Duncan planeja parceria com Aldridge: “Estou preocupado em como beneficiá-lo”

Em quase duas décadas em San Antonio, Tim Duncan nunca havia visto uma offseason como a atual do Spurs. Todos os planos da franquia se realizaram de forma impecável, garantindo a manutenção dos principais agentes livres do elenco e ainda fechando a contratação de outros dois all stars: LaMarcus Aldridge e David West. Mesmo conhecendo a competência da direção do time, o veterano ala-pivô admite que não esperava um período tão bem sucedido.

“Foi inacreditável. Eu não imaginava que nossa offseason terminaria assim. Nós contratamos vários jogadores altruístas e que sabem jogar, como LaMarcus e David. Então, não vamos ter que reinventar a roda aqui: nosso sistema de jogo continuará o mesmo de anos anteriores, só adicionaremos os novos reforços à equipe para ver como tudo funciona”, afirmou Duncan, que deve disputar sua última temporada na NBA, em entrevista ao site Bleacher Report.

O ídolo texano formará uma nova dupla de garrafão na próxima temporada, atuando ao lado de Aldridge. Ele tem consciência do momento que vive na carreira e parece pronto para “passar o bastão” para o craque recém-chegado. “Não estou preocupado em como LaMarcus beneficiará meu jogo. Eu estou preocupado em como posso beneficiá-lo. Deixarei que jogue seu basquete e apenas ver onde posso me encaixar, como ajudar”, explicou, sem vaidades.

Como vem acontecendo nos últimos anos, Duncan deve ser poupado ao máximo ao longo da temporada regular para chegar inteiro aos playoffs. A chegada de David West, neste sentido, dará ao técnico Gregg Popovich a oportunidade de continuar dosando os minutos do jogador de 39 anos. A idade e desgaste são preocupações para a equipe, mas o craque só pensa em aproveitar seu provável último ano competindo profissionalmente.

“Tentarei não pensar em minha idade. Eu estou ficando mais lento, mas ainda acho que fiquei um pouco melhor também [risos]. Sou um abençoado por ter atuado por tantos anos, manter-me saudável e ser parte de times vencedores. Não há muito mais que você possa pedir de uma carreira”, contou o ala-pivô, que prepara-se para a vida pós-basquete cuidando de sua oficina de customização automotiva nas férias.

Um dos atletas mais bem sucedidos da história do basquete norte-americano, Duncan possui um currículo quase impossível de ser resumido. Entre outras diversas conquistas, ele ganhou cinco títulos da NBA, dois prêmios de MVP da liga, dez seleções para o quinteto ideal da temporada e 15 convocações para o Jogo das Estrelas em 18 anos de carreira. Em 1.331 partidas disputadas, o gênio registra médias de 19.5 pontos, 11.0 rebotes e 3.1 assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Kaio Hetkowski

    mito dos mitos, meu idolo esportivo sem mais !

    Deus Duncan, vou acompanhar essa temporada o máximo possivel afinal tem boas chances de ser a ultima desse gênio do basquete e do esporte em geral .

    GO SPURS GO!

  • Uncle Drew

    Vai ser bastante surpreendente se o Duncan jogar de Center por uns 30 minutos junto com o Aldridge, pq o desgaste de jogar nessa posição vai ser mt grande, pegar pivôs q abusam do contato como Howard, DeAndre Jordan e etc. Se conseguir, vou começar a desconfiar q ele é o novo Benjamin Button hehehehe

    • Maurilei Teodoro

      boa rsrsrsrs

    • Michel Moral

      KKKKK

      Acredito que com West na rotação Duncan não deve atuar por tantos minutos assim. Digo, pelo menos não com regularidade.

    • Kaio Hetkowski

      vai jogar uns 20 minutos por partida ..
      to curioso para saber tbm se o ”grandalhão” la joga.
      talvez se ele atuar bem pegue uns minutinhos junto com o west na 5
      e assim os 3 podem fazer a rotação na 5;

      • Uncle Drew

        Pois é, além do David West tem o Europeu grandalhão no elenco tbem. Parece q o nome dele é Marjanovic, ou algo parecido. Foi eleito o melhor Center da Europa na última temporada. Deve vir pra ganhar uns 15 minutos por partida.

  • Eduardo Muniz

    Duncan é um mito!!!

  • Michel Moral

    Pra mim, o maior pós-Jordan. Só não tem grife…

    • Kaio Hetkowski

      2 ^^

      e na atualidade so vejo 2 jogadores que podem ter um carreira tão brilhante como a dele.

      Lebron e Anthony Davis !

      • Vinicius Spursão

        Pra mim é justamente o contrário Kobe e Duncan são os melhores que vi jogar, e cara Kobe tem uma carreira super vitoriosa não sei se LeBron vai ser melhor que ele nesse quesito e outra falta muito pra Durant e Davis chegarem a nível que o Kobe já alcançou.

        • Kaio Hetkowski

          pra mim foram Duncan e Lebron os melhores q vi jogar …
          fazer o que opinião ! Eu acompanho NBA desde 2006, talvez seja pq tu acompanha a mais tempo !

    • DamonHeat

      se tratando de títulos e objetividade. sem duvidas nenhuma.

      • Kaio Hetkowski

        vai dizer q Kobe foi melhor? kkk Lebron e Davis podem ser, talvez Durant … mas Kobe não acho , opinião.

        • Vinícius Maia

          Durant é sensacional, o segundo melhor da atualidade, atrás apenas de Lebron, mas ele ainda tem que comer muito feijão com arroz para superar Kobe em toda a sua carreira. Nunca fui muito fã do Kobe por sua arrogância, mas acho que só cabe discussão sobre o maior pós Jordan quando a discussão envolve os senhores Bryant e Duncan.

          Lebron, para mim, tem tudo para ter uma carreira mais brilhante que a do Kobe, na verdade, acho que a unica coisa que falta para isso, são mais títulos, mas por enquanto, na minha opinião, Kobe ainda é o maior dentre os jogadores que você citou.

        • Vicente Machado

          Durant é uma piada comparado a Kobe e Duncan.

  • Maurilei Teodoro

    Seria legal esta ser a última temporada do Duncan e conseguir mais um título. Com certeza é uma lenda viva !

  • King Cuban

    Melhor PF de todos os tempos…

  • Windy City Assassin

    Duncan = rei

    Não vejo exagero nenhum em já considerá-lo um dos maiores atletas da história.

    Sou Bulls, mas… VAI, SPURS!!!

  • Michel Moral

    Duncan é um personagem tão impactante para o basquete, que numa reportagem como esta nem se percebe que o texto também trata de LaMarcus Aldridge, ou seja, o outro cara abordado na matéria pode ser taxado o melhor PF da atualidade (se considerar A Davis como um Center), e mesmo assim Timmy se sobressai.

    Os números dele não estão nem um pouco à altura do que ele fez e faz durante a carreira. Claro que ele tem stats positivos e expressivos porque são quase 20 anos de carreira jogando de titular e praticamente zero lesão, então, naturalmente os números aparecem. O que eu quero dizer é que tem muita gente com números melhores, com números mais midiáticos por assim dizer, e que não chegam nem perto do que é Tim Duncan.

    Se LaMarcão se adaptar à filosofia Popovich, o time ficará algo ignorante e covarde. Tem tudo para dominar a NBA na próxima temporada. Acho que Aldridge deve aparecer ainda mais no Spurs, pois qualidade agregada e disciplina tática não tem como dar errado. Claro que no meu conceito dar certo não significa necessariamente ganhar o título, afinal, a liga possui grandes equipes e jogadores jogando o fino, como é o caso do Warriors.

    Mas Tony Parker precisa voltar a jogar também. Leia-se: não se machucar mais.

    • Petterson Moraes

      Os números dele estão sim a sua altura.
      Se você olhar os números, ele é quase Top 10 em todos os fundamentos da história da NBA!!!!
      Fora que ganhando mais 3 partidas, ele junto com Parker e Ginobili, se tornarão o trio mais vitorioso da história da NBA,contando partidas da temporada regular(não esquecendo que dos playoffs, a honra já é deles!!!).

      • Michel Moral

        Sim. Por isso eu afirmei que ele tem números mais pela longevidade e coletividade do que pela individualidade propriamente dita.

        Mas veja que o melhor PF da história não é primeiro, nem segundo e nem terceiro colocado em nenhum dos fundamentos mais contemplados, tais como pontos, rebotes, assistências, blocks…

        Isso, pra mim, é algo ainda mais genial.

        • Petterson Moraes

          Sim concordo….por isso o considero o jogador mais completo pós- Jordan, pois ele conseguiu aliar tudo isso,a uma coletividade absurda,e ainda conseguir 5 títulos da NBA.

    • King Cuban

      Duncan é o melhor PF de sempre… Ninguem discute isso… Quanto a piada dos números, eu acho que vocês não intenderam o meu comentário ontem… Duncan sempre foi um monstro que assim como se ele se importa-se com as estatísticas já teria se aposentado para mante-las… Muitos não compreendem que eu uso os numeros como complemento e no caso do Iverson eu queria apenas dizer que ele era bem inefiente mesmo para um High volume shooter…. Eu nem me importo muito com stats per game para falar a verdade… Pois se acompanhas os meus comentários desde que estou aqui sempre falei de estatísticas vazias (Cousins, Kevin Love, Rudy Gay e outros)….

      • Michel Moral

        Aderito, cara, respeito vc e sua opinião pra caramba meu. Vc sabe que discordar faz parte.
        E os números são importantes sim, embora nem sempre traduzam a realidade e a importância das coisas. Em tudo é assim.
        Até tirei a menção a vc.
        Abs.

  • Petterson Moraes

    Cara sobre ele ser o maior PF da história da NBA, não cabe nem discussão! acho que é unanimidade para todos!

  • Pedro de Lara

    Você vê o tanto de modinha que não entende nada de basquete nesse blog quando lê nego falando que via ser difícil pro Duncan jogar com pivô SENDO QUE ELE JÁ FAZ ISSO HÁ PELO MENOS UNS 5 ANOS. E se fizer uma lista de jogadores mais superestimados como os donos do blog adoram fazer, LaMarcus Aldridge é top 5 fácil. Espero que role uma primeira rodada de playoffs entre Blazers e Spurs

    • robertolakers

      LMA é superestimado? Chega de internet por hoje.

      • tiago

        LMA é superestimado? Chega de internet por hoje. (2)

        • Kaio Hetkowski

          LMA é superestimado? Chega de internet por hoje. (3)

      • Vinícius Maia

        Acho que ele quis dizer subestimado, tenho quase certeza.

        LaMarcus, ao meu ver, é o melhor ala-pivô da atualidade, mas poucas vezes é lembrado quando se discute sobre os melhores jogadores da atualidade.

        • Jefferson Jesus

          E o segundo melhor. O melhor e o AD.

          • Vinícius Maia

            Anthony Davis tem tudo para se tornar o melhor ala-pivô da liga e até o mesmo o jogador mais dominante, mas ele ainda tem que evoluir um bocado para superar o Lamarcão. O jogo de costas para a cesta do AD ainda é bem limitado, enquanto Aldridge faz esse jogo parecer fácil. AD é mais rápido e mais atlético que o LaMarcus, mas Aldridge é mais técnico e possui mais recursos ofensivos.

    • Michel Moral

      Difícil para Duncan não é. Ele é capaz disso, tanto que jogou improvisado nessa função como você mesmo disse.

      Mas, em regra, ele não joga de pivô mesmo. Splitter era o pivô até a última temporada.

    • Uncle Drew

      Duncan sempre foi Power Forward de origem. Quando o Robinson se aposentou, ele “quebrou um galho” de pivô – pq estava no auge da forma física – e anos mais tarde, acho q em 2009, voltou a ser Ala-Pivô antes msmo da chegada do Splitter pq McDyess, – já em fim de carreira – pra vc ter uma ideia do quanto Duncan prefere jogar na posição 4, era o titular na posição 5. Depois q McDyess se aposentou, o Tiago assumiu a posição de Center e Duncan só foi jogar de pivô quando entrou a onda do Small Ball, e o Diaw teve q substituir o Brasileiro, e msmo assim jogava por pouco tempo. Ou seja, ele faz essa posição de Center mas ñ por mt tempo como vc enfatizou.

    • Rodrigo Santos

      Lamarcus Aldridge é o jogador que o seu time está perdendo por 20 PTS e ele está sorrindo no banco. Não gosto dessa atitude mas tirando isso é um dos melhores na sua posição.
      Superestimado? Eu entendi pq vc disse isso mais não concordo.

    • Rodrigo Santos

      Vc escreveu superestimado pensando em escrever subestimado?

    • TRUETHIAGO

      Blazers nos Offs?! Acho que nem o Olavo acredita nisso, rs…

  • robertolakers

    Vou sentir muita saudade dele tbm, por isso essa temporada eu vou ver o máximo de jogos possíveis do Spurs e do Lakers.

  • tiago

    Tim Duncan é Mito! Torcedores do Spurs vão sentir falta desse trio, não só eles acho que todos os fãs de basquete.

    • Petterson Moraes

      O trio mais vencedor da história da NBA.

    • nem me fale, vão fazer falta demais…

  • Kaio Hetkowski
  • Petterson Moraes

    Vejam só as marcas que o Mestre Duncan pode quebrar nessa que será sua derradeira temporada!!!!

    All Time trio – mais duas vitórias e ele chegará junto com Parker e Ginobili, a 541 vitórias e se tornará o trio mais vitorioso das história da NBA, na temporada regular.

    NBA ALL TIME REBOUNDING – Atualmente ele é o oitavo com 14.644, se tive uma boa temporada, poderá encerrar a carreira como o sexto maior, superando o Karl Malone com 14.968.

    NBA ALL TIME SCORING – Atualmente é o 14º com 25.964, se tive uma boa temporada, pode chegar a 10º , superando Hakeen Olajuwon com 26.946.

    NBA ALL TIME BLOCKS – Atualmente é o 6º com 2.940, se tiver uma boa temporada, pode se tornar o 4º, superando Mark Eaton com 3.064.

    MOST CONSECUTIVE SEASONS WITH 500+ REBOUNDS – pode superar Jerry West que tem 18 temporadas consecutivas, e fazer 19!

    MOST GAMES WON AS TEAMMATES IN NBA HISTORY- superará as 700 partidas junto com seu fiel escudeiro Tony Parker, e só não conseguirá o primeiro lugar, pos Stockton e Malone fizeram 906 partidas juntos.

    NBA ALL TIME DOUBLE DOUBLE LEADERS – Atualmente é o 5º com 830, se tive uma excelente temporada, poderá superar Kareem Abdul Jabbar que tem 885.

    NBA ALL TIME GAMES PLAYED – Atualmente é o 11º com 1.331 partidas,se jogar a temporada inteira,se tornará o 9º, superando Clifford Robinson que tem 1.380.

    NBA ALL TIME MINUTES PLAYED – Atualmente é o 13º com 45.833, como acredito que será muito poupado, pode ser que chegue no Top 10 apenas, superando Gary Payton com 47.117.

    Nos Playoffs, alguns records já são dele.

    All-time Block Playoffs – 1º lugar com 555.
    All-time minutes Playoffs – 1º lugar com 9.115.

    São muitos números….tenho orgulho de ter acompanhado toda a sua carreira,e ver ele fazer nascer uma dinastia como é o Spurs agora, tirando uma franquia do zero e levando ao topo.

    • Murilo Moore

      Todas as marcas apontadas são bem possíveis de serem superadas. Só não acredito que ele vá superar as marcas de tocos e double-doubles, mas o restante é praticamente certo!

  • joaospurs

    Ídolo!!

  • Rafael Victor

    “Não estou preocupado em como LaMarcus beneficiará meu jogo. Eu estou preocupado em como posso beneficiá-lo. Deixarei que jogue seu basquete e apenas ver onde posso me encaixar, como ajudar”

    Porra, lendo isso me lembrei do Kobe Bryant e o que ele falou pro LaMarcus quando esse visitou o Lakers nessa offseason, mas deixa pra lá…

    Grande Duncan! Torço pra que essa seja uma parceria campeã e o Duncan encerre a carreira da melhor forma possível!

  • Vinícius Maia

    A humildade dessa lenda vida é admirável. Fico imaginando o Lamarcão ouvindo uma noticia dessas: o melhor ala-pivô da história dizendo que só quer beneficiá-lo. Que honra para o novo camisa 12 do Spurs

  • RennanLAL

    Duncan jogou praticamente a carreira inteira de pivô, não vai ser problema pra ele. Defensivamente, ele ainda consegue ter um impacto grande no jogo.

    • Kaio Hetkowski

      acho que tu exagerou no seu comentario, não acho q ele tenha jogado praticamente a carreira toda … kkk calma amigo!

  • jc

    Que jogador e ser humano sensacional é o Tim Duncan. Na condição de ser um dos melhores de todos os tempos, ele sabe ser humilde a ponto de só querer beneficiar o recém-chegado LaMarcus.
    Impossível não ser fã desse cara.

  • Rodrigo Santos

    Antigamente eu tinha muita birra com o Spurs, depois parei de ser idiota e hoje admiro muito a organização desta franquia…

    • Thiago Pinto

      Eu tbm…mas acho que o Spurs mudou bastante tbm. Se vc olhar 6/7 anos atrás o estilo de jogo deles era chato, muita defesa (muitas vzs até desleal). Hoje tem um estilo de jogo bonito e fluido, talvez o mais legal da NBA para se assistir.

      • Rodrigo Santos

        Então por essa.forma.de jogar mesmo que eu não gostava do.Spurs. Hoje é uma filosofia de jogo bem diferente e mais agradável de assistir…

    • Glaudeston Dutra

      Pior que eu tbem. O estilo do Duncan de fazer as cestas decisivas e fazer aquele olhar de “peixe morto” e não comemorar me irritava. Porém, hoje em dia, gosto mto de ver os Spurs jogarem.

    • THE BULLS23

      É o time mais brasileiro da NBA. Faz todo tipo de trapaça para vencer. O Hack é “jeitinho brasileiro” na liga.

      É um time ridículo.

      • Kaio Hetkowski

        é né os melhores são os mais odiados, normal kkkk
        rumo ao hexa !

  • Admiro demais o Duncan não só por tudo que já conquistou na sua carreira, mas também por declarações como esta que mostram o espírito de equipe que esse cara tem e a humildade…

  • Mito, exemplo para outros, maior idolo da história da franquia, na minha opinião já passou David Robinson

  • THE BULLS23

    Popovich vai ensinar fazer o hack e todo tipo de trapaça possível.

    • Phill

      Trapaça?? kkkkkkkkkk

      Hack só existe pq ainda tem jogador q não sabe bater lance livre, algo básico no basquete.Cara profissional q não acerta 50% dos arremessos é de doer os olhos…

  • Vou tentar fazer o possível para conciliar tempo e assistir a reta final de Tim Duncan & Kobe Bryant, você não sabe quando vai surgir algo raro como esses tipos de jogadores no longo prazo e principalmente só pelo basquete diferenciado que jogam.

    Por mais que eu acompanhe bem mais a NCAA e o High School é estranho imaginar a NBA sem esses caras, assim como é pra quem pegou o ciclo dos anos 90. Eu quero estar lá pra dizer que também vi a carreira de Duncan/Kobe encerrar seu ciclo de contribuição e cada jogo deles ser sensacional pelo respeito dos outros times aos seus legados.

    • Bruno Ribeiro-76ers

      Concordo com você, além dos jogos possivelmente sofríveis dos Sixers, estarei vendo jogos dos Spurs e Lakers, além de acompanhar os Clippers e Wolves por Pierce e Garnett…. Grandes jogadores que podemos acompanhar ao longo dos anos e infelizmente estão encerrando suas carreiras nos próximos anos….

    • vitorhugoj3

      André Fagundes, desculpe pela pergunta uma tanto que “boba”. Mas onde você acompanha o High School? Sempre tive a curiosidade de assistir, mas nunca soube qual lugar/canal que fazem as transmissões. É através da rede ESPN Norte-Americana ( ESPN, ESPN2, ESPNNews, ESPNU… etc.)?

      • Assim Vitor, eu acompanho alguns jogos que são transmitidos no thecube.com. É uma plataforma que existe com partidas ao vivo de vários esportes, mas todos ligados ao High School. É preciso fazer uma busca constante já que são determinados canais que fazem streamming não todos, mas dá pra assistir legal dependendo da região que se faz a busca e a escola também.

        Outra questão é que os links para os jogos quase não travam, mas não existe uma grande variedade de ‘Escolas TOP de linha’ para se assistir depende muito do que eles te disponibilizam. Faz tempo que não acesso meu canal lá até preciso ver quando a temporada começar quais são os eventos programados para o basquete.

        Mas dá pra acompanhar bem a temporada (de outubro-março) geralmente tem algum bom jogador em quadra (depende do seu conhecimento sobre as escolas também) e sobre a ESPN, bom ela geralmente transmite em meio a temporada da NCAA quando a gente tem no calendário alguns jogos chaves entre ‘Escolas TOP de linha’ ou quando é um torneio com equipes de elite como: City Palms Classic ou o MaxPreps Classic aí eles fazem um ou dois jogos (geralmente as semis e a final ou só a final). Evoluiu muito também a distribuição de jogos no YouTube, pensava que seria quase impossível só ficar publicando dados sobre os jogos (ainda são bem escassos), mas já existe um bom número de jogos completos só do High School (inclusive canais de vinculação do Estado que transmitem os playoffs da sua região como a Geórgia por exemplo.)

        • vitorhugoj3

          Agradeço pelas informações, valeu cara !!

    • Juan Gabriel

      rapaz….vc ta de parabens. 🙂 kkkk NUNCA que eu iria ter paciencia de preterir a NBA ao High School.

      • Na verdade isso é uma curiosidade pessoal Juan. Eu sempre me interessei mais por essas histórias dos jogadores que são fenomenos no High School e o porque eles não conseguem fazer o salto pra NBA. Assim como eu me dei conta que a NBA é o “produto pronto” do que o High School fabrica.

        Vendo ‘in loco’ boa parte dos jogadores que vão estar na NBA (eu cubro HS & NCAA), é foda a coisa toda. O processo é muito difícil e muito curto, mesmo pra uns jogadores que você sabe que é uma estrela e só precisa ser lapidada. Eles as vezes não vingam, a Classe do Okafor, Towns e Russell acompanhei bem porque foi a primeira que eu cobri e eu tinha a noção exata que Mudiay era o melhor do que qualquer um ali (se ele tivesse sido lapidado por Larry Brown, talvez toda a história toda fosse diferente).

        E pensar que a 2 anos atrás esse cara não era nem imaginavel que ficaria fora do TOP 3 do Draft.

        https://www.youtube.com/watch?v=_1fzNkv8YjI

  • Adriano Sato

    Orgulho em ser fã desse cara. #GoSpursGo