“É fato que Harden é um melhor pontuador do que Jordan”, sentencia GM do Rockets

Poucos torcedores do Houston Rockets defendem o astro James Harden quanto o gerente-geral da franquia, Daryl Morey. Uma das declarações mais polêmicas do executivo é que o armador da equipe seria um melhor pontuador do que Michael Jordan, o maior jogador de todos os tempos. Ele acumula comentários negativos por conta da opinião, mas não tem problemas em reafirmar o que disse.

“Eu recebo muitas críticas por aí porque já disse que James é um melhor pontuador do que Michael Jordan, mas mantenho: isso é simplesmente um fato. É só analisar: veja quantos pontos James gera antes do adversário recuperar a bola e ele tem, de longe, o melhor índice da história da NBA. Isso é um fato”, sentenciou o dirigente, em entrevista ao podcast “Selfmade with Nadeshot”.

Morey relembrou que esses dados já podiam ser notados quando ele era reserva do Oklahoma City Thunder e, por isso, quando ficou disponível no mercado, foi alvo imediato dos texanos. “Colocamos todos os nossos ativos à disposição na troca por um motivo: ele parecia fantástico visual e estatisticamente. Mas temos que admitir que ninguém antecipava que ele seria o melhor jogador do mundo”, contou.

Pelas estatísticas avançadas, de fato, existem pontos fortes que apontam vantagem para Harden, como o true shooting percentage, offensive plus/minus. Jordan “dá o troco” em outros índices – offensive win shares e nas médias brutas de pontuação, por exemplo. Morey reconhece que há bons argumentos para “MJ”, mas, na frieza dos números, constata superioridade absoluta do líder do Rockets.

“Bem, o contraponto é razoável: eles dizem que Michael marcaria mais pontos em uma equipe hoje em dia do que James anota. É possível. Mas, se você pegar os números históricos, ninguém faz seu time pontuar mais antes que o oponente volte a pegar a bola do que James. Sei que isso deixa as pessoas bravas, mas, sinto muito, é um fato”, finalizou o executivo, sem dar margem para discussão.