Dwyane Wade revela considerar aposentadoria ao fim da temporada

O inesperado retorno do craque Dwyane Wade ao Miami Heat marca o provável início da reta final de sua carreira na NBA. Mas a despedida do ala-armador de 36 anos das quadras pode estar bem mais próxima do que a maioria imagina. O ídolo concedeu entrevista ao jornal Miami Herald, no início desta semana, e reconheceu que considera aposentar-se do basquete profissional ao fim da temporada.

“Esse será o primeiro ano em que entrarei de férias pensando em parar. Eu sempre terminei temporadas pensando na agência livre, em um novo contrato, mas, agora, buscarei ver como sinto-me fisicamente e a minha importância dentro da franquia. Não estou preocupado com isso, sinceramente, pois estarei contente com qualquer que seja meu futuro. Será minha decisão”, revelou o veterano.

Se a continuidade da carreira de Wade virou um ponto de interrogação, uma coisa é certa: ele não jogará por outro time que não seja o Heat. O futuro integrante do Hall da Fama já confirmou que não sai de Miami até a aposentadoria como atleta, não importa quando aconteça. O astro precisará renovar contrato com a franquia, mas tem muito mais coisas a pensar antes de abrir negociações.

“É preciso considerar vários fatores. Você está pronto para esforçar-se tanto mais uma vez? Quanto mais a idade avança, esse esforço torna-se diferente e o preparo físico para os jogos é maior. Será que estou preparado mentalmente para enfrentar mais um ano sabendo que não posso desistir lá no meio da temporada? Não é uma decisão simples”, admitiu o aparentemente indeciso ala-armador.

A entrevista foi dada horas antes de Wade fazer sua melhor atuação na temporada: anotou 27 pontos, incluindo a cesta da vitória a poucos segundos do final, do Heat sobre o Philadelphia 76ers. O ótimo desempenho, que incendiou os torcedores de Miami, pode ser uma reviravolta para o experiente jogador. Mas ele avisa: do ponto de vista puramente individual, já chegou ao lugar que sonhava

“Eu queria marcar 20.000 pontos na carreira e consegui. Agora, tudo o que vier é a cereja do bolo. Sei que perdi muito mais jogos do que outros atletas e até poderia ser um dos 25 maiores pontuadores da história, mas o que já tenho é sensacional. Outro dia, eu passei Larry Bird no ranking. Dá para imaginar? Sou muito honrado pelo que alcancei e nunca pensei que chegaria aqui”, confessou.

Hoje, Wade é o 31º maior pontuador da história da NBA com exatos 21.900 pontos anotados na carreira. Mas o ídolo de Miami é muito maior do que só sua pontuação: ao longo de 15 temporadas e 967 partidas disputadas, ele possui 12 convocações para o Jogo das Estrelas, oito seleções para um dos quintetos ideais da liga e três títulos da liga pelo Heat (sendo MVP das finais em 2006).

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Kidd mito

    Sou Mavs! Mas sou um fã do Wade!
    Maior ídolo do HEAT! futuro HOF e um desgraçado que tirou o título do meu time em 2005! kkkkk

    • Gabriel Pereira Barbosa

      Somos dois.
      O patrão wade merece respeito demais.

    • LeBeautiful

      2006…

    • Bruno Macedo

      Mesmo sendo Miami eu sou um dos maiores fãs do dirk haha

  • Thiago / Coming up ASG

    Falar o quê desse homem?

  • Damon

    acredito que vá depender do pat riley. se ele oferecer um contrato aceitavel, wade vai jogar pelo menos mais 1 temporada.

    Duvido que o wade vá sair do heat novamente.

  • Esse cara perdeu 263 jogos na carreira! Imagina se tivesse tido menos lesões?

    Meu SG favorito e definitivamente um dos maiores da história. Torço pra que tenha o reconhecimento devido na história.

  • Victor Chittolina

    O Wade é um daqueles caras que a gente não quer que se aposente nunca. Quer que ele jogue até os 40 anos, nem que seja por poucos minutos, entrando só nos momentos decisivos do jogo. Virar uma espécie de Manu do Heat (e ele ocupa uma posição de ainda mais destaque no Heat que o Manu nos Spurs).
    Mas uma hora ele vai aposentar e vamos ficar todos um pouco órfãos. Se é pra vermos o copo meio cheio, quanto antes ele tomar essa decisão, antes veremos a mítica camisa 3 de Miami ser pendurada no teto da AA Arena; e antes poderemos desfrutar de um discurso dessa lenda em Springfield.

  • felipe fernando Oliveira

    Acho que Sam Pressti, RWB, PG e Melo deveriam ter se esforçado muito pra levar ele pra Oklahoma depois dos rumores que ele iria sair dos Cavs. 20 min de Wade valem muito mais que 60 min do Abrines e Patterson.

    • Diego Costa

      O Wade que pediu pra ser negociado com o Heat. Fizeram apenas um favor pra ele

  • Allan Lopes Soledade

    Tem sido um privilégio acompanhar a carreira de dwade.Vamos acompanhar enquanto podemos.

  • Dudu Ferrero

    Depois dessa partida que ele fez a ultima que ele destruiu, podia ficar mais 1 aninho ne?

  • Diego Costa

    Imagina um playoffs de despedida, ele x lebron? Seria épico.

    • Albert Santos

      Verdade hein mano.

  • LeBeautiful

    ESSE sim vai merece ter o selo HOF de qualidade, além de ter sido um jogador fora do comum, transformou uma franquia fracassada em uma das + respeitadas da liga, um verdadeiro patrão! Senta na primeira fileira entre os maiores da história.

    • Bruno Macedo

      Fracassada? Miami nunca foi fracassada meu caro

      • KleineBosch

        Até antes da vinda da dupla Wade-Shaq, a franquia de Miami era meio “fracassada” sim. Não fracassada como o Clippers claro, fracassada de um “jeito” diferente. A equipe mesmo tendo tido aquele equipe com Alonzo Mourning e Hardaway entre 95-99, a franquia nunca teve repertório e quando acabou essa equipe do Heat e começou o rebuild, entrou em total esquecimento, como se o Heat não existisse ali, mas quando Wade chegou e trouxeram Shaq pra Miami, aí sim tudo mudou, graças ao Shaq a franqia finalmente teve seus holofotes e ganhou seus status. Por isso também que Shaq teria sido o jogador mais importante da história do Heat, não melhor ou maior, mas, o mais importante. E claro que sem Wade essa transformação não teria sido efetuada completamente, pois O’Neal não ia ganhar o título sozinho (Wade carregou a equipe nos playoffs kkkk). Por isso que Wade é sem dúvida o Maior de Miami, ninguém ultrapassará Wade nissos pra mim. ele foi pro Heat, como Ronaldinho foi pro Barcelona em 2004-06.

        • Bruno Macedo

          Tem que ver o ponto de vista de fracasso, Miami foi fundado em 1988, com 9 temporadas já tinha uma grande rivalidade com o knicks e viu seu primeiro título divisão, não sei ao certo mas em 30 anos foi aos offs em 20 temporadas.

          • pedrokadf

            exatamente isso, fundada em 88, teve Alonzo Mourning e Hardaway na primeira grande equipe em menos de 10 anos, indo a playoffs e tudo mais kkkkkkk tem q rir msm viu, uma franquia que é uma das mais novas da nba e alguns vem dizer q era fracassada, queriam oq ? títulos em menos de 10 anos ? finais da liga ? kkkkkkkkk chega de internet por hj, nunca li tantas falacias.

          • Bruno Macedo

            Chega a ser engraçado kkk 9 anos já ganhamos o primeiro título de divisão.

          • pedrokadf


            Chega a ser hilário kkkk

    • Danilo Celtics #Banner18

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Albert Santos

    Meu segundo jogador favorito de todos os tempos e primeiro SG favorito. Foi maravilhoso crescer e ver essa lenda jogar !

  • Vinícius Maia

    Honestamente, eu acho que seria legal ele se aposentar ao final dessa temporada. Wade está num declínio muito acentuado e eu, particularmente, não curto ver jogadores que foram tops, como ele, se arrastando em quadra ao final da carreira, como o Garnett fez, por exemplo.

  • Guga Goll

    Se ele renovar para 2018/2019, prometo ver ele jogar in loco em Miami. Que homem é D Wade. Sou heat pelo time de 05/06.

    • Savoie Duran

      Bora la

  • Carlos Eduardo

    Fazer o q, ele ja n é o mesmo, talvez seja o melhor.
    O curioso é q se isso acontecer ele vai parar primeiro q o Carter.

  • pedrokadf

    Wade está para o Heat assim como Heat está para Wade…
    é o cara da franquia !!

  • Mito Wade! Torço pra que ele não se aposente no fim desta temporada e possa contribuir mesmo com tempo mais limitado em quadra no Heat com sua genialidade nos passes, na defesa, e mesmo infiltrando menos, ainda pode usar da sua capacidade em criar jogadas em quadra…

  • Andre Messetti Christofoletti

    Se tudo der certo, ele chega nos 1000 jogos nos playoffs, 30º maior pontuador e sai em uma semi-final de conferência. Está na hora de se aposentar Wade. Você foi uma das razões por meu número ser 3, e foi uma honra acompanhar sua jornada, mas chega uma hora que vemos que o jump shot e a infiltração já não são os mesmos, o fôlego da garotada é 3x maior, e no meio disso tudo o jogo mudou. Faça essa como a sua última temporada, saia de cabeça erguida, e sempre que se falar Miami, se falará o nome de Wade. O número 3 eternizado em Miami. Fez o que quis, ganhou 3 títulos, jogou na cidade natal, jogou ao lado do amigo e ainda é ídolo master de uma franquia, amigo isso não é para poucos, isso é para raros.

  • David Ribeiro

    Um dos maiores SG’s da história, gostaria que ficasse mais 1 ou 2 anos (ainda mais depois dessas últimas boas partidas pelo Heat).

  • Danilo Celtics #Banner18

    o cara é foda msmo , e ainda no finalzinho da carreira conseguiu uma grana daquelas no bulls .