Ele está de volta

Para muitos, ele não passa de um caçador de estatísticas. Para outros, porém, Rajon Rondo é um dos melhores armadores da atualidade, que combina uma visão de quadra excepcional e uma defesa fantástica. E eu me incluo nessa.

Depois de contar até os segundos, Rondo está de volta às quadras após passar por uma delicada cirurgia no joelho, que o tirou de boa parte de 2012-13 e de praticamente a metade deste ano. Sua primeira partida será diante do Los Angeles Lakers. O camisa 9 está pronto para tentar fazer um milagre: classificar o Boston Celtics para os playoffs desta temporada. Mas… milagre?

Se bem que, se formos considerar a várzea que está a conferência Leste, onde o oitavo colocado possui praticamente a mesma campanha do time de Massachusetts (no Oeste, o Memphis Grizzlies é o décimo, com 19 vitórias e 19 derrotas), esse milagre nem precisa ser grande. Basta acertar os ponteiros, e é isso que a diretoria preparou nos últimos dias.

Antes, negociou Courtney Lee, depois foi a fez do então armador principal, Jordan Crawford, para dar espaço para o retorno de Rondo, ganhando ainda duas futuras escolhas de draft. É pouco? Em princípio, sim. Mas qual seria a função de Crawford na equipe, se Jerryd Bayless acabou de chegar e Avery Bradley é titular absoluto como ala-armador? Não tinha muito o que fazer e provavelmente não receberia algo melhor na troca.

E falando em troca, é possível que Rondo saia assim que consiga provar que está saudável. Claro que hoje é uma especulação do tamanho do ego do Cristiano Ronaldo, no entanto, já ouvi essa história antes. Entra ano, sai ano, sai algum rumor de que ele será trocado. Para o azar do Celtics, hoje a NBA está repleta de armadores de qualidade e os principais candidatos ao título, com exceção ao Miami Heat, estão felizes com os seus organizadores.

Então ele seria trocado por quem? E outra, até bem mais importante: Por que negociar um jogador de tanto talento? Bem, por quem, eu não tenho insiders na NBA, nem gosto de ficar imaginando trocas mirabolantes. Então não tenho a menor ideia de onde Rondo se encaixaria neste momento, a não ser onde ele já está. Agora, com certeza, seria uma das maiores burrices se a diretoria resolvesse se livrar dele.

O futuro do Celtics depende basicamente de Jeff Green, Jared Sullinger, Avery Bradley, e do próprio Rondo. Kris Humphries, depois que virou titular, também está ganhando crédito e pode fazer parte disso. 

As saídas de Paul Pierce, Kevin Garnett, e Jason Terry, deixaram um vácuo que somente agora será preenchido. Faltava um líder em quadra, alguém que pudesse colocar a bola debaixo do braço e fizesse o time pensar, algo que definitivamente não era o que Crawford fazia. Então, ninguém melhor nesse momento que Rondo. 

Existem dúvidas quanto ao rendimento dele sem esses jogadores, mas creio que isso não será um grande problema. Claro que o camisa 9 peca nos arremessos de longa distância e nos livres. Ele nunca foi um grande cestinha, mas é um dos melhores facilitadores de toda a liga. Garanto que com ele em quadra, outros atletas vão crescer e fazer do Celtics um time mais competitivo. Resta saber o quanto.

Repito: não é tão impossível se classificar para os playoffs. Aliás, a tarefa passa longe de ser ingrata. Hoje, o Brooklyn Nets possui a oitava melhor campanha com 16 vitórias e 22 derrotas. O Celtics venceu 14 dos 40 primeiros jogos e é o 12°. Se as coisas se encaixarem rapidamente, algo que só grandes jogadores são capazes, a equipe corre o sério risco de estar jogando a primeira rodada. Mais que isso, é sonhar demais. Ou não.

Brigar como os outros para perder por querer, acho que não é a primeira opção da diretoria. Tem time se fazendo de bobo por aí para buscar talentos em junho, algo que falei recentemente. Creio que os primeiros dez ou 15 embates de Rondo vão dizer qual o rumo que o Celtics vai tomar até o fim da fase regular.

Obviamente, existe um tempo para que Rondo esteja completamente apto para disputar 30 minutos ou mais. Entretanto, só sua presença, ainda que de forma limitada, já deverá fazer uma enorme diferença. O técnico Brad Stevens já avisou que no início ele terá seu tempo de quadra monitorado em um primeiro momento, por precaução.

Mas claro, para eu não zicar totalmente a coisa aqui, tem a enorme chance de ele não voltar bem fisicamente e o Celtics afundar de vez. Aí nem é exercício de adivinhação, até porque o time perdeu nove partidas seguidas até finalmente derrotar o Toronto Raptors essa semana.

Minha aposta é que Rondo chega para salvar a temporada do Celtics e atuar pelo sétimo ano seguido nos playoffs. Como disse, é uma aposta, que no início de novembro, eu, como torcedor da equipe, não faria.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Bruno

    Meu cu é seu Rondinho!!!

    • Pedro Neto

      ???

      • oshiro

        Olha esse cara mano ASDUAHUDSAHUDHUDS

  • seijinkari

    Estou a ter um Deja vu do Derrick Rose…..

    • Pensei o mesmo!

    • Michel Moral

      Será? Eu acho Rondo e Rose armadores completamente diferentes. Rose é um jogador que depende demais do seu físico, digamos que ele tenha características de posição 2. Claro que todos dependem do físico, mas acho que Rondo é um cara mais técnico e cadenciado do que Rose, que faz os outros jogarem. Não creio que as lesões atrapalharão seu jogo.

    • Rafael Galeoti

      Affe, para! Eu também tive mas fiquei quieto pow! rs…

  • Bruno#L.A.Lakers

    Acho melhor o Celtics tentar um jogador top 5 no draft…. pq depender de alguma estrela ir a Boston eu acho meio dificil , a unica estrela q tá mostrando sinal q poderá sair e o Carmelo e msm assim dizem q ele está entre Los Angeles e Chicago , se o Boston não pegar uma dessas joias do proximo draft vai amargar varios anos sem titulos novamente…… como no passado recente q se não me engano ficou de 1986 a 2008 pra ganhar um titulo isso e mto pouco !!

  • RafaelRox

    Rondo para o all-star game já.

  • danielzera

    Rondo é um All-star sem duvida.

    As pessoas atribuem de forma errada os números da carreira dele ao KG, Ray Allen e P.Pierce. Se considerarmos esse raciocínio de vida fácil por jogar com estrelas o Mario Chalmers seria um armador top da NBA (pelo menos em números).
    Eu apostaria tudo no Rajon sem pensar duas vezes.

  • Rajon Rondo é o melhor armador da NBA , e se ele jogar tudo que sabe , com certeza vai chamar a atenção de algumas estrelas da liga !!!! Seria um burrice o Celtics troca-lo , mais com certeza eu o queria no Lakers , a pergunta é , quem não queria Rondo no seu time ? É a grande verdade !

    • Geovanni Araujo

      kkkkkkkkk

  • Michel Moral

    Se Boston topar uma trade de Melo + Felton por Rondo + picks, adoraria. rs rs rs

    É brincadeira, sei que o Celtics tá de olho no draft. Mas será que aceitam? Kkkkkk

  • CosmeCelta

    Rondo é o melhor PG da liga. Pra mim isso é uma verdade! Pode ser porque torço pro Celtics? Pode, mas foda-se. Eu realmente acho ele muito foda. É um gosto pessoal. Sei que o CP3 tem tanta qualidade quanto ele, mas eu prefiro ver o Rondo jogar.
    Então resumindo, se o Celtics trocar o Rondo vai ser uma cagada imensa, uma cagada imperdoável.

    Sou da opinião de que o Rajon não tem um basquete apoiado no seu físico (como Rose) e portanto acredito (e torço MUITO) que essa contusão não vai atrapalhar tanto a confiança dele e assim ele poderá voltar a jogar o que sabe em pouco tempo.

    Não sei se vamos aos playoffs, nem sei se compensa ir aliás. Mas se o Rondo voltar bem, vou sim torcer pra pegar playoffs só pra ver esse craque de bola jogando e motivado.

    Quanto a Boston não atrair estrelas como disse o Bruno, discordo. Celtics é a franquia mais vencedora da NBA e se não tem a mesma “hype” do Lakers, é tão importante quanto LAL na NBA, e atrai sim FA tops.
    O negócio agora é esperar pra ver quem que vai estar disposto a negociar nessa próxima off-season.

    • Bruno#L.A.Lakers

      Cara o Boston atrai FA sim , mais pra essa proxima temporada eu disse que so Melo está disposto a sair da sua franquia.. então só teriamos um FA top no mercado entende e a preferencia dele DIZEM ser Los Angeles e Chicago money man money man $$$$$$ , mais nunca disse q Boston não atrai jogadores e uma cidade maravilhosa mais os jogadores só pensam em grana NBA é um grande negocio !!

  • caio_l

    rondo antes era falado pq tinha garnett, pierce e allen de companheiros, então ai era fácil dá assistências, mas ele melhorou absurdamente, vem pontuando mais alem de dar assistências, tem uma ótima leitura de jogo, ainda não está no nível do CP3, mas tem muito ainda que crescer.

  • LETS GO THUNDER

    no basquete so tem macho ##bru SÓ QUE NÃO KKKKKKKKKK TOMA VERGONHA RAPA.

  • Zorg

    O C´s devem limitar os tempos dele em quadra …. 1º para não ocorrer o que houve com o Rose e depois para (algo improvável) ele não jogar demais e inviabilizar o tank do Celtics ….
    Acredito que a melhor coisa que tanto C´s quanto o Lakers podem querer dessa temporada é não se classificarem para os offs …. o draft promete apresentar jogadores que no futuro causem enorme impacto nas suas franquias e perderem a chance de recrutá-los por uma participação pífia (não passariam da primeira rodada) não valeria a pena arriscar ….
    Como torcedor é complicado administrar o desejo de ver seu time (os dois maiores vencedores da liga) brigando pelos offs (mas provavelmente perdendo uma possibilidade de um futuro de longo prazo num médio prazo brilhante) mas sendo no momento um dos sacos de pancadas (mas garantindo um futuro) ….

  • Thiago Reis

    Esses rumores de que o Ainge vai trocar o Rondo não são sérios, já os ouço desde o título de 2008. Fato é que o Ainge já disse que não vai trocar o Rondo por qualquer coisa e que mesmo assim não tem intensão de fazê-lo, não faz sentido abrir mão de uma estrela para tentar, talvez, conseguir uma futura estrela no draft que poderá quem sabe um dia ser tão bom quanto ele, Rondo só será trocado se outro allstar estiver na conversa, ponto final!!

  • Renato Lgb

    Pra quem torce por Lesões dos atletas que a gnt admira sinceramente eu não entendo!
    Como tem gente que tem o prazer de falar da lesão do Rose com tanta satisfação e alegria, e alguns ainda acreditam que Rajon vai pro mesmo caminho. Rondo pode se machucar novamente, claro q pode, como qualquer atleta da Liga, só não entendo a alegria de alguns que se diz gostar do esporte e torcer por situações como essa!

    Mas enfim, vamos ao que interessa, perfeita a matéria, mto boa mesmo, tbm acredito que ele volte com minutos reduzidos mas mesmo assim, já será um prazer vê-lo jogando saudável novamente!!!

    Let’s Go RR9

  • Rodrigo

    Rajonnnn rondooooo

  • Quem dera um armador como o Rondo no Heat,rsrs…seria muito bom,e hj Rondo é o melhor armador puro,apenas atrás do CP3 que esse ano está muito foda :).

  • Oberdan Gonzalez

    Para mim assim como para outros o Rondo é o maior armador da atualidade. Então, PORQUE trocar de armador se vc já tem o MELHOR !!!
    Quem é capaz de me convencer que isso é uma burrice???
    Abs.

  • Discordo quando você diz que os 10 próximos jogos vão dizer quem é o Celtics, Gustavo, afinal eu não acredito que o Rondo vai voltar já a todo vapor.
    Inclusive to esperando até que ele faça uns joguinhos bem meia bocas, misturados com outros muito bons.

    Acho que a cara do Celtics vai começar a ser vista daqui umas 2 semanas, quando ele tiver pegado ritmo de jogo. Até lá não vejo muita evolução na equipe com relação as derrotas.

    Agora com relação ao pessoal que disse nos comentários que dificilmente o Celtics traz um all star e tal…. bom…pra mim Deng é um All Star e Monroe será um All Star.

    O Celtics está se forrando de picks, exceções comerciais e espaço em CAP, então eu não acredito que o Ainge vai querer montar a equipe na base de draft como muitos acham. Eu acho que ele vai repetir 2007 e buscar jogadores de calibre na FA ou por trocas.

    O Celtics vai ter um caminhão de dinheiro pra oferecer pra Monroe, que é um cara que acho que é um dos primeiros alvos da franquia, e tmb não vejo como absurdo sign and trades pra levar pra Boston, Deng ou Melo.

    Essa próxima FA vai ser ultra interessante de acompanhar o Celtics.
    E Rondo na minha opinião atrai muito FA, afinal, é o sonho de consumo de qualquer Scorer, jogar ao lado de um first-pass da qualidade dele.

  • Jogador peladeiro

    Tomara que não sofra outra lesão, é o melhor armador da NBA na minha opinião.

  • E o Faverani, hein? Quase não joga… Será o novo Fab Melo?