Em comum acordo, John Beilein confirma rumores e deixa comando do Cavaliers

Veterano treinador universitário teve problemas em adaptação à rotina e métodos trabalho na NBA; J.B. Bickerstaff assume cargo

Fonte: Veterano treinador universitário teve problemas em adaptação à rotina e métodos trabalho na NBA; J.B. Bickerstaff assume cargo

John Beilein não é mais treinador do Cleveland Cavaliers. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o técnico de 67 anos decidiu deixar o comando do time e acertou uma rescisão amigável de contrato com a direção da franquia. É esperado que ele despeça-se dos jogadores e funcionários da equipe nessa quarta-feira, na reapresentação do elenco após a parada do Jogo das Estrelas.

A saída do veterano foi justificada pelos problemas de adaptação que enfrentou em sua primeira experiência no basquete profissional, após uma carreira no nível universitário. Ele teve dificuldades de comunicação e entendimento com os atletas da NBA, que rejeitaram seus métodos de trabalho mais “professorais”, e nunca conseguiu implementar seus inventivos sistemas ofensivos na liga.

O repórter Shams Charania, do site The Athletic, apurou junto a pessoas próximas que Beilein estava infeliz no comando do Cavs e pensava ter cometido um erro ao abandonar a Universidade de Michigan para tentar o sucesso na NBA. Ele assinou um contrato de cinco temporadas com a franquia e, pelo acordo de rescisão, vai receber parte do que ainda tinha a embolsar na atual campanha.

Segundo Wojnarowski, o Cavaliers anunciará a efetivação de J.B. Bickerstaff para o comando do time nas próximas horas. O ex-treinador do Memphis Grizzlies havia sido contratado para ser o principal assistente da comissão técnica antevendo uma possível sucessão do veterano. Internamente, porém, ninguém esperava que essa mudança aconteceria em menos de uma temporada.

Beilein deixa a NBA com um recorde de apenas 14 vitórias em 54 jogos, “largando” o Cavs na última posição da conferência Leste. A campanha não faz jus à carreira de quatro décadas do treinador no basquete universitário. Comandando Michigan, antes de chegar a Cleveland, ele classificou-se para os últimos quatro Torneios da NCAA e conseguiu vaga no Final Four do ano retrasado.

Últimas Notícias

Comentários