals mais destacados foram aqueles selecionados pelo Los Angeles Lakers: o ala-pivô Kyle Kuzma (#27) e o ala-armador Josh Hart (#30). Além deles, vale mencionar o pivô Jarrett Allen (#22), o ala OG Anunoby (#23), o ala-pivô Jordan Bell (#38) e o ala Dillon Brooks (#45).

Ok, mas quais seriam essas opções interessantes? Nós fomos atrás de opiniões diversas para tentar descobrir.

Hoje, reunimos os dois analistas do Jumper Brasil na cobertura do recrutamento – Gustavo Lima e Ricardo Stabolito Jr. – e os convidados especiais Gabriel Andrade, colunista de scouting do Jumper Brasil, e Vitor Camargo, do blog Two Minute Warning, para ir atrás de respostas:

Baseado no mais recente Mock Draft da ESPN, os quatro consultados foram perguntados sobre steals em três categorias: um jogador na segunda metade da primeira rodada, outro projetado na segunda rodada e um prospecto que não está entre os 60 selecionados do site. Aqui estão suas respostas:

1- Quem você considera um steal em potencial que, atualmente, está projetado para ser escolhido na segunda metade da primeira rodada?

Gustavo Lima: Keita Bates-Diop e Jacob Evans. Ambos estão prontos para contribuir de imediato na NBA e podem encaixar-se em qualquer time por serem versáteis, grandes defensores e possuírem arremesso consistente de longa distância. Destaco ainda Kevin Huerter, grande arremessador e criador de jogadas.
Ricardo Stabolito Jr.: Kevin Huerter (foto). Eu não sei se ele é um astro em potencial ou coisa do tipo, mas possui uma série de características que são visadas na liga atualmente: arremessa em movimento, inicia o ataque, oferece alguma versatilidade defensiva, lê o jogo e encontra passes que outros alas não veem.  
Gabriel Andrade: Keita Bates-Diop. Em um draft fraco em opções de alas-pivôs espaçadores, ele possui o físico, defesa e arremesso para ser uma ótima opção nos dois lados da quadra para a posição – podendo, inclusive, atuar até como pivô em formações de cinco abertos.
Vitor Camargo: De’Anthony Melton. Ele provavelmente estaria mais alto nessa lista se não fossem os problemas de elegibilidade associados à investigação do FBI, mas sua combinação de ótima defesa, arremesso emergente e QI de basquete fazem-no o jogador de backcourt perfeito para o jogo moderno, de combo guards versáteis.

 

2- Quem você considera steal em potencial que, atualmente, está projetado na segunda rodada?

Gustavo Lima: Melvin Frazier (foto). Possui atributos atléticos de elite e foi um dos melhores defensores do basquete universitário na última temporada (especialmente no um contra um). É o protótipo de 3-and-D tão em alta na NBA, com o bônus de conseguir criar para os companheiros. Tem tudo para estabelecer uma carreira sólida como role player na liga. Vale mencionar ainda o armador Landry Shamet e o ala-armador Khyri Thomas como potenciais steals.

Ricardo Stabolito Jr.: Landry Shamet. Sua capacidade defensiva limita vê-lo em um papel muito proeminente, mas trata-se de um dos armadores mais altos e arremessadores mais dinâmicos do recrutamento. Em uma liga onde times escalam múltiplos criadores, um atleta de armação inteligente que pode atuar sem a bola nas mãos é uma peça interessante. Melvin Frazier e Jevon Carter merecem menção.
Gabriel Andrade: Issuf Sanon é meu favorito. É incomum achar combo guards atléticos com arremesso e potencial como pontuador na segunda rodada. O ucraniano, que arrebentou no EuroBasket sub-18 e Global Camp, é um talento raro para se escolher na segunda rodada. Também gosto bastante de Jevon Carter (armador muito tenaz na defesa com chute o suficiente para se valer de opção para banco) e alas versáteis, como Rodions Kurucs, Melvin Frazier e Kevin Hervey.
Vitor Camargo: Bruce Brown. Ele chegou a ser cotado como escolha de loteria antes de uma lesão ter encerrado prematuramente sua temporada e, somando-se a isso, fez um ano um pouco abaixo do esperado que derrubou-o em projeções. Mas sua versatilidade, defesa e jogo all-around são o que os times buscam na NBA atual. E as habilidades que fizeram dele um prospecto tão bem cotado um ano atrás ainda estão lá, para explodirem na equipe certa.

 

3- Quem você considera um steal em potencial que, atualmente, não está projetado para ser escolhido no recrutamento?

Gustavo Lima: Gary Clark. Apesar da idade “avançada” (23 anos), o combo forward foi um dos melhores defensores da última temporada universitária (líder em eficiência defensiva). Jogador versátil, com o corpo pronto para encarar o basquete profissional, que marca bem tanto longe quanto perto da cesta, e ainda ajuda com chutes do perímetro. Acho que merece uma vaga na NBA.

Ricardo Stabolito Jr.: Devon Hall. Mais uma vez, tudo gira em torno do que a NBA está procurando. Ele não tem alto potencial, mas é um ala com quatro anos de experiência universitária que pode defender múltiplas posições, sólido passador e que converteu 43.2% dos arremessos para três pontos por um dos melhores times da NCAA na última temporada (Virginia).

Gabriel Andrade: Gary Clark (foto). Ele é relativamente velho para um prospecto, mas seu conjunto de dureza na defesa, chute sólido e versatilidade podem sair como um bom role player na ala como 3-and-D.

Vitor Camargo: Sviatoslav Mykhailiuk. Praticamente saiu do radar da NBA no seu quarto ano de NCAA, mas o ucraniano ainda é mais novo do que a grande maioria de jogadores com sua experiência (20 anos). Sua combinação de bons passes e arremessos lhe dão uma chance de conquistar um lugar na NBA – que valoriza cada vez mais esses atributos.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷

    Acho q o Jevon Carter (lembra o “jovem” Larry Taylor, diga-se) , numa equipe contender, tem potencial para fazer ainda mais estrago q o Jordan Bell fez nesta última temporada, por exemplo.
    Acho q Celtics deve estar interessado nele, para substituir o papel defensivo q o Smart faz na equipe.
    Rockets tbem possui uma escolha de 2° round, e acho q podem ver nele como um substituto do Zé Pequeno, para combinar naquelas rotações com o Harden e sem o CP3.
    Olho tbem no DiVincenzo, q tá subindo nas projeções, mas se cair num GSW, Spurs ou Celtics, deve fazer estrago.

  • Celso Cachali Jr

    Cara nao vejo ninguem falando de Grayson Allen… e acho que ele seria um Steal nesta segunda rodada.

    • Antonio Carlos Andrielli-Batat

      Pode ser…. mas indiciplinado e joga sujo!!!!

      • Oberdan Gonzalez

        Na boa Antonio, acho isso mais folclore do que outra coisa. Ele joga duro? Joga. Mas está aprendendo. Perdeu muito com essa fama. E joga duro não por caráter, e sim por vontade. É o que eu acho.

    • VictorLakers #UnbelievaBall

      Fez muitos treinos com o Lakers, parece que não vai ser draftado, pelo menos por nós ( se deus e magic quiser). Mitchell rob e Huerter são muito mais confiaveis

  • O Pensador

    Malik Newman será o steal desse próximo draft e ninguém o mencionou !!

  • Gustavo

    Um cara que não vem sendo considerado e que eu apostoria na segunda rodada é o Justin Jackson. Tem uma envergadura monstruosa pra um ala, que confere uma versatilidade defensiva suficiente para marcar 4 posições. Chegou a ser cotado para loteria, mas caiu muito por conta das contusões. Sei lá, se o quadro médico estiver ok, eu acho que vale uma chance.

  • Paulo Sérgio

    Malik Newman, Mitchell Robinson, Jalen Brunson e Grayson Allen

  • Thiago Legori

    Jalen Bruson e Grayson Allen

  • Paulo Henrique

    Keita Bates-Diop, meu garoto vai ser um all star

  • Alefe Miranda

    Um baita candidato a Steal [e o senhor Aaron Holiday

  • Diego Costa

    Vou apostar em 2

    Grayson allen e Diop.

  • ReggieMiller31

    Segunda metade da primeira rodada – Khyri Thomas
    Segunda rodada – De’Anthony Melton/ Diallo
    Undrafted – Tony Carr/ Tyler Davis

  • ghost

    Rawle Alkins.