Duke e Wisconsin são os finalistas do Torneio da NCAA

(1) Duke 81 x 61 Michigan State (7)

No jogo que abriu o Final Four, no Lucas Oil Stadium, em Indianapolis, Duke não encontrou muitas dificuldades para superar o azarão Michigan State por 81 a 61.

Apesar do placar final do duelo, a equipe treinada por Tom Izzo começou a partida de forma avassaladora. Acertou quatro arremessos de longa distância nos primeiros quatro minutos – três deles convertidos pelo ala Denzel Valentine – e abriu 14 a 6 no placar.

Só que, dali em diante, Duke mandou no jogo. O time de Mike Krzyzewski melhorou a defesa e passou a utilizar o pivô Jahlil Okafor no low post e a atacar a cesta, principalmente com o ala Justise Winslow. Com isso, Duke foi para o intervalo com uma vantagem de 11 pontos (36 a 25).

No segundo tempo, os Blue Devils continuaram no mesmo ritmo e não deu brechas a Michigan State. A dupla Okafor e Winslow, duas prováveis escolhas Top 10 no draft deste ano, seguiu comandando Duke no ataque e a vantagem chegou a ser de 20 pontos (54 a 34) quando restavam 13 minutos para o fim da partida.

Liderado por Valentine, os Spartans esboçaram uma reação, mas nada que assustasse Duke, que administrou o resultados nos instantes derradeiros do duelo.

Essa é a nona vez que o Coach K, que está há 35 anos no comando de Duke, chega à decisão do Torneio da NCAA. Na próxima segunda-feira (06), contra Wisconsin, ele vai em busca do quinto título. A decisão do basquete universitário norte-americano começará às 22h18 (horário de Brasília) e terá a transmissão dos canais ESPN e Band Sports.

Duke
Justise Winslow: 19 pontos, nove rebotes, 5-7 nos arremessos de quadra e 9-11 nos lances livres
Jahlil Okafor: 18 pontos, seis rebotes, dois tocos e 7-11 nos arremessos de quadra
Quinn Cook: 17 pontos

Michigan State
Denzel Valentine: 22 pontos, 11 rebotes, cinco bolas de três pontos convertidas e  7-11 nos arremessos de quadra
Travis Trice: 16 pontos e cinco assistências
Branden Dawson: 12 pontos, seis rebotes e dois tocos


(1) Wisconsin 71 x 64 Kentucky (1)

No segundo jogo da noite de gala do Torneio da NCAA, Wisconsin derrubou a invencibilidade de 38 jogos de Kentucky e conseguiu a sonhada vaga na decisão do basquete universitário norte-americano.

A vitória por 71 a 64 veio com um gostinho de revanche para Wisconsin. No ano passado, as duas equipes também se enfrentaram no Final Four, mas na ocasião Kentucky levou a melhor.

A equipe treinada por Bo Ryan, apesar de ter jogadores mais baixos que o rival, dominou nos rebotes (30 a 22) e foi muito bem nos arremessos de longa distância, com um aproveitamento de 41.2% (sete acertos em 17 tentativas).

O jogo teve várias trocas de liderança e foi decidido apenas nos momentos derradeiros. Nos últimos quatro minutos e 26 segundos, quando o placar apontava 60 a 58 a favor de Kentucky, Wisconsin teve mais sangue frio e organização e fez 15 a quatro sobre o adversário.

Sam Dekker e Frank Kaminsky, os principais jogadores dos Badgers, apareceram na hora certa (anotaram dez dos últimos 15 pontos do time), e lideraram a equipe a uma vitória épica. 

Vale dizer que Wisconsin não chegava à decisão do Torneio da NCAA desde 1941, ano em que conquistou seu único título no basquete universitário.

Wisconsin
Frank Kaminsky: 20 pontos, 11 rebotes, dois tocos e 7-11 nos arremessos de quadra
Sam Dekker: 16 pontos e 6-9 nos arremessos de quadra
Nigel Hayes: 12 pontos e cinco rebotes
Bronson Koenig: 12 pontos e quatro rebotes

Kentucky
Karl-Anthony Towns: 16 pontos, nove rebotes e 7-11 nos arremessos de quadra
Andrew Harrison: 13 pontos e quatro assistências
Aaron Harrison: 12 pontos

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • BetoMavs

    Rapaz que zebra, no fim o Kentucky sentiu o peso do favoritismo e o tal de Kaminsky é um monstro.

    #GoBadgers.

  • rafael NY

    Kaminsky, vai comer com farinha o Okafor… Pena que não querem nenhum deles no meu knicks…kkkk

  • rafael NY

    quero*

  • Daniel Nogueira

    Puxa vida! Acertei que o Kentucky não ia ser campeão. kkkkkkkkkkk
    Vou torcer pro Wisconsin, mas acho que Duke leva.

  • Marcelo Knicks

    Gostei muito! Rachou a cara de geral essa final. Duke vai passar o carro, e o Okafor vai doutrinar como sempre. Vem pro Knickão, Jahlil!

  • Yan

    Vem pro NY Okafor

    Qual horário da final ?

    • Rafael lima

      As transmissões nos canais Espn e Band Sports.

      Segunda: 06/04/2015
      21h30 Abre o Jogo;
      22h00 Jogo FINAL
      Duke x Wisconsin.

  • rubem

    Sam Dekker joga muito o Winslow tb.

  • MVBEARD

    queria ver towns vs okafor na final.

  • King Cuban

    Os arbitros prejudicaram Kentucky ontem… Mas é assim mesmo boa parte dos heróis da NCAA não tem grande potencial para a NBA.

    • matheus rockets

      sim eles prejudicaram naquela hora que não deram flagrante no tapão que deram na cara do Gasser, ou aquela hora que o cara de UK pulou em cima da cabeça do jogador de wisconsin e não deram nada.. muito prejudicada UK

      • rubem

        pois e…ele ta viajando…perdeu ….e ja era…assim como Wisconsin perdeu na temporada passada…Pra mim Sam Dekker doutrinou kkkk

    • rubem

      Os arbitros erraram pros 2 lados nao viaja.

  • André Fagundes

    O cara dizer que é zebra tá de sacanagem com a campanha de Wisconsin (36-3)!!! Foram superiores no jogo (tiveram tempo de liderança maior), fez-se a justiça no ano anterior Kentucky venceu com uma bola nos últimos segundos e nem era favorito.

    Towns fez um March Madness excelente, saiu como protagonista do time nos dois últimos jogos. Mas não sei o que fez mais falta se o Poythress pra defender Dekker-Hayes ou um companheiro que espaça-se a quadra pro Towns!

  • joaomcgrady

    Eu já imaginava. O poder ofensivo dos Badgers era muito superior a defesa do time de Calipari. Agora é só esperar o duelo de pivôs na final e ver se essa defesa do Duke é realmente tão boa quanto aparenta ser.

  • Felipe

    Guss says:

    abr 3, 2015
    Responder

    vai ser igual ano passado, os holofotes em Kentucky e o título em outra universidade

    Boa Guss!!

  • Rafael lima

    Que zebra o Kentucky, Mais as maiores decepções do time foram Devin Booker e Trey Lyle, pelo amor de Deus continuem no Kentucky mais um ano por que vcs não estão prontos pra NB, o pior e que ambos estão bem cotados no Draft top 20 eu acho.

    • Rafael lima

      *NBA.

    • rubem

      Devin Booker vejo potencial nele…mas em todos os jogos que vi…ele recebe e passa pro mesmo jogador…so faz isso e se esconde o jogo todo…e na minha opniao nao tem um bom arremesso….

  • Caio

    Dekker e Kaminsky vão esmagar/passar o rolo compressor em Duke.

  • Dekker estava sumido do jogo por uns 10 minutos, mas apareceu na hora certa. Tem potencial, sem dúvida, mas não parece tamto para ser relevante na NBA (algo como Kyle Syngler, um monstro na NCAA e na NBA nós sabemos).

    Já o Kaminsky… Que jogador! Cheio de recursos ofensivos e ainda protegeu bem o aro.

    Kentucky perder porque foi medroso. Faltavam mais de 5 minutos de jogo, ganhavam só por 2 pontos de diferença e seguraram a bola para deixar o cronômetro rodar. Moral da história: Perderam 4 posses de bola por estouro do cronômetro. Onde estava o treinador nessas horas?

  • Acho que tem tudo pra ser uma grande final, depois do que foi visto nas semifinais, o time de Duke me parece mais pronto, e com um coletivo forte, boa defesa e garrafão (Okafor realmente tem muita presença e não é só tamanho), mas Wisconsin pode sim surpreender, esse Kaminsky tem muito recurso e um ótimo arremesso de meia distância. e o Dekker jogou muito bem contra o Kentucky, chamando a responsabilidade na hora certa, mas acho que eles precisam ser mais firmes defensivamente pra segurar Duke amanha, de bom tambem é ver que muitos desses jogadores de Duke e Wisconsin estão preparados pro Draft, isso sim é muito positivo no fim das contas pra avaliar essa pirralhada…

  • RodrighoN

    Jogo muito bom, bem equilibrado, e como jogo esse Kaminsky, movimentos leves, precisos, muitas vezes ele marcava o Harrison, quando Kentucky virou em faltando alguns minutos e o Towns pegou 3 rebotes ofensivos na cara do Kaminsky achava que não ia dar mais, pois ele parecia cansado, mas no fim acabou virando, taticamente o jogo de Winscon é muito mais bonito, ataque sempre se movendo por curando alguém livre ou no talento do Deker e Kaminsky. Show de jogo agora verse a equipe Aguenta a defesa agressiva de Duke que marca muito mais forte que Kentucky, o que eles fizeram foram uma Covardia, os caras de Michigan não conseguiam espaço.

  • Junior Andrade

    Kentucky não foi humilde, acharam que iam vencer qualquer um e a qualquer hora. Merecido a vitória de Wisconsin.

  • matheus groovibe

    Surpresa boa ! O bom do time de Wisconsin é que eles nunca desistem !Essa final tem tudo pra ser uma das melhores !

  • Bruno#L.A.Lakers16

    Kaminsky se fosse mais atlético seria um monstro .. mais caso o Lakers ficasse com a first pick na loteria eu iria de Okafor , ele ainda precisa melhorar a parte defensiva , mais é novo e pode corrigir isso , no ataque é ótimo e já conta com um físico razoavelmente bom ..!

  • Caio

    Ei pessoal, em uma entrevista depois da partida o Andrew Harrison disse após uma pergunta sobre Kaminsky: ”Fuck that nigga”. Alguem podia achar quando ele diz isso? https://www.youtube.com/watch?v=MtoKhCX3qpE aqui está o video.

    • Caio

      ja achei hehe, ele fala muito baixo não sei como conseguiram perceber hehehehe

  • badgers

    Lavamos a alma.

    Fear the badgers. Fear kaminsky

  • The King James

    babaCalipari,depois daquela historia do Towns peguei antipatia desse cara.

  • Joao Rafael Barros

    O UK ia vencer de qualquer jeito e só perdeu porque o arbirto deu uma cesta mesmo acabando o posse de 24 segundos.

    Que lamentável!!!

    • Joao Rafael Barros

      deu uma ceta de dois pontos p o Wisconsin*

      Alguém lembra? Acho q foi 1:45 do segundo tempo.

    • TRUETHIAGO

      1º A posse na NCAA é de 35 segundos;

      2º Um lance não define um jogo de 40 minutos, onde Wisconsin esteve no controle do placar durante a maior parte do jogo;

      3º Os dois times foram prejudicados, a arbitragem foi ruim de uma forma geral. Como por exemplo, não deram uma falta flagrante clara do Trey Lyles (2 lances livres, possivel ejected e bola do rival)

      Contou vitória antes da hora e eu já havia postado isso para você, num jogo único poderiam perfeitamente perder de Wisconsin, Arizona, Duke, Virginia, entre outros.

      Kentucky continua sendo um grande time e não é uma derrota que apaga a temporada histórica que tiveram. Perder também faz parte e ninguém ganha de véspera, esta é a graça do esporte.

  • TRUETHIAGO

    Jogaço como era de se esperar dessas duas ótimas equipes, decidido nos detalhes e frieza de Dekker e Kaminsky em momentos derradeiros. Costumo ser neutro em questão de torcida; mas admito que eles levam minha simpatia para essa final contra Duke. Até por se tratar de uma conquista inédita caso aconteça e considero importante uma maior variedade de vencedores. Fora que ainda coroaria esse excepcional trabalho do Coach Bo Ryan

  • caio_l

    Okafor bem trabalhado será estrela na NBA, faz jogada com uma mão, boa técnica de arremesso, bom reboteiro, entende bem o jogo para se posicionar e muitas vezes ficar no 1 contra 1.

    • Bruno_Hornets

      É apenas um Big Al piorada nada de mais.

      • rubem

        Acho a mesma coisa…Okafor contra grande pivos nao rende … nesse time Justise Winslow pra mim sim se bem trabalhado vai ser um grande jogador….acho q poucos dessa safra estao prontos para NBA por causa do Atleticismo.

      • Yan

        Se vcs assistem os jogos de duke devem saber que a marcação no Okafor é sempre dobrada e msm assim ele termina com seus 17 pontos.. Pra mim vai ser all star na nba, com 19 anos difícil alguém ser tão pronto como ele é! E Já conquistou oq wiggins e embiid juntos não conseguiram!

  • rubem

    O Embiid se lesionou ano passado (Ele tem mais potencial que Okafor…defende melhor e ataca melhor…tem mais repertorio)… e o Winggins joga em outra posicao …e tem muito mais potencial que o Okafor pra mim…e nem todo jogo o Okafor recebeu marcacao dobrada…e nem sempre marcar dobrado significa ser eficiente…a melhor marcacao que Okafor recebeu foi contra Gonzaga e ele sumiu no jogo… pra mim o kra desse time e MVP se chama Justise Winslow….esse sim tem jogado muito.

    • Fernando

      Concordo com os 3 pontos colocados:

      – Embiid tem mais potencial e repertório que Okafor;

      – Wiggins também tem mais potencial que Okafor (respeitadas as posições);

      – Justise Winslow MVP.

      Confesso que eu esperava muito mais do Okafor nos momentos decisivos, por tudo que falavam dele. Mas ainda acho que ele pode desequilibrar. E com certeza pode evoluir na NBA e se tornar um grande jogador.

      Mas se fosse pra apostar entre Embiid e Okafor, eu iria de Embiid.

    • Yan

      Quem assistiu o jogo contra Michigan st. viu oq ele pode fazer, vc deve pegar todos os jogos de duke e fazer uma analise sobre o Okafor, não somente em 1 ou 2 que ele esteve mal…
      Concordo em vc dizer q o Embiid é melhor defensivamente, mais ofensivamente? não concordo, pra mim Okafor é bem melhor ofensivamente!
      E quanto a lesões, me desculpe mais o Embiid deve conviver com elas pela carreira toda (eu adoro o jogo dele, mais infelizmente acho que vai ser dificil dele se manter saudável), como calouro lesionou as costas se não me engano, nos trabalhos do draft o pé e este ano perdeu a temporada toda, sua saúde parece ser o inverso de seu potencial.

      Wiggins este ano evoluiu bastante mais ano passado sumiu de todos os jogos difíceis.

      Winslow joga muito bem e está aproveitando a dobra de marcação que fazem no Okafor para decidir estes ultimos jogos e juntos levaram Duke a final do campeonato, oq mais uma vez frisando Wiggins e Embiid não conseguiram!

      • AlexT-Wolves

        Embiid tava machucado no torneio. Wiggins simplesmente sumiu no jogo da eliminação mesmo vindo com media de quase 30 pts nos ultimos jogos

        • rubem

          Eu disse isso..Pra mim ele e melhor que o Okafor…mas vamos ver o futuro dira…

    • Ruan

      Quin Cook joga muito pra mim ele é a estrela do time.

  • Fernando

    Se der a lógica, acho que Duke vence.

    Com Justise Winslow MVP do Final Four. O cara tá impossível…

    Mas, como o TRUETHIAGO disse, não se pode contar vitória antes da hora. Wisconsin também tem um ótimo time. E Dekker e Kaminsky podem fazer a diferença, ainda mais em um jogo único.

  • zorg

    Não vejo tanta superioridade assim em Duke, acho que a vitória sobre MSU pode enganar muito num comparativo entre as equipes de Wisconsin e Michigan State ….
    Wisconsin tem uma equipe mais forte fisicamente e tecnicamente que os Spartans … tem dois excelentes jogadores que possuem mais experiência do que os dois principais jogadores de Duke (e num único jogo isso pode ser decisivo e foi contra Kentucky) … agora Duke tem coach K …. mas ainda sou mais os Badgers …

  • Pedro.TB

    Vários mock drafts indicam Orlando como provável destino do Justice Winslow. Se acontecer mesmo, um perímetro com Payton, Oladipo e Winslow seria divertido demais de assistir, potencial defensivo absurdo. Se contar ainda com a evolução do Payton no arremesso e espaçamento de quadra, é um trio que tem tudo para ser atuante nos dois lados da quadra.

    • rubem

      E verdade kra …ia ser muito top…e voces ja tem o VUCENIC que o meu phila deu p vcs kkkkk falta so um PF…

  • Re nnan #LAL

    Randle carregou esse time de UK ano passado mesmo sem o WCS.